Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Aproveito para tirar uma dúvida.

Para usar Directstorage será necessário NVME PCI 4.0 ou melhor. Até aí eu acompanho, mas como funciona? É preciso que o jogo esteja instalado no mesmo disco do SO? Podem estar em separado? Podem estar em separado e o disco do SO não ser PCI 4.0?

Obrigado,
 
Para usar Directstorage será necessário NVME PCI 4.0 ou melhor.
Nao, PCIe3.0 é mais do que necessário e PCIe4.0 apenas vai dar uma vantagem muito muito ligeira. Apenas drives SATA têm um grande declínio de performance mas na prática vais ver que o impacto não será grande (ver imagem no fim do post). Dito isto é preciso ter em atenção que há maus ssds tanto PCIe3.0 como PCIe4.0 que são QLC, sem dram cache ou parte do espaço do SSD usado como SLC. Isto implica que a performance será bastante inferior e mais próximo de uma drive SATA.

Exemplo de um benchmark:

Screenshot-2023-01-14-134906.png.webp


Utilizando o benchmark que se encontra aqui: https://drive.google.com/file/d/194zc0kSJxlZpCeT9Jwr2eD9bi4TizcTG/view

preciso que o jogo esteja instalado no mesmo disco do SO?

Não, o jogo carrega os dados dele próprio de onde ele estiver instalado. Em nada tem a ver com onde se encontra o SO. O jogo deverá estar instalado numa drive NVME decente e não precisa de ser PCIe4.0 pois as diferenças na prática serão insignificantes e quase margem de erro e vou mesmo ao extremo de dizer que um ssd SATA deverá ser suficiente. (o benchmark que postei acima é um caso extremo simplesmente para provar a eficácia da API e dificilmente algum jogo alguma vez irá chegar aquele ponto de rendimento).

Podem estar em separado?

Sim.

Podem estar em separado e o disco do SO não ser PCI 4.0?

Sim, pode estar tudo separado.

---------------------------------------------

Dito isto eu queria só deixar aqui um esclarecimento. Na realidade o Direct Storage vai ter um impacto médio nos loading times dos jogos. Infelizmente dado as arquitecturas das consolas na geração passada os loadings são na sua grande maioria single threaded e no máximo usam duas em casos raros (normalmente apenas dedicada à descompressão dos dados que eram lidos pela outra thread). Isto porque as consolas anteriores tinham discos rígidos e não SSDs e nos discos rígidos nunca se devem fazer leituras de dados não sequenciais devido ao problema do seek time da agulha de leitura no disco. Para além disso isto levava que muitos assets dos jogos fossem copiados em várias zonas do armazenamento para que a leitura de uma determinada área do jogo fosse optimizada com leituras sequenciais (que resultava em tamanhos dos jogos em storage muito maiores do que o necessário).

O que também vai ter impacto será a passagem para loadings multi-thread que realmente tiram proveito das leituras não sequenciais bem mais competentes dos SSDs e a existência de cores de CPU mais musculados para lidar com a descompressão.

O direct storage simplesmente vem diminuir de forma substancial o overhead da API utilizada para leitura e descompressão de dados e em última instância retirar por completo o CPU da equação e passar para o GPU a responsabilidade de descompressão:

VnKcKXQ45G67Scnws8kGuC-1200-80.png-728x406.webp


mudar para:

BnyXcM5g4Tok5sydJjZrmC-1200-80.png-728x403.webp


Isto claramente vai diminuir a latência de streaming de assets do jogo para o GPU.

Agora finalmente um exemplo real de impacto no Forespoken:

j2z4H4S.jpg


7dWrqHv.png


Vamos ser realistas e reconhecer que a diferença entre um SSD nvme e um SSD Sata apesar de percentualmente grande na prática significa esperar cerca de 2s extra que não são nada.
 
Um dos utilizadores diz que não consegue executar o teste curto ou o longo da SMART. Inclino-me a pensar que é bug a nível de Firmware que envolve a SMART.
Os próprios valores da SMART não fazem sentido, mesmo em SSDs muito maus. Está lá um print da SMART em que o SSD tem 36% desgaste com 2 TB escritos (E o programa está a converter bem os valores em hexadecimal). Se aqueles 2 valores estiverem correctos, aquele SSD não deve chegar aos 10 TB escritos.
Para a Samsung, é bom que seja um bug a nível de firmware/software, porque se não for, vai dar bronca.
 
