Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Tenho sérias dúvidas que no dia a dia a temperatura seja um problema/tenham perfis de utilização que puxe durante tempo suficiente pelo SSD para que reduza a performance. Mais ainda num portátil. Vão ler 2,6GB/s durante quanto tempo. 512GB demorava 30 segundos? Era isso que fazia com que aquecesse e reduzisse a performance?
 
Já me passaram muitos discos e SSDs pela mão e agora que tenho o OCZ RD400 achei curioso que o SSD vem com um driver. Ele é NVME, mas o Windows 10 vem com um driver NVME integrado pela Microsoft. A OCZ diz que ele funciona sem o driver, mas que o driver melhora a performance. O driver da Toshiba OCZ é WHQL.

Fiquei curioso e decidi que vou incluir na review os resultados da performance do SSD sem driver, visto que não vi outra review a fazer o mesmo e também porque sou utilizador Linux, onde aí não há driver para se poder instalar.

Instalei o SSD na board e confirmo que ele funciona sem o driver, mas pelos resultados, não aconselho ninguém a utiliza-lo sem o driver, como vão poder ver.

Simplesmente a performance em escrita é péssima sem o driver, especialmente os random writes.

Anvil.png


as-ssd.png


Sem o driver o PCMark 7 falha depois de iniciar o primeiro teste.

Amanhã continuo, com o driver já instalado e os números devem mudar de figura. Seja como for fica o aviso. Instalem o driver.
 
Se os preços são semelhantes e a performance parece ser superior, adivinha lá quem tem de baixar os preços.....
ve este post:
Pelo que já li, continuo a preferir o Sam.
Isto.

Digam o q disserem, apesar de estarmos a falar dum produto muito especializado, no fim, se os preços forem semelhantes e a diferença de qualidade é praticamente nula (nao acho q o 950 perca mto pro toshiba), vai ser o nome da marca q vai ressaltar e ditar a compra.
Continuo a dizer, actualmente se as marcas querem ganhar sobre as outras, ja n chega terem nome ou serem melhores do q os outros, mais importante é o preço. Ao tar a por o mesmo preço, é meio caminho andado para o consumidor nao fazer a escolha por esta marca.

No 950 Pro o driver também melhora substancialmente a performance.
tas a falar do driver da samsung, certo?
 
Do que vi, este RD400 consegue ser um pouco superior em casos de utilização tipica diária, tem um MSRP ligeiramente inferior, está disponivel em mais capacidades e até em versões com adaptador, para facilitar a vida às pessoas.
Mas vai tudo comprar na mesma os Samsung porque... Samsung? E este é que tinha de ser muito mais barato para ter hipotesse? Compras inteligentes, essas. Uma coisa é preferir o Samsung por alguma das vantagens que ainda tem, outra é ir apenas pela marca. Assim não há concorrência que resista.

E não é como se a Toshiba seja uma "chongdang" qualquer, mas vocês é que sabem.
 
Última edição:
A Samsung foi a primeira a conseguir provar que TLC é viável em SSD, com a introdução da série EVO. A Toshiba apenas segue os passos. Samsung em NAND e RAM é topo.
 
Por acaso foi com o 840 original (no mercado consumidor). O Evo veio compor a performance de escrita ranhosa, com a cache SLC. E não deixou dar os seus problemas com performance a longo prazo, a necessitarem de multiplas actualizações de firmware, para limar as arestas. A crista da onda não traz só vantagens. Mas aprenderam (e ensinaram) para as gerações seguintes.

No fim, o que é que isso interessa para o caso? A mim, parece-me que nada...

E deixem-me ressalvar que não tenho absolutamente nada contra a Samsung. Reconheço a qualidade dos seus SSDs e estou farto de recomendar drives deles. Agradeço-lhes tudo o que têm feito, e espero que continuem a fazer, por este mercado. Mas estas adorações cegas a marcas tiram-me do sério. É isso que cria monopólios.
 
