Thread Oficial Overclocking Sandy Bridge

Foi fácil descobrir o que se passava!

O problema era ..... EU!

Nada que uma leitura dos imensos guias que existem na net sobre o assunto o resolva.

Estava a espera de ver uma diferença no clock speed no arranque da BIOS e isso não faz sentido, pois apenas se está a fazer OC ao Turbo Ratio.
Só alterando o BCLK iria existir ai uma diferença significativa!

E como todo o hardware é diferente! E não falando apenas nas marcas de memorias e etc...
Existem também tolerâncias de fabrico para cada hardware, o que os torna diferentes nestas zonas que não são de funcionamento normal.
Logo os guias são excelentes mas é preciso fazer "afinações"!
Algumas "tweaks" avançadas são mais difíceis mas é uma questão de tempo e paciência.

Assim "printscreens com settings já feitas" podem não funcionar em todos os sistemas.

Brinquei um pouco com o meu cpu e consegui 4.5 ghz estáveis. Mas com valores diferentes de voltagens do que vi nos guias é claro!

Cpu-z
prime95
realtemp

Foram as ferramentas que usei em Windows 7 Ultimate SP1
Fiz testes com load (prime 95 stress test) durante 1h ou 1h 30 m até conseguir um OC estável.


O que conclui é que pode ser útil usar o OC nestes sistemas. Senão para quê ter um cpu "K" ???
Mas existe sempre uma redução da vida util em OCs muito agressivos. É preciso ter muita atenção as temperaturas durante os testes e sobretudo pesquisar quando se vai mais longe nos OC.
Estou com um OC de 4.2 ghz e está estavel e não aquece muito em load. Atingi o maximo de 56 C no prime95.
Pessoalmente estou satisfeito por agora!


Espero não ter comedido nenhuma asneira neste testamento todo.

Cumprimentos!!
 
Tentei procurar um bocadinho neste tópico e ler algumas das referências que aqui apontavam.

Ando a ver se atinjo um undervolt considerável de forma a baixar as temperaturas agora para o verão. Queria tentar descer o máximo deixando todos os multiplicadores activos e se possível o boost também.

Como tal tenho visto diversas referências ao CPU voltage offset como forma mais rápida.

Ando a tentar gradualmente descer, (já vou nos -0.06V).

Mais alguma coisa que deva ter atenção a mexer? Até agora tenho tudo estável, o problema é que Linx, Prime95 e Intel Burn Test só me testam o multiplicador mais alto.
 
Resolvi fazer um update à BIOS da minha P8Z68-V, pois já estava com uma bem antiga. Ficou com a 3603.

Refiz o OC todo como estava anteriormente, igual em todos os parâmetros (está por offset, com eist e c1 activos, para ter um clock e vcore mais baixos em idle, como sempre).
Está estável nos testes.

Mas há 2 coisas diferentes:
- No CPUZ, antes só mostrava 2 frequências, 1600 (idle) e 4600 (load). Agora, passa pelos 1800, 2000, 2600, 3200... assim como o vcore, sempre aos saltos. É normal? Já li que sim, mas como nunca tinha visto, estranhei.
- Diminuiu-me ligeiramente os scores em todos os benches para CPU, não sei porquê.

Alguma dica?
 
Tenta aumentar o "long duration power limit (W)" e o "Short duration power limit (W)" para 250, ambos.

Depois aumenta o long duration mantain (W) para 1000
 
Confesso que essas settings deixo sempre em auto.
Mas, ao que sei, só devem ser usadas no caso de haver throttling, o que não me acontece.

Que vantagens terei ao meter esse valores?
 
Oi pessoal.
Tou com 1 duvida, eu tou a fazer OC num 2500k a 4,5ghz e a tentar ver o sítio ideal na Voltagem mas o offset ainda não entendi bem, diminuindo ele diminui a voltagem e vice versa? Depois tenho umas line calibrations que vao de 1 a 5, qual a melhor para OC mas sem xupar muita voltagem.

Parece que ando estável a 1,31V com 4,5ghz o que acham?
 
Última edição:
continuo a ver aqui mta gente com os "C states" (C3 e C6) ligados, talvez seja isso q esteja a limitar-vos o OC a 4.5Ghz p.e, qd usam offset mode e não fixed vcore.
 
não me parece q seja por aí .. tenho os c states ligados e tou com o offset mode tb

Oi pessoal.
Tou com 1 duvida, eu tou a fazer OC num 2500k a 4,5ghz e a tentar ver o sítio ideal na Voltagem mas o offset ainda não entendi bem, diminuindo ele diminui a voltagem e vice versa? Depois tenho umas line calibrations que vao de 1 a 5, qual a melhor para OC mas sem xupar muita voltagem.

Parece que ando estável a 1,31V com 4,5ghz o que acham?

o offset mode funciona usando o vid + offset definido por isso vai oscilar consoante a frequência . suponho q as line calibrations sejam as também chamadas de loadline calibrations , servem para combateres o vdrop em load , esse parâmetro deves mudar até q em carga tenhas a voltagem q definis te na bios , ou seja, supondo q usas 1.31v, em load deverás ter 1.31v e não menos do que realmente precisas ...essa line calibration deverá compensar a voltagem q normalmente se perde com o cpu em carga
 
Última edição:
Tenho meu estável com -0,035 no offset para 4,5ghz, os c states tenho todos desactivados.
Vou deixar ele 25/7 a 4,5ghz visto não passar dos 60graus, quanto aos 5ghz não sou 1 desses sortudos, assim que boto 4,9/5,0ghz ele nem entra no ambiente, crasha no loading do sistema.
 
Última edição:
corre o intel burn test como o tens agora para veres se ele passa , se quiseres testar as memorias usa o hyper pi a 32M
 
corre o intel burn test como o tens agora para veres se ele passa , se quiseres testar as memorias usa o hyper pi a 32M

3Horas ibt e 1 noite prime, sem erros.
Só é pena ele a partir dos 4,8ghz simplesmente não ligar hehe. Mas este cpu para 4,5ghz dá muitos anos se durar.
 
o meu 2500k a 4.6Ghz nem chega ao win se tiver os C States ligados @@ (numa z77 extreme6)

Eu tenho os C states desligados, o máximo que consegui foi 4,8ghz. A partir daí não chega ao windows.
Se eu tiver os c states ligados o pc dá erro ao ligar a 4,5ghz.
 
Última edição:
eu só noto, com IB, q com 4.8 já n faço coldboot mas neste caso vem do stress no IMC do cpu pq ele aguenta bem 4.8 com 2.2nas mems em jogos e afins e passa sem problemas no IBT\prime mas no hyper pi já não quer passar (mesmo mexendo nas memorias) , q m leva a crer q é mesmo imc limitado
 
Última edição:
Boas noites. Tenho um pequeno problema no meu sistema..

Tenho um i5 2500k com uma p8p67 (rev 3.0) e simplesmente não encontro o turbo ratio.. Que raios posso eu fazer para poder fazer overclock neste sistema?

Obrigado desde já :)
 
Back
Topo