Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Voltando aos formatos "pequenos", a Toshiba lançou hoje mais um formato. XFM Express.

Do tamanho de uma moeda de 25 cêntimos de dollar.
uzCPJar.jpg


Parece-me que fica numa espécie de "socket".
2iQp1cD.jpg


Suporta Pci-Ex Gen 4, com 4 lanes.
ZmPOdMI.jpg


https://www.servethehome.com/toshiba-xfmexpress-compact-removable-storage-launched/

Gosto de ver um formato que tente evitar SSDs soldados, mas não sei até que ponto não é uma luta inglória. :(
 
Gosto de ver um formato que tente evitar SSDs soldados, mas não sei até que ponto não é uma luta inglória. :(
x2

Mas pode ser que isto, ou algo aproximado, venha a ter sucesso em laptops compactos, numa primeira fase.
Com memória soldada há sempre a questão de RMA complexo/troca de mboard inteira por causa da falha da memória, com uma coisa destas simplifica a resolução do problema, e até permite ter maior variedade de oferta (em capacidade de memória) do mesmo modelo com mais facilidade.
 
Mas pode ser que isto, ou algo aproximado, venha a ter sucesso em laptops compactos, numa primeira fase.

Tenho algumas dúvidas. Se tiver sucesso, é mais provável que seja no mercado embedded. Eu começo a perder a esperança no mercado de portáteis. Até no mercado profissional se começam a ver coisas como placas wireless soldadas, que muitas vezes ocupam o mesmo espaço de placas M.2 2230.
 
Se procuras por cá encontras uns iluminados a dizer que isso faz sentido e até é pro teu bem :D

Quando os portáteis desses iluminados avariarem, é pegar neles, atirar pela janela e dizer-lhes para comprarem um novo. :D


Mais on topic, a Samsung anunciou a 6ª geração de V-NAND, agora com 136 layers:

Samsung Unveils 6th Generation V-NAND Memory with Up to 136 Layers

Samsung on Tuesday introduced its sixth-generation V-NAND memory, which in a bid to further improve capacity and density, features over 100 active layers. To make V-NAND with over 100 layers viable from performance point of view, the company had to use new circuit design technology. The new memory features 10% lower latencies and consumes 15% lower amount of power when compared to Samsung's previous-generation V-NAND.

Samsung’s 6th Generation V-NAND features up to 136 layers as well as charge trap flash (CTF) cells. The new memory uses one stack and does not use technologies like string stacking to build over 100 layers. In order to ensure minimal errors and low latencies, Samsung had to use a new speed-optimized circuit design. The latter enables the new 3D TLC 256 Gb chips to offer below 450 microseconds (μs) latency for write operations and below 45 μs for read operations, which is 10% faster when compared to 5th Generation V-NAND, according to Samsung. Meanwhile, the latest V-NAND also features lower power consumption than its predecessors.

It is noteworthy that the new 256 Gb 136-layer V-NAND devices use 670 million holes, down from 930 million holes with the previous generation, which means that the new chips need fewer process steps and are easier to manufacture. What is important is that Samsung plans to use its 136-layer architecture with speed-optimized circuit design to build V-NAND devices with over 300 layers by mounting three of the current stacks on top of each other (thus tripling a chip’s capacity).

Initially, Samsung will offer 256 Gb 3D TLC 136-layer V-NAND devices that will first be used for Samsung’s 250 GB SSDs. Later this year Samsung intends to release 512 Gb 136-layer V-NAND devices that will be used for other drives as well as eUFS storage solutions.

Speaking of the 256 GB 6th Gen V-NAND SSD, it is important to point out that it uses Samsung’s new controller marked as the S4LR030/S94G4MW2.

https://www.anandtech.com/show/1472...generation-vnand-memory-with-up-to-136-layers

Pontos importantes:
  • Maior densidade.
  • 10 % melhoria de performance.
  • 10 % melhoria de latência.
  • 15 % menor consumo.
  • chips de 256 gb TLC inicialmente e 512 gb TLC mais tarde este ano.
  • Planeiam montar 3 destas stacks para ficar com mais de 300 layers.
  • Será inicialmente utilizado num SSD com 250 GB.
  • Usado também em soluções eUFS.
  • Novo controlador com estas marcações: S4LR030/S94G4MW2.
 
