Thread sobre Trabalho Remoto

Não me recordo da razão ao certo, visto ter feito este documento no ano passado.

Mas tenho uma vaga ideia que existia uma percentagem variável (penso que o máximo seja 15%) que poderia ser abatida com despesas. Nessa folha de cálculo apresenta o pior cenário, sem que não fosse apresentada qualquer tipo de despesa (conta da internet, material de office, etc) para abater.
 
Também existe esta que foi elaborada por um utilizador do reddit com o apoio de um contabilista.
Estranho. Esta aqui bate certo com os nossos cálculos (em termos de IRS):
https://www.apfn.com.pt/irs2020.php

Mas essa que linkaste na citação (com o apoio do contabilista) aplica mais IRS... Por exemplo para o exemplo dos 72K aplica 34.465,77 € em vez dos 18.325,39 €... hm...

\Edit
Outra questão @0xKubo essa redução na taxa nos dois primeiros anos é feita automaticamente, certo?
 
Última edição:
Mas essa que linkaste na citação (com o apoio do contabilista) aplica mais IRS... Por exemplo para o exemplo dos 72K aplica 34.465,77 € em vez dos 18.325,39 €... hm...
Também reparei que as coisas não batiam totalmente igual, mas do pouco que vi (vi na diagonal), pareceu-me ok. Só mesmo vendo com mais atenção para tentar perceber a diferença, mas sinceramente, não estou com vontade.

Outra questão @0xKubo essa redução na taxa nos dois primeiros anos é feita automaticamente, certo?
Em princípio sim, mas é uma que tenho e que só vou ver respondida em Abril de 2022 quando fizer o IRS. Até lá poupo o valor do IRS dado pelo quadro mais a direita, just in case...

Relativamente à Remote.com, questionei-lhes sobre como as coisas funcionam, contudo, não percebi nada. Fica aqui a resposta:

If you negotiated a salary of 5.000€, you would receive 5.000€ minus any statutory deductions. I am unable to provide specific calculations here as this is handled by our Sales team; however, it looks like income taxes can range between 14.5 and 48%. Here at Remote compliance is a part of our service, and so we will always adhere to local legislation for this piece.

However, you may negotiate a salary of 5.000€ net rather than gross, and what we would do is then gross up the salary from 5.000€. If this salary is approved, then you would see a take-home pay of 5.000€.
Não me parece que faça muito sentido negociar um salário líquido (net) com uma empresa remote...
 
Dessa resposta dos tipos da Remote.com, leva-me a acreditar que se seja tributado como um trabalhador por conta de outrem em Portugal. No caso de um salário de 5.000 seria isso menos 32.6% para IRS e 11% para segurança social, algo à volta dos 2.820 líquidos.
 
Última edição:
Boa tarde pessoal.

Estava a tentar perceber isto mas tenho algumas dúvidas:

RECIBOS VERDES:
>>Exemplo, trabalhar para Alemanha com 50k€ ao ano

Dados:
1) Valor Bruto Anual: 50K€

2)Situação Fiscal em (PT)

> IRS:

--->entre 11.5% - 25%, dependendo da atividade.
-> Pode-se "sempre" escolher uma atividade dos 11.5%?

> Segurança social
--> 21.5% de 70% do rendimento, correcto?


> IVA: aqui não faço ideia o que acontce/como proceder
- Há dupla tributação?
- Não tenho de pagar IVA?


3) Sobre recibo e fatura:
Passar Recibo Verde e enviar Invoice ao empregador, correcto?

Obrigado!
 
@ourico4
Não há dupla tributação.
O IVA não pagas, supostamente é a própria empresa que tem que pagar na Alemanha, segundo o que percebi.

No primeiro ano não pagas segurança social.
Passar Recibo Verde e enviar Invoice ao empregador, correcto?
Sim crias a factura (ou factura-recibo) segundo recibos verdes e envias à empresa.
 
@ourico4
Não há dupla tributação.
O IVA não pagas, supostamente é a própria empresa que tem que pagar na Alemanha, segundo o que percebi.

No primeiro ano não pagas segurança social.

Sim crias a factura (ou factura-recibo) segundo recibos verdes e envias à empresa.
Muito obrigado!

Em relação à SS tinha essa ideia.

Relativamente às restantes contas será que podes ajudar! SS (está corecto?) e IRS/ escalão (existe essa variação 25%-11.5%?).

