Drive Thread oficial de novidades e lançamentos SSD

Espero que alguém pegue na tecnologia e licencie a outras empresas. A meu ver, o maior problema desse produto foi estar limitado a 2 empresas, sendo que uma delas quase não lançou produtos. Por muito bom que fosse, torna-se difícil concorrer com NAND, quando só há 1 empresa a desenvolver a tecnologia e não grandes incentivos para os preços descerem.

Não relacionado com isto, há pouco tempo a Kingston anunciou novos SSDs externos, em formato "Pen", bastante rápidos. 1 GB/s leitura/900 MB/s escrita, com variantes USB-C e USB-A. Uma review:
jdgD4ZL.jpg


W2csQG2.png


yVdLs9s.png


MQ6mVUI.png


y29uqO7.png


LDn1Ksg.png


lnLrgaM.png


https://www.anandtech.com/show/17486/kingston-dtmax-ufd-series-review
 

Corsair Teases Next-Gen MP700 PCIe Gen 5 M.2 SSD, Up To 10,000 MB/s Read Speeds​


Corsair has teased its next-gen MP700 PCIe Gen 5 M.2 SSD which will be fully compatible with the AMD AM5 platform.

Corsair's Next-Gen MP700 PCIe Gen 5 SSD To Offer Up To 10 GBps Read Speeds, Fully Compatibility With AMD AM5 Platform
According to Corsair, the manufacturer has already started working on its next-gen MP700 SSD which is fully compliant with the PCIe Gen 5 standard. The next-gen SSD will comply with the M.2 standard and feature an x4 NVMe 2.0 interface. While Corsair hasn't detailed the specifications of the SSD yet, they have shared the performance numbers.

Corsair-MP700-PCIe-Gen-5-NVMe-M.2-SSD-740x412.png

Corsair rates their MP700 PCIe Gen 5 M.2 SSD at 10,000 MB/s read and 9,500 MB/s write speeds (Sequentially). The speeds will vary depending on the model (such as capacities). Compared to Corsair's current fastest drive, the MP600 PRO XT, the MP700 will offer up to 64% faster read and 41% faster write speeds.

Experience the performance of PCIe Gen5 storage in your AM5 system with the upcoming CORSAIR MP700 Gen5 PCIe x4 NVMe 2.0 M.2 SSD, providing up to 10,000MB/sec sequential read and 9,500MB/sec sequential write speeds depending on the model.

via Corsair


It will definitely be powered by Phison's high-end Gen 5 controller considering the current drives are based on the Phison E18 controller. At 10,000 MB/s read speeds, the drive will offer around 28.5% lower speeds compared to the controller's fullest potential. Corsair's Gen 5 SSDs may also offer full compliance with the Microsoft DirectStorage API and AMD's Smart Access Storage (SAS) technologies. It is interesting to see that most of the Gen 5 SSD manufacturers have chosen AMD for demonstration of their next-gen Gen 5 SSD solutions including Phison itself.

AMD is confirmed to unveil its next-gen Ryzen 7000 Desktop CPUs and the respective AM5 platform later this month so we can expect to see next-gen SSD solutions to be revealed soon after that.
 

Samsung Memory-Semantic CXL SSD at FMS 2022 Powered by AMD-Xilinx​


Samsung-Memory-Semantic-SSD-FMS-2022-Display-2.jpg

Samsung-Memory-Semantic-SSD-FMS-2022-in-System-2.jpg

Samsung says that it can store data in this CXL SSD instead of normal DRAM or SSD storage, leading to better memory utilization with large AI models.
Digging into the diagram, we can see that this is an AMD Xilinx VM1802 which is a Versal ACAP running most of the CXL logic. There is then a Samsung PM9A3 PCIe Gen4 NVMe SSD on the back end as well as a local DRAM cache.
Samsung-Memory-Semantic-SSD-Diagram-at-FMS-2022-1.jpg


If this sounds a bit familiar, then perhaps the answer is something we already covered, namely the Samsung and AMD Xilinx Launch 2nd Gen SmartSSD that was also at the show.
This device takes an AMD-Xilinx Versal ACAP, a PM9A3 1.92TB M.2 device, and DRAM cache and puts it into an E3 form factor.
Samsung-Smart-SSD-Gen-2-FMS-2022-2.jpg

Samsung-Smart-SSD-Gen-2-FMS-2022-1.jpg

We asked at the show if they were indeed the same device, and we received a response that did not answer that question. Still, it makes a lot of sense if they are the same physical devices since it appears as though these two share a similar feature set.
https://www.servethehome.com/samsung-memory-semantic-cxl-ssd-at-fms-2022-powered-by-amd-xilinx/
 
A Backblaze, de X em X tempo, coloca um relatório com a fiabilidade de discos rigidos, por marca/modelo e é bastante interessante porque eles têm uma grande quantidade de discos rigidos, apesar de terem um uso bastante diferente e intensivo que o comum dos utilizadores.

No ultimo relatório também já têm bastantes SSDs e já com um historial de 5 anos e o gráfico comparativo, entre SSDs e HDDs, a nível de fiabilidade, é interessante:
0mMuxtS.jpg


Por marca/modelo de SSDs:
DPPbqF7.jpg


2gdMEJ5.png


PsE7ajj.png


https://www.backblaze.com/blog/ssd-drive-stats-mid-2022-review/

Com maiores percentagens de falhas, o Western Digital é o Blue e o Seagate é o Barracuda, que são baratos, mas não são os SSDs ideias para aquele workload. Claro que para a Backblaze, o preço deve ser mais importante, porque a Storage está pensada para ter constantes falhas de discos individuais.
O Micron é o 5100 Pro, um SSD empresarial, mas não têm muitas unidades e as que têm, têm bastantes horas de uso.

