Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Duas sugestões, que se calhar já fizeste, mas aqui ficam:
- A Samsung é das poucas marcas que tem um driver próprio NVMe, em Windows. Se ainda não fizeste, testa com e sem esse driver instalado.
- Se estiveres à vontade, faz boot de um livecd de linux que tenha o smartmontools (ou que dê para instalar) e faz o teste curto e longo da SMART desse SSD (smartctl -t ....). O teste curto normalmente demora uns 2 minutos. O longo, uma ou duas horas.
Vê todos os detalhes do SSD (smartctl -x ...), não só os valores da SMART, como outros campos como "SATA Phy Event Counters" (No 980 será NVMe), "Pending Defects log", "Device Statistics", etc.
Exemplo:
RQOwUQ7.png


Há uns tempos, num 850 Pro que só dava problemas, os valores da SMART estavam ok, mas tinha um valor enorme no contador de erros CRC da Phy SATA.



PspSBak.png

No PC que uso mais, tenho um Samsung PM981 (Versão OEM do 980) de 1 TB, com um pouco mais de 3 anos. Quase 10 mil horas ligado, um pouco mais de 29 TB escritos, 5 % de desgaste e até hoje, não deu grandes problemas. Espero que continue sem dar.

Boa sorte com esse SSD. Eu compreendo a frustração de se ter algo que temos uma determinada expectativa, desconfiamos que o componente tem problemas, mas o fabricante não ajuda em nada.
Esse problema aumenta em discos rígidos e SSDs, porque os dados da SMART variam de fabricante para fabricante e de modelo, para modelo e não é simples retirar e compreender toda a informação da SMART. Isto sem falar de variáveis como drivers, firmware, sistema operativo, etc. :S


Boas depois de tanta coisa tinha já desistido, e posto ele no pc media center para cenas menos importantes :)
mas num forum internacional, veio uma ideia que no inicio achei que não ia funcionar.... mas FUNCIONOU....

O tipo me disse/perguntou se o m2 estava na porta principal a primeira com ligação de acesso direito ao cpu.
Eu estava e testei sempre ou nas outras segundarias ou por via adaptador pcie... e sempre dava erro.

ele me disse para instalar no principal e instalar o sistema etc nele e ver que dava...
hora não ia perder tempo, mas pensei seria rápido fazer o clone do m2 para este da samsung mais rápido e supostamente ia copiar bem, já que copiar dados etc dava só não dava era com o lightroom! bem fiz o clone sem problema... rápido ora são rápidos, e depois troquei e meti o samsung na entrada principal....

Depois importei um trabalho e editei mais de 1000 fotos em raw, nenhum erro nem bloqueios nem falhas! Estranho é que única falha era com o lightroom! ou seja este samsung para dar sem problemas com o lightroom! tem de ser ssd principal

E atenção que as fotos ficavam sempre noutro m2 e a biblioteca estava sempre no m2 principal! com outros m2 0 problemas... o samsung sem ser no m2 principal dava problemas e assim ficou sem problemas!

enfim, importa o resultado mas não entendo o problema
 
Será que era por estar como "scratch disk"?

Não é, espaço não falta! e depois esse erro não bloqueava o PC dando erros e desligando o m2 do nada, esse erro apenas poderia, ou nao inicializar o programa ou o bloquear e sair do programa, mas nunca fazer que fez. Literalmente dava erros de disk no relatório de eventos do windows até mesmo deixar de funcionar o m2 e deixar de ser detetável depois, só desligando mesmo e ligando o m2 depois.

vê o que apresentava. agora está a funcionar bem como ssd principal no barramento principal
 
ele me disse para instalar no principal e instalar o sistema etc nele e ver que dava...
hora não ia perder tempo, mas pensei seria rápido fazer o clone do m2 para este da samsung mais rápido e supostamente ia copiar bem, já que copiar dados etc dava só não dava era com o lightroom! bem fiz o clone sem problema... rápido ora são rápidos, e depois troquei e meti o samsung na entrada principal....
Optimo. Ainda bem que resolveu.
Já agora, em Pci-Ex, por essas questões e por questões de latência/bandwidth, enquanto se tem lanes disponíveis, é preferível ligar os dispositivos a lanes directas ao CPU, do que ao chipset. Não só a ligação está a passar por um caminho "mais longo", como, na maioria dos casos, o chipset liga-se ao CPU via 4 lanes, o que quer dizer que com vários dispositivos a fazer IO, a ligação "afunila" na ligação entre o chipset e o cpu.

