Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Claro, não é algo "emergencial", mas há que ter equilíbrio. andar a instalar/desinstalar igual maluco não ajuda.

Como nunca jogo mais que alguns jogos ao mesmo tempo, a maioria está desinstalado.

Daí que referi, uma PS5 ou Xbox digital only, uma bela internet de FO e 1TB deixa de ser problemático no curto prazo. Problema vai ser quando os jogos começarem a ir aos 200-300GB e ai só podes ter uns 3 jogos de cada vez.

Ainda assim a PS5 tem 825 GB de SSD e ainda tem que tirar o espaço que o SO vai ocupar. Deve dar para 6 ou 7 "Destinys 2"


Quando os jogos começarem a ir a 200 -300 eles começam a vender externos a preços altos, como a xbox vai ter, caso seja viável. O melhor é ganhar-se o hábito de desinstalar. Várias pessoas que, durante esta geração, se queixava de falta de espaço era, por vezes, quem mais aborrecido estava, ou seja, tinham tanto e não se conseguiam focar em nada, aborrecendo-se facilmente e então andavam a saltar de jogo em jogo constantemente. É o problema da bonança por vezes.

Quem quer ter uma biblioteca de jogos instalada, e tem acesso a internet, só se queixa por queixar. Se não gostam da limitação comprem jogos em formato físico. A rapaziada de hoje em dia está mal habituada e queixa-de por tudo e por nada.

Fazem-me sentir um velho rabugento. :P

xzNH9Xz.jpg
 
Quando os jogos começarem a ir a 200 -300 eles começam a vender externos a preços altos, como a xbox vai ter, caso seja viável. O melhor é ganhar-se o hábito de desinstalar. Várias pessoas que, durante esta geração, se queixava de falta de espaço era, por vezes, quem mais aborrecido estava, ou seja, tinham tanto e não se conseguiam focar em nada, aborrecendo-se facilmente e então andavam a saltar de jogo em jogo constantemente. É o problema da bonança por vezes.

Quem quer ter uma biblioteca de jogos instalada, e tem acesso a internet, só se queixa por queixar. Se não gostam da limitação comprem jogos em formato físico. A rapaziada de hoje em dia está mal habituada e queixa-de por tudo e por nada.

Fazem-me sentir um velho rabugento. :P

xzNH9Xz.jpg

:-D:-D:-D:-D:-D é verdade, pessoal quer tudo... solução seria mas com custos elevados aos jogadores, seriam suporte físico, para possíveis actualizações... mas em vez de ser as empresas a venderem os jogos em suporte físico, fariam como já se faz hoje em dia, mas na consolas ter um suporte de expansão opcionais, onde o cliente comprava e ligaria à consola e instalava os jogos nessas unidades tão rápidas como as internas... assim seria só inserir as tais unidades, visto que o cliente tivesse quantos quisesse :D

mas sempre oferecia um melhor suporte mas claro a custo de aumentar ao consumidor... e se for proprietário faria as consolas ainda ganharem mais uns trocos... nada impedia de imitações ou adaptações...

só não sei a que ponde seria compensador...:004:
 
Ahhh, bons velhos tempos em que um gajo comprava uma consola, espetava lá para dentro um cartucho, cd, dvd, whatever, jogava e pronto. Não havia cá necessidades de updates e o raio nos jogos de uma consola! haha :D

Quanto aos custos.. Epa, nos anos 90 um jogo de mega drive custava em média uns 12 contos.. 60€. Isso ao valor de hoje equivale a mais de 100€..

Mas adiante! :D

Isto tudo pode vir a fazer, como se pretende, que os discos evoluam e baixem de preço.
 
Também é daqueles que para tirar todo o proveito, tem que se usar um processador AMD. :D

Outro ponto. 20W em operação. Lembram-se do tempo que uma das vantagens dos SSDs em relação a discos rígidos, era o consumo e temperaturas?
Num servidor 2U com 24 slots 2.5'', que é algo bastante comum, são 480W.....
 
Uma review do Sabrent de 8 TB QLC:
54AEbAt.jpg


zLBdYCT.png


bYqrlGV.png


A nível de performance é apenas "ok", apesar de isso ser esperado numa drive QLC.

