Thread Oficial - Cubo de Rubik

febtoyfair003.jpg


febtoyfair004.jpg


http://www.engadget.com/2009/02/12/rubiks-touchcube-splashes-modern-day-onto-timeless-classic/
 
esse cubo é fantástico!!! :D

eu aprendi aqui!
http://www.ryanheise.com/cube/beginner.html

eu ao inicio para tentar resolve lo, tentava sempre fazer uma face completa e so depois e que ia as outras... mas depois ai escambava se tudo xD

é muito fácil resolve lo
quero ver se compro um 4x4x4, a resolucao deste e parecida com o de 3x3x3?

tambem nunca percebi muito bem essa coisa dos algoritmos :/

Aonde é que se mete as pilhas?

Uma maquina que resolve cubos
http://www.youtube.com/watch?v=htnL1KTpaY8&NR=1

LOLOL
parece que ta a bater no cubo XD
 
Última edição:
tambem nunca percebi muito bem essa coisa dos algoritmos :/

Eu acho que não são algoritmos mas sim sequencias de movimentos (vai na volta é isso que sao algoritmos) pré-definidos para mover uma dada peça do sitio A para um sitio B.

Só precisas de saber que rodar assim, depois assado, cozido e guisado produz o resultado esperado. (esta porcaria rima!)
 
Eu acho que não são algoritmos mas sim sequencias de movimentos (vai na volta é isso que sao algoritmos) pré-definidos para mover uma dada peça do sitio A para um sitio B.

Só precisas de saber que rodar assim, depois assado, cozido e guisado produz o resultado esperado. (esta porcaria rima!)


LOL
rima sim senhora :wah:

onde e que eu posso aprender o que e que as letras representam?
 
onde e que eu posso aprender o que e que as letras representam?

LIST OF ALGORITHMS
1) Fi U Li Ui
2) Ri Di R D
3) U R Ui Ri Ui Fi U F
4) Ui Li U L U F Ui Fi
5) F R U Ri Ui Fi
6) R U Ri U R U U Ri
7) U R Ui Li U Ri Ui L
8) Ri Di R D

F = Frente
L = Esquerda
R = Direita
U = Cima
B = Atrás
D = Em baixo

Todas as rotações são feitas no sentido dos Ponteiros do relogio (clockwise) excepto se forem seguidos de um "i", por exemplo (Ri) que são feitos no sentido contrario ao dos ponteiros do relogio.
 
Eu já o soube resolver por essa maneira, mas achei que era preciso decorar muita coisa. Da maneira como eu o resolvo actualmente não decoro nenhum algoritmo. Todos os passos que faço (à excepção de um) são simples e intuitivos.
A principal diferença é que eu deixo um canto por colocar ao fazer a primeira face. Depois uso esse canto como um "auxiliar" para resolver o resto do cubo. Já não me lembro onde é que aprendi mas de certeza que isso está num site qualquer.

Para quem quer fazer o cubo recomendo que saibam fazer uma face primeiro. Passem algum tempo a brincar com ele e percebam as coisas básicas. Por exemplo: o facto de cada face ter uma cor (determinada pela peça do meio que nunca se mexe) faz com que todas as peças tenham uma única posição certa.

Só depois de saberm fazer bem uma face é que devem tentar fazer o resto. Prefiro a minha maneira a essa dos algoritmos todos, mas nenhuma das duas é fácil. É preciso praticar e passar um bom tempo de volta do cubo.

EDIT: Afinal a minha maneira de resolver não foi fácil de achar mas aqui está: http://jeays.net/rubiks.htm#sol2 Não está enfeitada com imagens e vídeos, mas eu consegui aprender por aí.
 
Última edição:
EDIT: Afinal a minha maneira de resolver não foi fácil de achar mas aqui está: http://jeays.net/rubiks.htm#sol2 Não está enfeitada com imagens e vídeos, mas eu consegui aprender por aí.

Pois, isso por texto eu não ia lá :lol:
E continuo a ver "algoritmos" por todo o lado nesse texto... :p
De qualquer modo, quando comprei o cubo o meu objectivo principal era conseguir fazê-lo, nunca tive pretenções de o fazer rapidamente, fiquei demasiado desmotivado ao ver certos videos no youtube:002:
 
Quando eu aprendi a fazer isto o youtube não existia, mas o site era esse :P

Como é só texto ele tem de explicar os movimentos por algoritmos. Mas se os fizeres consegues perceber porque é que fazes aqueles movimentos. Pela outra maneira eu não percebia grande parte das coisas que estava a fazer...

Agora reparei que tem aí um link para o youtube, talvez ele explique melhor lá.

Se querem resolver o cubo rapidamente têm que aprender outras coisas completamente diferentes... Tanto a minha solução como a que postaram anteriormente são lentas, mas mais simples.
 
as resolucoes para esses sao parecidas ou sao completamente diferentes?


O de 5x5x5 não tenho e nunca experimentei!
O de 4x4x4 tenho um como já referi em cima e a sua resolução inclui também a de um 3x3x3, porque de certa forma começamos a resolver o cubo de maneira a juntar as cores dos centros! tipo como é que explico...?... o de 3x3x3 é | | | e o 4x4x4 é | | | | logo para resolver o de 4 não existem centros fixos e temos de os fazer! Para tal temos de criar os centros e juntar todas as cores das linhas do meio de maneira a ficar com um | | | |. A partir daí é igual a um de 3 a resolução! O problema é que no de 3 chegas sempre ao fim pelos passos que dizem naqueles videos para cada situação e no de 4 pode acontecer acabares ou 5 maneiras diferentes de "erros" que obrigam a decorar 4 maneiras para as resolver! lol dá bem mais trabalho mas dá muita pica! eheh

Qualquer coisa pergunta que não sei se me fiz entender
cumps
 
O de 5x5x5 não tenho e nunca experimentei!
O de 4x4x4 tenho um como já referi em cima e a sua resolução inclui também a de um 3x3x3, porque de certa forma começamos a resolver o cubo de maneira a juntar as cores dos centros! tipo como é que explico...?... o de 3x3x3 é | | | e o 4x4x4 é | | | | logo para resolver o de 4 não existem centros fixos e temos de os fazer! Para tal temos de criar os centros e juntar todas as cores das linhas do meio de maneira a ficar com um | | | |. A partir daí é igual a um de 3 a resolução! O problema é que no de 3 chegas sempre ao fim pelos passos que dizem naqueles videos para cada situação e no de 4 pode acontecer acabares ou 5 maneiras diferentes de "erros" que obrigam a decorar 4 maneiras para as resolver! lol dá bem mais trabalho mas dá muita pica! eheh

Qualquer coisa pergunta que não sei se me fiz entender
cumps

fizeste :D
obrigado
ate porque ja vi eles a resolverem cubos deste e faziam sempre as bases primeiro

cumps
 
uma vez tive com um amigo meu num fim de semana, e tinham-lhe ofercido um 3x3x3, e tivemos pai a ver na net sites, e som os algoritmos a frente, ja resolvia em 4/5 mins, isso o dificil e conseguir a primeira vez, e perceber o que e que os alogoritmos fazem. quando se percebe pa que e que cada um serve, com eles a frente, torna-se facilimo de resolver, e uma questao de apanhar o site certo. ja nao faco ideia qual e que foi o site que usei.
 
Back
Topo