Quando os portáteis desses iluminados avariarem, é pegar neles, atirar pela janela e dizer-lhes para comprarem um novo. :D


Mais on topic, a Samsung anunciou a 6ª geração de V-NAND, agora com 136 layers:



https://www.anandtech.com/show/1472...generation-vnand-memory-with-up-to-136-layers

Pontos importantes:
  • Maior densidade.
  • 10 % melhoria de performance.
  • 10 % melhoria de latência.
  • 15 % menor consumo.
  • chips de 256 gb TLC inicialmente e 512 gb TLC mais tarde este ano.
  • Planeiam montar 3 destas stacks para ficar com mais de 300 layers.
  • Será inicialmente utilizado num SSD com 250 GB.
  • Usado também em soluções eUFS.
  • Novo controlador com estas marcações: S4LR030/S94G4MW2.
Pois, estas novas tecnologias conseguem cada vez maior densidade, menor consumo, etc. Não fazem é referência à diminuição da fiabilidade que esse aumento de densidade acarreta. Resumindo: "metem" mais bits na mesma quantidade de semicondutor (gates) aumentando assim a probabilidade de falha. Por isso os diferentes produtos da Samsung (PRO-2bits, EVO-3bits, QVO-4bits, ...) têm diferentes períodos de garantia.
Por outro lado, já há recomendações para quem compra estes SSDs de nova geração ser generoso no espaço que deverá ficar livre. Isto porque o controlador do SSD já está programado para ir distribuindo novas gravações ao longo de todo o espaço livre, evitando assim "saturar" um mesmo conjunto de gates, prolongando assim a longevidade do SSD... enfim. Comprar um SSD de nova tecnologia mais barato com menor garantia e ainda ter de ser generoso no espaço livre.
Um parâmetro importante para avaliação da endurance dos SSD é o TBW (total Bytes Written) ou seja o numero total de dados que pode ser gravado num SSD antes que ele presumivelmente falhe. Por exemplo os vários TBW em SSDs Samsung de 1TB são: PRO-1200TB, EVO-600TB, QVO-360TB.
Ou seja, menor a densidade, maior a endurance e garantia de salvaguarda dos dados. Tem-se aquilo que se paga...
 
Pois, estas novas tecnologias conseguem cada vez maior densidade, menor consumo, etc. Não fazem é referência à diminuição da fiabilidade que esse aumento de densidade acarreta. Resumindo: "metem" mais bits na mesma quantidade de semicondutor (gates) aumentando assim a probabilidade de falha. Por isso os diferentes produtos da Samsung (PRO-2bits, EVO-3bits, QVO-4bits, ...) têm diferentes períodos de garantia.
Por outro lado, já há recomendações para quem compra estes SSDs de nova geração ser generoso no espaço que deverá ficar livre. Isto porque o controlador do SSD já está programado para ir distribuindo novas gravações ao longo de todo o espaço livre, evitando assim "saturar" um mesmo conjunto de gates, prolongando assim a longevidade do SSD... enfim. Comprar um SSD de nova tecnologia mais barato com menor garantia e ainda ter de ser generoso no espaço livre.
Um parâmetro importante para avaliação da endurance dos SSD é o TBW (total Bytes Written) ou seja o numero total de dados que pode ser gravado num SSD antes que ele presumivelmente falhe. Por exemplo os vários TBW em SSDs Samsung de 1TB são: PRO-1200TB, EVO-600TB, QVO-360TB.
Ou seja, menor a densidade, maior a endurance e garantia de salvaguarda dos dados. Tem-se aquilo que se paga...

