1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Thread overclock & feedback AMD Navi

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por cerjiuh, 3 de Dezembro de 2019. (Respostas: 49; Visualizações: 767)

1. Ansatsu

Ansatsu Power Member

Estás a dizer que posso brickar um produto propositadamente para receber o dinheiro de volta?
    Assim a cada 2 anos, compra-se um novo.

2. SVM

SVM Power Member

Não estou a dizer nada disso. Estou a dizer é que, certas lojas as garantias são tratadas de forma tão leviana que, flashar uma placa gráfica lá comprada não incorre em grande risco.

Na amazon, conheço (e tu também) quem use material quase dois anos, invente um problema quando está a acabar a garantia, envie de volta e receba os €, sem sequer haver verificação alguma do estado de funcionamento do material, porque a existir verificavam que estava funcional e mandavam de volta para o cliente.

Última edição pelo moderador: 9 de Dezembro de 2019
  3. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

Se a gráfica funcionar deverá dar para flashar a BIOS stock, se a gráfica não funcionar duvido que vão ter tempo para andar a fazer L4 e ver o que foi feito. É um risco sim, mas tão reduzido que eu arrisco. Para comparares não faria DELID num CPU, porque o risco é maior e a irreversibilidade também.

Em relação a essas situações de RMA nessas duas lojas referidas, confirmo que é assim. Na espanhola ainda verificam alguma coisa, na amazon recebem os artigos e é insta refund. Por acaso nunca tive um RMA na amazon, mas conheço quem faça essas artistadas do quase 2 anos - RMA, comprar novo com o crédito, rinse and repeat.

Meanwhile, a minha Challenger que vendi a um user de cá do fórum, era mais ou menos tão fresca e calada como a Gigabyte Gaming OC. Agora vou experimentar a Pulse, e ver se consigo uma near silent operation. Porque vi reviews e são todas quase 0 ruido, mas eu sou um bocadinho tinhoso, tenho o PC em cima da secretária e fans noctua que giram a 25% PWM, e não gosto de ouvir barulho nenhum. :wscared:

4. Vicente_J

Vicente_J Power Member

Inventar problemas quando está a acabar garantias para ganhar com isso....viva ao chico espertismo. Por isso é que os fabricantes já começaram a cortar as pernas à amazon espanhola nestas brincadeiras dos RMA, e na altura de renegociar contratos já lá vem a cláusula que vão deixar de suportar estes casos (e sim, sei o que digo pois tenho acesso a esta informação).

Vivemos nos tempos em que em vez do pessoal usar benesses em casos de real necessidade, não, utiliza só porque sim para ir tendo material novo.

5. blaster_00

blaster_00 Power Member

Isso é um abuso do cliente e da loja e o fabricante é que paga a festa. A continuar o resultado vai ser preços mais altos para toda a gente e condições de RMA muito mais restritivas.

6. Camapheus

Camapheus Power Member

É triste, mas simplesmente há muita gente que não se sabe comportar e quando há uma oportunidade para tirar algum benefício indevido, fazem-no sem pudor.

Entre fabricantes e distribuidores, as margens não são assim tão grandes e quando há este tipo de comportamento, é normal que os fabricantes aumentem os preços e os distribuidores dificultem reclamações/devoluções.

Quando isso acontece, a malta que "explorou" o sistema será a primeira a reclamar

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

O offtopic vai longo, mas não deixa de ser importante. Estas artimanhas tem custado caro a todos nós, HW mais caro, RMAs mais restritivos e tempos de garantia cada vez menores.

É uma das causas que lojas mais pequenas e profissionais que existiam hoje ou faliram ou foram para um esquema mais próximo das grandes lojas ou internacionais onde o cliente deixou de ter um tratamento especial e virou números.

uma destas lojas que fechou conhecia bem o dono e muitas conversas e era sempre a mesma coisa. No começo era fácil criar uma loja de informática, mas quando começavam os RMAs, aliado ao chico expertismo aqui demonstrado, quebravam em 2 ou 3 anos e olhe lá.

Fora que não sei como que lojas aguentam ao vender material de má qualidade. Eu jamais ia vender fontes "explosivas" para depois me dar prejuízo. No Brasil é comum, já que a lei aqui só obriga a 3 meses de garantia. Ora estas fontes de 10 euros dificilmente arrebentam em 3 meses, depois disso, a loja diz "temos pena a garantia já foi, compra outro PC".

Na época das ATI 9500/9700 e 9800, quase todas tiveram RMA segundo uma destas lojas! Era bonito os volts mods, bios mod, unlocks, mas a qualidade das placas era má comparando com hoje e os coolers eram ridículos. Foi algo que os fabricantes ganharam vergonha e ter coolers a sério.

a 9800 então devia ser uma placa de uns 50w TDP e tinha um cooler que hoje em dia algo deste tamanho é usado para arrefecer o X570 de 10-15w!

Felizmente com a 9800 XT aprenderam e meteram um cooler já jeitoso...

Eu mesmo tive ma nvidia 6600 GT que tinha um cooler básico e aquecia brutalmente, mas felizmente tínhamos aqueles Zalmans milagrosos :D

Última edição: 9 de Dezembro de 2019
  8. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

Em relação às garantias, a Galax vende muito NVIDIA no Brasil. Porquê? Nunca tive uma gráfica avariada, e há users aqui no fórum que sabem que como entusiasta e com facilidade de negócio troco rapidamente de HW. Este ano tive umas 5 Polaris, 3 Pascal, 3 Turing, e já estou na minha 3 navi, todas com coisas boas e más, nenhuma gráfica terrível, algumas menos boas, nunca nenhuma avariou nem na minha mão (dificil dado tê-las pouco tempo), nem após transmissão de propriedade.

Em relação ao flash, normalmente o PCB da normal é igual ao da XT.

Foi uma manobra triste da AMD o tdp lock e clock ceiling, felizmente dá para dar a volta.

Recomendo a toda a gente comprar a normal e flashar, devo voltar a arranjar uma normal só pelo lulz.

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Separei os posts para thread dedicada para discutir as gráficas

entretanto evitar menção de lojas por favor!

10. Raimundojcc

Raimundojcc Power Member

A minha experiência com as NAVI:

Em termos de desempenho, é tudo mais ou menos a mesma coisa, reference ou não, tive a ASRock Challenger 5700 normal com bios XT, 5700 XT Gigabyte Gaming OC, 5700 XT Sapphire Pulse, e 5700 XT Reference da ASUS que é a que tenho actualmente.

Overclock:
    2.1Ghz apenas algumas unidades conseguem, porque não é possível atingir os 2.1Ghz com 1.2v dado que excede o power limit (mesmo a +50%), por isso é necessário ter sorte com o chip que se tem. 2Ghz todas as gráficas fazem, mesmo que seja necessário os 1.2v. No entanto, o consumo a 2Ghz GPU only é de 270W, apenas suportado pela Gigabyte Gaming OC, Sapphire Nitro+, e MSI Gaming X.

Undervolt:
    Target de 1950Mhz no Performance / Tuning da AMD, ou no MSI Afterburner, com 1V +-50mv. Isto dá-nos um "game clock" superior a 1800Mhz, consumo GPU only de cerca de 150W no "game clock", e no caso de uma gráfica reference 80º / 100º GPU / Hotspot a 1700rpm 30% PWM para uma operação inaudível.

Stock OOTB

Stock +50% PL

Stock + 50% PL e UV 1110mV

1951Mhz "target" 1025mV +50% PL

Última edição: 14 de Janeiro de 2020