Thread sobre Trabalho Remoto

Queria lançar-me em trabalho full remote "lá para fora" de preferência empresas da UE, alguém sabe indicar-me algumas referências de empresas ou sites onde seja seguro procurar oportunidades?
Eu acho que linkedin é número um... Mas posso estar enganado pois eu trabalhava localmente antes de me tornar remoto.

Já agora pergunto a quem tem experiência, algum cuidado em especial a ter em atenção nestas ofertas?
Acho que é muito importante pesquisares sobre a empresa em si e estudar bem o contracto que te vão oferecer.
 
Quando vocês falam de rates diárias com os recrutadores, esse valor é incluido do IVA, é pago à parte ou não existe IVA nestes casos?
 
@reise, sem dúvida o mais aconselhado. O mais certo, no entanto, é depois adicionares uma linha estilo esta aos teus recibos:

VAT reverse charge mechanism to apply according to art. 196 of the European Council Directive 2006/112

Ou pelo menos é assim segundo o que o meu contabilista, Belga, me explicou.
 
Boas, ora vou começar a trabalhar em Portugal para a mesma empresa que tava no Uk, vou trabalhar em recibos verdes a minha dúvida é pq eles disseram que me iam pagar em pounds, como fazem para passar os recibos visto que depois o banco "come" algum na conversão?
 
@Emigrrant, eu não estou em Portugal, portanto o que eu faço poderá não funcionar aí. No entanto, aqui na Bélgica, o que faço é o seguinte:

Tenho uma conta Revolut Business. Passo um recibo em £ para a empresa Inglesa. Recebo o pagamento no Revolut, converto, e adiciono ao recibo em € com o valor da conversão ao cêntimo. Envio esse dinheiro para a minha conta no banco Belga. Eles aqui apenas se interessam pelo dinheiro que te cai na conta, e é isso que tens que declarar. Aquele passo extra de conversão que faço via Revolut poupa-me muito dinheiro que o banco comeria numa transferência e mudança de divisa.
 
@Emigrrant, eu não estou em Portugal, portanto o que eu faço poderá não funcionar aí. No entanto, aqui na Bélgica, o que faço é o seguinte:

Tenho uma conta Revolut Business. Passo um recibo em £ para a empresa Inglesa. Recebo o pagamento no Revolut, converto, e adiciono ao recibo em € com o valor da conversão ao cêntimo. Envio esse dinheiro para a minha conta no banco Belga. Eles aqui apenas se interessam pelo dinheiro que te cai na conta, e é isso que tens que declarar. Aquele passo extra de conversão que faço via Revolut poupa-me muito dinheiro que o banco comeria numa transferência e mudança de divisa.
Muito obrigado achei a tua experiência muito boa. Vou estar a recibos verdes nos primeiros anos mas a tua maneira de gerir abriu os olhos a uma outra maneira. Achei simples isso vou me informar melhor
 
Boas pessoal,

alguém por aqui que esteja a fazer vida de "digital nomad". Trabalhar com contrato portugues mas viajar ao mesmo tempo para outros países e viver x tempo por lá (1/2 meses por cidade/país).

Estou a pensar começar pela américa latina aproveitar certas cidades que o custo de vida não seja um abuso como (Lisboa).

Visto estar 100% remoto e a trabalhar para um projeto da Alemanha com contrato portugues acho que seria uma experiência boa e ao mesmo tempo dá para conhecer outras culturas etc.
 
Malta uma dúvida acerca da segurança social. Fui consultar para pagar este mês e aparece-me isto:



"Sem obrigação contributiva".

(ignorem os outros meses em branco, que isso fui eu que censurei)

Entreguei a declaração trimestral em Abril como devido e também entreguei o IRS em Abril.

Isto é normal? Não aparecer nada para pagar em Abril? Ou poderá estar relacionado com a entrega do IRS o mês passado? Mais alguém nesta situação?


Edit:
Situação resolvida, ver abaixo.
 
Última edição:
Malta uma dúvida acerca da segurança social. Fui consultar para pagar este mês e aparece-me isto:



"Sem obrigação contributiva".

(ignorem os outros meses em branco, que isso fui eu que censurei)

Entreguei a declaração trimestral em Abril como devido e também entreguei o IRS em Abril.

Isto é normal? Não aparecer nada para pagar em Abril? Ou poderá estar relacionado com a entrega do IRS o mês passado? Mais alguém nesta situação?

Será por teres começado há 1 ano certo? Não te esqueças que no primeiro ano não tens obrigações de SS.
 
Trabalho em desenvolvimento .Net e .Net Core a sensivelmente 8 anos (ultimamente mais backend/APIs), e estou um bocado saturado do mercado nacional e desta forma bizarra de gerir das nossas empresas...
Queria lançar-me em trabalho full remote "lá para fora" de preferência empresas da UE, alguém sabe indicar-me algumas referências de empresas ou sites onde seja seguro procurar oportunidades?

Vê-se muita coisa, mas sinto alguma dificuldade a perceber o que é fidedigno.

Já agora pergunto a quem tem experiência, algum cuidado em especial a ter em atenção nestas ofertas?

Porquê a preferência para UE? Trabalhar para uma empresa americana, por ex, vai dar praticamente ao mesmo.
 
Malta uma dúvida acerca da segurança social. Fui consultar para pagar este mês e aparece-me isto:



"Sem obrigação contributiva".

(ignorem os outros meses em branco, que isso fui eu que censurei)

Entreguei a declaração trimestral em Abril como devido e também entreguei o IRS em Abril.

Isto é normal? Não aparecer nada para pagar em Abril? Ou poderá estar relacionado com a entrega do IRS o mês passado? Mais alguém nesta situação?

Acabei de ver e aparece o mesmo para mim.
 
Hoje já me apareceu para pagar e já tratei disto (pagamento segurança social).

Uma questão tenho o débito automático activado mas nunca me debitaram da conta (tenho feitos os pagamentos por multibanco logo no início do mês), para quem usa o débito automático em que dia é que eles costumam debitar?
 
Uma pergunta para quem tem contrato através da remote.com:

O que acontece caso a empresa queira despedir o trabalhador? Estamos a falar de um contrato sem termo e legalmente não me parece que a remote possa cessar o contrato. Num caso desses não me parece que cumpram os critérios para a extinção do posto de trabalho
 
Uma pergunta para quem tem contrato através da remote.com:

O que acontece caso a empresa queira despedir o trabalhador? Estamos a falar de um contrato sem termo e legalmente não me parece que a remote possa cessar o contrato. Num caso desses não me parece que cumpram os critérios para a extinção do posto de trabalho
Curiosidade: é um contrato sem termo ou a termo incerto?
 
Boas malta,

Acabei de receber um documento de cobrança das finanças para pagar um "pagamento por conta". Tive a pesquisar e parece-me que isto são 3 adiantamentos que fazemos durante o ano às finanças e que serão deduzidos no próximo pagamento de IRS (2023).

Isto é mesmo assim? Também têm pago?
 
Back
Topo