Thread sobre ITED

Segundo sei, vai sair um manual novo, pois houve reestruturação..

Boas, "segundo sei" ainda não existe e a própria ANACOM, prevê que irá sair um novo, mas não sabe quando, como tal o que manda é o manual ITED suportado pelo dec. lei 59/2000!!!
e o resto são cantigas!! ;)
 
Bem, venho aqui desenterrar o único tópico que encontrei com qualquer informação sobre ATI, que não as placas gráficas :P

Fiz uma remodelação da casa, e aproveitei para colocar cabos para todas as divisões. Sugeriram-me a colocação de uma caixa ATI. segundo o que percebi, permite a distribuição da TV e cabos ethernet por todo o lado. Segundo o que percebi também, ficam em cada tomada 2 cabos, um de TV e o outro de Dados e Telefone. As perguntas que tenho devem ser um pouco básicas para este tópico, mas cá vão de qualquer forma:

- onde ficam os aparelhos como o modem, e router neste género de instalações? Ficam fora da caixa e ligam os cabos ethernet a cada divisão onde se queira net?
- Como é que se gere a questão do telefone e dados (presumo que seja os dados de rede "normal" de pc) na mesma saida? ou seja, se quiser ligar um computador e um telefone depois compro alguma ficha para separar a saida RJ45 em duas?

Do que pesquisei, só encontro sites comerciais ou então coisas mais especificas do ITED, e não da parte de cada casa. Uma resposta ou então ideia de como procurar ajudariam imenso! Obrigado
 
Bem, venho aqui desenterrar o único tópico que encontrei com qualquer informação sobre ATI, que não as placas gráficas :P

Fiz uma remodelação da casa, e aproveitei para colocar cabos para todas as divisões. Sugeriram-me a colocação de uma caixa ATI. segundo o que percebi, permite a distribuição da TV e cabos ethernet por todo o lado. Segundo o que percebi também, ficam em cada tomada 2 cabos, um de TV e o outro de Dados e Telefone. As perguntas que tenho devem ser um pouco básicas para este tópico, mas cá vão de qualquer forma:

- onde ficam os aparelhos como o modem, e router neste género de instalações? Ficam fora da caixa e ligam os cabos ethernet a cada divisão onde se queira net?
- Como é que se gere a questão do telefone e dados (presumo que seja os dados de rede "normal" de pc) na mesma saida? ou seja, se quiser ligar um computador e um telefone depois compro alguma ficha para separar a saida RJ45 em duas?

Do que pesquisei, só encontro sites comerciais ou então coisas mais especificas do ITED, e não da parte de cada casa. Uma resposta ou então ideia de como procurar ajudariam imenso! Obrigado

Boas, podes colocar por baixo do ATI, 1 caixa de ATI vazia para poderes colocar os activos (modems routers etc.) á vontade as tomadas RJ45 tanto servem para rede ou voz, em cada zona pode colocar tomadas duplas e assim ficas com 2 pontos de rede (para voz e dados etc.) para evitar andar a colocar duplicadores etc.!!!

te tiveres mais duvidas... apita!!! ;)
 
Ok, porreiro! Thanx pela resposta Varejo. Da parte do RJ45, eu só estava familiarizado com a transferencia de dados, por isso me estava a fazer alguma confusão em relação à parte do telefone! Mas ainda bem! Em relação ao sítio para colocar o resto da aparelhagem, vou então ver da ideia de colocar outra caixa ao lado vazia, é capaz mesmo de ser a melhor solução!

Mais uma vez obrigado, e ***** outra coisa, eu manifesto-me aqui!
 
Ok, porreiro! Thanx pela resposta Varejo. Da parte do RJ45, eu só estava familiarizado com a transferencia de dados, por isso me estava a fazer alguma confusão em relação à parte do telefone! Mas ainda bem! Em relação ao sítio para colocar o resto da aparelhagem, vou então ver da ideia de colocar outra caixa ao lado vazia, é capaz mesmo de ser a melhor solução!

