Thread sobre Trabalho Remoto

Surgiram-me outras questões acerca da declaração de IRS em relação às questões do trabalho que coloquei acima.

Neste caso, sendo residente em Portugal e a receber rendimentos dos EUA, terão de ser declarados como rednimentos obtidos no estrangeiro?

Entretanto tenho de os declarar já no IRS deste ano ou no proximo ano?

E tendo recebido o primeiro pagamento em Janeiro, muito embora sejam relativos a trabalho produzido em Dezembro, em que ano considero este rendimento?
Acho que o que conta é a data do recibo, se foi este ano só para o IRS do próximo ano.
 
Volto a colocar outra questão relacionado com a empresa que mencionei atrás, o projeto anterior correu bem e pediram-me para passar a full-time num novo projeto.

Dado que este tipo de contractos são algo instáveis, ou seja, podem terminar de um momento para o outro, um trabalhador independente têm direto a sub de desemprego?

No guia prático da SS diz: "Trabalhadores independentes que prestem serviço maioritariamente a uma entidade contratante e da qual dependem economicamente, ou seja, desde que mais de 50% do valor total anual dos rendimentos da atividade independente seja obtido dessa entidade e que determinem obrigação contributiva por parte da entidade contratante"

Neste caso não vai haver obrigação contributiva porque são dos EUA. Os 50% de rendimentos, até hoje, já provêm desta entidade, no entanto poderei voluntariamente contribuir?
 
Última edição:
Não tenho experiencia nesse caso, mas parece-me que não terás direito nem a subsidio de desemprego e penso que também não terás direito a baixas: o que transcreves aplica-se a empresas de PT. Essas sim, caso tenham contratos com Recibos Verdes dos quais sejam o maior contratante, têm a obrigação de contribuir para a SS dessa pessoa, assim como essa pessoa também tem a obrigação em contribuir (a partir do fim do 1º ano). Esta é a minha interpretação.

Uma forma de contornares isso é constituíres empresa sediada cá em PT, faturares aos EUA e recebes tu salário pela tua própria empresa. Mas isto já tem outros custos e obrigações que podem ou não fazer-te sentido (nomeadamente teres um TOC para te fazer a contabilidade, pagar IRC,...)
 
Não tenho experiencia nesse caso, mas parece-me que não terás direito nem a subsidio de desemprego e penso que também não terás direito a baixas: o que transcreves aplica-se a empresas de PT. Essas sim, caso tenham contratos com Recibos Verdes dos quais sejam o maior contratante, têm a obrigação de contribuir para a SS dessa pessoa, assim como essa pessoa também tem a obrigação em contribuir (a partir do fim do 1º ano). Esta é a minha interpretação.

Uma forma de contornares isso é constituíres empresa sediada cá em PT, faturares aos EUA e recebes tu salário pela tua própria empresa. Mas isto já tem outros custos e obrigações que podem ou não fazer-te sentido (nomeadamente teres um TOC para te fazer a contabilidade, pagar IRC,...)

Pois, criar empresa já não me deve compensar ou valer a pena.

De facto, trabalhar como contractor trás alguma insegurança, muito embora compense financeiramente existe sempre o receio de o projeto acabar de um momento para o outro e não saber quando se arranja novo emprego/projeto.
 
Pois, criar empresa já não me deve compensar ou valer a pena.

De facto, trabalhar como contractor trás alguma insegurança, muito embora compense financeiramente existe sempre o receio de o projeto acabar de um momento para o outro e não saber quando se arranja novo emprego/projeto.

Conheces alguem da nossa área que tenha ficado sem trabalho mais do que 1 mes ? Excepto os casos que foi por opçao propria, obviamente.
É que eu nao conheço ninguem (ou pelo menos nao me lembro de ninguem), e ando nisto desde 2005.
 
Conheces alguem da nossa área que tenha ficado sem trabalho mais do que 1 mes ? Excepto os casos que foi por opçao propria, obviamente.
É que eu nao conheço ninguem (ou pelo menos nao me lembro de ninguem), e ando nisto desde 2005.
Sim conheço, nem todos são bons nisto, ouves sabem vender. Malta que anda nisto à pouco tempo não é so querer que o trabalho aparece, então agora que as empresas não contratam tudo o que mexe…
 
Sim conheço, nem todos são bons nisto, ouves sabem vender. Malta que anda nisto à pouco tempo não é so querer que o trabalho aparece, então agora que as empresas não contratam tudo o que mexe…

Quantas pessoas? Eu nao conheço ninguem, e curiosamente ainda agora estava a ter a mesma covnersa com colegas de trabalho e todos dizem o mesmo.
A nao ser por vontade propria, ninguem em IT fica mais de 2 ou 3 meses sem trabalhar.