Eu só posso falar da experiência que tenho e que vejo, por isso não tomem este post como uma verdade absoluta. :)

Pessoalmente, sou muito conservador a nível de SSDs, apesar de já me terem passado muitos pela mão ou pela "observação". Alguns, nem são SSDs, são EMMCs em MiniPCs.
Durante algum tempo, tive receio de MLCs e durante mesmo muito tempo, não toquei em TLCs. Só o ano passado comprei o primeiro TLC.
De todos os SSDs e EMMCs que me passaram pela mão, morreu-me um. Um Intel 520 (Ou 525) MLC que durou 1 semana. Foi trocado e continua a ser usado todos os dias sem problema. Não penso que tenha avariado pela NAND.

Conheço quem esteja a usar SSDs MLC consumidor em ambiente servidor. Não têm firmware adequado, nem power protection, mas há formas de ter redundância sem essas features e não estou a falar de UPSs, nem RAID.
Mesmo com workload continuo 24/7, pelo wear level da SMART, devem durar quase 10 anos.

O Techreport fez uma experiência de durabilidade com os 850 Pro e conseguiram escrever mais de 1 Petabyte nele, antes de morrer.

Tenho um 850 Evo TLC 512 GB, desde Dezembro do ano passado, sem Rapid Mode ligado, nem over provioning.
OznYWcF.png

Ew0JXtc.png

Acho que sou um utilizador intensivo. Em 9 meses e meio, escrevi 10,5 TB neste SSD, o que dá mais ou menos 40 GB por dia.
O Wear level na SMART está nos 97%.
Se continuar neste ritmo e se nada falhar antes do lifecycle da NAND, tenho SSD para mais 307 meses, que são 25,6 anos.

Ora, pelo menos com a minha experiência, eu pergunto-me se a "vida" da NAND TLC será problema no mercado consumidor? Acredito que é mais provável a controladora, ou RAM, ou que se torne obsoleto primeiro, do que a NAND morrer.

QLC não meto a mão no fogo. Como sou conservador e eles são muito recentes, espero para ver. :)
 
Eu também levei algum tempo a confiar no tlc mas quando tive a ver os testes de endurance , acabei por comprar o 850 evo 1tb quando eles não estavam nada baratos ...

O factor de segurança da sua durabilidade é tão grande que vai durar mais que o seu interface
 
Analisando os últimos lançamentos com PCIe 4.0 temos visto um aumento contínuo das velocidades com leituras e escritas sequências a chegar aos 5k, mas o que é preciso para termos melhores desempenhos sem ser simplesmente a copiar ficheiros de vários gigas entre hardware com capacidade semelhante?

Refiro-me a loadings mais rápidos, acessos aleatórios, ficheiros de pequenas dimensões, pesquisas ainda mais rápidas...

São novas controladoras? Nova interface? Novo tipo de memória?
 
Última edição:
O mais importante é o tipo de memória, a Intel já tem o 3D Xpoint e a Samsung o Z-NAND.

O problema é que ainda têm preços proibitivos para o utilizador comum!
 
Não esperem ver Z-NAND ou XL-Flash da Toshiba e outros do género no mercado consumidor. Pelo que se fala aquilo é Flash MLC ou TLC a funcionar em modo SLC. Não faz grande sentido económico no mercado consumidor, porque é um mercado muito mais sensível a preços que o mercado empresarial e quando TLC é bom o suficiente, não vejo a necessidade desse tipo de memória vir para o mercado consumidor.
3DXPoint é algo completamente diferente e a nível de performance, é o melhor que anda no mercado. No entanto, se os preços não baixarem, não tem hipótese no mercado consumidor. Onde vejo ele e outros tipos de memória mais "resistentes" serem úteis no mercado consumidor é como cache de NAND QLC, mas mesmo aí, ainda se está para ver se NAND QLC não é "resistente" o suficiente, sozinha, em SSDs.

Por último, eu não me admiraria se MLC desaparecesse por completo do mercado consumidor, como aconteceu a SLC.
 
