Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

O que têm dito e temos extensivamente repetido é que os benchmarks são perfeitos para mostrar números mas pegando no exemplo do @tr3s e de todos os SSD que tem.

Copiar do primeiro para o segundo:

970 Pro 1TB - 950 Pro 512MB - Velocidade 1465MB/s. Limite obviamente do segundo. Completamente "inútil" os 3563 MB/s do 970 Pro.

970 Pro 1TB - 850 EVO caixa externa - Velocidade 209 MB/s. O mesmo raciocínio que no caso anterior.

O que é de facto brutal são as latências de todos os SSDs. Em cenários em que se copia entre 2 970 Pro ai é maravilhoso quando é um vídeo com vários TB. Se forem ficheiros de 4KB acaba nos 63 MB/s

Em resumo, isto serve para justificar como colocamos sempre as coisas em perspetiva nas análises a SSDs.
 
@tr3s Que sistema de cooling tens no teu SSD? Pelo que tenho visto, esses samsung pro aquecem ainda um bocado.
Eu tenho os num portátil clevo, com o 950 pro que já o tinha à dois anos e nunca tive problemas.

@Metro eu agora tenho os dois 970 pro, o 950 e o 850 era o que tinha antes e não tinha o 850 numa caixa externa, mas como o retirei também lhe fiz um teste de velocidade.
 
Utilizei o exemplo que deste como exemplo. Naturalmente que tendo dois 970 Pro no mesmo computador tens o melhor cenário possível. Mas esse setup é o preço de um portátil de gama média.
 
Será que é desta que os SSD vão mesmo baixar? Tenho as minhas dúvidas, tb se esperava que os mecânicos baixassem significativamente com a banalização dos SSD e a verdade é que nem uns nem outros tem baixado de preço.

Há mais de 2 anos que os preços estão na mesma e em alguns momentos até estiveram mais caros.

Não me refiro a discos de elevada capacidade, que normalmente entram no mercado a preços muito elevados. Refiro-me aos discos mais utilizados, SSD até 500Gb e HDD até 1Tb.
 
Pensando que dei 65€ por um Q300 Pro de 256Gb vai fazer dois anos... e que os discos externos de 1 Tb tipo Toshiba Canvio custavam nessa altura o que custam hoje, na ordem dos 50€.

Os limites superiores já baixaram um pouco, mas por exemplo os de 120Gb e 256Gb nem por isso.

Queria meter um SSD de 120 Gb num portátil e nesta altura já devia custar 20€, a 16 cêntimos por Gb não era nada do outro mundo :)
 
Pensando que dei 65€ por um Q300 Pro de 256Gb vai fazer dois anos... e que os discos externos de 1 Tb tipo Toshiba Canvio custavam nessa altura o que custam hoje, na ordem dos 50€.

Os limites superiores já baixaram um pouco, mas por exemplo os de 120Gb e 256Gb nem por isso.

Queria meter um SSD de 120 Gb num portátil e nesta altura já devia custar 20€, a 16 cêntimos por Gb não era nada do outro mundo :)

Em promoção já se compram mais ou menos por esse valor, de tudo o que é tech mesmo assim acho que storage é o que mais tem descido.
 
Queria meter um SSD de 120 Gb num portátil e nesta altura já devia custar 20€, a 16 cêntimos por Gb não era nada do outro mundo :)

Não podes estar à espera dessa proporcionalidade de preços...
Repara, a embalagem, a caixa, o pcb, o controlador, a ram, o interface, ate o autocolante exterior... Tudo custa dinheiro... Não é so o custo dos chips de memória que acabam por representar a capacidade...

Então naturalmente tens que ter um melhor preco por Gb quanto maior for a capacidade do ssd, pois o custo de tudo á volta acaba por se diluir.

O mesmo se passa com os discos mecânicos de entrada... Não pagas só os pratos. 40-50e é o preco mínimo para aquele pack de componentes.
 
Última edição:
Com essa visão @luism3, completamente utópica diga-se, um hdd custaria 1 ou 2 euros hoje em dia. Existem custos mínimos e obrigatórios, quer seja em material, manufacturação, distribuição, etc, etc...
 
O custo por Gb anda à volta de 30 cêntimos !?

Acho (para mim) que os preços estão bons, podem baixar mais qualquer coisa mas entre 120-500Gb é para esquecer algo relevante.
 
Não há SSDs de 120GB a 20€ mas há a 30€...

