Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

But the bad news is that it doesn't fix the damage that has already hit 990 Pros. "The S.M.A.R.T. values are not reset to factory defaults after updating the firmware," DavidB added. "The actual S.M.A.R.T. values of each SSD will vary depending on user environment and usage conditions."
"The degradation is still the same for me (78%), so I guess this update is a band-aid to not get more degradation than normal." Angry_old_dude hypothesized, "I'm working from the assumption that the accelerated wear is legit. [Assuming] a firmware update can't fix that. All it can do is fix the problem that was causing it. This would also mean that people who have drives with additional wear due to the problem will have to RMA the drive."
Quando acontece isto com SSDs da Samsung nos modelos Pro, é porque este mercado está mesmo a ir pelo cano abaixo.
A não ser que a Samsung mude as condições, não me parece que vão aceitar os RMAs, porque os SSDs estão a funcionar. Não sei se vão aceitar como defeito. Além disso, se considerassem isso, deveriam ter partido logo para um recall do produto.

Enfim. Se isto continuar neste caminho, vai-se ter que ir para os SSDs empresariais, para ter o mínimo de confiança nos SSDs. Novos ou em segunda mão, às vezes arranjam-se a preços não muito elevados.
 
Muda de fabricante
Tenho comprado os da WD Black até agora 0 problemas ;) com a samsung tive recentemente com um 980 de 1TB e a maneira que foi tratado por eles :rcarton:
A um ano atrais tive problema com um HDD de 4TB da WD red, e a WD trocou sem muitas explicações.... a samsung só dor de cabeça! e tenho vários m2 deles, mas já não vou comprar mais deles! ultimo email disse a eles! perderam mais um cliente e irei dizer a tudo mundo que não aconselho os produtos deles. sou apenas mais um :( mas se começar haver muitos a fazer igual a reputação deles cairá, e tenho assistido muitos a fazê-lo.:facepalm:

a dias um amigo ia muntar um pc e queria dois M2 um para sistema outro para dados, recomendei WD Black e olhem que ia ia meter samsung, mostrei as cenas que me passou e o que está na net.... lindo ele nem pensou duas vezes comprou WD :D como foi tudo em conversas escritas, mandei para a samsung a conversa, e disso vejam como tratam vossos clientes, pois muitos como eu começaram a não vos recomendar :biglaugh:
 
Um SSD novo, que não tem qualquer relevância para o mercado consumidor, mas tem umas diferenças que fazem com que seja interessante. :)

Isto é um SSD M.2 SATA da Apacer, para o mercado Industrial/Embedded. O M.2, na totalidade, tem o comprimento de um M.2 2280, mas a parte do SSD fica apenas na parte inferior, com o formato M.2 2242. Na parte superior desse M.2 2242, colocaram um conector que permite ligar outras placas como "extensão" do SSD.
Isto permite, por exemplo, uma placa de management directo e remoto do SSD, com um conector RJ45, onde se pode monitorizar directamente o SSD, programar acções, automatizar snapshots, criar Backups e Restores remotos directos para o SSD, etc.
KfTCniS.png


Com aquele conector, a placa que se encontra na parte de cima, pode ser diferente, para diferentes funções, como Power Management e Data Erase.
QXByvN2.png


https://industrial.apacer.com/en-ww/SSD/SV25T-M280-with-OOB-Module

Como tinha referido, é irrelevante para o mercado consumidor, mas é daquelas ideias bastante engenhosas. :)
 
Quando dizes mercado industrial, onde se aplica, por exemplo?
Computadores empresariais, normalmente usados para algum tipo de automação, muitas vezes em locais "fora do comum", onde têm que ser mais robustos que o normal, devido a factores como temperaturas extremas, vibrações, contacto com substancias, etc.
Muitas vezes, como controlam outras máquinas, têm IO e software especifico.
O formato varia muito e depende muito da utilização que irão ter.
Na prática, computadores em fábricas, ao ar livre ou expostos a elementos, integrados em máquinas, etc.

Um exemplo genérico:
KhysBX1.jpg
 
Uma RAM Drive DDR4 Pci-Ex x8. Não é nada que já não tenha existido antes, mas é interessante como está feita e as features que tem.

A controladora é uma controladora de SSDs (actualmente SMI SN2264), mas como DRAM é muito diferente de NAND, usa 4 FPGAs como "intermediário" para 4 DIMMs de memória cada (16 DIMMs ao todo).
Ainda mais interessante, como DRAM perde os dados quando não tem energia, a placa tem uma bateria LiPo integrada, que mantém os dados até 1 ano.