Analisando os últimos lançamentos com PCIe 4.0 temos visto um aumento contínuo das velocidades com leituras e escritas sequências a chegar aos 5k, mas o que é preciso para termos melhores desempenhos sem ser simplesmente a copiar ficheiros de vários gigas entre hardware com capacidade semelhante?

Refiro-me a loadings mais rápidos, acessos aleatórios, ficheiros de pequenas dimensões, pesquisas ainda mais rápidas...

São novas controladoras? Nova interface? Novo tipo de memória?

É a pergunta que também já faço....o que falta para isto ainda ser mais rápido!?
 
@tonyV pelos comentários acima, parece que não vai ser tão cedo...

Surgiu-me esta dúvida por andar a pesquisar para uma nova máquina, e ao ler sobre o assunto parece que a aposta é nas leituras sequenciais... (que nem sequer são mantidas durante muito tempo, vão depender sempre do buffer e temps).

Acredito que isto aconteça por dois motivos: é mais facil do ponto de vista do markting promover valores cada vez maiores de coisas que as pessoas percebem mais facilmente e depois porque a tecnologia parece ser mais barata nesse campo...

Pessoamente, que trabalho diriamente com projectos de milhares de ficheiros de reduzidas dimensões acho que iria beneficiar de outros coisas do que simplesmente escrita sequencial... Depois também vejo isto a ser usado no markting para o gaming, quando o "gaming" iria beneficiar certamente com outros optimizações que não a leitura sequencial...

Mas pronto... pelo comentário dos colegas acima, que percebem mais do que eu, já estou a ver que não vamos assistir a uma "revolução" tão cedo...
 
Imaginem que o Bus (Pci-Ex, Sata) é uma estrada e que o SSD é um carro. Se melhorarem a estrada, potencialmente, o carro poderá andar mais rápido e se colocarem um motor melhor no carro (RAM, software Cache, NAND de qualidade) podem atingir maiores velocidades em recta (Leitura e Escrita sequencial), mas se não alterarem o chassis, suspensões, travões, etc (Controladora, Firmware, Drivers SO, etc) não vão conseguir fazer as curvas de forma mais rápida (Leitura e Escrita aleatória, Latências).
Isto é, Pci-Ex Gen 4 dá a possibilidade de o carro andar mais rápido, mas se as marcas só se interessarem com a velocidade em recta (Números grandes em Escrita e Leitura Sequencial), só vão melhorar 1 tipo de workloads e muitas vezes por tempo limitado (tamanho da cache, throttling que pode limitar esse aspecto).

Um exemplo real no mercado de SSDs. Eu trocaria qualquer SSD Pci-Ex Gen 4 no mercado, mesmo os melhores e mais caros de marcas conhecidas, por qualquer Intel Optane que só existe em versão Pci-Ex Gen 3. Mas mesmo nesse caso, eu não sei se notaria enormes diferenças, porque Optane, os melhores SSDs e NVME só sobressaem realmente em Workloads para Servidor (Queue Depths muito altas).

A minha filosofia de compra, actualmente é, comprar de uma marca conhecida, o mais barato possível, se possível com MLC (Mas não estou preocupado com TLC) e se possível NVME (Mas ninguém morre se for Sata).


Já agora, deixo aqui o meu feedback em relação a cooling de M.2. Tenho 2 MiniPCs Shuttle NC03U:
AJCitIP.jpg


Um tem um M.2 NVME e o outro tem um M.2 SATA. O NVME estava-me a atingir 80 graus em Full Load e o SATA, 65 graus em Full Load.
Coloquei nos 2 o heatsink passivo da AquaComputer para M.2:
pnv7mW9.jpg


No M.2 NVME baixou-me a temperatura em 20 graus e no SATA em 10 graus. Em situações com pouco cooling, acho que se faz bem em considerar um cooler passivo para M.2.
O único "problema" é a montagem do cooler. No SATA foi muito fácil, mas no M.2 NVME que tem chips NAND na parte de baixo, foi um cabo dos trabalhos. É mesmo complicado e aposto que já houve quem tenha matado o SSD ao colocar estes coolers. :S
 