Obrigado!
 
@ourico4

Se não estiver enganado (se precisares confirma com um contabilista):

IRS:
Valor tributável: 50.000*0.75 = 37 500€

De acordo com esta tabela:
https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/conheca-a-nova-tabela-de-irs/

36967*0,28838+533*0,45 ~= 10.900,39 €

Segurança social:
50000*0,7*0,214 = 7490 €

Total líquido por ano: 50000-10900,39-7490 ~= 31.609,61 €

Total líquido por mês (12 meses): 31609,61/12 ~= 2634,13 €

Não inclui o seguro obrigatório.

P.S. Ouvi dizer que iam alterar o número de escalões de IRS mas ainda não vi para quando será e como será calculado.
P.S.2 Na segurança social é possível optar por contribuir mais ou menos (+25% até -25%), sendo que os cálculos foram feitos sem variação (0%).
 
@ourico4

Se não estiver enganado (se precisares confirma com um contabilista):

IRS:
Valor tributável: 50.000*0.75 = 37 500€

De acordo com esta tabela:
https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/conheca-a-nova-tabela-de-irs/

36967*0,28838+533*0,45 ~= 10.900,39 €

Segurança social:
50000*0,7*0,214 = 7490 €

Total líquido por ano: 50000-10900,39-7490 ~= 31.609,61 €

Total líquido por mês (12 meses): 31609,61/12 ~= 2634,13 €

Não inclui o seguro obrigatório.

P.S. Ouvi dizer que iam alterar o número de escalões de IRS mas ainda não vi para quando será e como será calculado.
P.S.2 Na segurança social é possível optar por contribuir mais ou menos (+25% até -25%), sendo que os cálculos foram feitos sem variação (0%).
Ou seja, compensa mais trabalhar em Portugal, remotamente para a Alemanha a ganhar 50.000€/ano por essa via, do que trabalhar na Alemanha em contrato de trabalho, certo?

É que 50k€/ano na Alemanha, dá algo como 2.622,30€/mês líquidos com contrato de trabalho normal.

Result
Month Year
Gross Salary:​
4.166,67 €​
50.000,00 €​
Taxes​
Solidarity Surcharge:​
0,00 €​
0,00 €​
Church Tax:​
0,00 €​
0,00 €​
Salary Tax:​
705,83 €​
8.469,96 €​
Taxes:​
705,83 €​
8.469,96 €​
Social Charges​
Pension Insurance:​
387,50 €​
4.650,00 €​
Unemployment Insurance:​
50,00 €​
600,00 €​
Health Insurance:​
327,08 €​
3.925,00 €​
Care Insurance:​
73,96 €​
887,50 €​
Social Charges:​
838,54 €​
10.062,50 €​
Net Salary:​
2.622,30 €
31.467,54 €

Isto para um solteiro ou um casal com salários idênticos, portanto Tax Category 1 ou 4.

E sendo assim, não compensa ir para a Alemanha... será que esse valor líquido está correto?
 
Última edição:
E sendo assim, não compensa ir para a Alemanha... será que esse valor líquido está correto?
Não compensa ir para a Alemanha (por valores monetários) até por menos que 50K em Portugal remote (vs 50K na Alemanha)... (isto se tiverem cá casa ou não tiverem problemas para morar numa zona barata)

Podem existir erros nos meus cálculos, mas se os encontrarem, digam para corrigir.
 
Não compensa ir para a Alemanha (por valores monetários) até por menos que 50K em Portugal remote (vs 50K na Alemanha)... (isto se tiverem cá casa ou não tiverem problemas para morar numa zona barata)

Podem existir erros nos meus cálculos, mas se os encontrarem, digam para corrigir.
A partir de que valores compensaria ir para a Alemanha em vez de Portugal remote?
 
Ter um contrato de trabalho pela remote.com implica que a empresa tenha que pagar uma percentagem significativa de TSU, certo?
E como trabalhor independente para uma empresa portuguesa, a empresa pagaria algo parecido mas em IVA.

Ou seja, o melhor cenário é trabalhar como trabalhador independente para uma empresa fora do país (dado que há isençao de IVA), porque implica que o trabalhador recebe uma maior percentagem do valor que a empresa estará disposta a dispender pelo trabalho. Ou estou a perceber mal?
 