Em relação a esse problema, de facto, o meu PM981 (980 OEM), está ligado directamente ao CPU. Suspeito que o problema envolva o chipset, ou a combinação do chipset/ssd/software.
Pela tua assinatura, usas AMD. Verifica também que tens a ultima versão da BIOS e dos drivers do chipset, que estão no site da AMD.
 
Optimo. Ainda bem que resolveu.
Já agora, em Pci-Ex, por essas questões e por questões de latência/bandwidth, enquanto se tem lanes disponíveis, é preferível ligar os dispositivos a lanes directas ao CPU, do que ao chipset. Não só a ligação está a passar por um caminho "mais longo", como, na maioria dos casos, o chipset liga-se ao CPU via 4 lanes, o que quer dizer que com vários dispositivos a fazer IO, a ligação "afunila" na ligação entre o chipset e o cpu.

Em relação a esse problema, de facto, o meu PM981 (980 OEM), está ligado directamente ao CPU. Suspeito que o problema envolva o chipset, ou a combinação do chipset/ssd/software.
Pela tua assinatura, usas AMD. Verifica também que tens a ultima versão da BIOS e dos drivers do chipset, que estão no site da AMD.
Tuado actualizado e testei varias combinacões :( até em pc diferentes, só no principal testei como m2 principal como ultimo recurso.
Uso vários M2 na board e tb uso adaptadores pcie pois assim são menos cabos etc

a verdade é que estou a mudar para m2 já algum tempo e nunca tive problemas a não ser com este 980 da samsung

mas importa é que deu

:berlusca:
 
Só para adicionar. Não sei se o caso é exactamente igual, mas faz-me pensar que sim e que a Samsung fez asneira em algumas versões do Firmware.

Neste caso é com o 980 Pro.
custom PC builder Puget Systems definitely took notice after it "received a surprising number of reports of failing Samsung drives." Puget worked with Samsung to identify the problem, and now Samsung has issued new firmware for affected 980 Pro SSDs.
According to Puget, the failures traced back to the 3B2QGXA7 firmware and primarily affect 2TB versions of the 980 Pro (although lower capacities are not entirely immune). Puget doesn't detail the cause of the failures, but Reddit user reports suggest that the SSDs report a S.M.A.R.T. value of 0E (media and integrity error) or greater in CrystalMark or AIDA64. In addition, an 03 value (available spare) lower than 100 percent may also be reported. It's recommended to use the Samsung SSD Magician software to scan the drive for errors if the 03 or 0E value is out of spec.
So, what happens if your drive reports abnormal 0E or 03 values? Well, it usually means that your 980 Pro is on a one-way ticket to an early death. According to Puget, the most common issue that users face is that the SSD goes into read-only mode. Given that most users have their OS installed on the SSD, read-only access makes the boot drive unusable. Unfortunately, once your 980 Pro goes into this failure state, there is no way to recover your data, even with the firmware update.
However, the new firmware update from Samsung will prevent the failures from occurring in the first place if your drive is still functioning. So, if you have a 980 Pro running the 3B2QGXA7 firmware, you'll want to update to the newest firmware (5B2QGXA7) using the Samsung SSD Magician software (opens in new tab) ASAP. It should be noted that 980 Pro SSDs running the 4B2QGXA7 or 5B2QGXA7 firmware are not affected by this issue.
"The newest one is one of the 2TB ones. Over 2000 errors already," reported user RaXelliX on Reddit. "And the middle one 2TB has already failed with over 32,000 errors and is locked to read only mode. I fully expect the two others to fail soon too."