4pE5dyE.png


bj7q4NA.png


1glJ6G3.png


M5gQNjk.png


https://ddramdisk.store/

Gosto dos valores de leitura e escrita aleatória. :D. Os valores da latência também devem ser bem interessantes. :)
 
Nunca pensei que fosse possível colocar 21 M.2 numa placa Pci-Ex de 1 Slot:
rDuknFi.png


mJNIGaE.png


aDtu3mX.png


TJqSTlw.png


In a single-card configuration, the X21 delivers sequential read and write speeds up to 30.5 GBps and 28.5 GBps, respectively. The random performance on the AIC consists of 7.5 million IOPS reads and 6.2 million IOPS writes.
The AIC has an average read and write access latency of 79us and 52us, respectively.

Given the vast number of SSDs the X21 can support, the AIC can't get all the power from the single expansion slot. Therefore, Apex Storage implemented two regular 6-pin PCIe power connectors to provide auxiliary power. This configuration allows for up to 225W. Although the X21 features a passive cooling design, the manufacturer does recommend a minimum airflow of 400 LFM for optimal operation.
https://www.tomshardware.com/news/pcie4-card-21-m2-ssds-168tb-31gbps
https://www.apexstoragedesign.com/apexstoragex21

Deve ter um preço enorme, devido aos switchs Pci-Ex e, mesmo com aquela performance grande, há um enorme bottleneck ao passar mais de 100 lanes Pci-Ex por "apenas" 16.
 
https://www.tomshardware.com/news/samsung-990-pro-firmware-update-released-ssd-health

Portanto o novo firmware resolve a degradação acelerada mas o mal que já está feito fica lá.

Clap clap calp!

Isto numa linha cara de SSDs "PRO" 🤦🏽
Nem foram apenas as linhas 980 e 990 que andaram a dar problemas.

Penso que isto não tenha passado aqui pelo tópico, já que a pesquisa nada retornou, mas os 870 Evo também têm tido a sua quota parte de problemas:

Icysoul

Reparei que tens um Samsung 870 EVO 500Gb, qual a data de fabrico? Ainda não deu problemas?

Estava a pensar comprar um, mas depois do que tenho lido sobre os 870 EVO fiquei de pé atrás.

A série 870 EVO está a ser a pior de todas, com um incontável número de RMA´s.

Todas as unidades, desde os 500GB aos 4TB estão a dar problemas graves. A marca tem “abafado” o problema com atualização de firmware, mas os problemas subsistem.

Deixo alguma informação do que fui lendo.

Este primeiro tópico do fórum techpowerup tem 20 páginas, vem desde 31/01/2022 até hoje e continua a ter post’s.

https://www.techpowerup.com/forums/...ware-certain-batches-prone-to-failure.291504/

https://blog.yuo.be/2021/12/23/the-ten-month-old-ssd-that-ate-my-data/

https://nascompares.com/2023/02/02/...reporting-failures-everything-we-know-so-far/

https://nascompares.com/news/samsun...-updated-official-response-replacements-more/


Entretanto, relato pessoal:
@luissm3 Aproveito a deixa para dizer que comprei um 870 Evo de 2 TB esta última semana numa *****, aproveitando um preço baixo histórico. A data de fabrico é de 04/2022 (Made in China), ou seja, de quase um ano, mas já vinha flashado com a firmware mais recente, a SVT02B6Q, sendo que o Samsung Magician confirma que é a mais recente.

Segundo as informações e relatos nos links que colocaste, esta última firmware corrige o que estava na origem dos problemas que os utilizadores tinham, pelo que a compra deve ser segura de fazer actualmente.

Os problemas parecem persistir, mesmo após actualização, nas unidades que já tinham sido afectadas com versões anteriores da firmware, pelo que nas unidades que já vêm de fábrica com a firmware mais recente suponho que não haja problema, pelo que vou lendo. Sendo que esta última firmware já tem praticamente um ano, leva a crer que entretanto não surgiram mais problemas que levassem a Samsung a realizar nova revisão.

Comprei-o para substituir um HDD de 1 TB que servia de armazenamento secundário num portátil, mas pelo sim pelo não, o HDD ficará durante uns tempos como backup dos dados já lá existentes.

Andava de olho num Crucial MX500 mas o preço acabou por me levar para o 870 Evo, sendo que este também acaba por ter uma melhor performance segundo reviews. Mas mesmo no MX500 não tem andado fácil, com relatos de que a Crucial tem trocado o tipo de NANDs utilizadas.

