Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Intel SSD 600p Series 256GB Full Review - Low Cost M.2 NVMe.

  • 128GB - $69 ($0.54/GB)
  • 256GB - $104 ($0.41/GB)
  • 512GB - $189 ($0.37/GB)
  • 1024GB - $359 ($0.35/GB) (available Q4 2016)

specs.png
 
M.2 pci-e a chegar a preços realistas.

Agora só falta a minha crise financeira passar para comprar uma board... para usar M2...

Os Samsung 960 pelos vistos serão só M2?

Agora SSD de 128 GB está mesmo deixando de valer a pena... Sãos mais caros por GB, o espaço é pouco para uso moderado e a performance é bem pior...
 
Última edição:
Os de 512 e 1024 ainda estão caros para a maioria, mas os de 256GB já estão mais aceitáveis realmente. Só não digo que isto afecta os SSD Sata porque ainda conseguem ser bem mais baratos. Mas é bom ver as novidades.
 
Estou curioso para saber qual é a prestação a nível térmico.
Se forem torradeiras como os 950 estão for a de questão, para mim.

Gostaria de preencher o slot de NVMe na minha motherboard.
 
The native TLC performance (with just two NAND packages) delivers right around 650 MB/s! Most companies with 3D TLC would be happy to achieve 650 MB/s from SLC cache bursts, let alone from the underlying TLC NAND."

Tendo em conta que SATA não da mais que 550MB/s, isso seria um grande milagre. [emoji14] De resto, qualquer drive nvme de qualquer marca dá mais do que isso a partir de mlc, quanto mais de slc.

Não deixa de ser bastante promissora, eata nova geração de tlc, particularmente para drives SATA.
 
qualquer drive nvme de qualquer marca dá mais do que isso a partir de mlc, quanto mais de slc.

Qualquer? Não é isso que diz o teste.

Não sei porque o artigo generaliza "most companies with 3D TLC" quando só testaram um: o Intel 600p. Mas o certo é que o Intel 600p é NVMe, com 3D TLC e cache SLC e não consegue "dar mais do que isso".
 
Tendo em conta que SATA não da mais que 550MB/s, isso seria um grande milagre. [emoji14] De resto, qualquer drive nvme de qualquer marca dá mais do que isso a partir de mlc, quanto mais de slc.

Não deixa de ser bastante promissora, eata nova geração de tlc, particularmente para drives SATA.

Pois, a ultima geração TLC da samsung (48-layer 256Gb TLC V-NAND), só com 2 chips (512GB) já dá ~600MB/s escrita sequencial sustained e com 4 chips (1TB) dá 1.2GB/s sustained. Por isso no aspecto de velocidade sequencial (esta geração de TLC da samsung) nao apresenta desvantagem para o MLC em SSD SATA. Dai o argumento para comparar SSDs (velocidade, longevidade, preço) e nao generalizar.

No caso do 960 EVO, olhando para a quantidade de cache SLC que têm (512GB tem 22GB SLC, 1Tb tem 42GB de SLC), a maior parte da escrita random tb se deve passar em cache, mas isto tb se reflete em parte no preço.

Depois nas specs, a velocidade random write do EVO é igual à do PRO e 3x mais que a geração anterior. Vamos ver as reviews, será que o PRO tb tem alguma cache?
 
Última edição:
Tens os adaptadores PCIe, ve se tem alguma incompatibilidade que possa existir ou não na bios.
Para a tua mb tem exatamente a mesma velocidade.
Acho que sao baratos e até tem mais espaço para por algum dissipador.
Nunca li reviews nem experimentei nenhum.
 
Qualquer? Não é isso que diz o teste.

Não sei porque o artigo generaliza "most companies with 3D TLC" quando só testaram um: o Intel 600p. Mas o certo é que o Intel 600p é NVMe, com 3D TLC e cache SLC e não consegue "dar mais do que isso".

Não reparei nesse Intel. Aliás, confesso que nem o conhecia, daí ter assumido drives SATA, já que não estava a ver mais nenhuma nvme TLC. Mea culpa.
Ainda assim, custa-me muito a crer que a SLC do Intel não dê mais do que isso. Só vendo o mesmo teste do HDTune no Intel. Porque a ser assim, é uma implementação muito deficiente. E NVMe assim, mais vale ficar por um bom SATA, imho...
 
Este Intel é aquela coisa, será que no dia-a-dia aquele sturrering vai se notar? É que ninguem vai andar a fazer copias de montanhas de ficheiros ou montar BD's em SSD consumer. A maior parte das fontes externas de escrita serão de outros discos mecanicos e a internet.

Talvez os modelos de 512 e 1024 não sofram tanto devido a enorme cache SLC.
 
Back
Topo