Mais uma vez obrigado, e ***** outra coisa, eu manifesto-me aqui!

;)
 
Continuação da complicação

Ola de novo. Mais umas perguntitas.

Como já tinha dito, a caixa ATI vem na sequencia de um trabalho de remodelação em casa.

Basicamente, tenho a caixa ATI na dispensa, onde vão ter lá, 3 cabos:

1 de telefone
1 de TV da antena do prédio
1 de TV da TV cabo (de momento inactivo)

Agr, quem me está a montar a caixa, pelos vistos tambem não pesca assim tanto daquilo, porque não me soube explicar umas quantas coisas. Por isso virá uma pessoa mais qualificada na 3a feira testar a história toda e por tudo a funcionar. Porém, prefiro perceber o que se está a fazer, senão pode ficar uma solução longe da optimizada. Se alguem me puder explicar mais da

1º a minha qualificação: apenas e só redes de ethernet, na parte do computador (routers, modems, switch e mais nada)

O meu desejo, distribuir TV, internet e telefone para uns quantos sitios.

Da parte da internet, é o que me preocupa mais, dado que os outros sinais não precisam de grande transformação. Porém, quando se estiver no sinal de TV de antena, para mudar para o de TV cabo é preciso demontar a caixa e ir mexer atrás do painel?

è que ainda não me explicaram onde são os "inputs".

Antes, tinha a linha telefone - ligava ao modem - ligava ao router - 1 cabo para cada computador.

Agora com esta caixa, como se vai processar isso? É que segundo entendi, o sinal de telefone entra directamente na ATI. Atenção que o meu cabo para o telefone é dos antigos, tipo 2 linhas de cobre.

Sai um cabo de telefone para fora da ATI, faz a ligação modem -> router -> sai uma porradona de cabos que se ligam a cada sítio do ATI que corresponde a cada divisão?

Pode parecer tudo muito básico, mas é dificil interpretar os manuais de ATI que encontrei por ai na web. Falam em operadores e DDC e mais palavriados desses, e continuo sem perceber, algo que deveria ser imediato. Há alguma função especial disto?

Não tem o efeito de switch, pois não? é que nesse caso, que interesse tem as ligações RJ45 sem um router ou switch do ponto de vista do PC? Acabo por achar que do que eu queria fazer, era bem mais simples: telefone até a uma caixa central ligação a modem -> ligação a router -> um cabo para cada divisão... Se calhar a solução foi overkill.

Desculpem lá a ignorancia. Expliquem como se fosse muiiiiito burro! lol.
Thx pelas respostas.
 
Ola de novo. Mais umas perguntitas.

Como já tinha dito, a caixa ATI vem na sequencia de um trabalho de remodelação em casa.

Basicamente, tenho a caixa ATI na dispensa, onde vão ter lá, 3 cabos:

1 de telefone
1 de TV da antena do prédio
1 de TV da TV cabo (de momento inactivo)

Agr, quem me está a montar a caixa, pelos vistos tambem não pesca assim tanto daquilo, porque não me soube explicar umas quantas coisas. Por isso virá uma pessoa mais qualificada na 3a feira testar a história toda e por tudo a funcionar. Porém, prefiro perceber o que se está a fazer, senão pode ficar uma solução longe da optimizada. Se alguem me puder explicar mais da

1º a minha qualificação: apenas e só redes de ethernet, na parte do computador (routers, modems, switch e mais nada)

O meu desejo, distribuir TV, internet e telefone para uns quantos sitios.

Da parte da internet, é o que me preocupa mais, dado que os outros sinais não precisam de grande transformação. Porém, quando se estiver no sinal de TV de antena, para mudar para o de TV cabo é preciso demontar a caixa e ir mexer atrás do painel?

è que ainda não me explicaram onde são os "inputs".

Antes, tinha a linha telefone - ligava ao modem - ligava ao router - 1 cabo para cada computador.

