Thread feedback & overclocking AMD Vega

Bem já sei a resposta ao meu problema, ontem à fonte morreu de vez
Há grande probabilidade de a fonte ter estragado outros componentes?
Cumprimentos :)
 
Arranjei uma v64 red devil por 200 libras. Um pouco de undervolt clocks acima de 1600mhz hbm a 1100 e temps a 60c com fans a 60%. Hbcc a 12g, alguns jogos a 1440p passam dos 8g de vram division 2, ac origins. Estou a gostar bastante da placa tudo muito fluido.
 
Deixar aqui um pequeno update, desmontei a placa toda para dar uma limpeza e ver o estado da pasta, já estava seca, depois de limpar e substituir por mx4 passei de 105c de hot spot para 87c, adicionei tb termal pads a parte de trás na zona da vrm e assim o back plate retira algum do calor dessa zona, desceu 5c a temperatura da vrm. As minhas settings Sao 1668mhz core e 1100hmb, 1.068v para os 2 e -5% powertarget.
 
Deixar aqui um pequeno update, desmontei a placa toda para dar uma limpeza e ver o estado da pasta, já estava seca, depois de limpar e substituir por mx4 passei de 105c de hot spot para 87c, adicionei tb termal pads a parte de trás na zona da vrm e assim o back plate retira algum do calor dessa zona, desceu 5c a temperatura da vrm. As minhas settings Sao 1668mhz core e 1100hmb, 1.068v para os 2 e -5% powertarget.

Não faz sentido limitar o power target. Os melhores resultados são obtidos com o PL +50%, desces depois a voltagem para o valor mínimo para o qual o teu clock é estável. Se o consumo for alto, defines um vcore inferior e desces os clocks. Manualmente é melhor do que estar a limitar o power draw da gráfica.

 
Não faz sentido limitar o power target. Os melhores resultados são obtidos com o PL +50%, desces depois a voltagem para o valor mínimo para o qual o teu clock é estável. Se o consumo for alto, defines um vcore inferior e desces os clocks. Manualmente é melhor do que estar a limitar o power draw da gráfica.

Faz todo o sentido. Se 1550mhz são atingidos a x powertarget e se tens resultados tipo 1570mhz a 50% mais power não faz sentido estar a dar-lhe mais. Jogo normalmente a 240w com 50% os clocks nao sobem muito e passo para +300w e com a powertable mexido posso ir até 150% e passa os 360w (este apenas para benqs).

Existe ainda mais variáveis quanto mais % de power lhe metes mais o hotspot FICA quente as fans vão tentar compensar e tens um jet engine ao lado, ND agradável e ao para ter nem mais 50mhz. Não vale a pena.
 
mas ninguem te obriga a deixar a placa ir ate 1570 de max clock e aumentar a voltagem se não a queres a gastar mais...

daí que o que o @Raimundojcc disse faz sentido, quando defines tu um valor maximo para a voltagem e para o clock que não consuma demasiado (se é essa a preocupação), o PL deixa de ser relevante...

meter os +50% e afinar com base nisso permite-te ter mais margem de manobra caso queiras puxar mais pela grafica, mas podes não o fazer, e até ter uma grafica com +50% a gastar menos que uma com -5%, tudo depende dos clocks e voltagem maximos que tiverem sido definidos.

se estas a dar como limite 1668mhz mas depois power target -5%, dificilmente esses 1668mhz vão ser atingidos... se baixares o clock maximo e a voltagem maxima, ate podes meter +50% que vais ficar na mesma a consumir menos...
 
Olá pessoal.
Ando aqui a fazer uns ajustes a uma vega 56. Tudo ok, gravo o perfil e ela "segue" os meus inputs.

Depois de dar restart ao PC....caput. As settings aparecem "ativadas" no wattman mas está a usar o default profile (através da leitura dos sensores no hwinfo64)

Já andei a pesquisar e falam de tirar o fast startup no power settings, mas já tinha isso unchecked antes de andar a fazer UV/OC.

