Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Que se deve então um dos problemas crônicos qu é o SSD subitamente deixa de sequer ser reconhecido pelo sistema? É a avaria mais comum em SSDs infelizmente.
As falhas súbitas são quase sempre erros no firmware do controlador, e não falhas do hardware. Por exemplo, há aquele caso recente em que as drives morrem ao fim de exatamente 32768 horas de uso. Tudo por causa de um erro de overflow.

não me admirava que fosse uma percentagem baixa e que grande parte das avarias se deva a outros factores (Controladora, RAM, etc).
Eu, pelo contrário, ficaria muito admirado que fosse assim. A NAND está garantidamente a morrer a cada escrita, enquanto que controladora e RAM usam tecnologias com muitíssima longevidade. O firmware é que tem de lidar eficazmente com a inevitável degradação da NAND. E isso é um problema complexo, que depende não só da tecnologia da NAND, como dos buffers e a forma como a drive é usada. Penso que é precisamente a maturidade do firmware aquilo que tem permitido aos fabricantes arriscarem mais em termos de tecnologia NAND utilizada sem sacrificar com isso a fiabilidade das drives.
 
Hoje em dia, nada é fabricado "para durar para sempre". Basta durar "quanto baste". E isso é algo que os SSDs já conseguiram há bastante tempo.


Não creio.

A NAND está sujeita a desgaste em utilização normal, enquanto que os microprocessadores usados devem operar numa banda voltagem/frequência onde o desgaste é insignificante.

Boas
Isso é mais uma força de expressão minha do que outra coisa qualquer.
Claro que nada dura para sempre nem os seres humanos.

Para ser honesto um SSD ter 600 TB de endurace ou ter apenas 120 TB ´´é igual. Depende daquilo para que ele é usado. Eu tenho um Cruclal cuja endurace deve andar á volta dos 120 TB já com 4 anos e tem 96% de vida dai que continua a estar impecável.

Eu também nem ando a abusar das escritas nele, anda mais tempo a ler ficheiros do que a escrever por isso ainda deve chegar a uma década antes de mudar para outra e quando mudar as novidades aqui já deverão ter SSDs mais evoluidos.
 
A Samsung está a mostrar na CES o 980 Pro Pci-Ex Gen4. 6.5 GB/s de leitura sequencial e 5 GB/s de escrita sequencial.
1F9V6FV.jpg


Não vejo detalhes se é MLC ou TLC, mas pelo nome e pelo tamanho máximo de 1 TB, suponho que seja MLC, o que no mercado consumidor começa a ser muito raro.
Parece que não estão ainda a mostrar um futuro "980 Evo".
 
Até era de admirar...

- há dias, fábrica de NAND da Samsung parou devido a uma falha de energia
Minute-long Power Outage at Samsung Plant Damages Millions Worth DRAM and NAND

- hoje, notícias de uma das máquinas da Kioxia/WD incendiou-se
Fire At Kioxia & Western Digital NAND Fab - Impact on Supply to be Minimal

e isto quando logo no início do ano se previa um aumento de preços.

【Market View】Owing to Seasonal Headwinds and Constricted Supply, 1Q20 NAND Flash Price Is Projected to Continue Rising, Says TrendForce
https://www.dramexchange.com/WeeklyResearch/Post/2/9498.html
 
Quando não há cheias inventa-se uma falha de energia. Alguém acredita que face a uma potencial perda de milhões que não investiam umas boas centenas de milhares em backups imediatos (baterias, flywheel, etc) até os geradores ligarem? Ou até numa segunda linha de abastecimento como este comentador tem numa refinaria:
I work in chemical industry (Crude oil refinery) where power is critical (over 30MW 24/7) and the entire complex is connected with 2 main power lines with different sources. When one fails the transfer mechanism is switching the power within a split second so the process is continuous.
 
Inacreditável que uma falha de 1 minuto faça isso... Qualquer negócio crítico tem geradores de emergência, baterias, flywheel ou como este comentário da refinaria!