Agora com esta caixa, como se vai processar isso? É que segundo entendi, o sinal de telefone entra directamente na ATI. Atenção que o meu cabo para o telefone é dos antigos, tipo 2 linhas de cobre.

Sai um cabo de telefone para fora da ATI, faz a ligação modem -> router -> sai uma porradona de cabos que se ligam a cada sítio do ATI que corresponde a cada divisão?

Pode parecer tudo muito básico, mas é dificil interpretar os manuais de ATI que encontrei por ai na web. Falam em operadores e DDC e mais palavriados desses, e continuo sem perceber, algo que deveria ser imediato. Há alguma função especial disto?

Não tem o efeito de switch, pois não? é que nesse caso, que interesse tem as ligações RJ45 sem um router ou switch do ponto de vista do PC? Acabo por achar que do que eu queria fazer, era bem mais simples: telefone até a uma caixa central ligação a modem -> ligação a router -> um cabo para cada divisão... Se calhar a solução foi overkill.

Desculpem lá a ignorancia. Expliquem como se fosse muiiiiito burro! lol.
Thx pelas respostas.

Boas, DDC primário = entrada operadores, DDC secundário = tomadas da tua casa, a nivel de telefone e ethernet já expliquei como fazer.

a nivel dos TAP´s CATV e MATV ou SMATV coaxial, o ATI tem 2 derivadores de coaxial CATV (tv cabo) e SMATV (antena do prédio), portanto através dos cabos das tomadas TV ligas ao derivador CATV as tomadas que queres com tv cabo e ao derivador SMATV as tomadas que queres com antena do prédio, se só tiveres antena do prédio a funcionar, ligas todas as tomadas TV ao derivador de SMATV, e os "inputs" CATV e SMATV ficam por trás do painel (traseira do derivador), por isso não se veem!!!
 
Última edição:
ja tou a perceber o esquema. Acho que já tenho as coisas orientadas. Agora tou lixado com a empresa de remodelações que propos esta treta, mas pelos vistos percebem menos que eu.
O ATI que compraram, não permite (segundo o que entendi) ter ao mesmo tempo internet e telefone.
Vai ter de levar um Switch, se não quiser que fique uma porradona de cabos a sair da caixa.
não previram a situação dos equipamentos activos... quando eu topei já não dava para colocar uma caixa ao lado.
Sub estimaram as ligações - deviam ter posto um ATI com mais ligações... ainda por cima sabiam todos os pontos, só que como uns não iam ficar com tomada porque ainda não iam ser utilizados, marimbaram para aquilo.

Varejo, muito obrigado por todas as explicações. Pelo menos agora já não cometerei nenhuma asneira em futuras questões de ATI... e provavelmente não é o mesmo electricista a vir montar o que quer que seja...

(nestas coisas, como o orçamento não especifica numero de entradas, tomadas, qual é o modelo exacto e não sei quê, é um pandemónio andar a discutir isto. Caso se queira mais qualquer coisa, é logo a carregar no preço. enfim.)
 
Boas.
Para quem já testou (com equipamento de medida) coaxiais, alguém teve problemas com tomadas da Teka?
Fiz um teste a semana passada numa empresa e as tomadas embora certificadas (entenda-se com o selo ITED) não passaram no teste a 85 MHz, mas funcionam perfeitamente a 750MHz.
Será defeito das tomadas ou existe algum pormenor que me está a escapar?
 
Boas.
Para quem já testou (com equipamento de medida) coaxiais, alguém teve problemas com tomadas da Teka?
Fiz um teste a semana passada numa empresa e as tomadas embora certificadas (entenda-se com o selo ITED) não passaram no teste a 85 MHz, mas funcionam perfeitamente a 750MHz.
Será defeito das tomadas ou existe algum pormenor que me está a escapar?

Boas, nunca usei mas conheço malta que usa e não tem tido problemas, isso pode ser do cabo, repartidores, derivadores etc. pode não ser necessariamente das tomadas!!!
 