CLARO que estou a falar das pessoas nao serem esquisitas e aceitarem o primeiro trabalho que lhes oferecem (de forma temporaria).
 
Para júniores não está assim tão fácil, acredita.

Outra coisa que também está a mudar e muito, são as oportunidades full remote. Quando digo ou dou entender que o que me faria mudar seria uma oportunidade 100% remota, as conversas praticamente acabam logo ali. Tudo hibrido ou até mesmo presencial.
Fiz uma entrevista há pouco tempo que me enviaram um documento antes da entrevista com as condições, em que estava escrito que o regime era full remote. Durante a entrevista foi-me dito que estavam a regressar ao escritório e bla bla bla.
 
Quantas pessoas? Eu nao conheço ninguem, e curiosamente ainda agora estava a ter a mesma covnersa com colegas de trabalho e todos dizem o mesmo.
A nao ser por vontade propria, ninguem em IT fica mais de 2 ou 3 meses sem trabalhar.

CLARO que estou a falar das pessoas nao serem esquisitas e aceitarem o primeiro trabalho que lhes oferecem (de forma temporaria).
Estava a falar mais de juniores e arranjar trabalho em empresas decentes.
 
Para júniores não está assim tão fácil, acredita.

Outra coisa que também está a mudar e muito, são as oportunidades full remote. Quando digo ou dou entender que o que me faria mudar seria uma oportunidade 100% remota, as conversas praticamente acabam logo ali. Tudo hibrido ou até mesmo presencial.
Fiz uma entrevista há pouco tempo que me enviaram um documento antes da entrevista com as condições, em que estava escrito que o regime era full remote. Durante a entrevista foi-me dito que estavam a regressar ao escritório e bla bla bla.
Para o mercado PT concordo ctg. Tudo o que seja internacional, ninguem te pede nada presencial.

Conclusao: andas a perder tempo :P


Estava a falar mais de juniores e arranjar trabalho em empresas decentes.
Arranjar trabalho e trabalhar em empresas decentes sao coisas MUUUUUUUUUITO diferentes :D

NOTA: o que é um junior? Alguem com 1 ano de experiencia ou menos? É que ja vi muita malta a vender-se como seniores com 2 anos de experiencia no mercado de trabalho. E na minha opiniao fazem muito bem em tentar (independentemente de serem juniores ou nao)
 
Para o mercado PT concordo ctg. Tudo o que seja internacional, ninguem te pede nada presencial.

Conclusao: andas a perder tempo :P



Arranjar trabalho e trabalhar em empresas decentes sao coisas MUUUUUUUUUITO diferentes :D

NOTA: o que é um junior? Alguem com 1 ano de experiencia ou menos? É que ja vi muita malta a vender-se como seniores com 2 anos de experiencia no mercado de trabalho. E na minha opiniao fazem muito bem em tentar (independentemente de serem juniores ou nao)
Eu ando nisto há 2 anos e do considero me um Júnior +, também por causa do projeto que estou que é bastante complexo, pelo que percebi de malta mid que veio parar ao meu projeto e dizem que o projeto é enorme e muito complexo e depois ando eu a corrigir coisas que não deviam fazer. Eu por exemplo sou o incapaz de me vender como sénior, porque ainda existe muito para aprender e não consigo dizer que faço porque não bem assim.
 
Eu ando nisto há 2 anos e do considero me um Júnior +, também por causa do projeto que estou que é bastante complexo, pelo que percebi de malta mid que veio parar ao meu projeto e dizem que o projeto é enorme e muito complexo e depois ando eu a corrigir coisas que não deviam fazer. Eu por exemplo sou o incapaz de me vender como sénior, porque ainda existe muito para aprender e não consigo dizer que faço porque não bem assim.
A questao que suscitou esta conversa foi o risco de um contractor VS contracto directo.

Ha mais risco? Há.
Se arranjas alternativas facilmente? Arranjas.
Se ganhas mais? Ganhas muito mais, porque estás a faturar rate de empresa e o teu ordenado és tu que o decides.


Se tens 2 anos de XP, nao vejo porque é que nao te hás de vender mais caro. tu proprio dizes que é complexo etc. Se calhar estás a perder grandes oportunidades. Muito para aprender existe sempre, estou em IT desde 2005 e continuo a ter muito para aprender todos os dias :P
 
A questao que suscitou esta conversa foi o risco de um contractor VS contracto directo.

Ha mais risco? Há.
Se arranjas alternativas facilmente? Arranjas.
Se ganhas mais? Ganhas muito mais, porque estás a faturar rate de empresa e o teu ordenado és tu que o decides.