Mas enfim, vão arrumar mais desculpas para subir o preço da NAND e RAM... é o chamado ciclo solar da memória...
 
Quem trabalha em indústria sabe que mesmo os backups por vezes falham. Nenhum processo, por mais blindado que seja, é à prova de tudo.
Não faço ideia do que se passou e/ou da legitimidade do que está a ser reportado, no entanto é preciso ter calma também.

Produção de semicondutores não é crítico. Se a empresa considerar que o custo de suportar problemas deste gênero pontualmente é menor do que construir soluções com backups mais robustos, é isso que vai fazer.
Não se trata do sector da saúde, por exemplo, onde uma única falha pode representar a morte de um ser humano e portanto práticamente qualquer ponto de falha é considerado potencialmente catastrófico.
 
"On the flipside, the resulting drop in output could help Samsung push out its swelling NAND flash and DRAM inventory, reports Yonhap, citing an analyst."

Não há cá desculpa para aumentarem preços, então... :002:
 
Boas
Eu reparei há pouco tempo, quando estive a ver modelos de SSDs de 120 GB a pensar numa solução externa para instalar o Windows 10 com a finalidade de o usar apenas para compras online por razões de segurança, que o mercado de SSDs teve uma evolução ao nível dos preços que ficaram mais baixos desde os tempos em que comprei o meu SSD de 1 TB.

- 120 GB: 15-19 Euros
- 240 GB - 35-39 Euros
- quase 2 TB: 170-210 Euros

É uma evolução interessante mas o que notei quando se fala nas velocidades é que em Sata 3/6 GB/s a leitura sequencial roda os 500 MB/s e a escrita os 340 MB/s enquanto no meu SSD de 1 TB com 4 anos a leitura ultrapassa os 520 MB/s e a escrita passa dos 500 MB/s.

Essa evolução ao nível de preços que ficaram mais baixos foi á custa da qualidade em certos aspectos nos SSDs? Não falo de todos os modelos claro está mas a maioria dos modelos vendidos tem essas velocidades.
 
Depende do que entendes por qualidade. A NAND passou de SLC, no inicio (1 bit por célula), para MLC (2 bits), para TLC(3 bits) e agora estão a aparecer QLC (4 bits por célula). Isso faz com que a performance da NAND seja um pouco pior e a resistência seja menor.
No entanto, há estratégias para diminuir esses problemas, via controladora, cache NAND SLC, cache RAM do SSD, cache RAM de sistema, etc. Posso colocar aqui um exemplo. Tenho um SSD TLC com cache SLC, dos mais fracos e baratos do mercado e os números da SMART são interessantes:
cvWHvxq.png


Apesar de ter escrito 2,79 TB para o SSD, só tem escrito na NAND TLC 1,55 TB. Foi escrito na cache SLC 3,81 TB, o que interpreto que há dados que vão para cache SLC que nunca chegam a ser escritos na NAND TLC. Apesar deste SSD já ter uns 2 anos em "light use", só está a 1,35% de "Media Wearout". :)

Pessoalmente, da minha experiência, a fiabilidade dos SSDs tem aumentado. No passado houve sérios problemas com certas marcas/modelos e há bastante tempo que deixei de ouvir falar dessas novelas, no mercado consumidor.


Já agora ficam aqui umas novidades.
A Phison mostrou SATAs 2.5 QLC com 16 TB e M.2 QLC com 8 TB:
Mq1UOM2.jpg


yMQHG1P.jpg


Benches:
GPPhNnO.jpg


LwmISZS.jpg


https://www.servethehome.com/phison-shows-qlc-ssds-up-to-16tb-in-capacity-at-ces-2020/

E um SSD também com controladora Phison que vai além da cache SLC num SSD QLC. A NAND SLC também é usado como storage. Os dados mais usados ficam na NAND SLC (Hot data) e os dados menos usados ficam na NAND QLC (Cold data):
kr65702.png


With the MiDrive, Enmotus takes a different approach. No pseudo-SLC cache is used there, instead "real" SLC NAND flash is used as the primary data storage for actively used data, according to the company in the announcement of the CES.