E eles enquanto não houve competição dominaram o mercado. Fiz bastantes recomendações deles nessa altura. Mas entretanto chegou a competição. Para quem quer Samsung, não ficam nada mal servidos. Agora irem para Samsung quando há alternativas tão boas e mais baratas... Eu ainda tenho algum respeito pela minha carteira :D
 
quem ja conhece o kingston UV400?
ja esta a venda em algumas lojas nacionais com lancamento recente, mesmo preço do trion150
ha é falta de reviews na net
 
Sem sequer falar nos tantos ou mais anos de experiência da Toshiba-Sandisk ou Intel(uns bebés, estes)-Micron, pergunto: o que é que isso tudo interessa ao consumidor final?
 
Bem, eu estou a fazer a review do RD400 mas não estou aqui para convencer ninguém para o comprar. Quero ser o mais isento possível, mas não tenho forma de o comparar com o 950 Pro.
Eu acho que as pessoas devem decidir por si próprias, claro está, depois de se informarem e escolherem qual é o melhor/mais barato.

Primeiro que tudo, não sabia que o 950 Pro também tinha driver. A mim faz-me um bocado de confusão um disco/ssd vir com driver, porque o driver da Microsoft vem integrado com o Sistema Operativo. Mas os resultados com o driver da Microsoft são miseráveis em escrita. Alguém falhou. Ou a Microsoft ou os Storage vendors.

Segundo. Eu na minha vida pessoal, desde à bastante tempo que não compro nada na crista da onda. Isto é, não compro o último hardware que sai. Sou muito conservador porque sou utilizador de Linux e tenho que sempre fazer escolhas conservadoras e que saiba que não vou ter problemas de estabilidade ou com drivers.

Isto leva-me à minha madrugada de ontem. Instalei o driver da OCZ no Windows e comecei a fazer benchmarks. Qual é o meu espanto que começo a ter problemas de estabilidade. Writes que não completam, drive que desaparece do Windows e do device manager (não era a drive de boot e só com um restart a drive voltava a aparecer), benchmarks que não completavam, etc.
Felizmente o SSD Utility gera um zip file com os logs e contactei o suporte da OCZ por email, com esse zip file, expliquei o que estava a acontecer e esperei. Pouco tempo depois responderam-me e aprendi mais um ponto. O RD400 para funcionar bem a bios tem que estar em UEFI mode. E a minha bios estava em compatible mode. Toca de ir à bios perceber onde estava isso e é uma opção com o óptimo nome de "CSM module". Ok, desabilitei e toca de instalar o Windows novamente. Um pouco chato, mas já corri benchmarks e corrigiu os problemas de estabilidade que estava a ter. É o que dá estar na crista da onda.

Já agora, a bios além de ter que estar em UEFI mode, tem a build tem que ser 2.3.1. O utilizador final não tem forma de saber isso. Só há uma forma, ter a última versão da bios instalada (que por acaso já tinha).

E é assim. Uma madrugada bem passada. :D
 
Sem sequer falar nos tantos ou mais anos de experiência da Toshiba-Sandisk ou Intel(uns bebés, estes)-Micron, pergunto: o que é que isso tudo interessa ao consumidor final?

Ao utilizador comum nada, quer é o mais barato, sem sequer saber o que está a comprar. Mas para os "geeks" faz muita diferença. Os geeks, aqueles sabem o que é SLC, MLC ou TLC, interessa-lhes a tecnologia de um fabricante que demonstre fiabilidade.
Não digo com isso que a Toshiba não o seja. A Samsung já deu provas que domina a tecnologia TLC.
Fui, e continuo a ser adepto de MLC, mas se tivesse que adquirir um TLC seria Samsung sem dúvida.
 
Na fase inicial dos SSD fazia muita diferença os diferentes tipos de SSD's e as diferentes tecnologias que cada marca usava. Heck, até nos segmentos via-se uma diferença consideravel entre os entry level e os topo de gama.

Hoje em dia, com os low cost de 256/512GB a baterem-se com valores muito proximos ou quase sem diferença para o utilizador final a nivel de performance, a marca é quase irrelevante.
Só gasta 120€ num SSD de marca XPTO de 240GB quem quer ou quem não percebe do assunto se existem no mercado SSD que fazem o mesmo para o dia-a-dia a metade do preço.
 
Back
Topo