PS3 PlayStation 3 - Discussão Geral

Parte da 3ª parte da entrevista do Pcwatch ao Kutaragi

More PS3 With Kutaragi
Ken-chan discusses backwards compatibility and Cell graphics.
by Anoop Gantayat

June 12, 2005 - We've provided you with translations/summaries of two Ken Kutaragi interviews from Japanese tech website PC Watch (be sure and read both part 1 and part 2 of the interview here). Great comedy occurs in three, though, so we were pleased to open up our browsers early Monday morning Japan time for part three of Kutaragi's PS3 commentary.

This interview starts off with Kutaragi offering a reason that the PS3 made use of a specialized graphics unit (GPU) from NVIDIA (the RSX), rather than a GPU based on the Cell processor. "The seven SPEs (Synergistic Processor Element) of Cell can be used for graphics," reveals Kutaragi. "In fact, many of the E3 demos were made without a graphics chip, with only Cell used for all graphics. However, this means of use is wasteful."

Kutaragi reveals that there was once the idea of using two Cell chips in the PS3, with one used as the CPU and the other used for graphics. However, this idea was killed when it was realized that Cell isn't appropriate for the functionality required for shaders, software tools that are used to draw images to the screen. The decision to go with a separate GPU was made in order to create the most versatile architecture possible.

Backwards compatibility is also on the cards in the latest interview. Referring to the means of backwards compatibility used in the PS3, Kutaragi reveals, "We use a combination of hardware and software." While Kutaragi won't specify what hardware components are being brought over from the PS2 to the PS3 (the specs don't seem to reveal anything), he hints that some hardware solutions were required in order to max out compatibility due to the fact that some PS2 games do things with the hardware that are not theoretically possible.

In the area of backwards compatibility, Kutaragi finds some time to take shots at the competition (he also does this quite a bit in part 1 of the interview). "With the Xbox next generation coming in November of this year, the current Xbox will become last generation. With that, the Xbox will kill itself. The only way to save it is to have 100% backwards compatibility from the first day. However, it seems that [Microsoft] cannot make that commitment -- on a technology level, it's difficult."

With the PS3 approaching its expected September playable debut, we expect to hear more from Kutaragi in the coming months. Stay tuned!

http://ps3.ign.com/articles/624/624605p1.html

desta é que eu nao estava á espera, e não é sobre a ps3:
While Kutaragi won't specify what hardware components are being brought over from the PS2 to the PS3 (the specs don't seem to reveal anything), he hints that some hardware solutions were required in order to max out compatibility due to the fact that some PS2 games do things with the hardware that are not theoretically possible.

que jogos serão?....
 
blastarr disse:
Simples, é a conversão de MIPS/EE para PPC/CELL.

o EE vai ser emulado pelo CEll, mas a PS3 nao tem o Bandwidth que o GS da Ps2 tem (4mb ~48Gb/s), logo vai ter suporte de harware, mas o Kutaragi nao diz que tipo de suporte é.
Alguns pensam ser o GS (40milhoes transistors) incluidos no RSX...

So gostava mesmo de saber quais os jogos que ultrapassam os limites teoricos da Ps2.. num outro forum dizem que podera ser o Kojima com o Seu MSG.

Mas o GT4 realmente é um bom candidato, a polyphony diz que a Ps2 consegue correr o jogo a 60FPS 1080i.
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
http://ps3.ign.com/articles/624/624605p1.html

desta é que eu nao estava á espera, e não é sobre a ps3:

While Kutaragi won't specify what hardware components are being brought over from the PS2 to the PS3 (the specs don't seem to reveal anything), he hints that some hardware solutions were required in order to max out compatibility due to the fact that some PS2 games do things with the hardware that are not theoretically possible.
que jogos serão?....
A PS2 tem RAM com cerca de 2500 bits de bus, bem como 10 pipelines, é um chip bruto, também o facto dos 2 vectores separados terem de usar a RAM como cache terá de ser emulado...

Como sabes a Ps2 não tem transform and lightning todos os efeitos são programados à patinha, agora fazer essa transição para uma consola que tem transform and lightning e shaders, etc etc não faz bump mapping em hardware, mas a PS3 fará bump mapping da PS2 em hardware ou irá fazê-lo na gráfica? não é fácil. e a Sony não se contentará, felizmente, com low level emulation, tem de ser high level.

se implementarem resoluções HD as texturas k são o ponto fraco da PS2 ainda irão ficar piores, vai presisar de filtragem à homem, tamos a falar de uma geração onde para uma textura ter definição em close ups terá de ter 2048x2048.

