Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Parece-me um produto claramente orientado aos OEMs, e em particular aos notebooks. Assim por alto não são mais do que aqueles módulos "aceleradores" Optane mas com armazenamento permanente embutido. Precisam na mesma do RST, mas em vez de servirem de cache a um hdd externo, servem de cache ao ssd rafeiro integrado. Poupam espaço (e, possivelmente, dinheiro) aos fabricantes.

Não digo que não seja uma solução mais para OEMs, mas aquela solução, especialmente em notebooks, mata vários problemas de uma só vez:
  • Tem a capacidade da maior parte dos discos 2.5 para portáteis (7 e 9.5 mm de altura). Existem disco rígidos de 2TB, mas não são muito usados.
  • Deve resolver o problema de durabilidade da memória QLC. Enquanto os dados "baterem" no Optane, não há qualquer problema.
  • A nível de performance, mesmo quando os dados "baterem" na NAND QLC, mesmo sendo NAND "fraca" a nível de performance, a nível de latência e read/writes random, continua a ser múltiplas vezes melhor que um disco rígido.
  • Ocupa bastante menos espaço que uma cache Optane com um disco rígido.
Se os preços forem competitivos, poderia ser um produto bastante interessante no mercado Retail. O problema é que neste mercado, "preço competitivo" e "Intel" não combinam.
 
Sim, o "poupam espaço" referia-me nos notebooks, mesmo, não era espaço em armazém. :D
Isto para os OEMs parece-me ouro sobre azul porque podem pôr o "1TB" mágico nas specs, o "SSD", os "16GB+32/64GB" junto à RAM que alguns já andam a engrupir com os módulos optane actuais e ainda lhes sobra o volume de toda a uma drive de 2.5'' para mais bateria (ou para os fazerem ainda mais finos :facepalm: ).
Para retail é como dizes, vindo da Intel o preço não deve ser bonito, e a gastar dinheiro, pessoalmente preferia apostar num SSD convencional de tecnologia comprovada (não QLC :002: ).
 
Mas a malta que compra notebooks não deve andar preocupada com esses detalhes, sinceramente. Isto, em termos de espaço, permite escalar bastante a performance e capacidade de disco num formato super compacto. Basta que não seja super sensível a temperatura, ou ter um notebook bem controlado, para isto não fazer grande diferença para quem usa. E como os notebooks não são todos baratuchos, pelo menos nas gamas mais puxadas em preço, isto é claramente a solução dos OEMs para justificar o escalar de preço.

Claro que nós preferimos outras coisas, mas nós também perdemos umas horas a investigar, conhecer, e debater sobre o material... Claramente que isto não é virado para nós. Eu ainda há pouco comprei um SSD de MLC mal pude.
 
Optane, a nível de performance é de longe melhor que qualquer NAND, seja SLC, MLC, ou MLC a funcionar em modo SLC. Então a nível de workloads mais pesados, normalmente em servidores, a vantagem é enorme. E não é só os números máximos dos benchmarks. É também a consistência. Praticamente não se tem picos com latências elevadas, mesmo que QD altos.
A nível de durabilidade, está ao nível dos melhores MLC e talvez SLC (30 DWPD durante 5 anos). Pelo que percebo, a Intel tem números a jogar pelo seguro e é algo que pode ser melhor no futuro.

Reviews de Optane já existem muitas. Eu estou mais curioso de ver o que se consegue fazer com Optane em slots DIMM.

Reviews mais viradas para o mercado consumidor:
https://www.pcper.com/reviews/Storage/Intel-Optane-SSD-DC-P4800X-750GB-Review-Flesh
https://www.pcper.com/reviews/Stora...8GB-and-RAID-Review-3D-XPoint-Goes-Mainstream
https://www.pcper.com/reviews/Storage/Intel-Optane-SSD-905P-960GB-NVMe-HHHL-SSD-Review-Bigger-XPoint
https://www.pcper.com/reviews/Stora...and-280GB-NVMe-HHHL-SSD-Review-Lots-3D-XPoint
https://www.pcper.com/reviews/Stora...HL-AIC-and-U2-15TB-Capacity-Quick-Look-Review

Mais viradas para o mercado empresarial:
https://www.storagereview.com/intel_optane_ssd_dc_p4800x_review
https://www.storagereview.com/vmware_vsan_with_intel_optane_review
 
Ainda bem, alguém que faça frente à Samsung, pelo menos a nível de performance. Com a performance do cache Optane os OEM's também podem cortar na RAM e ajudar os preços a baixar.
 
Ainda é rumor, mas..........depois de NAND SLC, MLC, TLC e QLC, parece que vem aí OLC. Octa-Level Cell. Isto é, 8 bits por célula (1 Byte por célula).
Parece que a Micron tem planos para introduzir OLC em Q1 ou Q2 deste ano.

I have just confirmed from multiple sources and stakeholders that Micron is intending to introduce their Octa-Level (OLC) NAND either in Q1 or latest by Q2 2019.

https://wccftech.com/exclusive-micron-octa-level-cell-tech-olc-nand-memory/

O artigo não tem mais detalhes técnicos.
 
Não faço ideia. O artigo tem 0 detalhes. De facto é um pouco estranho, porque passa-se de 16 estados em QLC para 256 neste alegado OLC. Não sei se a Micron tem alguma coisa na manga.

Não está relacionado, mas estava a ver um review de um portátil da MSI, que tem um disco da Western Digital nvme de 512 GB e achei curiosa a foto:
BSH1B0S.jpg


É interessante que já não é só nos SSD Sata que o espaço ocupado "real" é minúsculo. Também assim é neste M.2. Ele é 2280, mas deve ocupar o espaço "real" de um 2230 ou 2242. A maior parte do espaço é pcb vazio. :)
Ao mesmo tempo, acho estranho, porque em locais onde dá para colocar um M.2 2280, costuma também ter as furações para 2230, 2242, etc. Não percebo bem porque deixaram aquele pcb vazio, quando podiam atingir mais computadores com uma versão mais pequena.
Se calhar, neste mercado, o tamanho também conta. :D
 
Só mesmo para cold storage... Desde que mantenham TLC e MLC por aí, e nem compro nada dos mais baratos.

Só espero que tenham melhorado substancialmente o problema do voltage leak, senão isso vai começar a ter tempos de vida fracos...
 
O extreme pro da sandisk é igual a esta versão ou da versão anterior? A WD/Sandisk/Toshiba é a 2a empresa a ter um controlador totalmente in-house, depois da samsung, não é? Numa review qualquer do youtube que vi assim por alto, referiram que estes não aqueciam tanto como os samsung e o arrefecimento não era uma necessidade.
 
Back
Topo