A Bloomberg tem uma noticia que a Western Digital e a Kioxia têm estado em conversações para juntarem as 2 empresas numa só e que será anunciada essa junção nos próximos meses. Quem ficaria à frente da empresa seria o actual management da WD.

No entanto acho que os detalhes da noticia são um bocado "estranhos", porque a junção não seria com a totalidade da Western Digital. Só a parte de Flash da WD é que se juntaria à Kioxia. Isto é, pelo que percebo, a Western Digital, voltaria a ser só uma empresa de Discos Rígidos.
Custa-me a perceber que futuro é que vêm nessa parte da empresa, para só depender do mercado de discos rígidos. A única explicação que encontro, como como o plano prevê que é o actual management da WD a ficar à frente da empresa que sai do merge, é a WD querer-se ver livre da parte dos discos rígidos e, como não encontrou nenhum comprador até agora, foi a forma que arranjou para se ver livre dessa parte.

De lembrar que a Kioxia foi um spinoff da secção de Flash da Toshiba, depois do escândalo financeiro que abalou a Toshiba (Parece que a Toshiba também será comprada e tornada privada).

Western Digital Talks With Kioxia Are Said to Be Advancing​

  • Companies are discussing a dual-stock listing in Japan
  • Western Digital management in talks to run combined company
Western Digital Corp. and Kioxia Holdings Corp. are progressing in their merger talks and have figured out a rough structure that would eventually involve a dual-listing in Japan, according to people familiar with the matter.
Under the terms being discussed, Western Digital would spin off its flash business and merge it with Kioxia, creating a publicly traded company in the US, the people said, asking not to be named because the matter is private. The company would also plan a second stock listing in Japan, they added.
Western Digital management is expected to run the combined company, the people said.
While the companies are working toward an announcement in the next few months, the details aren’t finalized and could still change.
Combined, the two will become the world’s second-largest maker of flash memory chips that provide storage in everything from smartphones to super computers.
https://www.bloomberg.com/news/arti...al-wdc-merger-talks-with-kioxia-are-advancing
https://archive.is/I85mG (Sem paywall)
 
Última edição:
A kioxia tem bons produtos a preços competitivos no mercado. Já a WD parece querer cobrar preços mais altos só pela marca. Se ficarem na WD acho que vai ser mau, se comprarem a parte SSD da WD talvez não seja tão mau, mas não estou a ver.
 
Um dos utilizadores diz que não consegue executar o teste curto ou o longo da SMART. Inclino-me a pensar que é bug a nível de Firmware que envolve a SMART.
Os próprios valores da SMART não fazem sentido, mesmo em SSDs muito maus. Está lá um print da SMART em que o SSD tem 36% desgaste com 2 TB escritos (E o programa está a converter bem os valores em hexadecimal). Se aqueles 2 valores estiverem correctos, aquele SSD não deve chegar aos 10 TB escritos.
Para a Samsung, é bom que seja um bug a nível de firmware/software, porque se não for, vai dar bronca.


Eu tenho um Samsung M2 980 1TB que tanto a loja como a samsung rejeita garantia! porque o M2 funciona bem em tudo! menos com o lightroom! SIM! Quando trabalho com este programa passado uns minutos nunca é certo o timming, ocorre erros e passado segundos o M2 desliga-se e bloqueia o PC! e só com este software! já instalei outra versões e continua a dar mesmo erro!

Meto um da WD M2 750 de 500GB e não ocorre nenhum erro!

Da samsung já fiz update de firmware e sempre erro com o programa.

Copiar/Cortar vários GBs, usar outros programas photoshop ou mesmo editar videos, perfeito sem erro!

Ligo o lightroom, seja que versão for, o samsung 980 não gosta e vai embora :D

Captura-de-Ecr-49.png


Questão é que quem culpo? Samsung? ou à Adobe??

Testei noutra maquina, e igual! diferente hardware, lightroom seja que versão for e este M2 da Samsung M2 980 1TB simplesmente o M2 recusa a funcionar passado minutos....

EDIT: mesmo que a biblioteca e ficheiros não estejam nele quando estou a trabalhar com o lightroom! ADOBE APENAS REPONDE PARA EU SUBSTITUIR O SSD
 
Num fórum internacional contam filmes de terror com o 980 pro a morrer do nada e alguns também já com problemas com o 990 pro. No discord do hardware unboxed também há alguns que se queixaram de morte prematura de 980 pro por isso diria que estes para mim já foram para a lista negra.
 