Pelo que percebo, +/- 1/4 da drive é usado como "Cache SLC".
Sabrent rates the Rocket Q at up to 3.2/3.0 GBps of sequential read/write throughput, but write performance is dependent on its dynamic write cache. About one-quarter of available capacity is set aside as cache space, but beyond that, write performance will degrade to much slower levels. We'll measure that impact on the next page. When taxed with random workloads, the Rocket Q is rated to deliver up to 550,000 / 680,000 read/write IOPS.

https://www.tomshardware.com/reviews/sabrent-rocket-q-nvme-ssd

Aproveitem. Só está a custar 1500€. :D
 
A Samsung anunciou o 870 QVO. Só até 4 TB por agora. MSRPs de 130$ para 1TB, 250$ para 2TB e 500$ para 4TB.

https://www.samsung.com/us/computin.../870-qvo-sata-iii-2-5--ssd-4tb-mz-77q4t0b-am/

Review:
7dHr5mX.png


Por curiosidade, imagem do interior da versão de 1 TB:
gPdLmEg.jpg


O grande problema é que quando a cache SLC fica cheia, a performance cai a pique, ao ponto de perder para discos rígidos em alguns workloads:
T81Mywb.png


UMsLD8f.png


Claro que em muitas outras situações é muito melhor:
FFc8LdF.png


https://www.tomshardware.com/reviews/samsung-870-qvo-sata-ssd

Continua a ser melhor que qualquer disco rígido, mas em algumas situações, quando não há cache, é um bocado horrivel. Os preços têm que descer bem mais para os QLC.
 
Digam o q disserem, a tal frase "ah e tal, qd se compra um SSD vai-se é pro mais barato!!" o Tanas!!!
Comprei um Patriot P200, até é uma marca +-, de 512GB 2.5", e aquilo é uma autentica bosta... basta estar a extrair ou copiar um ficheiro grande, que o começo a ficar com o PC todo lagado e o SSD aquece q é uma coisa doida e depois faz throttle na velocidade do ssd... nunca mais...pra proxima tenho mesmo de comprar algo de jeito...
O mais parvo é q não estou a fazer nada de especial, ainda se fosse a trabalhar sobre base de dados enormes ou estar a fazer edição em video ou algo do genero, epah um simples extrair ou copiar/mover de ficheiros...
 
Tenho reparado muito no que o Onesolo disse... então em laptops que já vem com discos SSD de origem com velocidades aparentemente aceitáveis, mas que só as conseguem manter durante "10 segundos"... E basta o disco passar um pouco de meia capacidade e então é o descalabro total...
 
É verdade. De vez em quando arranjo portáteis de pessoal amigo e quase sempre meto SSDs. Um dos últimos que comprei foi um as green que não fazia mais de 240MB/s e fiquei espantado. Depois disso, vejo sempre reviews antes de comprar o que estiver mais barato, às vezes por meia dúzia de euros é a diferença entre cocó e aceitável.
 
A esses preços e com 3 anos de garantia, estão bons para ficarem nas prateleiras.
Mas infelizmente vão enganar muita gente menos informada, como os 860 já fizeram, apoiados na fama dos Evo e na falcatrua de marketing do "4bit MLC". A culpa também é das lojas, que deviam ter vergonha de pôr "MLC" no nome/descrição destas drives.
 
Essas drives para substituir os HDD como storage não seriam suficientes? A minha ideia era substituir um HDD que tenho com fotos, filmes, downloads, etc e acho que algo desse género servia perfeitamente. Mantinha os 1Tb e deixava de ter barulho e era mais rápido.
 
É verdade. De vez em quando arranjo portáteis de pessoal amigo e quase sempre meto SSDs. Um dos últimos que comprei foi um as green que não fazia mais de 240MB/s e fiquei espantado. Depois disso, vejo sempre reviews antes de comprar o que estiver mais barato, às vezes por meia dúzia de euros é a diferença entre cocó e aceitável.

Western Digital Green?

Se sim, tens a certeza que o problema é do SSD? Eu tenho na versão M.2 SATA, de 240 GB, com metade do disco ocupado, num Atom e ainda correr 3 VMs Hyper-V em cima e não tenho tido problemas, nem noto paragens ou bloqueios a nível de IO.