Mas eu cá não acho que deviam existir SSDs de 120GB a 20€, acho é que os de 120 já deviam ter seguido o caminho dos de 60 e por esta altura devimos era andar a dar 30€ por SSDs de 240GB, na base do mercado. :002:
 
Eu acho que os de 120gb vão ser sempre uma opção eu pessoalmente prefiro ter o SO num disco onde não estão o resto das aplicações que uso, por exemplo tenho o ssd de 120 só mesmo para o Windows depois tenho outro ssd para jogos e hdd's para backup e jogos single player, mas isto sou eu claro, acredito que sim vão acabar por desaparecer como os hdd's de 250gb e mais pequenos já não se encontram.
 
Concordo com tudo o que foi dito. Há custos básicos que não podem ser descartados, mas o que permite a redução de preço é a massificação. Quando uma tecnologia acaba sendo utilizada por todos, permite uma economia de escala tal que os custos de produção/artigo baixam significativamente. O que pode ser observado no preço das capacidades mais vendidas.

Ora sendo provavelmente essas as 240/256Gb, já podiam estar a 30€ como diz o SideWalker :) e podem esquecer os 120Gb nesse caso, apesar de concordar com o hug0b0ss quando diz que davam jeito para o SO.

Embora eu preferia ter um disco com mais capacidade particionado. No meu desktop tenho o SSD com duas partições, SO e documentos de utilização diária e um HDD mecânico para os restantes documentos. O que acontece é que quando tenho necessidade de aceder ao HDD é um castigo o tempo que demora por exemplo o explorador a abrir as miniaturas de imagens.

A massificação da procura de um tipo de produto e a guerra da concorrência é que tem feito por exemplo com que o preço dos discos externos de 2,5" seja inferior aos mesmos discos sem as box. No entanto um disco externo tem necessariamente mais custos de produção, nomeadamente assembling e a própria box mais placa controladora, se bem que muitos discos já vem com ela incorporada. Isto apenas porque devido à utilização cada vez maior de devices ultrafit com memória interna reduzida tem levado à procura de discos externos, em detrimento dos internos.

Não se admirem quando um SSD externo de 1Tb custar 30 ou 40€, pois isso é inevitável, ou que simplesmente uma pen drive ultrafit da Sandisk de 1Tb com velocidades iguais custe 20€, porque todo mundo tem uma.

O que me chateia é o tempo que isso demora a acontecer. E em muitos casos apenas porque as novas tecnologias não podem ser disponibilizadas rapidamente para poder espremer a "teta" das anteriores, mantendo as novas "cenouras" dependuradas à frente dos olhos a uma distancia de mais Euros.

Mas não podemos fazer nada, são os mercados a funcionar.
 
Um teste ao novo formato da Samsung, NGSFF, que provavelmente se tornará no formato M.3. Por enquanto o target ainda é só servidores.

iAWWIin.jpg


dpwgJKF.png


O formato é um pouco mais largo, para se poder colocar 2 chips NAND lado a lado e um pouco mais comprido. Com estas dimensões, consegue-se ter o quadruplo da capacidade de um M.2

4lWdgTX.png


Yv0oJ6l.png


Num servidor de 1U, consegue-se colocar 36 destes SSDs. Com a versão de 4TB, consegue-se ter 144TB neste pequeno espaço.

lIrTr5k.jpg


Pelo tamanho da drive, parece-me que deve estar a usar mais que um destes SSDs em RAID (?). Não sei se é mantida a ligação Pci-Ex 4X dos M.2.

rBjUCsh.png


Também dá para converter M.2 para este formato, com um adaptador.

No Japão, a versão de 4TB vai custar entre 300 mil a 350 mil Yens. 350 mil Yens são perto de 2700 €.

Source: https://translate.google.com/transl....co.jp/docs/news/news/1134088.html&edit-text=
 
Pois, isso está mesmo optimizado para hotswap 1U.

Em consumer não parece ter grande aplicação para já, se bem que talvez nao era mau ter caixa com 2 slots destes :D E depois conectar na board pelo U2
 
O M.2 não é hot swappable porque não se pensou que seria usado neste mercado. O formato em si não tem nada que proíba que não seja hot swappable.

Eu continuo a não gostar destes formatos. Acho que é interessante para portáteis, mas em desktop/servidores, acho que se ficaria melhor servido com discos SSD de 1.8 polegadas ou mesmo de 1 polegada. Já existiram discos rígidos nesse formato. Ainda tenho um disco externo Iomega, no formato 1.8 polegadas, de 40 GB, que funciona e é estupidamente pequeno.
As vantagens são a protecção pela caixa, melhor dissipação de calor, ser possível colocar mais facilmente em baías externas, etc.
 
Back
Topo