Thread feedback & overclocking AMD Vega

estou por exemplo na boa com umas abas do chrome abertas, uma delas com um video de youtube e tou a ler o record noutra e isto crasha. o monitor fica todo verde e fica a fazer um barulho esquisito. se acontecer outravez filmo para mostrar.
 
Boas,

vou partilhar convosco o meu azar com uma Sapphire Vega 56 Pulse!

Flashei a BIOS da Vega 64 Nitro+ para subir as RAM's até aos 1100mhz, fiz-lhe um underclock para baixar consumos e temperaturas!

Andou sempre muito estavél a 1650mhz/1100mhz durante uns meses, até que tive a triste ideia de ir correr um furmark!

Aguentou 5m e foi-se abaixo, nunca mais deu sinal de vida!

RMA com ela e veio uma nova!

Fiquei algo admirado porque tinha as temperaturas controladas, na casa dos 55º / 60º no GPU e 71º na HBM.

A fonte é uma Corsair RMx750w V2, que tem potência suficiente para ela!

Já tinha ouvido muita gente queixar-se que o furmark queimava graficas, mas agora fiquei "estupefacto" com este acontecimento!

Moral da história, nem bios mod's nem furmark para ninguem daqui para a frente!

Agora mandei vir uma Sapphire Nitro+ Vega 64 hehe!

cumprimentos
 
exprimenta desligar a acelaração por hardware no chrome

Já estava desligada antes.

b4094666bc6816228e641aa5b01fc4d9.jpg


Voltou a acontecer. Desta vez estava simplesmente a jogar hearthstone. Acham que pode ser problema da placa? ela trabalha 99% das vezes como era esperado, mas uma vez de vez em quando tem stress destes. Ainda a posso devolver. Será o melhor?
 
Já estava desligada antes.

b4094666bc6816228e641aa5b01fc4d9.jpg


Voltou a acontecer. Desta vez estava simplesmente a jogar hearthstone. Acham que pode ser problema da placa? ela trabalha 99% das vezes como era esperado, mas uma vez de vez em quando tem stress destes. Ainda a posso devolver. Será o melhor?

Qual é a fonte de alimentação?

Eu tinha uma aerocool kcas 800w e volta e meia tinha uns crashes randomizados.

Troquei para Corsair e esses problemas desapareceram.
 
Já vi uns que não conseguem mais de 1050 mas também já vi pessoal que consegue os 1200mhz.

No meu caso consegui os 1100 sem problemas.
epah tb ha muita gente que consegue clocks abusivos com CPUs mas 1) não é com refrigeração "normal" e 2) não os usa 24/7...

correr uns benchs a 1100 não significa que não venham dai problemas a medio prazo...
 
não digo que não seja esse o problema, mas durante tantos meses, correu tantos jogos por horas e correu tudo bem, assim que lhe atiro o furmark ela morre!

Ate podia morrer na mesma noutro cenário qualquer, mas logo a correr o furmark acho muito estranho!

Alem disso sempre fui picuinhas com as temperaturas, sempre tive um perfil de fan agressivo e era raro o momento me que a placa passava dos 60º!

Mas pronto, o que sei é que ela morreu e daqui pra frente vou me deixar de "brincadeiras" porque já vi que se arranjam problemas desncessários por mais uns mhz aqui e ali!
 
Pois, cheira-me a fonte!

Tens forma de testar com outra melhor?

Infelizmente não tenho como testar.

Se fosse da fonte não seria normal isto acontecer quando o GPU está a fazer cenas mais agressivas? é que por acaso nunca bloqueou quando estou a jogar fortnite... nem quando fiz os benchmarks que levou a placa ao limite.
 
Já disse algumas vezes aqui mas volto a dizer. Não corram furmark nas placas AMD elas têm proteção contra esse tipo de software, mas se alterarem a bios saem do spec e vão pedir muito mais a vrm do que inicialmente desenhado e planeado. Meter a bios da 64 na 56 não tem problema nenhum para jogar mas correr algu como o furmark é pedir problemas porque a Vega 56 pulse tem o PCB da nano com 7 vrm vs a 64 que tem 12.
 
Já disse algumas vezes aqui mas volto a dizer. Não corram furmark nas placas AMD elas têm proteção contra esse tipo de software, mas se alterarem a bios saem do spec e vão pedir muito mais a vrm do que inicialmente desenhado e planeado. Meter a bios da 64 na 56 não tem problema nenhum para jogar mas correr algu como o furmark é pedir problemas porque a Vega 56 pulse tem o PCB da nano com 7 vrm vs a 64 que tem 12.

Nem mais!
 
Por isso que não vou nesta de BIOS mods e overclock insano. No final das contas ganha-se apenas números num benchmarks useless...

Um undervolt/oc ligeiro e tal dá um boost interessante e sem forçar nada.

1100 mhz de memória quando vem a 800 de origem é esticar mesmo a corda até partir.

Um coisa é benchmarks outra é dia a dia.
 
Última edição:
vem de origem a 800 mas ate mesmo as hynix fazem 900 na boa!

os experts dizem que as samsung HBM fazem na boa 1100mhz, e de facto as minhas chegaram lá sem problemas!

O problema foi aquilo que outro user disse e com muita razão, a nitro tem uma sistema de power delivery superior à da pulse e mesmo em undervolting e com o devido cooling os VRM's não devem ter aguentado a pressão!
 
Eu sou extremamente fan de mods, faço a todas as minhas placas. Mas nunca rebentei nenhuma pois tenho a noção e alguns conhecimentos dos limites. Tem de se monitorizar tudo isto tendo em conta que está a utilizar um cooler capaz e não o de origem, a vrm da pulse permite 280w vs a da nitro 400w. A da pulse com um bloco a cobrir a vrm não terá qualquer problema mesmo com a bios da Vega LC .
 
Eu sou extremamente fan de mods, faço a todas as minhas placas. Mas nunca rebentei nenhuma pois tenho a noção e alguns conhecimentos dos limites. Tem de se monitorizar tudo isto tendo em conta que está a utilizar um cooler capaz e não o de origem, a vrm da pulse permite 280w vs a da nitro 400w. A da pulse com um bloco a cobrir a vrm não terá qualquer problema mesmo com a bios da Vega LC .
E sabes de algum bloco compatível com os PCBs nano?
 
Back
Topo