Acho que não foi colocado aqui. Na Flash Memory Summit a Toshiba em PLC que ainda está em research. 5 bit por Célula/32 estados por Célula.

lEjYZJc.jpg


The company has also started research into Penta-level cell (PLC) NAND flash and actually verified working five-bit per cell NAND by modifying its current QLC NAND. The new flash provides more density with the ability to store five bits per cell, rather than just four in current QLC. But, to do this, the cell needs to be capable of storing 32 distinct voltage levels, and SSD controllers need to read them back accurately. With so many voltage levels to read to and write at nano-scale, the new technology is very challenging. To get control of the tighter thresholds, the company had to develop some additional processes that may adapt to its current TLC and QLC to boost performance.

QLC is already fairly slow and has lower endurance than other types of flash. PLC will have even less endurance and slower performance. New NVMe protocol features such as Zoned Namespaces (ZNS) should help mitigate some of the issues, however. ZNS by itself aims to reduced write amplification, reduce the need for media over-provisioning and internal controller DRAM usage, and of course, improve throughput and latency.

jLczoEO.jpg


The company has developed a new process that increases die density in the next generations of BiCS FLASH in all forms. It essentially will split the memory cell in half to scale up while retaining the regular 3D flash process. Toshiba is not sure if this approach is entirely feasible at this time.

Também falaram de Bics 5, 6 e 7 com Pci-Ex Gen4, Gen5, Gen6

jb3jIJa.jpg


Toshiba has already begun planning the fifth through seventh generations of its BiCS Flash. Each new generation will coincide with new generations of the PCIe standard, beginning with BiCS 5 that will come to market soon in alignment with PCIe 4.0, but the company hasn't provided a specific timeline. BiCS5 will feature higher bandwidth of 1,200MT/s, while BiCS6 will hit 1,600MT/s, and BiCS7 is slated to reach up to 2,000MT/s.

https://www.tomshardware.com/news/toshiba-5-bit-per-cell-flash-plx-xl-nand-pcie-4.0-ssd,40237.html
 
Começo é a achar que o custo de performance e durabilidade começa a chegar a um ponto que justifica pouco... Ainda que QLC eu possa entender um pouco, custa-me a comer quando TLC já é barato que chegue para uma boa dose dos usos.
 
Começo é a achar que o custo de performance e durabilidade começa a chegar a um ponto que justifica pouco... Ainda que QLC eu possa entender um pouco, custa-me a comer quando TLC já é barato que chegue para uma boa dose dos usos.

Eu percebo e também estou para ver como é que QLC se portam. Também é verdade que, a nível de preços, Flash já faz todo o sentido em muito cenários.
No entanto, há formatos de storage mais baratos por GB. Discos mecânicos, Tapes, etc.
Eu vejo estes "PLC" e afins conseguirem preços ainda melhores e começarem a entrar em mercados em que a escrita não é muita. Ou talvez em SSDs que se tenha Flash "resistente" como cache e o resto do SSD seja QLC, PLC ou afins.

Eu não quero de todo que os fabricantes façam produtos que ao fim de pouco tempo avariem por falta de "resistência" da Flash, mas ao mesmo tempo, eu gostava que os discos mecânicos fossem apenas uma recordação e os preços ainda não estão nesse ponto. :)
 
Sim claro, e isso será um desafio complicado. Mas se PLC não for capaz de manter durabilidades expectáveis relativamente elevadas, haverá resistência... Claro que há sempre alguns casos de uso úteis, em storage de leitura e assim, mas... Até que ponto é que são sempre assim? É que, não podemos esquecer, muito software hoje em dia escreve dados temporários... Até os browsers e OS, com o hibernar, guardar sessões, etc...

Se calhar, o que é preciso é haver um novo teste de vários SSD's como o techreport fez há uns anos. Assim tirávamos já algumas ideias do estado actual da coisa.
 
Back
Topo