É a maquina que para puxares bons graficos tens de lutar contra ela, isto leva a montes de jogos a correrem consoante o que a maquina deixa isto leva aos jogos serem feitos para correrem intrinsecamente na arquitectura unica da mesma.

outra coisa muito perigosa, é que na maior parte dos jogos da PS2 (suponho) os developers fizeram o jogo mais uma vez para correr na PS2 o que pode resultar em esse mesmo jogo correr com um tempo mais acelerado, como quando aconteçe com alguns jogos jogados numa PSone Overclockada, numa N64 ou ainda numa XBOX com um pentium 1,4 GHz.
podem ser presisas optimizações para alguns jogos em particular

emulação de PS2 não é pêra doce, e a sony felizmente tá a ir no caminho certo, e não no caminho k usou na PS2 parar correr PSone: "PSone on-one-chip design"

EDIT: em relação aos jogos... GT4 e God of War esses 2 pelo menos, o metal gear solid 2 não... embora corresse com slowdown nas outras consolas e computador (especialmente espaços abertos), por o motor de particulas tomar partido do fill rate do EE, um daqueles jogos escritos de origem... mas daí até à próxima geração não conseguir...

o MGS3 tb n acho k seja por aí os graficos é um metal gear 2,5 graficos optimizados, mas no mesmo nível
 
Última edição:
Na entrevista do Kutaragi ficou dito que a emulação da Ps2 por software vai ser só ao nivel do EE.... portanto este ponto esta resolvido aparentemente.
Ele nao disse que "hardware" vai ter que ser transportado, mas ao dizer que o EE vai ser emulado, só nos resta o GS.
E faz sentido pois ele tem 4mb de Edram embutido com bandwidth de 48~gb/s e a PS3 não tem memoria que possa emular esta velocidade.

Ha emuladores no PC que correm 7/15 Fps alguns jogos da PS2...
Agora imagina um emulador com os recursos da sony + a besta que é o Cell e a emulação do EE esta resolvida.

Edit: são 16 pipelines que o GS tem...
 
já encontrei slowdowns no mgs3 quando estou em 1º pessoa e bue inimigos e a disparar a patriot que e so milho

e acho os grafs do mgs3 mt melhores que do 2 mas e uma opiniao

quer dizer o salot nao e mgs1->mgs2 mas tambem nao houve salto de plataforma! mas ha muito mais objectos , folhas camuflagens etc tudo isto puxa pela consola

o mgs3 esta brutal , que obra prima!
 
saquei a intro do MSG3 e fiquei um bocado parvo lol... eu nao fazia ideia o que a ps2 conseguia fazer nas Cut-scenes.

Edit: o Silent hill3, os developers dizem que as "cut-scenes" são todas real-time e não FMV. Acho que este é um desses jogos.

GT3
gt3midfield2mx.jpg


GT4
gt4midfield0zw.jpg


realmente ha aqui uma diferença demasiado grande para 2 sequelas tao proximas... xiça
 
Última edição:
banid0 disse:
já encontrei slowdowns no mgs3 quando estou em 1º pessoa e bue inimigos e a disparar a patriot que e so milho

e acho os grafs do mgs3 mt melhores que do 2 mas e uma opiniao

quer dizer o salot nao e mgs1->mgs2 mas tambem nao houve salto de plataforma! mas ha muito mais objectos , folhas camuflagens etc tudo isto puxa pela consola

o mgs3 esta brutal , que obra prima!
não me entendas mal o msg 3 é espectacular, o conceito evoluiu, é em tudo superior aos mgs anteriores, quanto a mim, e os graficos também melhoraram.

mas não é um poligon pusher é mais um ambient pusher, o cenário tá muito bem puxado, os efeitos de particulas são escritos à patinha razão pela qual se portassem o 3 para a XBOX sem o "caparem" ainda se ia arrastar mais que o substance se arrastou, mas não acho que uma consola de próxima geração não tenha fill rate para lidar com ele.
Outro jogo lindissimo da PS2 é o Ico de 2001, e claramente não puxa mais a consola do que os outros puxavam em 2001, mas usa bem o que tem a maneira como é puxado o cenário é verdadeiramente boa, o mgs 3 é ainda um jogo claramente de PS2 ainda que muito bonito, tem texturas de baixa qualidade, não tem contagens de poligonos muito grandes, 4 mil poligonos para a personagem principal, não sei onde o resto das personagens caiem. não me pareçe mesmo acima de um jogo de PS2 de 3ª geração de uma equipa experiente que já conheçe bem a consola.

