Thread sobre Trabalho Remoto

Sim, tens razão. No meu caso específico é uma sociedade e portanto tenho que ter contabilidade organizada.

Tal como disseste é necessário perceberes se vale a pena. Numa contabilidade organizada, uma das coisas, é vender carros próprios e começar num qualquer tipo de aluguer. Entra para as despesas ;)
 
Tal como disseste é necessário perceberes se vale a pena. Numa contabilidade organizada, uma das coisas, é vender carros próprios e começar num qualquer tipo de aluguer. Entra para as despesas ;)


Na fase inicial, quando ainda se luta pela sobrevivência da empresa, isso é uma não questão. Já quando a empresa está a dar bastante lucro, concordo contigo! Tudo o que servir para despesas da empresa deve ser usado (carros, combustível, refeição, etc).
 
Esta thread começa todos os meses no primeiro dia útil às 11h da costa oeste dos USA, o que significa que a grande maioria das empresas europeias já está fechada. Se deres mais um ou dois dias irás ver muitas empresas europeias a "postar" qualquer coisa.. Pela minha experiência desde que leio essa thread, existe mais empresas que não exigem que estejas nos USA..

Já agora, fica o link para o "whoishiring" que mantém um histórico e links para outros tópicos (freelancing, who wants to be hired): https://news.ycombinator.com/submitted?id=whoishiring
 
Já agora, também deixo a minha opinião actual sobre o assunto do trabalho remoto (btw, fui eu que abri este tópico). Já trabalhei para um empregador remotamente e neste momento também trabalho por conta própria (faço software para vender, freelancing e consultoria).

As vantagens:
- Faço os meus próprios horários.
- Escolho os projectos que considero interessantes.
- Dou suporte e falo directamente com os meus clientes (do software que vendo, como os meus clientes de freelancing)
- Se me apetecer dormir a sesta durmo, se me apetecer ir até à praia vou.
- Não aturo managers que não pescam um ******* de software.
- Vida muito muito mais saudável.

As desvantagens:
- O dinheiro (ainda) não é certo e garantido ao final do mês.
- Trabalho de manhã à noite porque ainda não tenho um cash-flow certo.
- Desespero muitas vezes, mas como "amealhei" algum tenho algum conforto..

Aquilo a que dei a volta:
- Interacção social de escritório nunca me serviu de muito pois nesse contexto acho difícil se partilhar muitas coisas da vida. Portanto arranjei alguns hobbies que me preenchem essa necessidade.
- A última vez que trabalhei para outros no escritório engordei quase 10 kilos. Em casa levo uma vida bastante mais saudável, com menos gastos, e estou aos poucos a recuperar do peso (podem ler algo sobre isto aqui: http://joaoventura.net/blog/2016/chart-diet/)


Já agora, estou disponível para freelancing (web development, Python, NLP, data processing, tenho experiência no ensino e posso fazer consultoria ou tutoria one-on-one), perguntem.. ;)
 
Última edição:
Boas,
Recentemente tenho pensado em trabalhar para uma empresa estrangeira remotamente.
Mas não faço ideia como funciona o IRS, os impostos e isso....
A nivel profissional acho que é uma experiência muito enriquecedora.
Mas a nivel financeiro não sei... Ganho cerca de 1000 liq agora e passaria a receber 1600 liq...
Alguém faz ideia como se processa "legalmente"? +/- valor de imposto que vou pagar cá e isso?