"Bought a 2TB 980 Pro in February of this year and installed it a few months later in May. Manufactured August 2021," added Meme_Attack in a separate Reddit thread. "Lasted a grand total of 4 months before I noticed Media Errors ballooning from 300 to 6,000+ after a full Samsung Magician scan. Also found 9 red blocks through the same scan. Lost 5% of available spare, drive's at 95% as I speak. 4.1 TB written. Super careful and light use."
https://www.tomshardware.com/news/samsung-980-pro-ssd-failures-firmware-update

Se tiverem um 980 Pto com o Firmware 3B2QGXA7, façam o update de Firmware o mais rápido possível, porque ele irá morrer de forma relativamente rápida.
Não me admirava que o problema do 990 Pro fosse igual ou muito semelhante.

A curiosidade que tenho é se aqueles sectores estão mesmo com erros ou se o erro é apenas no report para a SMART. Isto é, se depois do update de firmware, o SSD já ficou com estragos ou não.
 
Só para adicionar. Não sei se o caso é exactamente igual, mas faz-me pensar que sim e que a Samsung fez asneira em algumas versões do Firmware.

Neste caso é com o 980 Pro.





https://www.tomshardware.com/news/samsung-980-pro-ssd-failures-firmware-update

Se tiverem um 980 Pto com o Firmware 3B2QGXA7, façam o update de Firmware o mais rápido possível, porque ele irá morrer de forma relativamente rápida.
Não me admirava que o problema do 990 Pro fosse igual ou muito semelhante.

A curiosidade que tenho é se aqueles sectores estão mesmo com erros ou se o erro é apenas no report para a SMART. Isto é, se depois do update de firmware, o SSD já ficou com estragos ou não.

muito mau tudo estas cenas vindo de uma marca que era conhecida pelos melhores produtos e tem feito isto até em linhas pro :( tão facil deitar a reputação a baixo e fazer proprios clientes deixar de comprar seus produtos! eu por exemplo e tenho tanta coisa deles :(
 

Update on Samsung SSD Reliability​


For many years, Samsung solid-state drives (SSDs) were among the most reliable components in our workstations. We wrote about this and praised their incredibly low failure rates many times, but something changed in the last year. We started to see abnormally high failure rates in the field with one specific model: the Samsung 980 Pro 2TB. This was their highest capacity M.2 NVMe drive in that line, and the smaller 500GB and 1TB models seemed unaffected. We worked with Samsung on this for several months, and they recently provided a firmware update which they claim will address the issues our customers have been running into.

However, the trouble didn’t end there. Late in 2022, Samsung launched a new line of M.2 SSDs with increased performance – the 990 Pro line. Even before we got the updated 980 Pro firmware, we had hoped that this new series would remedy the problems its predecessor had… but unfortunately, the opposite has happened. Despite initial positive reviews and good performance during our qualification process, numerous tech websites have now reported that Samsung’s 990 Pro drives are exhibiting rapid health degradation, with Samsung Magician software reporting a drop of around 1% endurance per week.

These drives are popular and commonly used as both the primary OS & application drive as well as high-speed storage for project files, so if the endurance (and thus lifespan) of the drives is indeed dropping at this rate it is very concerning. Samsung is investigating these reports, and we will continue to work with them to help arrive at a solution for both our customers and the public in general. In the meantime, we felt it was prudent to shift our product line to an alternative product while this situation unfolds and we learn more.

As such, we are transitioning our 1 and 2TB NVMe drives over to Sabrent. We’ve been using their larger 4 and 8TB capacity drives for some time, as Samsung has not yet offered any high-performance SSDs in those sizes, and we have had good experiences with them so far. Our smallest 500GB model will remain on Samsung’s 980 Pro, however, as that size is not available in the 990 Pro line and thus was not impacted by whatever is affecting those newer drives.