Artigo de 2020 mas que ainda se mantém relevante, sobre a prática de troca de NANDs e de controladores, vendendo gato por lebre: https://www.tomshardware.com/news/adata-and-other-ssd-makers-swapping-parts
 
Última edição:
A SK Hynix mostrou um prototipo de NAND com mais de 300 Layers.
RKqWeVr.png


x24Hrwg.png

SK Hynix representatives unveiled the company's latest breakthrough in 3D NAND development at the ISSCC 2023 conference. Details of a new flash memory prototype featuring over 300 layers were revealed, and the company stated that a team of 35 engineers had contributed to the presentation material. In order to highlight the boost in performance offered by the prototype's improvements, it was compared to SK Hynix's previous record holding seventh-generation 238-layer 3D NAND. The new eighth-generation 3D NAND posted bandwidth figures with a maximum of 194 MB/s, which contrasts favorably with the older model's rate of 164 MB/s, representing an 18% increase in performance.
Recording density also benefits from the 300+ active layer design, with SK Hynix mentioning a 1 TB (128 GB) capacity with triple level cells and a bit density of over 20 GB/mm^2. The chip features a 16 KB page size, four planes and a 2400 MT/s interface. The increase in density will result in a lower per-TB cost during the manufacturing process. It is hoped that the end consumer will ultimately benefit from the boost in performance and capacity.
Comparação entre as várias empresas:
FXSK8Mf.png

https://www.techpowerup.com/306071/...and-is-a-world-first-breaks-bandwidth-records
 
Um bom post, com gráficos, que exemplifica bem o que acontece com SSDs baratos, quando se faz escritas continuas durante alguns segundos.

Os gráficos que acho mais interessantes são os da latência, especialmente porque incluí um disco rígido.

Latências Escritas continuas.

SSDs Baratos:
xKP97Bc.png


Samsung 860 Pro:
GSgIdUW.png


Disco Rígido:
HYoA1vl.png



Claro que em Bandwidth também conseguem ser terríveis.

Bandwidth Escritas continuas.

SSDs Baratos:
Jcpccoy.png


Crucial MX500:
bjgAfAu.png


https://louwrentius.com/benchmarking-cheap-ssds-for-fun-no-profit-be-warned.html#fn:crucial

Já tinha apanhado mais de 500 ms de latência nos Crucial BX500, que faz com que a experiência com eles seja horrível, mais mais de 1 segundo de latência continua, picos acima de 3 segundos e escritas de 100 MB/s ao fim de 100 segundos, é extraordinariamente mau.

Volta ferrugem!!! :D
 
A Asustor lançou NAS que podem ter 6 ou 12 M.2 NVMe e ainda podem levar mais 8 discos 2.5 ou 3.5'' com extensões. Também têm LANs 2.5 Gbit ou 10 Gbit e HDMI.

Asustor Flashstor 6 e 12:
wk9l0rk.jpg


ausaTCL.jpg


ASUSTOR FLASHSTOR specifications:
  • SoC – Intel Celeron N5105 quad-core Jasper Lake processor @ 2.0 GHz / 2.9 GHz (Turbo)
  • System Memory – 4GB SO-DIMM DDR4, expandable up to 16GB via 2x SO-DIMM slots
  • Storage
    • 8GB eMMC flash for the OS
    • FLASHSTOR 6 (FS6706T) – 6x M.2 2280 NVMe drive slots, up to 14x drives with AS6004U expansion unit for HDD/SSD
    • FLASHSTOR 6 (FS6712X) – 12x M.2 2280 NVMe drive slots, up to 20x drives with AS6004U expansion unit for HDD/SSD
  • Networking
    • FLASHSTOR 6 (FS6706T) – 2x 2.5GbE RJ45 ports (2.5G/1G/100M)
    • FLASHSTOR 6 (FS6712X) – 1x 10GbE port (10G/5G/2.5G/1G/100M)
  • Video and audio outputs – 1x HDMI 2.0b, 1x S/PDIF
  • USB – 2x USB 3.2 Gen 2×1 (10 Gbps), 2 x USB 2.0
  • Misc – 80mm system fan (Noise Level: 18.7dB)
  • Power Supply – FS6706T: 65W; FS6712X: 90W
  • Power Consumption
    • Operation – FS6706T: 18.2W; FS6712X: 26W
    • Sleep mode – 0.83W
  • Dimensions – 308.26 x 193 x 48.3 mm
  • Weight – About 1.35 kg
  • Temperature Range – 0°C~40°C
  • Humidity – 5% to 95% RH
  • Certifications – FCC, CE, VCCI, BSMI, C-TICK, KCC, BIS, CCC, UKCA
https://www.cnx-software.com/2023/0...-supports-up-to-12-m-2-ssds-10gbe-networking/

500 e 800$ respectivamente.
 
Estes ssd`s GEN5 precisam de algum cooling activo/bom dissipador para evitar throttling.
O que a adicionar aos cpu`s e gráficas cada vez mais gastadores é mau, definitivamente não caminhamos no sentido certo.
 
Back
Topo