Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Pelo que tenho andado a pesquisar os preços dos ssd vão continuar a disparar.

Pretendia comprar um ssd de 1Tb,mas já estou à espera há bué(como dizem os jovens) e não me parece que vá comprar nos próximos 2 anos com esta tendência de preços...

Quem se calhar vai sair beneficiado da história são os SSHD.
 
Pelo que tenho andado a pesquisar os preços dos ssd vão continuar a disparar.

Pretendia comprar um ssd de 1Tb,mas já estou à espera há bué(como dizem os jovens) e não me parece que vá comprar nos próximos 2 anos com esta tendência de preços...

Quem se calhar vai sair beneficiado da história são os SSHD.

A Samsung está quase a abrir a nova fábrica, no entanto até ao fim do ano outras marcas devem abrir fábricas, é a maneira de baixarem preços. No entanto é bocado estranho o aumento repentino, visto serem empresas que já existem há muitos anos e que sabem bem o que o mercado precisa
 
Última edição:
bocado estranho o aumento repentino, visto serem empresas que já existem há muitos anos e que sabem bem o que o mercado precisa

O aumento não foi tão repentino assim. Já em Maio de 2016 se apontava para uma possível escassez de NAND devido às dificuldades na transição para 3D NAND [fonte].

E depois o mercado não é estático. Nos últimos meses a procura tem acelerado. É curioso que na notícia de maio, uns diziam que iria haver escassez e outros diziam que ira haver excesso. Mas depois aconteceu a história do Note 7, que serviu basicamente de "NAND sink."
 
Cada vez há mais venda de smartphones, são cada vez menos duráveis, mais descartáveis do que nunca, logo há um apetite voraz por NAND. E claro com a popularização dos SSD's o uso cada vez maior também de cartões e pens drivers contribuiu.

@LPPT_flyier é preferível comprar um SSD de 512 ou mesmo 256 do que andar com mecânicos, mesmo um SSHD. Já não vivo sem SSD's nas minha maquina principal. As secundárias só não levam com SSD porque não há dinheiro de momento...
 
Notícia que poderá ter impacto no mercado de SSD:

Toshiba May Sell Majority Stake in Chip Unit

A crisis over Toshiba Corp.’s financial stability has gone from bad to worse...
Toshiba said Tuesday (Feb. 14) it would explore other ways to raise capital after it announced a write down of $6.3 billion related to its nuclear business, including raising the possibility of selling a majority stake in its chip business. Previously Toshiba had said it would sell less than 20 percent of the semiconductor business.

Toshiba is a significant player in NAND flash memory, ranking second in market share only to South Korean giant Samsung Electronics Co. Ltd. Toshiba held roughly 21 percent of the NAND market in the third quarter of last year, with Samsung holding a 38 percent stake, according to Wong.
 
Pá com sorte os chineses da Tsinghua Unigroup em 2020 já devem ter capacidade de produção para consumo interno.

Tsinghua Unigroup’s recently revealed plan to build a $30 billion memory chip in Nanjing
....
XMC was purchased by Tsinghua Unigroup in July 2016 and set up a holding company called Yangtze River Storage Technology. It has broken ground for a new 300mm 3D NAND flash fab planned to come on-line in late 2017 or early 2018.
http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1331262&page_number=1

Isto partindo do principio que eles efectivamente conseguirão produzir, a questão parece ser arranjar talento, uma vez que o dinheiro não é problema 8|
 
Só se for o Staff, mas ainda há que ver o que vai sair daqui. Como está no artigo que coloquei acima, o antigo director da Elpida tentou sem sucesso abrir uma fábrica de DRAM na china com capital chinês, aparentemente o recrutamento de funcionários não resultou.

A Tsinghua já tinha feito uma oferta, obviamente rejeitada, de 23B$ sobre a Micron, e de certeza que terão feito uma oferta de injecção de capital pelos 20% que a Toshiba estava disposta a vender, até se conhecer a dimensão do buraco.
 
O @estrangeiro14 é que há tempos falou-me deste aumento de preços pois estive um pouco fora e fiquei estupefacto...Em Agosto tinha comprado um trion 500gb por 95 euros...

Espero que possam dar a volta às situação o quanto antes, preciso comprar mais 1 no mínimo e ninguém quer esperar até 2020 para que a situação estabilize eheh.

Com certeza que vai melhorar , como e quando é que é complicado.
 
O aumento de preços generalizado deve-se à falta de NAND no mercado agravada pelo aumento de armazenamento generalizado dos smartphones e à transição para NAND 3D. Deve demorar ainda algum tempo até melhorar.
 
E eu inqueto para trocar o SSD original de 256GB do rMBP de 2015 por um de 1TB. Assim nunca mais saem alternativas aos SSD da apple para os novos macbooks.. ja há 2 anos que estou a espera :nonono2:
 
Back
Topo