1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zar0n, 14 de Janeiro de 2007. (Respostas: 6904; Visualizações: 928976)

1. hug0b0ss

hug0b0ss Banido

2. w@rrior

[email protected] Power Member

Toda a gente deve saber ou pelo menos ter uma ideia, que a NAND QLC é a pensar em preço/gb e não em bater recordes de velocidade.:Winkani:
    No que a mim diz respeito, ainda á pouco comprei os primeiros ssd com TLC.
    Ainda tenho duvidas sobre a durabilidade destes QLC e para já não são para mim.:hello:

3. skandal

skandal Power Member

Acho que se estão a focar demasiado na durabilidade quanto eu quero SSDs para storage de media. Eu vou escrever uns teras por ano... :P

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

QLC Será bom para discos de storage e claro como possibilidade real de aproximar de discos rígidos em preço/GB.

Podem fazer eles sem cache SLC e RAM como buffer, mesmo que só faça 160 MB/s de escrita o tempo todo (E acredito que mais um ou 2 iterações podem fazer mais...) a um preço brutal que servirá para NAS e disco secundário.

5. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

E num disco de storage (NAS) sempre ligado é bem diferente o consumo também, não esquecer.
    Venha o QLC balato

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

https://www.dramexchange.com/WeeklyResearch/Post/2/5171.html

Conclusão: Muita oferta, menor crescimento na procura, bons yelds. Esperam uma queda nos preços de 10% na NAND e irá continuar a cair durante o resto da primeira metade de 2019. :)

7. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Uish, a este ritmo, os SSD's de TB vão ficar ainda mais apetecíveis. Se já vejo promoções de 480GB por 60€...

8. 2_kamikaze_2

2_kamikaze_2 Power Member

Já estou a ver é ssds de 1tb a 100€

9. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Eu só queria 2tb a 100€ para um silent NAS. Talvez mais 1-2 anos lá cheguemos.

10. Onesolo

Onesolo Power Member

Eu quero é boas promos nos nvme de 500gb pra cima... q o meu de 256gb ja tá a ficar curto!!!

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Vejo que há algum interesse em NAS com SSDs, por isso coloco aqui isto, apesar de, tecnicamente, não ser um SSD.
    Qualquer dia ainda me acusam de andar a fazer publicidade à Qnap, mas é apenas a marca que anda a lançar NAS para SSDs, ultimamente.

https://www.techpowerup.com/250808/qnap-introduces-the-tbs-453dx-nasbook-with-four-m-2-2280-slots

https://www.qnap.com/en-in/product/tbs-453dx

Resumidamente, é uma NAS com 4 M.2, com uma LAN 10 Gbit e um Atom J4105 Quad core, HDMI 4K, etc. No entanto, não é passivo. :)

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois, a QNAP tem modelos bem exóticos, mas devem custar uma fortuna.

Claro que isso dá o ultimate media center. Só juntar 4 TB em raid 5 e tá a andar de mota.

Ainda assim quero ver é a concorrencia tb com coisas destas e modelos mais low cost e simples com 2,5" ou "apenas" 2 M.2.

EDIT: segundo o comentário custa "apenas" 570 libras... wow.

Última edição: 8 de Janeiro de 2019
  13. Dark Kaeser

Dark Kaeser Power Member

14. Walderstorn

Walderstorn Power Member

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acho que passou um bocado ao lado, mas a Intel lançou uns Optane H10, com Optane e NAND QLC.

https://www.servethehome.com/intel-optane-memory-h10-nand-and-optane/

Dá ideia que é preciso software para que Optane funcione como cache para a NAND QLC. Seja como for, parece-me uma solução interessante para evitar o rápido desgaste da NAND QLC. :)

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

E só satura pouco mais da capacidade teórica do PCIE 4.0 :D

Ainda vamos ver SSDs destes a dar mais de 7 GB/S.

17. Walderstorn

Walderstorn Power Member

Qual a vantagem?

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Enquanto usar a cache Optane, será bastante melhor (especialmente latências) que qualquer SSD (Se a Intel não tiver "cortado" a performance).
    A outra vantagem, é que, enquanto usar a cache Optane, não está a "queimar" a pouca resistência da NAND QLC. Isto é, teoricamente, deve durar muito mais tempo que outros SSDs com NAND QLC. Optane faz uns 30 DWPD (Disk Writes Per Day) durante 5 anos, enquanto a NAND QLC acho que anda nos 0,3 DWPD durante 3 anos.

19. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Parece-me um produto claramente orientado aos OEMs, e em particular aos notebooks. Assim por alto não são mais do que aqueles módulos "aceleradores" Optane mas com armazenamento permanente embutido. Precisam na mesma do RST, mas em vez de servirem de cache a um hdd externo, servem de cache ao ssd rafeiro integrado. Poupam espaço (e, possivelmente, dinheiro) aos fabricantes.

20. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não digo que não seja uma solução mais para OEMs, mas aquela solução, especialmente em notebooks, mata vários problemas de uma só vez:
    • Tem a capacidade da maior parte dos discos 2.5 para portáteis (7 e 9.5 mm de altura). Existem disco rígidos de 2TB, mas não são muito usados.
    • Deve resolver o problema de durabilidade da memória QLC. Enquanto os dados "baterem" no Optane, não há qualquer problema.
    • A nível de performance, mesmo quando os dados "baterem" na NAND QLC, mesmo sendo NAND "fraca" a nível de performance, a nível de latência e read/writes random, continua a ser múltiplas vezes melhor que um disco rígido.
    • Ocupa bastante menos espaço que uma cache Optane com um disco rígido.
    Se os preços forem competitivos, poderia ser um produto bastante interessante no mercado Retail. O problema é que neste mercado, "preço competitivo" e "Intel" não combinam.

Partilhar esta Página