Será curioso ver os próximos 3 anos, visto que é a partir +/- do 5º que os discos rígidos começam a ter um aumento substancial de falhas. :)
 
Última edição:
Y90XNPF.png


Os valores Q1T1 são bastante bons, mas sem ser escrita sequencial, muito longe do potencial teórico. Isso é o esperado, mas como este é o uso mais comum em Desktops/Laptops, é pena não ver melhores numeros.
Não mostram latências, mas deve ser +/- igual aos actuais.
É um bom salto, mas acho que se irá notar mais a diferença em Workstation/Servers, do que em Desktops/Laptops.
 
São coisas do mercado empresarial, mas mostra o potencial de Pci-Ex Gen4 e Gen5 em SSDs.
A controladora Silicon Motion SM8366 que é Gen5 e NVME 2.0, num Kioxia, a fazer 13 GB/s em leitura random e 3.4 milhões de IOPS.
FXeM1uZ.jpg


XToTLvt.jpg

https://www.tweaktown.com/news/8904...sd-controller-teased-at-13-6gb-sec/index.html

24 SSDs de 30,7 TB, QLC, Gen4, da Solidgm, a fazer 175 GB/s em leitura sequencial e random e 56,1 GB/s em escrita sequencial e 13,2 GB/s em escrita random.
0eu0BKJ.jpg


WF4DPLT.png


pYVrDSr.png


https://www.storagereview.com/review/qlc-ssds-deliver-175gb-s-in-2u-storage-server
 
SSD GOES BRRRRRR.
Gostava de saber que NAND está naquele SSD. No artigo, têm fotos de SSDs com esta controladora, a usar TLC e QLC, mas não dizem que NAND está no SSD testado.
Se for TLC ou QLC, é mesmo muito impressionante, mas pode ser Z-NAND da Samsung ou QL-Flash da Kioxia, que é bastante melhor e mais caro.
Era bom que estas melhorias no bottleneck que é o storage passassem também para o mercado consumidor, mas acho que não vai acontecer :|
Eu não estou a ver alguém no mercado consumidor ou workstation a precisar de 3.4 milhões de IOPS em leitura random, em 1 SSD. :)
Dito isto, talvez apareçam alguns produtos "Prosumer" com controladoras e NAND "lite" retiradas do mercado de servidores. O preço será sempre alto. :(
Pelo menos o potencial está lá.
 
Eu não estou a ver alguém no mercado consumidor ou workstation a precisar de 3.4 milhões de IOPS em leitura random, em 1 SSD. :)

Não digo nesse nível, mas sinto que o storage no mercado consumidor estagnou (tanto em melhorias de velocidade como de preço) depois dos lançamento dos Nvme.
Aliás, em termos de durabilidade até parece que está a piorar :|
 
A Solidigm (Ex-Intel), mostrou algumas coisas interessantes. Primeiro que tudo, QLC com 192 Layers, que permite SSDs com 61,5 TB, nos formatos U.2, E3.S e E1.L.
OCx7Axw.jpg


1I8cRtQ.jpg


1WQwmQx.jpg

https://www.techpowerup.com/300919/...r-3d-qlc-with-improved-endurance-61-44-tb-ssd

Mas mais interessante é ter a possibilidade de usar blocos de 16 KB (4 KB é o habitual, hoje em dia, em SSDs) e permitir endurance de 32 PBW com blocos 4 KB e 65 PBW com blocos de 16 KB.
Isto dá 0,5 DWPD com blocos 4 KB e 1 DWPD com blocos 16 KB. Estes valores para QLC são bastante bons e equivalentes a muitos TLC do mercado empresarial.
Em escrita aleatória, a bandwidth também parece aumentar e latência diminuir.

Claro que isto é para o mercado empresarial, mas se caírem umas "pinguinhas", destas melhorias, no mercado consumidor, já seria bastante bom. :)
 
Fans? Fans é para principiantes. :D
Já há algum tempo que há versões de SSDs em que as marcas têm SKUs com o kit para water cooling incluído. :)
N9v2YIl.png


O da imagem é o Corsair MP600. Eu tenho um MP500, sem qualquer tipo de cooler e ele é mais quente que a Margot Robbie. :D
sMyVIFU.png
 
Pois, eles aquecem cada vez mais, mas esta temperatura é da controladora, não?

Eu tenho um WD Black SN750 e já o vi a chegar a 80 graus, mesmo com dissipador, mas é em usos mais puxados, do resto fica nos 50s.

Se bem que no meu caso ainda tem o detalhe que o chipset está por baixo do SSD e ainda tem um heatpipe ligando o chipset ao VRM.

Solução, meti uma fan noctua de 40mm por cima. Só liga acima dos 40 graus e até aos 3000 rpm é virtualmente inaudível e mesmo aquilo a 6k rpm só oiço o airflow e baixo. Se meter as fans de intake a 2000 rpm fazem muito mais barulho.

Daí que muitas ITX agora tem uma fan por cima do conjunto SSD/chipset.
 
Última edição:
Back
Topo