Acho que quem conheçe melhor a consola é a própria sony e os ultimos 2 jogos, GT4 e God Of War são prova disso mesmo.

Jogos que saiem mesmo do critério do que é um jogo PS2 é um God of War ou GT4... aquilo em muita coisa não pareçem gráficos de PS2.

hmmm, salvo erro o EE tem 10 pipelines e o GS 16 pipes, então se o cell emula totalmente o EE eles tão a ir para high level emulation :D mas será high level com optimizações? mais resolução, progressive scan aplicado, AA, AF, super sampling?
 
é cada teoria que encontro na net.. le isto sobre os tais jogos que ultrapassam as capacidades teorias da ps2:

The story I heard is that at least one dev hacked the sound chip and used part of its processing power for graphics. Might have been an apocryphal story but who knows.
 
I_Eat_All disse:
mas será high level com optimizações? mais resolução, progressive scan aplicado, AA, AF, super sampling?

Duvido que a Sony perca tempo com isso... era boa ideia para quem tem jogos PS2 mas será que era mesmo um selling point? Quer dizer ninguém se importava de ver os jogos PS2 com gráficos melhorados mas será que justifica o investimento?

Acho que para eye candy a Sony vai mas é publicitar os jogos PS3.

Quanto às entrevistas do Kutaragi pah para mim o gajo já perdeu credibilidade há muito... é muito arrogante quando fala na concorrência e por vezes fala de coisas que nunca chegam a existir... eu percebo-o... não lhe dá jeito ter competição forte :rolleyes:

Tal como foi com a PS2 é só atirar ideias ao ar e trashar a concorrência. Tá a fazer o papel dele mas podia ter outra postura. Enfim ele dirá qualquer coisa para que ninguém compre uma X360 este ano e espere pela PS3.

A desculpa do HDD nunca ser suficiente... lol os 8GB da minha XBOX chegam e sobram (bastante). Essa então da network drive cheira mesmo ao tipo de cenas faladas no tempo da PS2 e que nunca se concretizaram...

E btw vender a PS3 como um PC ou whatever em vez de uma consola (como a concorrência)... deve-se ter esquecido das capacidades Media Center da XBOX. A Nintendo sim parece que vai continuar a apostar no conceito de game machine only e isso não é mau.

É verdade que as consolas caminham no sentido de serem o media center da sala mas há q ver o que realmente podem fazer mantendo ao mesmo tempo um preço acessível.

Há que esperar para que as supostas features/possibilidade das PS3 fiquem mais claras. Afinal ainda falta 1 ano... (para release só no Japão probably).
 
Última edição:
Isso é falar com telhados de vidro lol.... entao a Sony anda a TRashar a concorrencia?

curioso é que nem é o Kutaragi que tem a iniciativa de falar na X360.
-Quando na famosa entrevista ele falou em Xbox 1.5, ele estava a citar o que um jornalista tinha dito (algo que ficou "lost in Translation" nos sites que "interessam"...)

-Nesta ultima entrevista ele so falou da X360 quando o jornalista lhe perguntou sobre ela.. e o homem respondeu que a Xbox1 acabou de se matar a si propria (mentira secalhar...), e finalizou a dizer que a compatibilidade com a Xbox ia ser muito dificil (secalhar tambem é mentira...)

Isto é uma questao de ler bem as coisas.
Ele nunca andou prai a dizer o que o J.Allard diz sobre a Ps3, ele que claramente nunca olhou sequer para um Spec Sheets do CELL mas continua a dizer tretas do genero 3 general purpose Vs 1 General Purpose etc etc...
Os zés ninguem ouvem e acreditam.

Acerca dos telhados de vidro, e TRashar a concorrencia loll, as noticias andam-te a passar ao lado.