X5X1Zuh.png


Em escrita sequencial é fraquinho, mas para o meu caso, desde que o resto não falhe, é indiferente.

- porquê usarem uma caixa tão grande para um pcb tão pequeno?

O formato 2.5'' é originário do tempo dos discos mecânicos e ainda é muito usado nos computadores. Com QLC, consegue-se colocar 1 TB de NAND num chip. Os outros 2 chips são a controladora e RAM. Não é preciso um PCB maior. :)

- valor á parte, não poderiam usar o espaço em branco para aumentar a capacidade?

Sim e aumentam. No mercado consumidor há versões até 8 TB. Não existem maiores, devido ao preço, provavelmente, mas no mercado empresarial há SSDs 2.5'' de 32 TB.

A esses preços e com 3 anos de garantia, estão bons para ficarem nas prateleiras.

Os preços têm que cair, de facto, para a performance que tem, tirando a latência, que é boa. Reparei também que a endurance não é má, para um QLC. 360 TBW na versão 1TB.
Isto é, ele tem pontos positivos, mas sim, os preços têm que descer.

Mas infelizmente vão enganar muita gente menos informada, como os 860 já fizeram, apoiados na fama dos Evo e na falcatrua de marketing do "4bit MLC". A culpa também é das lojas, que deviam ter vergonha de pôr "MLC" no nome/descrição destas drives.

yep, isso é muito mau por parte das lojas. O problema também é que qualquer SSD com 2, 3, 4 ou mais bits por célula, é tecnicamente um SSD Multi-Level Cell. Deviam ter chamado DLC aos de 2 bits.

EDIT:

Essas drives para substituir os HDD como storage não seriam suficientes? A minha ideia era substituir um HDD que tenho com fotos, filmes, downloads, etc e acho que algo desse género servia perfeitamente. Mantinha os 1Tb e deixava de ter barulho e era mais rápido.

Se vais fazer cópias de ficheiros grandes, especialmente em leituras e escritas sequenciais, este SSD não é o mais aconcelhado.
Quando ele não pode utilizar cache, é a morte do artista.
Vê os dois primeiros gráficos, com uma cópia de ficheiros de 100 GB. Tem piores resultados que um disco rígido.
O gráfico seguinte, num restore de um backup de 220 GB do Macrium Reflect, é a desgraça. É mais de 2 vezes mais lento que um disco rigido.

Não quer dizer que não tenho vantagens, como leitura e escrita de ficheiros mais pequenos, latência.
 
Última edição:
Sim, mas só a Samsung (teoricamente quem menos precisava, até) é que tem usado esse truque manhoso. E as lojas vão à boleia.
Porque é mais do que sabido que MLC é geralmente associado a 2-bits e que na cabeça das pessoas MLC>TLC>QLC. É desonesto.
Já têm aparecido por aqui muita gente a pensar que os EVO são, de facto, MLC (como o entendemos). Mas esses têm a performance e a garantia, pelo menos. Estes nem isso, pelo que é ainda mais grave, na minha opinião. Enganoso, mesmo. Não duvido que muita gente vá por um destes QVO "MLC" em detrimento de um TLC e na realidade está a levar nand de pior qualidade.

Essas drives para substituir os HDD como storage não seriam suficientes? A minha ideia era substituir um HDD que tenho com fotos, filmes, downloads, etc e acho que algo desse género servia perfeitamente. Mantinha os 1Tb e deixava de ter barulho e era mais rápido.

Tens melhores e até mais baratas, para esse propósito.
 
Última edição:
@Nemesis11

Apenas fiquei admirado por a escrita ser tão baixa, mas não falhava, apenas esperava que fosse idêntica à leitura... :)

TLC, sem DRAM cache e acho que não tem qualquer tipo de SLC cache, por isso, não é de admirar.

No entanto, aposto que a maior parte dos utilizadores não notará grandes diferenças para um SSD NVMe, no uso do dia a dia e se tiver tido um disco rígido, vai notar uma enorme diferença.

Eu tenho múltiplos SSDs, deste este fraquinho WD Green até um Corsair MP500 e não noto grandes diferenças.
A minha única queixa é as temperaturas dos NVMe que me têm passado pelas mãos.
 
Back
Topo