Alguém sabe o que me está escapar? mesmo dando load outra vez aos settings eles n ativam.
 
Olá pessoal.
Ando aqui a fazer uns ajustes a uma vega 56. Tudo ok, gravo o perfil e ela "segue" os meus inputs.

Depois de dar restart ao PC....caput. As settings aparecem "ativadas" no wattman mas está a usar o default profile (através da leitura dos sensores no hwinfo64)

Já andei a pesquisar e falam de tirar o fast startup no power settings, mas já tinha isso unchecked antes de andar a fazer UV/OC.

Alguém sabe o que me está escapar? mesmo dando load outra vez aos settings eles n ativam.
Utiliza o overdriveNtool, encontras bons profiles que podes criar no fórum guro3d na área AMD.
 
quando abres o wattman depois do restart ele esta no teu perfil ou no standard?
está no meu mas a ver pelos sensores e depois pelo desempenho está a usar o balanced. Mas está a dizer tanto no global settings como no alt+r > performance> profile (ou qualquer coisa parecida, não estou no pc de momento) que tem o perfil que pus ativo.

Utiliza o overdriveNtool, encontras bons profiles que podes criar no fórum guro3d na área AMD.
e usando esse tool tenho que limpar o do wattman?
depois tem que tar ativo em background e ativar sempre que dou restart ao pc ou é "set e forget"
 
está no meu mas a ver pelos sensores e depois pelo desempenho está a usar o balanced. Mas está a dizer tanto no global settings como no alt+r > performance> profile (ou qualquer coisa parecida, não estou no pc de momento) que tem o perfil que pus ativo.


e usando esse tool tenho que limpar o do wattman?
depois tem que tar ativo em background e ativar sempre que dou restart ao pc ou é "set e forget"
No meu é set e forget a não ser que dê erro e os drivers façam restart. Mas tb em 30sec aplicas o perfil novamente. Atenção as voltagens que isso dependente da BIOS consegue passar valores seguros.
 
Settings extreme OC vs Balanced.




A diferença de consumo é de ~150W para ~250W GPU only. 100W por 10% de desempenho. Not worth it, IMO.
Com a Vega 64 basta meter +150% no powertarget que ela salta para valores bem engraçados 375w+ e as vezes os clocks sobem tipo 50mhz.

As Vegas são brinquedos bastante engraçados para quem gosta de mexer e alterar. Ganhas sempre performance existe uma carrada de tools para brincar.
 
Eu tenho uma Sapphire Vega 56 Pulse e não consigo fazer overclock sem que me esteja constantemente a dar erros no PC.
Qual a PSU? Estas GPUs passam os 300w em oc.

Mesmo sendo uma Vega 56 tens de ter atenção a bastantes variantes. Não utilizar o afterburner é uma delas. Utiliza os drivers da amd ou overdriveNtool. Não utilizes o auto oc.

Aumenta a hbm para 900mhz e o Core para 1700 max . Começa por aqui.
O melhorq podes fazer é undervolt para uns 1030mv no p7 e metes o Core a uns 1630. Ajusta os outros pStates conforme.
 
Qual a PSU? Estas GPUs passam os 300w em oc.

Mesmo sendo uma Vega 56 tens de ter atenção a bastantes variantes. Não utilizar o afterburner é uma delas. Utiliza os drivers da amd ou overdriveNtool. Não utilizes o auto oc.

Aumenta a hbm para 900mhz e o Core para 1700 max . Começa por aqui.
O melhorq podes fazer é undervolt para uns 1030mv no p7 e metes o Core a uns 1630. Ajusta os outros pStates conforme.
Problema de PSU não deve ser. Tenho uma Corsair Tx950.
Eu só tenho usado o software da AMD e segui alguns perfis da net para gráficas iguais, no entanto acaba sempre por crashar nos jogos e reinicia.
 
Back
Topo