Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

acredito que o futuro dos discos passe por estes discos
mas por uma questão de custos teremos primeiro os hibridos

j118,
sim li o topic dele
mas custa-me a acreditar que os discos deixem de ter cache normal,
que é bastante mais rapida que qualquer memoria flash actual

http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/whitepapers/WhitePaper_12.htm

esta aqui um diagrama desses discos
e tem a nv flash exactamente usada como cache (isto é que eu pensava que não era assim)
mas tambem lá tem identificada a cache dram

boas noticias é que a samsung parece que ja lançou um disco destes

à velocidade que o preço disto vem por aí abaixo (e vjam os preços desde que a thread foi aberta, até agora), acho que os discos hibridos nem vão ter um lugar ao sol.
é complicado para o hardware decidir o que vai por na memoria flash, e o que vai armazenar em disco. e depois, os discos hibridos continua a fazer barulho / vibrações, continuam a ter memoria flash (que certamente n será oferecida), enfim...

se for para serem usados como 2 drives em 1, para isso um gajo compra um SSD, e compra uma drive convencional, conforme as necessidades/disponibilidades.
assim têm-se todas as vantagens de um SSD : tempos de acesso, velocidade, silnecio, etc... e as vantagens de um disco mecanico -> muito alta capacidade, por um custo reduzido.

melhor, so um disco SSD de alta capacidade por um preço reduzido... que pode não ser uma realidade para ja, mas acredito que daqui a uns 2 anos, possamos ter algo na casa dos 100gb por uns 200€.

por 2 anos, acho que podemos conviver com os discos convencionais, escusando de ir investir numa tecnologia de transição, tecnologia essa que perderá o interesse rapidamente, dadas as vantagens inequivocas das SSD.

resumindo:

os disco mecanicos vendem pela alta capacidade a preços baixos
os SSD vendem pela velocidade
, é possivel combinar os dois no mesmo PC

e os discos hibridos ficam numa posição desconfortavel ali no meio, dado que não são tão baratos como um disco mecanico, nem são tão rapidos como um SSD.

acho que ja viram o meu ponto de vista...
 
Pelo contrario com 3/4gb de flash num disco mecânico pode-se fazer maravilhas a nivel de velocidade.
Existem algoritmos e estruturas de dados extremamente avançadas capazes de acelerar e muito as coisas. Basta ver um disco de 16mb buffer vs outro 8mb de buffer e so com mais 8mb as diferenças são bastante.
O unico senão seria novamente a vibração/calor por parte da parte mecânica.

Num futuro imediato os hibridos são muito bons. Daqui a 5 anos talvez, os SSD só de flash certamente ganharão um ritmo de crescimento impressionante
 
sim, mas por dados num buffer é um criterio simples...
usar um "buffer" (que no caso seria a memoria flash) de 4gb é algo substancialmente mais complexo.

acredito que existam algoritmos avançados para dar uso a esses 4gb, mas ha inumeras vantagens, assumindo que o criterio de controlo é de facto avançado, para aproveitar eficientemente a memoria, tens que o implementar por hardware para o disco fazer sentido, seguidamente, tens que garantir que os 4gb esta eficientementemente abastecidos de dados, o que significa que tens que ir fazendo acessos ao disco rigido mecanico (quer para escrita quer para leitura), em periodos que são eventualmente inesperados para o utilizador. e continuam sempre a existir "misses" porque a utilização que um gajo faz de (por ex) 160gb de informação, não é propriamente previsivel, sobretudo pelo hardware.
 
Samsung Ships World's First Hybrid HDDs

While Fujitsu may have snagged the headlines on Monday for its 7200RPM 160GB SATA/300 2.5" hard disk drive (HDD), Samsung is looking to make a few headlines of its own with the availability of the world's first hybrid HDDs. Samsung new MH80 Series hybrid HDDs will be available in capacities of 80GB, 120GB and 160GB.

Samsung new MH80 HDDs will be fully compatible with Windows Vista and will offer OneNAND Flash onboard in capacities of 128MB or 256MB. The onboard flash allows for up to 50% faster OS boots, quicker resume times and increases in battery life of up to 30 minutes.

"As a leader in both hard drive and flash memory technologies, Samsung brings to market a unique hybrid hard drive that is sure to revolutionize the notebook computing experience," said Albert Kim, National Sales Manager, Storage Systems for Samsung Semiconductor. "The MH80 hybrid hard drive provides the ideal solution for two major issues that notebook PC users continually face: faster boot and resume performance and extended battery life."

Samsung claims that the MH80 Series offers five times the reliability of traditional HDDS while consuming 70-90% less power.

