Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Capa-1-600x343.jpg


Temos no portal uma análise ao Toshiba RC500 de 500GB. TLC (BiCS4 96L) com cache SLC, 512MB DRAM.
A performance sequencial não deslumbra, mas parece ser forte em IOPS.
É coisa para competir com QLCs e drives do estilo do Kingston A2000. Se sair com o PVP anunciado pode ser uma boa opção no segmento.
 
Ena, por ~70€ com essa performance, não é nada de se deitar ao lixo! Pode não deslumbrar quando vemos que os melhores atingem gigas de velocidade, mas os valores que apresenta já são melhores que os sata, e por esse preço não anda longe deles.
 
Foram anunciados ontem os novos WD Blue SN550 SSD que vêm substituir os SN500.
As melhorias são a passagem de 2 para PCIe 3.0 x4 com leitura sequencial anunciada de 2400GB/s e leitura de 950, 1750 e 1950 MB/s para os modelos de 250GB, 500GB e 1TB respetivamente. A NAND é TLC.
A garantia é de 5 anos.

Fonte

WD Blue SN550 M.2 PCIe 3.0 NVMe TLC


Os preços como podem ver acima são elevados mas devem começar a baixar nos próximos tempos.
 
Já viram uma coisa curiosa neste SN550, o IC da memória está numa ponta do SSD e o controller noutra?

Yep, parece um bocado bizarro, até porque com aquela disposição, inviabiliza uma versão 2242, algo que eles fizeram no SN520, em que na versão 2280, o pcb na parte final é completamente vazio.
O artigo diz que pode ser para efeitos de cooling. Para a NAND e a controladora não estarem na mesma área.

Já agora, reparem também que ele não tem RAM. Deve ter cache SLC. É bem provável que quando a cache enche, a performance venha por aí abaixo.
 
O Thessdreview tem uma visita à Lexar e tem umas novidades entraçadas.

Primeiro, um M.2 Gen4 em prototipo, a ser lançado em Q2 2020, com 7 GB/s de leitura e 4 GB/s de escrita, usando uma controladora 12 nm (Provavelmente a Phison E18), Nvme 1.4, e 96 Layer 3D TLC. Tamanhos a serem lançados de 512 GB, 1 TB e 2 TB.
Axkj8Ua.jpg


4EeC748.jpg


xnyOL4v.jpg


Mostraram também um CFExpress de 512 GB, que atinge 1,75 GB/s de leitura e 1 GB/s de escrita.
tsJnsUr.jpg


Algo mais fora do comum, uma NAS.........5G, com entradas USB, CFexpress e SD.
lNhXnbE.jpg


http://www.thessdreview.com/feature...th-5g-nas-memory-and-1750mb-s-cfexpress-card/
 
A review é um bocado má para o SSD que é. Não o testaram numa NAS nem o testaram com cenários previsíveis de ser usado numa NAS.
Este SSD "está a pedir" que se coloque numa NAS, de preferência com uma ligação 10 Gbit, se coloque em cima o IOMeter em vários perfis, ligado por SMB, NFS e iSCSI, para ver se a WD fez algum trabalho de casa que faça com que estes RED sejam apropriados para NAS, ou se pelo contrário, não passa de um banal SSD.

A nível de hardware, é mais ou menos o que estava à espera. É banal, com uma controladora normal Marvell e NAND Bics da Toshiba/Sandisk. Porreiro era saber se o firmware está adaptado para NAS ou se é apenas "mais um SSD" como muitos outros.
 
As novidades não param de chegar e sempre a evoluírem.
Ainda estou à espera de um que diga: "No endurance, for all life". :)

Mas a controladora deve ser a primeira coisa a avariar talvez.
 
As novidades não param de chegar e sempre a evoluírem.
Ainda estou à espera de um que diga: "No endurance, for all life". :)

Mas a controladora deve ser a primeira coisa a avariar talvez.

Talvez 10 anos de SSD (x25-m)!? Mais de uma dezena depois tive um "morto" à nascença. Não é para a vida mas é como se fosse:coolshad:
 
Ainda estou à espera de um que diga: "No endurance, for all life". :)
Hoje em dia, nada é fabricado "para durar para sempre". Basta durar "quanto baste". E isso é algo que os SSDs já conseguiram há bastante tempo.

Mas a controladora deve ser a primeira coisa a avariar talvez.
Não creio.

A NAND está sujeita a desgaste em utilização normal, enquanto que os microprocessadores usados devem operar numa banda voltagem/frequência onde o desgaste é insignificante.
 
A NAND está sujeita a desgaste em utilização normal, enquanto que os microprocessadores usados devem operar numa banda voltagem/frequência onde o desgaste é insignificante.

Que se deve então um dos problemas crônicos qu é o SSD subitamente deixa de sequer ser reconhecido pelo sistema? É a avaria mais comum em SSDs infelizmente.

Felizmente nos ultimos anos não tenho tido problemas disso.

Já no que toca ao desgaste, podem deixar de ser reconhecidos como neste famoso teste de stress:

https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/

Mas antes das drives baterem a bota, teve sectores realocados, erros e outros sintomas. O intel então entra em modo de leitura enquanto tiver energia e depois capuff...
 
Última edição:
Que se deve então um dos problemas crônicos qu é o SSD subitamente deixa de sequer ser reconhecido pelo sistema? É a avaria mais comum em SSDs infelizmente.

Felizmente nos ultimos anos não tenho tido problemas disso.

Já no que toca ao desgaste, podem deixar de ser reconhecidos como neste famoso teste de stress:

https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/

Mas antes das drives baterem a bota, teve sectores realocados, erros e outros sintomas. O intel então entra em modo de leitura enquanto tiver energia e depois capuff...

Supostamente, todos os SSDs deveriam entrar no modo "Read Only" quando a Flash está nas ultimas.

Eu já disse aqui que seria muito interessante ter estatísticas da causa dos RMAs de SSDs, para se saber qual é a percentagem de SSDs em que a avaria se deve à NAND ter ido aos 100% de desgaste.
Eu não me admirava que fosse uma percentagem baixa e que grande parte das avarias se deva a outros factores (Controladora, RAM, etc).
 
Back
Topo