Eu tenho um Samsung M2 980 1TB que tanto a loja como a samsung rejeita garantia! porque o M2 funciona bem em tudo! menos com o lightroom! SIM! Quando trabalho com este programa passado uns minutos nunca é certo o timming, ocorre erros e passado segundos o M2 desliga-se e bloqueia o PC! e só com este software! já instalei outra versões e continua a dar mesmo erro!
Duas sugestões, que se calhar já fizeste, mas aqui ficam:
- A Samsung é das poucas marcas que tem um driver próprio NVMe, em Windows. Se ainda não fizeste, testa com e sem esse driver instalado.
- Se estiveres à vontade, faz boot de um livecd de linux que tenha o smartmontools (ou que dê para instalar) e faz o teste curto e longo da SMART desse SSD (smartctl -t ....). O teste curto normalmente demora uns 2 minutos. O longo, uma ou duas horas.
Vê todos os detalhes do SSD (smartctl -x ...), não só os valores da SMART, como outros campos como "SATA Phy Event Counters" (No 980 será NVMe), "Pending Defects log", "Device Statistics", etc.
Exemplo:
RQOwUQ7.png


Há uns tempos, num 850 Pro que só dava problemas, os valores da SMART estavam ok, mas tinha um valor enorme no contador de erros CRC da Phy SATA.



PspSBak.png

No PC que uso mais, tenho um Samsung PM981 (Versão OEM do 980) de 1 TB, com um pouco mais de 3 anos. Quase 10 mil horas ligado, um pouco mais de 29 TB escritos, 5 % de desgaste e até hoje, não deu grandes problemas. Espero que continue sem dar.

Boa sorte com esse SSD. Eu compreendo a frustração de se ter algo que temos uma determinada expectativa, desconfiamos que o componente tem problemas, mas o fabricante não ajuda em nada.
Esse problema aumenta em discos rígidos e SSDs, porque os dados da SMART variam de fabricante para fabricante e de modelo, para modelo e não é simples retirar e compreender toda a informação da SMART. Isto sem falar de variáveis como drivers, firmware, sistema operativo, etc. :S
 
Última edição:
Num fórum internacional contam filmes de terror com o 980 pro a morrer do nada e alguns também já com problemas com o 990 pro. No discord do hardware unboxed também há alguns que se queixaram de morte prematura de 980 pro por isso diria que estes para mim já foram para a lista negra.
É grave comprar um SDD topo de gama e ter problemas de durabilidade e afins...

É demasiado foco em performance e números de benchmarks e IOPS e a resiliência? Storage quer-se que dure acima de tudo.
 
Última edição:
Duas sugestões, que se calhar já fizeste, mas aqui ficam:
- A Samsung é das poucas marcas que tem um driver próprio NVMe, em Windows. Se ainda não fizeste, testa com e sem esse driver instalado.
- Se estiveres à vontade, faz boot de um livecd de linux que tenha o smartmontools (ou que dê para instalar) e faz o teste curto e longo da SMART desse SSD (smartctl -t ....). O teste curto normalmente demora uns 2 minutos. O longo, uma ou duas horas.
Vê todos os detalhes do SSD (smartctl -x ...), não só os valores da SMART, como outros campos como "SATA Phy Event Counters" (No 980 será NVMe), "Pending Defects log", "Device Statistics", etc.
Exemplo:
RQOwUQ7.png


Há uns tempos, num 850 Pro que só dava problemas, os valores da SMART estavam ok, mas tinha um valor enorme no contador de erros CRC da Phy SATA.



PspSBak.png

No PC que uso mais, tenho um Samsung PM981 (Versão OEM do 980) de 1 TB, com um pouco mais de 3 anos. Quase 10 mil horas ligado, um pouco mais de 29 TB escritos, 5 % de desgaste e até hoje, não deu grandes problemas. Espero que continue sem dar.

