1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Thread Informativa das Gerações de Consolas Videojogos

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por rbnGMX, 16 de Março de 2008. (Respostas: 23; Visualizações: 8428)

  1. rbnGMX

    rbnGMX BOINC Member

    Bem, eu criei este tópico apenas para que os users tenham conhecimento das várias gerações de videojogos que existiram.
    Toda a informação foi feita com base na Wikipédia.

    1ª Geração - 1972/1977 - O início de tudo:

    A 1ª Geração deu-se ao início em 1972 com o lançamento da Magnavox Odyssey. A ideia surgiu quando em 1966 o Engenheiro Chefe e gerente da Divisão de Design de Equipamentos em Sanders Associates teve a ideia de criar um jogo electrónico simples adaptado para uma televisão (denominado de "Chase") convencional, mas no entanto era só um protótipo que só acabou por ser oficial em 1967. Bill Rusch juntou-se ao projecto para acelarar o desenvolvimento do aparelho ao qual se tornou uma máquina de ping-pong. Decorrendo algum tempo, o projecto "Brown Box" foi inventado, uma consola que tinha seis interrupetores para selecção de jogos e uma pistola laser. Baer abordou vários fabricantes de Televisão americanos e um acordo foi eventualmente assinado com Magnavox no final de 1969. As principais alterações no Magnavox em relação ao Brown Box foram o uso de circutos interligados para alterar os jogos e a remoção das capacibilidades de gráficos coloridos em favor das sobreposições de cor para reduzir custos de produção. E foi assim que se deu ao início da 1ª geração.

    Exemplos de consolas:

    Atari Pong C-100:

    [​IMG]

    Magnavox Odyssey:

    [​IMG]


    Exemplos de jogos:

    [​IMG]

    ---------------------------------------------------------------------------------

    2ª Geração - 1976/1984 - Início dos 8bit

    O sucesso da Atari leva várias empresas a lançar consolas, mas somente a Coleco (abreviação de Connecticut Leather Company) consegue aprontar tudo para o Dia do Pai. A consola Telstar Pong usava tecnologia semelhante às das máquinas desse tempo.
    Enquanto isso, a Fairchild Camera & Instrument dá outro passo importante lançando o Fairchild Channel F, a primeiro consola programável. Pausar o jogo, alterar o tempo e a velocidade passa a ser possível com Fairchild Channel F. O joystick era bem interessante: o botão ficava na ponta do comando e podia ser rodado. Assim, Pong ganhava inclinação na "raquete" e podia rebater a bolinha em vários ângulos.
    Nessa época, surgem as primeiras críticas aos jogos electrónicos violentos. “Death Race”, da “Exidy Games”, foi o precursor de “Carmaggedon”. Sair atropelando tudo o que viesse pela frente era o objectivo do jogo. “Death Race” serviu ainda de inspiração para a criação de outro jogo recente, Interstate 76.
    Com o mercado em crescimento, Bushnell vende a Atari para a Warner Communications, pois não vê outra maneira de mantê-la competitiva.

    Exemplos de consolas:

    Ínicio:

    Fairchild Channel F:
    [​IMG]

    Atari 2600 VCS:
    [​IMG]


    Fim:

    ColecoVision:
    [​IMG]

    Sega SG-1000:
    [​IMG]

    Vectrex:
    [​IMG]

    Exemplos de jogos:

    Frogger:
    [​IMG]

    Pacman:
    [​IMG]

    Death Race:
    [​IMG]

    -----------------------------------------------------------------------------

    Crash dos Videojogos de 1983/1984:

    O crash dos videojogos de 1983 é o nome que se dá á paragem corrida entre os anos de 1983 e 1984 no mercado de videojogos.
    Já se haviam passado dois anos do lançamento da Atari 5200 (em 1982) e o mercado de jogos estava a passar por um dos momentos mais difícil de sua curta história. O mercado estava lotado de jogos sem qualidade (boa parte da Atari) e a cada dia chegavam mais e mais. Até que um dia o mercado não aguentou e muitos consumidores pararam de comprar videojogos e começaram a preferir os computadores.
    Daí começou o processo que terminaria no "grande crash de 83" (também chamado "grande crash de 84"), quando quase todas as plataformas da época (Colecovision, Atari 5200, SG-1000, Vectrex, Intellivision, Odyssey e outros) acabaram. Foi o fim da segunda geração de consolas.

    ---------------------------------------------------------------------------
    3ª Geração - 1983/1990 - 8bit puro!