Se tens 2 anos de XP, nao vejo porque é que nao te hás de vender mais caro. tu proprio dizes que é complexo etc. Se calhar estás a perder grandes oportunidades. Muito para aprender existe sempre, estou em IT desde 2005 e continuo a ter muito para aprender todos os dias :P
Mas agora o mercado não está muito famoso, aí para fora não sei, mas aqui só quem é mesmo bom é que consegue arranjar trabalho numa empresa decente.
 
Eu por exemplo sou o incapaz de me vender como sénior, porque ainda existe muito para aprender e não consigo dizer que faço porque não bem assim.

Não devias pensar assim. Depende da tua especialização e o tempo que dedicas a aprender. Há pessoal que com 3-4 anos de experiência dão 15-0 a malta sénior com 10+ anos de experiência porque estão continuamente a par do mercado.

Vende-te como sénior, ganhas mais e têm menos tendência para se aproveitarem de ti. Se não souberes, finge que sabes mas depois vai aprender mesmo como se faz. É o chamado "fake it till you make it".
 
Não devias pensar assim. Depende da tua especialização e o tempo que dedicas a aprender. Há pessoal que com 3-4 anos de experiência dão 15-0 a malta sénior com 10+ anos de experiência porque estão continuamente a par do mercado.

Vende-te como sénior, ganhas mais e têm menos tendência para se aproveitarem de ti. Se não souberes, finge que sabes mas depois vai aprender mesmo como se faz. É o chamado "fake it till you make it".
Eu não tenho muita experiência fora do contexto do meu trabalho, trabalhei 8 meses numa empresa onde não se aprendia, era despachar produto mesmo que fosse carregado de bugs para o cliente que o que interessava era cumprir prazos, vim para está empresa onde considero o produto algo complexo com uma stack algo grande, angular js a servir de shell, microfrontends com angular 15, graphql, uma api gateway graphql mesh para um server de quarkus e postgress, ainda uma pequena api de nestjs com mongodb, terraform, azure, argocd, helm charts, kubernetes,… eu suposto eu trabalhar em tudo e tenho uma certa dificuldade, sou mais de frontend, mas tenho alguns colegas que trabalham sem problema em toda a stack, estive de prevenção, não consegui resolver o problema, liguei ao meu scrum master (era um problema simples na verdade), o meu manager soube que não consegui resolver e veio falar comigo porque eu não posso ligar as pessoas, tenho que ser eu a resolver o problema, assim é difícil vender me…

Isso vais ouvir sempre.. Parece o choradinho do outros dos hotéis que nao consegue contratar ninguem pelo ordenado minimo.
Estamos a falar de contextos diferentes…
 
Última edição:
Eu não tenho muita experiência fora do contexto do meu trabalho, trabalhei 8 meses numa empresa onde não se aprendia, era despachar produto mesmo que fosse carregado de bugs para o cliente que o que interessava era cumprir prazos, vim para está empresa onde considero o produto algo complexo com uma stack algo grande, angular js a servir de shell, microfrontends com angular 15, graphql, uma api gateway graphql mesh para um server de quarkus e postgress, ainda uma pequena api de nestjs com mongodb, terraform, azure, argocd, helm charts, kubernetes,… eu suposto eu trabalhar em tudo e tenho uma certa dificuldade, sou mais de frontend, mas tenho alguns colegas que trabalham sem problema em toda a stack, estive de prevenção, não consegui resolver o problema, liguei ao meu scrum knight (era um problema simples na verdade), o meu manager soube que não consegui resolver e veio falar comigo porque eu não posso ligar as pessoas, tenho que ser eu a resolver o problema, assim é difícil vender me…


Estamos a falar de contextos diferentes…

Tens um stack muito grande para aprender mas duvido que tenhas de saber tudo a fundo.

Quanto ao suporte que não deste...
Tenho a certeza que há plataformas de monitorização e debugging disponíveis na empresa onde trabalhas e cabe às equipas criarem dashboards parametrizadas para despistar ou identificar possíveis problemas... Isso ajuda muito mesmo aos mais seniores.
 
Tens um stack muito grande para aprender mas duvido que tenhas de saber tudo a fundo.

Quanto ao suporte que não deste...
Tenho a certeza que há plataformas de monitorização e debugging disponíveis na empresa onde trabalhas e cabe às equipas criarem dashboards parametrizadas para despistar ou identificar possíveis problemas... Isso ajuda muito mesmo aos mais seniores.
Sim e temos, como o grafana e sentry, mas mesmo assim ea um problema que não estava a chegar lá, basicamente um pod de kubernetes morreu e eu não estava a chegar lá, podia ter ido ao argocd e ter visto o pod morto, mas com a pressão ( não lido muito bem com este tipo de problemas, o projeto tem muitos problemas e pensei logo nos piores cenários e não que fosse algo tão simples) de não estar a conseguir chegar lá (o sentry e o grafana não tinham nada de relevante) lá cedi à pressão...
 
Back
Topo