Basically, data that is not written over much will be stored at the QLC partition, and the SLC partition is used for data that writes often, bringing in better endurance. Since you need some soft of intelligence making a decision on what goes where the SSD might need an active software suite (we're not sure though).

We'll have to wait and see how things pan out, they know and understand caching alright. according to the MiDrive website, an M.2 SSD with 1 TB storage capacity and PCIe / NVMe support is planned under the model number P200HEQM.

https://www.guru3d.com/news-story/enmotus-midrive-an-ssd-using-slc-and-qlc-memory.html
 
Boas
Por acaso esses SSD que vi eram todos TLC.
Para os fins que pretendo que não consistem num uso regular do SSD a qualidade para o preço por GB chega perfeitamente.
Para outras utilizações é sempre melhor ter-se a tecnologia mais avançada até á data.

E de certeza que o meu Cruclal de 1 TB não deve ser TLC pela idade que tem, é um MX300 mas se estiver enganado corroeriam-me.

É sempre bom ver que o mercado dos SSD está a evoluir.
Eu já nem paciência tenho para discos mecânicos normais :D embora ainda use um de 2 TB para backup mas no futuro quem sabe se vou fazer backups num SSD? :D
 
Boas
Nem sabia disso. Na altura em que o comprei nem tinha grandes conhecimentos sobre os SSDs, ainda andava com discos mecânicos antes.

Sendo assim fico satisfeito por ter um MX300 então.
 
Boas
Não sei se isso é assim com todas as marcas e modelos de SSDs, certos modelos, descritos por aqui nas novidades de SSDs mas eu reparei uns tempos atrás que o SSD de 120 GB que comprei no smart do mesmo não mostra a / de endurance e nem o valor da escrita enquanto no meu Cruclal MX300 de 1 TB esses valores são sempre mostrados no smart.

Para além disso nem updates de firmware tem ou software para fazer isso e também não tem software do fabricante para ler o smart do SSD.

Para mim parece-me que à fabricantes e certos modelos de SSDs com algumas manhas.

No meu caso isso não importa porque os objectivos que pretendo com este SSD são outros que não passam pelo uso intenso dele e elevadas escritas.
 
Boas
Não sei se isso é assim com todas as marcas e modelos de SSDs, certos modelos, descritos por aqui nas novidades de SSDs mas eu reparei uns tempos atrás que o SSD de 120 GB que comprei no smart do mesmo não mostra a / de endurance e nem o valor da escrita enquanto no meu Cruclal MX300 de 1 TB esses valores são sempre mostrados no smart.

Para além disso nem updates de firmware tem ou software para fazer isso e também não tem software do fabricante para ler o smart do SSD.

Para mim parece-me que à fabricantes e certos modelos de SSDs com algumas manhas.

No meu caso isso não importa porque os objectivos que pretendo com este SSD são outros que não passam pelo uso intenso dele e elevadas escritas.

Estás a ler a SMART com o quê?

Cada fabricante/SSD tem ids/campos/nomes de SMART diferentes e há muitas ferramentas por aí que não identificam ou identificam mal os campos de SMART de discos e SSDs.
Não costumo usar em Windows (mas há pacote para Windows), mas de longe a ferramenta que costuma ser mais certeira comigo é o Smartmontools. Não me lembro de um SSD que me tenha passado pelas mãos que não tenha um campo de leitura/escrita/wearout, o nome do campo é que varia e umas vezes o valor é crescente e outras decrescente (na percentagem de wearout). Em ultimo caso, uma procura no google consegue-se encontrar uma explicação para os campos de cada SSD. Pelo menos com SSDs de marcas conhecidas.
Ainda há uns dias tive que procurar explicação para campos num Kingston mS200.

Outra coisa boa do Smartmontools é que contém o smartd (Não sei se funciona em Windows) que monitoriza os discos e até pode enviar um email em caso de encontrar problemas. :)
 
Back
Topo