Hopefully, Samsung's claims will pan out in real world testing. Internal testing by Lenovo engineers has shown that hybrid HDDs aren't all they're cracked up to be.
http://www.dailytech.com/Samsung+Ships+Worlds+First+Hybrid+HDDs/article6391.htm
 

E preços para isso, previsão de chegada ao mercado ?!?

Pena que o que se poder poupar com isto não chegue para abastecer as necessidades do AERO :zzz:

Muitos conhecidos meus perderam autonomia e quanto melhor era o GPU mais se notava essa diferença.

É por isso que ainda não pus o vista no meu portatil.

Também tava a contar mais flash, pelo menos dos 512 ...

Mas estão no bom caminho
 
Última edição:
Mais um disco SSD:

l_20070327_03.jpg


Samsung 1.8” 64GB

Featuring chips of 1GB, it will be 20 and 60% faster for reading and writing than the 32GB version.

Specs:

* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
* 0.5W operation, 0.1W idle power consumption
 
é pena ser UDMA66... assim de certeza que vai ser limitado pela largura de banda da interface...

[]

ps-qual vai ser o preço estimado?

Quando vir um disco de 60gb a 200€ compro 1 pro meu portatil....
 
Mais um disco SSD:

l_20070327_03.jpg


Samsung 1.8” 64GB

Featuring chips of 1GB, it will be 20 and 60% faster for reading and writing than the 32GB version.

Specs:

* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
* 0.5W operation, 0.1W idle power consumption

Ainda não ouvi foi falar dos preços.

Já sabemos que são bons agora depende é dos preços.
 
Já viram a review do Super Talent SSD 16GB?

Dá para ver k o os benchs sintecticos valem mt pouco, em jogos, windows, PS parece-se portar mt bem.

14593.png

14592.png

14580.png


É de lembrar k esta drive n seja dos SSD de ultima geração (70MB/s) tendo uns míseros 25MB/s contra os ~80MB/s do raptor.

Mesmo assim ganha alguns benchs 8|

Um SSD de 16GB já é acessível para laptops e media centers, espero ansiosamente por reviews dos últimos SSD de 128GB 70Mb/s :)
 
Última edição:
"Dá para ver k o os benchs sintecticos valem mt pouco, em jogos, windows, PS parece-se portar mt bem."

valem pouco realmente em jogos e afins pq medem velocidade de trasnferencia
mas
basta veres os graficos para a instalação do farcry
que percebes logo que se precisares de instalar qualquer coisa ou copiar uns dvds ou afins
é bom que sejas uma pessoa com muita paciencia...


agora carregamento de niveis e afins em que possivelmente os ficheiros estao espalhados pelo disco e a agulha do disco tem que saltar de um lado pro outro ganham

mas muito interessante
realmente quando tiverem velocidade de trasnferencias minimamente aceitaveis (25mbs /s são boas velocidades para discos com 7 anos em cima) vao se tornar discos muito interessantes
 
Diz na review que estes discos testados nem sequer são para o uso comum "doméstico".
Estão mais virados para aplicações industriais.

De qualquer forma acho que os discos SSD para consumo "doméstico" só vão começar a aparecer com força no fim do ano, e aí é bom que já venham com velocidades de transferencias maiores, e com custos menores...

Quero 2 para pôr em RAID-0! :D
 
Ia dizer que estes bichos iam ser mauzinho por causa da durabilidade e subsequentemente da poluição, mas com 228 anos de MTB-nao-sei-que acho que nem se aplica...estou a ver um tetraneto meu a ver episodios de Naruto num destes discos...
 
l_20070327_03.jpg


Samsung 1.8” 64GB

Specs:

* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
* 0.5W operation, 0.1W idle power consumption

Aparentemente este custa: 64GB -> ~700€ ( disponível no japão )

2.5"

32GB -> 440€
16GB -> 250€

Já estão disponíveis aki no UK :)
 
Mais um disco SSD:

l_20070327_03.jpg


Samsung 1.8” 64GB

Featuring chips of 1GB, it will be 20 and 60% faster for reading and writing than the 32GB version.

Specs:

* 64MB/s read speed
* 45MB/s write speed
* 15g weight
* 0.5W operation, 0.1W idle power consumption


Esta drive SSD já é bem cpaz de fazer grandes estragos em caso especificos.

Com essa velocidade de leitura, e os tempos de acesso que devem ser tipicos deste tipos de drives, ha aplicações que devem voar:004:
 
se prestasses atenção vias que a versão de 700€ é 1.8" e as outras mais baratas 2.5" ...
Muito gostas tu de ser caustico nas respostas..

Ele referia-se em particular aos discos mais pequenos onde o de 32GB, com o dobro da capacidade do de 16GB, não custa também o dobro, o que significa que custa menos por gigabyte.
 
Back
Topo