Obrigado
 
eu tenho recibos verdes e para passares recibos para fora é tudo igual a passar cá dentro, tens é que pedir para te na actividade deixarem por NIs estrangeiros, quando fores abrir falas nisso.
IVA tens vantagens se for da UE,exactamente quais nao sei mas tas isento acho eu.
 
já agora vi uma noticia em rodape na TV hoje, Toyota fez um estudo e vai pedir que 25% dos trabalhadores exerçam trabalho remoto para poupar algubns milhares por ano em almoços, alugueres,limpeza,etc..

pode ser o futuro mas acho que ha pessoas que nao tem perfil e vao se desmotivar e perder eficacia no trabalho..

eu continuo a procura mas é mais nos states que exige oferta e alguns recruiters ainda pensam que PT é ESpanha. se houvesse esta mentalidade em grande escala em UK era mt mais facil arranjar remote job.
 
já agora vi uma noticia em rodape na TV hoje, Toyota fez um estudo e vai pedir que 25% dos trabalhadores exerçam trabalho remoto para poupar algubns milhares por ano em almoços, alugueres,limpeza,etc..

pode ser o futuro mas acho que ha pessoas que nao tem perfil e vao se desmotivar e perder eficacia no trabalho..

eu continuo a procura mas é mais nos states que exige oferta e alguns recruiters ainda pensam que PT é ESpanha. se houvesse esta mentalidade em grande escala em UK era mt mais facil arranjar remote job.
Na Holanda se fizerem isso os trabalhadores vão para casa mandar Bongadas...
 
Fica a minha experiência também.

Contexto: trabalho remotamente para uma empresa nos EUA à cerca de um ano.

Vantagens:
  • Horário: a equipa está espalhada pelo mundo todo, portanto estão-se completamente borrifando para o horário que decides fazer. Por exemplo, costumo ir ao ginásio a meio do dia quando não está quase ninguém.
  • Trabalho onde quero. Por exemplo, tenho um familiar no hospital e acabo por trabalhar algumas horas em casa, outras no hospital, outras em casa de familiares... e sim, outras na esplanada ou no Starbucks. :-)
  • Férias: não existe política de X dias de férias por ano. Tiras o tempo que precisas.
  • A comunicação é excelente, graças a ferramentas como Slack e Hangouts!
  • Apesar da distância, existe uma energia e ligação forte entre todos. Uma vez por ano encontramo-nos todos durante uma semana para eventos de team building e reuniões pessoais, o que ajuda imenso neste ponto.

Desvantagens:
  • Dificuldades em distinguir entre tempo de trabalho e pessoal. Gosto do que faço, portanto isto é menos um problema do que deveria ser...
  • Às vezes sinto falta de socializar com colegas, mas normalmente resolvo isso visitando antigos colegas para almoçar ou assim.
 
Fica a minha experiência também.

Contexto: trabalho remotamente para uma empresa nos EUA à cerca de um ano.

Vantagens:
  • Horário: a equipa está espalhada pelo mundo todo, portanto estão-se completamente borrifando para o horário que decides fazer. Por exemplo, costumo ir ao ginásio a meio do dia quando não está quase ninguém.
  • Trabalho onde quero. Por exemplo, tenho um familiar no hospital e acabo por trabalhar algumas horas em casa, outras no hospital, outras em casa de familiares... e sim, outras na esplanada ou no Starbucks. :-)
  • Férias: não existe política de X dias de férias por ano. Tiras o tempo que precisas.
  • A comunicação é excelente, graças a ferramentas como Slack e Hangouts!
  • Apesar da distância, existe uma energia e ligação forte entre todos. Uma vez por ano encontramo-nos todos durante uma semana para eventos de team building e reuniões pessoais, o que ajuda imenso neste ponto.

Desvantagens:
  • Dificuldades em distinguir entre tempo de trabalho e pessoal. Gosto do que faço, portanto isto é menos um problema do que deveria ser...
  • Às vezes sinto falta de socializar com colegas, mas normalmente resolvo isso visitando antigos colegas para almoçar ou assim.

Buffer? :)
 
para malta com bastante experiência não é muito difícil arranjar remote ou é ? o que vejo para remote pedem bastante experiencia...
 
para malta com bastante experiência não é muito difícil arranjar remote ou é ? o que vejo para remote pedem bastante experiencia...

Diria que, regra geral, sim querem sempre malta com muita experiência... a principal razão penso que seja simples: se não estás preso pela distância, porque não tentar arranjar a melhor equipa possível para o teu projecto?
 
Back
Topo