Nemesis11
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O uso de compressão é comum. Depois pode ser na Controladora, no Host, num Co-Processador, a nível do sistema de ficheiros, compressão feita pelos próprios programas, ficheiros que já são comprimidos (Os ficheiros docx, xslx, etc, do MS Office são Zips), entre outras.Os módulos flash ao contrário dos SSD têm um microprocessador e fazem a compressão e respectiva gestão dentro de cada módulo.
O sistema nem sabe que houve compressão.
Sinceramente não sei se as outras marcas têm algo parecido
Até no mercado consumidor isso acontece, sem o consumidor se aperceber. Uma situação bem conhecida eram as antigas controladoras da Sandforce, que internamente usavam compressão, sem que houvesse qualquer diferença externa no uso do SSD. A compressão interna tinha como objectivo que fossem feitas menos escritas na NAND, aumentando assim a sua durabilidade.
Não só faziam isso, como através da SMART expunham os valores internos da compressão. Eu ainda tenho 2 mSATA com controladoras Sandforce e acedendo à SAMRT ele dá esses valores.
Código:
233 Host_Writes -O--CK 000 000 000 - 22872
234 NAND_Writes -O--CK 000 000 000 - 3407
Hoje em dia há muito menos informação e visibilidade das controladoras, por isso não sei bem como é que isto evoluiu com o tempo a nível de compressão nas controladoras dos SSDs, mas seja num nível seja noutro, há quase sempre compressão.
Faz sentido. Então deduplicação em real time, com muitos dados repetidos, o consumo de recursos é enorme. É tão elevado, que grande parte das vezes é mais prático e/ou barato aumentar a Storage do que usar deduplicação. Seja como for é algo muito interessante de ver na prática e que deverá tornar-se mais prático no futuro.São sistemas que o foco é a capacidade de I/O, mínimo de latências possíveis e máximo de resiliência, por isso nunca usamos compressão/de duplicação na storage.
Foi o maior salto no mundo da informática, pelo menos na história mais recente. É daquelas coisas que depois de se usar uma vez, não se volta atrás.Em menos de 10 anos passei de storages com discos a 15k e um raid de SSD's (em 2014/15) para storages all flash mesmo nas gamas baixas. É uma evolução brutal.
Não relacionado com isto e do lado oposto ao mercado empresarial. Fiz uma pequena análise de um pequeno computador para o Portal e por mero acaso, quando estava a acabar os testes, tinha saído um update para o 3DMark, em que foi adicionado um Benchmark de Storage a nível de Gaming.
Aquele pequeno computador não tem qualquer ligação ao mercado Gaming, mas como há muito interesse pelo mercado de jogos, lembrei-me de correr este teste no SSD 2.5'' entrada de gama que ele tem, limitado pelo interface SATA, com a controladora value SMI SM2259XT, que só suporta 4 canais de acesso à NAND e não tem DRAM como Cache, contra o melhor disco rigido SATA 2.5'' que tinha à mão, um Western Digital Black 2.5'' de 7200 RPM 320 GB.
O que esse teste faz está descrito nesta tabela:
Resultados a nível de Pontuação, Bandwidth e Tempos de acesso do SSD SATA entrada de gama, em cenários de jogos:
Resultados a nível de Pontuação, Bandwidth e Tempos de acesso de um excelente disco rígido SATA, em cenários de jogos:
Eu não jogo, mas como já se tinha visto pelas novas consolas, os discos rígidos também vão ser bons para ganharem ferrugem, neste mercado.