    A Nintendo começa a fazer testes em Nova York para vender a NES no mercado americano. Estavam tão incrédulos em relação aos videojogos que a Nintendo teve de concordar em recomprar tudo que não fosse vendido pelas lojas. E mais: deveria reformular o design para se adaptar ao gosto dos americanos, para quem uma consola era acessório de TV, não um brinquedo. Para vender a consola em lojas induzes aos videojogos, a empresa também inventou um robô, o R.O.B. Nessas lojas, em vez de ser vendido como consola, a NES vira um pacote para jogos de robô. Apenas dois jogos saíram para R.O.B..
    Uma pistola para jogos como Wild Gunman, Duck Hunt e Hogan's Alley, sucessos do arcade e da Famicom, no Japão, é lançada no mercado. Munido de óptimos jogos lançados pela própria Nintendo, e de conversões de sucessos do arcade como Kung Fu Master, da Irem, e o lendário Super Mario Bros, a NES não demora a virar sucesso nos EUA e em outros países, apesar do lançamento tardio.

    Exemplos de consolas:

    Nintendo Entertainment System:
    [​IMG]

    Sega Master System:
    [​IMG]

    Atari 7800:
    [​IMG]


    Exemplos de jogos:

    Super Mario Bros.
    [​IMG]

    Alex Kidd in Miracle World
    [​IMG]


    ------------------------------------------------------------------------------
    4ª Geração - 1987/1996 - 16bit no nosso coração!:D

    A Nintendo lança a versão americana de Super Famicom, a Super Nintendo Entertainment System. Jornalistas questionavam se o novo Mario seria o suficiente para atrair os fabricantes dedicados á NES.
    A Sega joga duro e põe o Sonic the Hedgehog na Mega Drive para competir com a nova consola da Nintendo. A carismática personagem, que virou mascote da Sega, ganha as capas de muitas revistas que levantam o desafio: Mario ou Sonic, qual é o melhor?
    Acontece a primeira investida da Sony no mercado de videojogos. A empresa propõe o lançamento de uma drive de CD-Rom para a Super Nintendo, a PlayStation. O periférico melhoraria as capacidades gráficas e sonoras com o novo formato em CD, mas rapidamente foi abandonado pela Sony porque a Nintendo andava a fazer um projecto com a Philips, uma consola que lia CDs, denominada de CDI. A mesma foi lançada no mercado, mas um fracasso e poucos jogos foram criados para a mesma.
    A Galoob Toys lança o Game Genie, um acessório para a Super Nintendo que permite "mexer" no jogo, como obter vidas infinitas e truques que deixam os jogos mais fáceis. Mais uma vez, a Nintendo não gosta nada da história. De acordo com a empresa, o Game Genie reduz a diversão do jogo. A Nintendo perde a acção e o acessório continua a ser vendido. Ele é usado hoje em dia para correr jogos na Nes, ultrapassando o chip de protecção da consola (que com o tempo pára de funcionar correctamente). Quando a Galoob vai produzir uma versão para a Mega Drive, e a Sega faz questão de ajudar a empresa.

    Exemplos de consolas:

    Super Nintendo Entertainment System:
    [​IMG]

    Sega Mega Drive:
    [​IMG]

    NEC TurboGrafx 16:
    [​IMG]


    Exemplos de Jogos:

    Super Mario World:
    [​IMG]

    Sonic the Hodgehog:
    [​IMG]


    ------------------------------------------------------------------------------

    5ª Geração - 1993/1999 - Início da era 3D (32/64bit)

    Atari Jaguar, lançada em 1993 foi considerada a primeira consola de 64bit. Com pouco marketing e poucos títulos decentes, foi um fracasso e a última tentativa da Atari em hardware. Outra console fracassada da quinta geração foi a 3DO, que apesar da publicidade e apoio de desenvolvedoras, teve vendas abatidas pelo preço alto. Apenas a Nintendo 64, Sony Playstation e Sega Saturn (também foi um fracasso pela parte da Sega, mas consegui durar uns aninhos) conseguiram sucesso nesta geração.
    A quinta geração marcou o advento dos jogos em 3D, como Super Mario 64, Tomb Raider e Final Fantasy VII, além de mais realismo e acção ao invés da fantasia e velocidade de jogos como Sonic e Mario.