Assim que a PS3 foi revelada nunca mais ouviste nada da Nvidia/sony...
Mas a microsoft/Ati andam frenéticos a Bashar a Ps3 quando a unica coisa conhecida publicamente é o CELL, que claramente leva a vantagem sobre o Xenon.

-Desde o Artigo Major Nelson da microsoft que a IGN publicou, que não passam de baboseiras, quando ainda nem se sabe o que o RSX faz, mas no artigo a X360 ja ganhou.
-Desde a propria microsoft Comprar 10 Paginas de publicidade na Playstation Magazine pra publicitar a X360 (sim.. é verdade)
-Desde "pseudo" engenheiros da ATI falarem do Cell e nem saberem a arquitecture dele, principalmente a dizerem que o RSX é inferior quando na realidade a Nvidia ainda nao largou uma gota de informação sobre a arquitecture.

e da sony, só vês o Kutaragi falar da PS3 até ao momento em que lhe perguntam sobre a X360... ao menos ele nao falha nas Specs da X360 quando a comenta...

quem trasha quem agora?...
 
Isso é falar com telhados de vidro lol.... entao a Sony anda a TRashar a concorrencia?

Mais uma vez achas que eu sou a voz da XBOX 360... estou a dar a minha opinião!!! :mad:
Sim a Sony anda a trashar a concorrência como sempre e tenho todo o direito de o achar!

Falar com telhados de vidro? Sou EU - KORBEN_DALLAS - que estou a opinar e posso dizer que a Sony faz mal em não lançar uma a PS3 em rosa se bem me apetecer :rolleyes:

LOL não me venhas dizer que o Kutaragi não fala da concorrência por iniciativa prórpia :-D
Como já disse compreendo que esse seja o papel dele e que isto é tudo business mas acho má postura.

http://gameover.sapo.pt/w30/570475.html

http://www.us.playstation.com/newsstories.aspx?id=2365

Da interview do J. Allard aqui ficam os comments sobre a PS3:

Goto: How do you look at the PS3 architecture? It takes a very different approach from that of XBOX 360.

Allard: I was asked who is the winner of the next-gen. The answer is simple. IBM. IBM that designs all of next-gen game consoles is the biggest winner (laugh)

In various ways, I'd suspected Sony's announcement would have something more. Yet basically it's only the technical spec. About the technical spec, I think it has some misleading points in the comparison of the 2 systems' performance. You'll find an interesting thing if you look at those specs more macroscopically by comparing the transistor counts.

The transistor counts for those two are almost the same. We and Sony arrange the same number of transistors at the same timing. Since the transistor counts are the same, the relative performances aren't much different. The only problem is how you arrange the transistors.

I think (between Sony and MS) there's a fundamental difference in where to put priority. The biggest difference is we give priority on what game developers want. Fon instance we didn't take a split memory architecture. We adopted the 512MB unified memory architecture, for no developer wants memories split by 256MB like PS3. This flexibility can be a strength of XBOX 360.

G: But, because of the heterogeneous architecture of simple CPU cores, Cell has twice the floating point power of the XBOX 360 CPU.

A: They are right on their claim. Indeed their FP performance is twice of ours in the system totals. It's because their hardware is designed for FP operations. But what you forget is, in today's game programs FP operations are 20% and the rest 80% are general integer operations or operations such as branching. They ignore that part. Integer operations are the most computation-cycle demanding part in game programs. Now, XBOX 360 has 3 times the integer processing performance of Cell.

One more important point is the eDRAM in the ATI part. This is another plus against PS3. Both XBOX 360 and PS3 have 512MB memory so it seems 10MB eDRAM makes no difference. However it becomes a different story if it's put on the graphics chip. If a super wide-bandwidth memory is connected with the graphics chip, it allows a shader program to access the memory with a very low latency.

You can conclude that XBOX 360 equals to PS3 by the transistor counts. But, for the arrangement of transistors, I think we could win by optimizing it to the need of game developers. For a system like a game console that is complicated and highly refined, the true key is software. It's indisputable that we can deliver better softwares.

G: How do you look at the difference that XBOX 360 CPU is symmetric multicore and Cell is asymmetric multicore?

A: I think it's an advantage as programmers have experienced multiprocessing already. In the PC side, Intel is migrating to the same type of architecture. So, even if a programmer is not accustomed to multiprocessing, he can get information as much as he want since all books, tools, and lectures at universities focus on this style of programming.