Olá pessoal. Alguém pode disponibilizar um projecto/esquema de ITED para uma habitação de tipologia T2.
Pretendia substituir a cablagem toda (Coaxial, telefone, dados) e colocar uma caixa com tudo centralizado.
O apartamento em causa tem um sistema antigo RITA, mas pelo diametro dos tubos da linha de telefone parece que difícilmente não cabem mais do que dois cabos Cat.5 e no que respeita ao coaxial penso que so cabe 1.
Cump.
 
Última edição:
Viva Lunatic,

No teu caso, sugeria o seguinte: em vez de um ATI, coloca num ponto central um bastidor de mural de 1 ou 2 corpos, com cerca de 6U de altura, com 420mm d eprofuncidade. Cabe em qq lado. Fazes a cablagem chegar toda a esse ponto central (usa cabos cat6 flexíveis, que são mais caros, mas têm diâmetro mais pequeno e cabem melhor na tubagem RITA) colocando ou não caixas de derivação I2/I3 pelo caminho, a partir das tomadas terminais cravando as fichas em patch panel.
Podes fazer exactamente o mesmo para os coaxiais. A única desvantagem é que precisas posteriormente de equipamento activo, nomeadamente um switch, mas mesmo assim fica-te mais barato que um ATI e com uma complexidade menor.

É apenas uma ideia. A minha experiência diz-me que é a solução mais versátil, permitindo-te inclusive colocar outro hardware no bastidor, que num ATI não é permitido, e.g., video-vigilância. E fica tudo arrumadinho dentro de um caixote.

Quanto a alimentação do bastidor ou ATI, naõ esquecer os dois circuitos de 16A independentes, e não apenas um.

Algumas normas adicionais: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=180815&page=2

QQ coisa manda vir!

Cumps,
UnWired
 
Viva Lunatic,

No teu caso, sugeria o seguinte: em vez de um ATI, coloca num ponto central um bastidor de mural de 1 ou 2 corpos, com cerca de 6U de altura, com 420mm d eprofuncidade. Cabe em qq lado. Fazes a cablagem chegar toda a esse ponto central (usa cabos cat6 flexíveis, que são mais caros, mas têm diâmetro mais pequeno e cabem melhor na tubagem RITA) colocando ou não caixas de derivação I2/I3 pelo caminho, a partir das tomadas terminais cravando as fichas em patch panel.
Podes fazer exactamente o mesmo para os coaxiais. A única desvantagem é que precisas posteriormente de equipamento activo, nomeadamente um switch, mas mesmo assim fica-te mais barato que um ATI e com uma complexidade menor.

É apenas uma ideia. A minha experiência diz-me que é a solução mais versátil, permitindo-te inclusive colocar outro hardware no bastidor, que num ATI não é permitido, e.g., video-vigilância. E fica tudo arrumadinho dentro de um caixote.

Quanto a alimentação do bastidor ou ATI, naõ esquecer os dois circuitos de 16A independentes, e não apenas um.

Algumas normas adicionais: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=180815&page=2

QQ coisa manda vir!

Cumps,
UnWired


Obrigado por respoder UnWired.
Na verdade até tenho espaço para colocar uma ATI ao pé do quadro eléctrico e sobra mais um bocadinho para colocar os elementos activos da rede.
Mas o problema recide particularmente nas tubagens do quadro até as tomadas que são muito estreitas para levar mais do que 2 cabos! Por isso tenho de pensar bem na minha estrategia de como vou alterar a rede RITA para uma ITED.
Se calhar nos pontos principais (sala + 1 quarto) irão em estrela e o resto fica ligado em cascada (1 quarto + cozinha).
Uma coisa que tenho procurado por todo lado é se é possível ter num ponto a ligação coaxial e RJ-45 na mesma caixa, é que pretendo passar pelo mesmo tubo um cabo coaxial + RJ-45 para a sala.