    Exemplos de Consolas:

    Nintendo 64:
    [​IMG]

    Sega Saturn:
    [​IMG]

    Sony Playstation One:
    [​IMG]

    Exemplos de Jogos:

    Final Fantasy VII:
    [​IMG]

    Mario 64:
    [​IMG]

    Sonic R:
    [​IMG]

    ----------------------------------------------------------------------
    6ª Geração - 1998/2005 - Revolucionária de 128bit

    A sexta geração, a dos 128-bit, começa com o lançamento da Sega Dreamcast (1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos). Embora a Dreamcast tivesse sido bem aceite no mercado, chegou até ficar na frente seu concorrente o Playstation 2 por um pouco mais de 1 ano, mais devido algumas crises finaçeiras que Sega Saturn deixou e pelas avançadas capacidades técnicas da Playstation 2, a Sega teve que abandonar o mercado em 2001. A tecnologia de 128 bits da Dreamacast em comparação á da Playstation 2, tinha algo mais inovador o que permitia graficos muito mais avaçados, além disso a Playstation 2 usava DVD o que não ocorria na Dreamcast, sendo assim um grande golpe na consola da Sega. Mas a consola da Sega diante do seu rival e conseguiu vender 26 milhões de unidades em apenas 1 ano e foram quase 36 a 42 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
    A PlayStation 2, lançada em 2000, continuou o rasto de sucesso da PlayStation. Apoiada pela compatibilidade com jogos da primeira versão, o facto de ler DVDs, e apoio da maior parte dos desenvolvedores, o PS2 vendeu 100 milhões de sistemas em 5 anos.
    A Nintendo anunciou em 1999 que estava a desenvolver o sucessor da N64, com processadores desenvolvidos pela IBM. Originalmente com o nome de código "Dolphin", em 2000 foi baptizado como Nintendo GameCube, e lançado em 2001. Com medo da pirataria, a Nintendo não fez jogos em DVDs normais, mas em mini-DVDs com capacidade para 1,5GB. Devido a esse formato diferente, e a imagem "familiar" da Nintendo, muitos fabricantes não colaboraram com a consola. Apoiado principalmente por jogos da própria Nintendo, a GameCube já vendeu mais de 20 milhões de unidades.
    Em 2001, um novo competidor entrava no mercado: a gigante do software Microsoft, com a Xbox. Também compatível com DVDs, e com um disco rígido para salvar jogos e músicas. A consola possuía poucos jogos exclusivos (como a bastante vendida série Halo), mas geralmente recebia as melhores conversões. A Microsoft alcançou o 2º lugar no mercado, com 33 milhões de unidades.

    Exemplos de Consolas:

    Sega Dreamcast:
    [​IMG]

    Microsoft XBox:
    [​IMG]

    Nintendo GameCube:
    [​IMG]

    Sony PlayStation 2:
    [​IMG]

    Exemplos de Jogos:

    Sonic Adventure 2:
    [​IMG]

    Halo:
    [​IMG]

    Super Smash Bros. Melee:
    [​IMG]


    ---------------------------------------------------------------------------
    7ª Geração - 2005/corrente - Revolução e alta-definição!

    Na História dos videojogos, a sétima geração iniciou no dia 22 de novembro de 2005 com o lançamento da Xbox 360, da Microsoft, e continuou um ano depois com o lançamento da PlayStation 3 desenvolvida pela Sony no dia 22 de novembro de 2006, e a Wii da Nintendo no dia 19 de novembro de 2006. A venda da PlayStation 3 na Europa e na Austrália iniciaram apenas em 23 de março de 2007. A Nintendo lançou a Wii em 19 de Novembro de 2006 no Japão e a Sony com a sua Playstation 3, lançou em 11 de Novembro de 2006 no Japão, e 17 de Novembro de 2006 nos EUA e em Março de 2007 na Europa. Ambos têm controladores com sensores de movimento para "revolucionar a forma de jogar", apesar de a Nintendo ter apostado mais nestes sensores do que a Sony, uma vez que permite muito maior variedade de movimentos, enquanto a segunda descrita melhorou os gráficos, tornando-os incrivelmente realistas e introduziu sistema Blu-ray. O sistema patrocinado pela Microsoft na sua console, Xbox 360 é o HD-DVD, capaz de armazenar até 30 GigaBytes de dados em camada dupla. O sistema utilizado pela Sony é o Blu-Ray, capaz de armazenar 50 GigaBytes em camada dupla. O HD-DVD é patrocinado também por empresas como a Toshiba, Sanyo, RCA, Microsoft, Intel e no lado do Blu-ray por exemplo temos a Sony, Philips,TDK, Sun Microsystens, Dell, Pioneer e Apple.
    Em 2006, a Nintendo e a Sony revelaram as novas consolas, que já estavam em teste há alguns anos, mas quem mais se destacou nesta geração (até o momento) foi a consola da Nintendo, a Wii (mas as outras não se ficam atrás), pois o preço de produção é baixo, jogos com custo baixo, além disso, um preço baixo aos compradores (249,90€), já que a Playstation 3 é vendida pelo preço base de 399€.