As a computer geek I like the spec of PS3 and from the viewpoint of an electronic engineer it's very interesting, it's interesting also from computer science. But the important thing is games, and developers.

For developers, it's not so easy to understand a whole architecture. So it gets important to offer a software. Then, with the more complicated hardware, Sony has to offer software tools better than ours. But we'll be able to offer better softwares as we are experienced in such things.

G: In the CPU business, processors dedicated to stream processing of data, such as Cell SPE, are catching attention.

A: For Cell SPE, synchronization can be a problem. Also the cache will be a problem too. I think they have not disclosed all the details about the cache architecture. Anyway, these problems will be bottlenecks for the system like in PS2.

G: SCE says "let's create whole computer entertainment beyond games." It's the vision that by creating a wonderful platform for computer entertainment you can also play games on it. Furthermore, they hope to change the computing paradigm by an innovative architecture.

A: Are they serious? (laugh)

I think the focus at E3 should be properly set on games. It was about games also at the press conference.

However, it's not that we ignore entertainment beyond games. I briefly mentioned about such experiences by XBOX 360 too. For example, we told about the innovation that allows us to hear all music we want in a game play. You can have fun by connecting USB tools like music players and digital cameras, you can make photo slide shows, you can voicechat with friends on the internet.

If you want to deliver such experiences, not technologies, to people, you have to explain them more concretely. How Gigabit Ethernets relate to entertainment, how 2 HDMI ports that support 1080 dots HDTVs relate to entertainment. I'm interesed in what experiences those design decisions by Mr. Kutaragi lead to.

My desicion is the fusion of hardware and software service, and it offers users unbelievable experiences. We focus on experiences and design a hardware to realize those experiences. It's different from making a hardware and afterwards thinking about services.

G: The approach of SCE in which the vision was presented rather than the game itself got a favorable reception.

A: You remember PS2 had an IEEE1394 port. It had an HDD port and a USB port. Besides, do you remember what they told about PS2 in '98-'99? They talked about a big dream like changing the computing paradigm and talked about the future of comprehensive computer entertainment. Internet browser, LCD screen, mouse... they talked about various things but almost nothing realized.

Why? It's simple. The important thing is experience, namely games. Unless focusing on there it makes no sense. Therefore we design a product for games.

G: How do you look at the vision of Cell computing by SCE?

A: I want to create an amazing game. No customer wants to buy a new distributed computing paradigm (laugh)

Se tens mais entrevistas com ele please posta aqui. Se tb houver trash talk serei o 1º a achar isso condenável. Vê mas é se te mentalizas que isto é um fórum e as pessoas têm o direito de ter as suas opiniões. Não venhas em defesa do que quer q seja para cima de mim. Manda um mail ao J.Allard!!

Como já disse acho que o Kutaragi manda postas de pescada a mais. Quem acredita que tem um produto tão bom não precisa de trashar a concorrência e deixa que a máquina/jogos falem por si.

Aliás é disso que todos esperamos... versões finais de máquinas e jogos para nós como consumidores fazermos a nossa escolha. Não foi a E3 que fez ninguém que esteja minimamente informado decidir o que comprar... ainda está muito para vir.

Quanto aos comments da ATI ou da nVidia concordo com o que este gajo disse:
Although most of the industry right now would probably give the performance edge to the PlayStation 3, it's important to remember that neither console's graphics chip has reached its final form yet. Until the hardware is finalized and developers can provide some real comparisons, it would probably be best not to take everything Nvidia or ATI throws out there at face value.
 
Última edição:
Sim a Sony anda a trashar a concorrência como sempre e tenho todo o direito de o achar!

diz-me se a Sony ja fez algo deste Genero:

A Microsoft
- Conseguiu meter um artigo da "casa" na IGN sem eles o criticarem. Duma cajada só, centenas de milhares usam a credibilidade da IGN para acreditarem nesse Artigo (ridiculo, diga-se de passagem)
- Usou o €€ para comprar 10 paginas da revista Playstation Magazine, e usou todas para publicitar a superioridade da X360.
-Usou a ATI para dizer que o seu GPU é superior ao RSX (ainda nao se sabe nada do RSX, mas pronto...)
- O J.allard está muito bem para P.R, simpatico e tal, Mas quando começa a falar de hardware da concorrencia só diz bocaradas.

vais-me desculpar, mas nunca vi a Sony Comprar publicidade em revistas Xbox, a Nvidia a falar mal do R500, e o Kutaragi dar Gaffes sobre o hardware da concorrencia.