Boa sorte com esse SSD. Eu compreendo a frustração de se ter algo que temos uma determinada expectativa, desconfiamos que o componente tem problemas, mas o fabricante não ajuda em nada.
Esse problema aumenta em discos rígidos e SSDs, porque os dados da SMART variam de fabricante para fabricante e de modelo, para modelo e não é simples retirar e compreender toda a informação da SMART. Isto sem falar de variáveis como drivers, firmware, sistema operativo, etc. :S

já tinha corrido isso no windows com o smartctl e depois fiz por botusb com linux e igual :( nada de erros..... apenas Unsafe Shutdowns: 38

o estranho é mesmo só dar erro com o lightroom NADA MAIS :( para dizer erro mais estranho até hoje, Samsung reporta apenas que deve ser erro da Adobe, adobe me respondeu que é problema da samsung :berlusca:
às tantas problema sou eu em os aturar!



=== START OF INFORMATION SECTION ===
Model Number: Samsung SSD 980 1TB
Serial Number: S649NL0T999285F
Firmware Version: 3B4QFXO7
PCI Vendor/Subsystem ID: 0x144d
IEEE OUI Identifier: 0x002538
Total NVM Capacity: 1 000 204 886 016 [1,00 TB]
Unallocated NVM Capacity: 0
Controller ID: 5
NVMe Version: 1.4
Number of Namespaces: 1
Namespace 1 Size/Capacity: 1 000 204 886 016 [1,00 TB]
Namespace 1 Utilization: 265 844 346 880 [265 GB]
Namespace 1 Formatted LBA Size: 512
Namespace 1 IEEE EUI-64: 002538 d921a42534
Local Time is: Thu Jan 26 22:14:10 2023 HGMT
Firmware Updates (0x16): 3 Slots, no Reset required
Optional Admin Commands (0x0017): Security Format Frmw_DL Self_Test
Optional NVM Commands (0x0055): Comp DS_Mngmt Sav/Sel_Feat Timestmp
Log Page Attributes (0x0f): S/H_per_NS Cmd_Eff_Lg Ext_Get_Lg Telmtry_Lg
Maximum Data Transfer Size: 512 Pages
Warning Comp. Temp. Threshold: 82 Celsius
Critical Comp. Temp. Threshold: 85 Celsius
Namespace 1 Features (0x10): NP_Fields

Supported Power States
St Op Max Active Idle RL RT WL WT Ent_Lat Ex_Lat
0 + 5.24W - - 0 0 0 0 0 0
1 + 4.49W - - 1 1 1 1 0 0
2 + 2.19W - - 2 2 2 2 0 500
3 - 0.0500W - - 3 3 3 3 210 1200
4 - 0.0050W - - 4 4 4 4 1000 9000

Supported LBA Sizes (NSID 0x1)
Id Fmt Data Metadt Rel_Perf
0 + 512 0 0

=== START OF SMART DATA SECTION ===
SMART overall-health self-assessment test result: PASSED

SMART/Health Information (NVMe Log 0x02)
Critical Warning: 0x00
Temperature: 26 Celsius
Available Spare: 100%
Available Spare Threshold: 10%
Percentage Used: 0%
Data Units Read: 2 814 280 [1,44 TB]
Data Units Written: 2 898 156 [1,48 TB]
Host Read Commands: 24 370 224
Host Write Commands: 19 613 089
Controller Busy Time: 24
Power Cycles: 90
Power On Hours: 30
Unsafe Shutdowns: 38
Media and Data Integrity Errors: 0
Error Information Log Entries: 0
Warning Comp. Temperature Time: 0
Critical Comp. Temperature Time: 0
Temperature Sensor 1: 26 Celsius
Temperature Sensor 2: 33 Celsius

Error Information (NVMe Log 0x01, 16 of 64 entries)
No Errors Logged
 
Última edição:
PS. confiava na samsung mas depois desta e do que tenho encontrado :( tenho 3x Samsung 970 PRO 1TB no pc principal sem problemas algum! e nem tinha informação que samsung andava com problemas :( encontrei já tanta queixa!

Eu atualmente uso WD e Samsung quer ssds quer NVMe, mas este problema me deixou perdido.... Já testei ele em varias maquinas inclusive, e lightroom este raio NVMe da samsung em especifico não funciona bem :( e NOVO

tipo meter ele num pc para outros fins, mas fica a pergunta??? SERÁ CONFIÁVEL? bem vai para coisas menos importantes mas ainda assim não gosto estar a sentir que comprei algo que confiava e parece não ser :( e a fabricante não dá suporte! Nem o quero vender com confidencia pesada se vai dar avaria :(
 
Back
Topo