We don’t often announce changes to our product line like this, as brands and models shift all the time, but because we have been so outspoken about Samsung SSD reliability in the past we felt that it was important to speak up in this particular situation.
https://www.pugetsystems.com/blog/2023/02/02/update-on-samsung-ssd-reliability/

Not good.....Parece-me que o primeiro caso ter demorado meses até ter tido resolução, faz com que eles não queiram ter uma segunda experiência com os problemas que o 990 Pro está a ter.
Não é muito comum ver-se uma declaração destas feita publicamente.
 
Como vi que na página anterior falaram em Direct storage e vi este video sobre isso achei que talvez alguém tivesse interesse em ver também, se não for o sítio certo para colocar peço desculpa e é só apagar.


Cumps
 
Dificilmente se consegue ser mais absurdo do q isto.
Acho que estás a dar demasiado crédito à sensatez das marcas. :) Vale tudo para apresentar números maiores, em leitura e escrita sequencial, que grande parte das vezes, não é algo que beneficie assim tanto o uso de um computador, no dia a dia. :)

Se achas que não conseguem ser mais absurdas, repara que aquele cooler é passivo. Pode ter grandes dimensões, mas tens silêncio absoluto.
Eu deixo aqui estas maravilhas, com ventoinhas de 17 mm. Vejam e oiçam o vídeo. Vale a pena. :D
rwBIgRH.png


EdAmfM5.png


Before we go into the performance figures, there's one thing that needs to be highlighted about this drive, it produces a high pitch noise during use, thanks to its tiny 17x17 mm, 21,000 rpm fan from Sunon. @momomo_us provided a video on Twitter which is linked below, so you can hear it in action for yourself. Hopefully this isn't the future of NVMe SSDs, as it's going to put off many potential customers from getting one.
https://www.techpowerup.com/304463/first-consumer-pcie-5-0-nvme-ssd-gets-tested-makes-a-lot-of-noise

21000 RPM numa fan de 17 mm. :D "Fan goes BRRRRRR!!!!" :D
Aquele vídeo ainda é com a ventoinha enquanto está nova. Se um dia ela gripar, fica perfeita. :D
A cereja em cima do bolo é a alimentação externa da fan, via SATA Power ou Molex.
 
Última edição:
Acho que é pro pessoal velho sentir a nostalgia do barulho agudo dos primeiros pentium 1,2,3 :D

E só parvo, as boards decentes tem enormes dissipadores e se a temp for problema e só fazer como eu, uma fan noctua de 40mm que a 3000 rpm nem se ouve. Até mesmo no máximo a 6000 rpm só oiço o ruido do airflow e mesmo assim facilmente abafado pelo barulho das outras fans (em especial da gráfica).

E por fim, um SSD NVME 5.0 não tráz ganhos visíveis. Neste campo esta a ter dimishing returns. Prefiro que se foque no endurance que 3,5 GB/S é suficiente por agora.
 
Última edição:
Acho que estás a dar demasiado crédito à sensatez das marcas. :) Vale tudo para apresentar números maiores, em leitura e escrita sequencial, que grande parte das vezes, não é algo que beneficie assim tanto o uso de um computador, no dia a dia. :)

Se achas que não conseguem ser mais absurdas, repara que aquele cooler é passivo. Pode ter grandes dimensões, mas tens silêncio absoluto.
Eu deixo aqui estas maravilhas, com ventoinhas de 17 mm. Vejam e oiçam o vídeo. Vale a pena. :D
rwBIgRH.png


EdAmfM5.png



https://www.techpowerup.com/304463/first-consumer-pcie-5-0-nvme-ssd-gets-tested-makes-a-lot-of-noise

21000 RPM numa fan de 17 mm. :D "Fan goes BRRRRRR!!!!" :D
Aquele vídeo ainda é com a ventoinha enquanto está nova. Se um dia ela gripar, fica perfeita. :D
A cereja em cima do bolo é a alimentação externa da fan, via SATA Power ou Molex.


Anedota:

Professor de Informática: Turma... Qual o componente que mais aquece no PC, CPU ou GPU?
Joãozinho: Nenhum dos dois... meu novo M2 Gen5 :joker:
 
Back
Topo