LOL não me venhas dizer que o Kutaragi não fala da concorrência por iniciativa prórpia
Normalmente, quando ves a PC-watch a fazer a pergunta "e a X360 o que acha dela", e o kutaragi a responder, considera-se que nao falou por iniciativa propria.


Sobre o jay allard
I think it has some misleading points in the comparison of the 2 systems' performance. You'll find an interesting thing if you look at those specs more macroscopically by comparing the transistor counts.
The transistor counts for those two are almost the same. We and Sony arrange the same number of transistors at the same timing. Since the transistor counts are the same, the relative performances aren't much different. The only problem is how you arrange the transistors.

ok, bocarada numero 1. o numero de transistors não determina a performance. (hello?.. basico)

A: They are right on their claim. Indeed their FP performance is twice of ours in the system totals. It's because their hardware is designed for FP operations. But what you forget is, in today's game programs FP operations are 20% and the rest 80% are general integer operations or operations such as branching.
Now, XBOX 360 has 3 times the integer processing performance of Cell.

Bocarada n.2
O cell tanto faz tão bem FPoint como faz INTEGER...
os 7 Spe's são General purpose cpu's com pipeline bastante simplificado.
ups, la se vai a historia do 3x times the General purpose.

You can conclude that XBOX 360 equals to PS3 by the transistor counts. But, for the arrangement of transistors, I think we could win by optimizing it to the need of game developers. For a system like a game console that is complicated and highly refined, the true key is software. It's indisputable that we can deliver better softwares.

oops, a bocarada nº1 outra vez... e desta vez contradiz a própria bocarada nº1.. cheio de hipocrisia este allard

For Cell SPE, synchronization can be a problem. Also the cache will be a problem too. I think they have not disclosed all the details about the cache architecture. Anyway, these problems will be bottlenecks for the system like in PS2.

loll... os 7 spe's são async!

....

anyway... sobre o J.allard é consenso que ele devia estar calado quando se fala de hardware.


Quero é saber onde é que a sony anda a Bashar a X360?
É que a microsoft ja bashou a PS3 de formas que até custa a acreditar... enquanto a sony/nvidia andam caladinhos.
 
Última edição:
A Bacorada nº 1 é discutível... O aumento de transistores afecta de facto a performance na forma de unidades disponiveis para processamento (500 unidades tem mais processamento que uma unidade, e tem também mais transistores) por outro lado não é tudo, já que tens que contar com a arquitectura do(s) processadore(s), o que é que estes vão processar (uma unidade de FP faz mais cálculos que várias unidades integer).

A comparação não é tão simplista mas também não é tão descabida como isso.

Pode também via a acontecer que a performance das consolas seja melhor num lado do ponto de vista da geometria (parece-me que é o caso da Xbox nas paisagens), e do outro ponto de vista das texturas. Uma poderá ser melhor na simulação física e a outra na AI...

Pode até acontecer que uma é mais potente mas a outra é mais fácil de programar e portanto melhor aproveitada... esperar para ver :)
 
PlayStation 3 poderá ter Linux

"Em entrevista ao site japonês PC Watch, o presidente da Sony Computer
Entertainment, Ken Kutaragi, informou que a PlayStation 3 poderá ter o sistema operativo Linux. O executivo disse que a empresa não quer vender a PS3 como um mero brinquedo e sim como um tipo de computador. E, para isso, a máquina deverá ter um disco rígido a correr um sistema operacional.
Kutaragi não esclareceu se o disco virá com a consola ou se será uma opcão. De qualquer maneira, a PS3, que deverá chegar ao mercado no início de 2006, terá uma baia de 2,5 polegadas para HD. A rival Xbox 360, da Microsoft, com lançamento previsto para o fim deste ano, incluirá um disco de 20 GB em sua versão básica."


by mail
 
|Oc|CRASH_OVer disse:
diz-me se a Sony ja fez algo deste Genero:

A Microsoft
- Conseguiu meter um artigo da "casa" na IGN sem eles o criticarem. Duma cajada só, centenas de milhares usam a credibilidade da IGN para acreditarem nesse Artigo (ridiculo, diga-se de passagem)
- Usou o €€ para comprar 10 paginas da revista Playstation Magazine, e usou todas para publicitar a superioridade da X360.
-Usou a ATI para dizer que o seu GPU é superior ao RSX (ainda nao se sabe nada do RSX, mas pronto...)
- O J.allard está muito bem para P.R, simpatico e tal, Mas quando começa a falar de hardware da concorrencia só diz bocaradas.

vais-me desculpar, mas nunca vi a Sony Comprar publicidade em revistas Xbox, a Nvidia a falar mal do R500, e o Kutaragi dar Gaffes sobre o hardware da concorrencia.


Normalmente, quando ves a PC-watch a fazer a pergunta "e a X360 o que acha dela", e o kutaragi a responder, considera-se que nao falou por iniciativa propria.


Sobre o jay allard


ok, bocarada numero 1. o numero de transistors não determina a performance. (hello?.. basico)



Bocarada n.2
O cell tanto faz tão bem FPoint como faz INTEGER...
os 7 Spe's são General purpose cpu's com pipeline bastante simplificado.
ups, la se vai a historia do 3x times the General purpose.



oops, a bocarada nº1 outra vez... e desta vez contradiz a própria bocarada nº1.. cheio de hipocrisia este allard



loll... os 7 spe's são async!

....

anyway... sobre o J.allard é consenso que ele devia estar calado quando se fala de hardware.


Quero é saber onde é que a sony anda a Bashar a X360?
É que a microsoft ja bashou a PS3 de formas que até custa a acreditar... enquanto a sony/nvidia andam caladinhos.

epa verdade seja dita... os 2 andam a falar para quem acredita neles à que ter a visão fria de ver por fora.

O J. Allard a Microsoft esta E3 para mim caiu na consideração no que toca a tomar as pessoas como seres cuultos ao mesmo nivel deles, como foi dito aquele artigo que foi publicado no IGN dado pela microsoft, aquilo é ridiculo, 2 consolas com arquitecturas diferentes CELL vs Power PC e a XBOX 360 ganha tudo por mais de 30% exepto um teste qualquer que a PS3 bate só mesmo para disfarçar, e pelo meio até comparam o GPU... quanto ao GPU da PS3 não se sabe quase nada, pá... foi um acto verdadeiramente vergonhoso.

De resto... a Microsoft tem qq coisa errada na secção de marketing, tudo bem a sony hypa os produtos e responde directamente à microsoft, mas... quem começa a atacar com numeros inconsistentes neste caso é a microsoft, tão a dar a imagem de que estão desesperados, desde o incidente da E3:

a sony meteu a conferencia deles colada, assustaram-se... mostraram a consola, os jogos, tudo antes da E3 incluindo jogos k claramente n deviam ter sido mostrados como o perfect dark, a meio da E3 a levarem uma cabazada da PS3 (se os videos eram in-game ou não, não vou por aí) vieram dizer: ahh mas a nossa consola tá a ser puxada a 30%. e a PS3 a quantos estará? além disso o "maravilhoso" perfect dark estava a correr a 30 frames por segundo nos development packs da consola isso não dava 60% da consola a correr a 60 frames? ahh pois, ou será que os jogos de próxima geração não são para correr a 60 frames? sim realmente com os graficos do perfect dark... corram akilo a 30 frames com mais complexidade se faz favor, mas sendo assim onde estão as 10 a 12 vezes o poder da xbox?

é assim que se apanham mentirosos, claro k os numeros da sony também são teóricos, irrealistas o que quiserem, mas foi a microsoft k amandou numeros primeiro, comparação da "consola mais potente" da ultima geração com a primeira consola a sair desta geração, enquanto que a sony comparou a consola deles que foi a primeira das 3 consolas a sair e a menos potente das 3, com a que vai ser a mais potente/ultima a sair.