Uma coisa é certa! desde que desliguei o alarme e desactivei o BPA a ligação ADSL passou a sincronizar de 5Mbps para os 11Mbps. Só espero é não queimar a linha!

Cump.
 
Viva Lunatic,
Não tem nada que agradecer. Fico contente de poder ajudar.

Em relação às suas questões:
- Existem os chamados cabos híbridos/mistos, que misturam o coaxial com o UTP, mas vai depender muito do diâmetro da sua tubagem RITA. A norma ITED prevê e até encoraja a utilização desse tipo de cabos, quando se está a falar de redes individuais, como é o seu caso. Assim de repente, lembro-me dos cabos Siameses da Televés que apenas ocupam cerca de 12mm lineares. Se a tubagem RITA for de 15mm de diâmetro dá perfeitamente.

- Quanto a tomadas existem também, sim senhor! ;) Apenas uma caixa/espelho única/o com interfaces coaxiais e UTP, também da Televés. Veja os links abaixo.

Cabos: http://www.televes.com/portugues/producto/Ificha.php?op=P&gama=524
Tomadas: http://www.televes.com/portugues/producto/Ificha.php?gama=259&op=P
Como instalar: http://www.televes.com/hojastecnicas/103967.pdf

Uma chamada de atenção apenas: Se, futuramente, e com a massificação da televisão IP, pretender substituir a cablagem coaxial por UTP, tenha em consideração que este tipo de cabos, por estarem colados, implicam que não poderá tirar um deles independentemente do outro.
No entanto, poderá sempre passar dois cabos normalíssimos, separados entre si, e este problema desaparece. :002: A grande mais-valia no seu caso são mesmo as tomadas mistas em espelho/mecanismo único!

E assim se resolvem alguns problemas! ;) Depois disto parece-me que devo mesmo é desejar-lhe uma boa instalação, certo? :)

Disponha.
Cumprimentos,
UnWired
 
Última edição:
Viva Lunatic,
Não tem nada que agradecer. Fico contente de poder ajudar.

Em relação às suas questões:
- Existem os chamados cabos híbridos/mistos, que misturam o coaxial com o UTP, mas vai depender muito do diâmetro da sua tubagem RITA. A norma ITED prevê e até encoraja a utilização desse tipo de cabos, quando se está a falar de redes individuais, como é o seu caso. Assim de repente, lembro-me dos cabos Siameses da Televés que apenas ocupam cerca de 12mm lineares. Se a tubagem RITA for de 15mm de diâmetro dá perfeitamente.

- Quanto a tomadas existem também, sim senhor! ;) Apenas uma caixa/espelho única/o com interfaces coaxiais e UTP, também da Televés. Veja os links abaixo.

Cabos: http://www.televes.com/portugues/producto/Ificha.php?op=P&gama=524
Tomadas: http://www.televes.com/portugues/producto/Ificha.php?gama=259&op=P
Como instalar: http://www.televes.com/hojastecnicas/103967.pdf

Uma chamada de atenção apenas: Se, futuramente, e com a massificação da televisão IP, pretender substituir a cablagem coaxial por UTP, tenha em consideração que este tipo de cabos, por estarem colados, implicam que não poderá tirar um deles independentemente do outro.
No entanto, poderá sempre passar dois cabos normalíssimos, separados entre si, e este problema desaparece. :002: A grande mais-valia no seu caso são mesmo as tomadas mistas em espelho/mecanismo único!

E assim se resolvem alguns problemas! ;) Depois disto parece-me que devo mesmo é desejar-lhe uma boa instalação, certo? :)

Disponha.
Cumprimentos,
UnWired


Wow! Mesmo agradecido pelo teu esclarecimento! tem sido de muita utilidade a tuas explicações. Na verdade não vou avançar com a instalação neste momento dado a situação economica em que me encontro, mas fica em stand-by até melhores tempos.

Muito obrigado mais uma vez.

Cump.
 
Back
Topo