Ter um contrato de trabalho pela remote.com implica que a empresa tenha que pagar uma percentagem significativa de TSU, certo?
E como trabalhor independente para uma empresa portuguesa, a empresa pagaria algo parecido mas em IVA.

Ou seja, o melhor cenário é trabalhar como trabalhador independente para uma empresa fora do país (dado que há isençao de IVA), porque implica que o trabalhador recebe uma maior percentagem do valor que a empresa estará disposta a dispender pelo trabalho. Ou estou a perceber mal?

Acho que estás a entender mal. Não conheço a remote.com especificamente, mas normalmente é assim: tu prestas serviços, apresentas uma fatura, e eles pagam. Simples.

Depois tu é que tens que fazer os teus pagamentos de impostos (TSU's e IRS se aplicavel).
 
O objectivo da remote.com é permitir a um empregador de fora do país oferecer um contrato normal portugues, ie com a TSU, férias minimas etc etc. É uma forma do empregador de fora não ter que ter presença legal em Portugal (ou qualquer outro país) e ter contratos normais com trabalhadores noutros países (ie sem ser trabalhador independente). Tanto quanto sei, imagino que isso inclua retenção na fonte por exemplo.

Tu pareces estar a falar de receber como trabalhador independente normal.

Para simplificar, esqueçamos a remote.com.

Há 3 cenários:
1) Trabalhar por conta de outrém para uma empresa portuguesa.
2) Trabalhar como trabalhador independente para uma empresa portuguesa.
3) Trabalhar como trabalhador independente para uma empresa estrangeira.

No 1) a empresa paga os 23,75% TSU sobre as empresas.
No 2) a empresa não paga TSU, mas paga IVA (transferidos pelo trabalhador).
No 3) a empresa não paga TSU, mas também não paga IVA (dada a isençao para pagamentos de fora).

Naturalmente, nos 3 casos o trabalhador paga SS (sobre trabalhdor de 11%) e o IRS (e também transfere o IVA se for o caso).

A questão é no caso 3), do valor que a empresa está disposta a pagar por um trabalhador, uma percentagem menor acaba em taxas e impostos, certo? Ou seja, teoricamente sobra mais para o trabalhador final.

Isto faz sentido ou está-me a escapar algo?
 
@PEsteves desculpa então, como nao conheço a remote.com assumi que era um site de empregos normais. My bad!

Eu nao falei de trabalhador independente, mas sim de prestação de serviços com uma empresa, em que tu és o socio-gerente da mesma.


Acho que nos casos de empresa, a faturaçao é sempre superior, e depois a gestao de pagar ordenados é tua. Não sei se entendi bem a tua questao..
 
Eu estava a evitar considerar o cenário de ter empresa.

Pretendia apenas fazer a comparaçao entre ser trabalhador por conta de outrem, trabalhador independente a receber por empresa portuguesa e trabalhador independente a receber por empresa estrangeira.

No fundo o foco mesmo é se do valor recebido como trabalhador independente para uma empresa estrangeira, uma menor percentagem total acaba por ser paga em SS e IRS, dado que não há TSU nem IVA por parte da empresa estrangeira e o trabalhador só paga 11% de SS.
 
Última edição:
Com o remote.com és efectivamente trabalhador deles. Apesar de trabalhares para outra empresa, a tua ligação contratual é com a remote.com. Todos os impostos são exactamente iguais como um trabalho normal com outra entidade Portuguesa. Do teu lado não tens que te preocupar muito, é mais do lado da empresa que se tem que preocupar, já que paga uma extra fee para te ter nesses moldes.

Para mim é o melhor dos dois mundos, pois tens efectivamente um contrato de trabalho permanente e não tens que passar recibos e pagar os teus próprios impostos.

Um rápido exemplo, se a empresa te oferece 75k, pegas nesse salário e usas uma calculadora para saberes o teu salário liquido. Para o caso da empresa, eles pagam logo 10% de fee à remote.com (refundable) e depois pagam outra mensalidade à remote.

Sinceramente não sei ao certo a diferença em termos de impostos (em qual pagas mais), mas pessoalmente, o facto de teres um contrato permanente e não teres que ter o trabalho de passar recibos, pagar SS, abater coisas para IRS, etc etc, compensa.
 
Última edição:
Back
Topo