    Exemplos de consolas:

    Microsoft XBox 360:
    [​IMG]

    Nintendo Wii:
    [​IMG]

    Sony PlayStation 3:
    [​IMG]

    Exemplos dde jogos:

    Uncharted Drake's Fortune:
    [​IMG]


    Super Mario Galaxy:
    [​IMG]
    -------------------------------------------------------------------------------

    Espero que Gostem!!!
     
    Última edição: 25 de Março de 2008
  2. Marmitas

    Marmitas Banido

    Ta fixe continua o bom trabalho
     
  3. AJDias

    AJDias 1st Folding then Sex

    FROGGER!!!!!!!!!!:wah: Grandes tempos sim senhor:D
     
  4. .:SP:.

    .:SP:. What is folding?

    Bom tópico.

    CumpS
     
  5. DuarteTZ

    DuarteTZ Power Member

    Está muito bom, continua com o resto. :D
     
  6. rbnGMX

    rbnGMX BOINC Member

    Ainda bem que gostam :).
    Daqui a pouco tempo já deve de estar acabado ;).

    PS: Se virem que há alguma informação em falta avisem :)
     
  7. Samuka Klax

    Samuka Klax Power Member

    Boa iniciativa!!! Devias era ter reservado os posts seguintes para poderes continuar sem estar tudo no mesmo post. Mas continua com o bom trabalho!
     
  8. Alchemist

    Alchemist I'm cool cuz I Fold

    Bom tópico ;)

    Olha o Pacman...grande jogo :)
     
  9. Daimon

    Daimon Colaborador
    Staff Member

    Muito bom post.
     
  10. Triston

    Triston Aku Soku Zan SM

    Se for preciso apago os posts entre as gerações ou faço merge no primeiro tópico (pelo menos até chegarmos ao limite de imagens ;) )
     
  11. rbnGMX

    rbnGMX BOINC Member

    Merge no primeiro tópico? O que é isso?:wink:

    BIG BUMP!!!:D
    O trabalho já está acabado!:)
     
    Última edição pelo moderador: 25 de Março de 2008
  12. Master_Link

    Master_Link Power Member

    Nos exemplos de jogos de 7 geração o Super mario que tens lá é da Gamecube, o Sunshine ;)
     
  13. rbnGMX

    rbnGMX BOINC Member

    Obrigado pelo alerta :)
    já tá corrigido.
     
  14. .:Sith Lord:.

    .:Sith Lord:. Suspenso

    Excelente tópico.

    Cumps
     
  15. IceKimi

    IceKimi Power Member

    Bom tópico e bastante informativo, pena teres posto os jogos PC de lado.
     
  16. rbnGMX

    rbnGMX BOINC Member

    Neste tópico apenas queria destacar as consolas de videojogos, se calhar interpretei mal o título..
    Obrigado por me teres destacado isso ;)
     
  17. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    uma fusão de posts
     
  18. Anoni Mus

    Anoni Mus I'm cool cuz I Fold

    Muito boa thread, mas podias ter escolhido melhores imagens, a do Galaxy e Melee parece um pouco má, o uncharted é assim? A imagem também parece estranha, mas pronto, excelente thread.
    Ah devias por um jogo de 360.
     
  19. manelis

    manelis Power Member

    muito bom.

    só assim um pequeno reparo, o crash andou 10 anos no tempo :P
     
  20. bynight

    bynight Power Member

    Na geraçao dos 16 bit, começas por falar da supernintendo, essa que deveria ser a ultima, deverias ter começado pela ordem da historia, pc-engine 87, megadrive 88 e por fim falavas da entrada da SNES 90.
    Esta é a minha opniao, pq há pessoal que nao viveu esse tempo e fica sem perceber a real ordem das coisas.Na geraçao 8.bit deverias tb ter dado alguam enfase á MS2.De resto esta um bom trabalho, parabens!
     
    Última edição: 24 de Março de 2008

Partilhar esta Página