Quem é que começou a comparar a consola à da geração anterior quem foi?
A Microsoft não diz k a Xbox é 3 vezes mais potente que a PS2?

nada soa pior que desculpas, sem tar a defender a sony, é lógico k a sony esta E3 não foi muito clara face ao material mostrado, mesmo sendo On-Spec não é On-Hardware vamos esperar para ver

O Kutaragi também é um bocado estilo ministro da informação do iraque... mas quem entra em pânico é que se lixa não é? e o kuraragi tá na sombra, a consola sai meses depois mesmo que a xbox 360 seja inicialmente mais potente, dásse uma revisãozinha, afinal como nós sabemos nem o cell nem a grafica estarão a ser "puxados" enquanto que os processadores da XBOX360 vão ter heatpipes.

Lembro-me na E3 a microsoft disse k o que a PS3 seria de mais potente era por sair depois, mas curiosamente no fim da E3 e sem mexerem nos specs da xbox 360 lançam testes a dizer que a deles dá uma bruta cabazada... contradição, pareçe-me

Note-se que como é sabido eu não gosto muito da Sony... mas pior que mentir é não saber mentir.
 
Sadino disse:
A Bacorada nº 1 é discutível... O aumento de transistores afecta de facto a performance na forma de unidades disponiveis para processamento (500 unidades tem mais processamento que uma unidade, e tem também mais transistores) por outro lado não é tudo, já que tens que contar com a arquitectura do(s) processadore(s), o que é que estes vão processar (uma unidade de FP faz mais cálculos que várias unidades integer).

A comparação não é tão simplista mas também não é tão descabida como isso.

Pode também via a acontecer que a performance das consolas seja melhor num lado do ponto de vista da geometria (parece-me que é o caso da Xbox nas paisagens), e do outro ponto de vista das texturas. Uma poderá ser melhor na simulação física e a outra na AI...

Pode até acontecer que uma é mais potente mas a outra é mais fácil de programar e portanto melhor aproveitada... esperar para ver :)

concordo... o numero de transistors afecta a performance de um cpu/Gpu da MESMA familia! Mas quando metes marcas diferentes ao barulho, jamais podemos comparar os transistors com performance e dizer que vao ser iguais!
Olha a Nvidia FX5800, um pequeno montro de transistors e a R300 comeu-a toda...


Se usarmos o Termo "transistors" como uma unidade de dinheiro, podemos ver que o GPU da X360 com um total de~350milhões transistors gastou:
- 80milhões de transistors "compraram" 10mb Ram
- 70milhões compraram a unidade logica + controlador de memoria.
- 200~ milhões são unidades de processamento Grafico.
E são Unified Shadders, ou seja, ao contrario do que se pensava, eles nao se podem dividir uns pra pixel shadder e outros pra vertex shadder! no mesmo ciclo á mercê dos programadores. é errado!
Todos os 48pipelines tem de trabalhar na mesma coisa no mesmo ciclo, e só no outro ciclo é que podem mudar todos os 48 pra outra operação! Agora sou eu, agora és tu... etc etc..

Se comparares a maneira como eles "gastaram" os transistors ao que se sabe do RSX (300 e poucos milhões de transistors), vais reparar que o RSX usou todos os 300milhões para processamento gráfico.

-A nvidia gastou os transistors todos em processamento.
-A ATI gastou 150milhões só em Ram+controlador de memoria+unidade logica, e com isto tudo pra Ter FSAA com 1 a 4% de penalização. Em que só cabem imagens 640x480 FSAA 4x nos 10 megas!
Ao usar HDTV (720p ou 1080i) eles vao ter que dividir a imagem em pedaços e meter-las á Vez nos 10Mb para processar o FSAA...
Não me cheira que isto seja eficiente, mas pronto..

conclusao Não se pode comparar performance com um gasto de transistors tao diferente....

I_eat_all.... concordo... cada um bate no ceguinho como quer, só acho que a microsoft abusou e nao foi pouco. Nem a sony na sua historia fez algo deste genero.
 
Última edição:
There is word that Sony Online Entertainment has purchased The Matrix Online. If this ends up true, The Matrix Online could very well be a PC and Playstation exclusive.

We are waiting for official confirmation on this one.

The most notable game from SOE is EverQuest which its latest expansion pack Depths of Darkhollow will be released soon.

For other news on SOE PS3 plans, a demo was shown of a living, breathing and evolving world at Sony’s pre-E3 press conference. It was stated that this was from a SOE MMO game. It isn’t known at this moment if it is a new title or an expansion of a current one. Hopefully, we’ll learn more about this in TGS around three months from now.
 
Back
Topo