Thunderbird a consumir 740mb!!!!Help

j0rg

Power Member
Boas ppl..

Já algum tempo que algo de estranho se andava a passar com o consumo da memoria no meu portátil com 2gb de memoria, ligava o portátil e ao fim de 30 a 40 minutos de utilização ficava apenas com 100 ou 200 megas de memoria disponível apenas com o browser ligado e mais dois ou três programas ligados...Decidi investigar o problema então não é que descobri que o Thunderbird está a consumir um disparate de memoria, um abuso...ora vejam:





Thunderbird : versão 2.0.0.9 (20071031)
So: Win vista

Isto certamente será um bug ou algo do género, alguém sabe uma solução para puder resolver este problema!?

Cumps
 
Última edição:
humm duvido, já teria sido alertado pelo anti vírus,mas já fiz um scan geral e ele nao detectou nada... e também não ando a executar exe´s estranhos...
 
Isso parece mais o Gecko a armar a tendinha... P/ acaso não tens nenhuma extensão mais bruta instalada? Qqr modo, pelo menos para o FF os valores são normais... O meu record pessoal é quase 2GB... Mas isso foi com uma página mal comportada ajudada pelo JAVA/Quicktime e Flash em simultâneo.

Já o TB não é assim tão normal. Faz um File->Compact Folders. Ainda me surpreende como os gajos não metem um aviso nessa treta, visto que metade dos probs do TB aparecem pelo facto de ninguem avisar os users que o TB não apaga nada (realmente) enquanto não se fizer isso. Ainda no outro dia tive dois no mesmo dia. Um não ia buscar o correio pq não tinha espaço no HD (o distinto animal recebe mais de 100MB/dia de video e lixo em geral... dá para perceber como desapareceu o espaço...) e o outro erra um arrasto de tripas (8GB efectivos de mail, mails de 4/5KB...). Post-Compact Folder pareciam (quase) novos.
 
Isso parece mais o Gecko a armar a tendinha... P/ acaso não tens nenhuma extensão mais bruta instalada? Qqr modo, pelo menos para o FF os valores são normais... O meu record pessoal é quase 2GB... Mas isso foi com uma página mal comportada ajudada pelo JAVA/Quicktime e Flash em simultâneo.

Já o TB não é assim tão normal. Faz um File->Compact Folders. Ainda me surpreende como os gajos não metem um aviso nessa treta, visto que metade dos probs do TB aparecem pelo facto de ninguem avisar os users que o TB não apaga nada (realmente) enquanto não se fizer isso. Ainda no outro dia tive dois no mesmo dia. Um não ia buscar o correio pq não tinha espaço no HD (o distinto animal recebe mais de 100MB/dia de video e lixo em geral... dá para perceber como desapareceu o espaço...) e o outro erra um arrasto de tripas (8GB efectivos de mail, mails de 4/5KB...). Post-Compact Folder pareciam (quase) novos.

Sim tenho algumas extensões instaladas, mas nada assim de especial apenas 3 ou 4.
Andei a gloogar e encontrei umas dicas para optimizar o consumo da memoria do FF modifiquei o seguinte:

"browser.sessionhistory.max_total_viewers
carregando a página de opções do Firefox digitando no campo de URL a expressão about:config. Reduzir este parâmetro para 0 (zero) desligará essa função e fará o navegador usar pouca memória do sistema, mas o desempenho ao fazer o carregamento e montagem de páginas será menor."

A config que vem de padrão nesta opção é -1, com este valor o Firefox escolhe o número de caches a fazer de acordo com a tabela: RAM Number of Cached Pages 32MB 0, 64MB 1, 128MB 2, 256MB 3, 512MB 5, 1GB 8, 2GB 8, 4GB 8, Ou seja, se tiver 64MB de ram o FF fará a cache de 1 página. Se tiver 1GB ele fará de 8 páginas.

Após aplicar esta configuração já ñ tenho problemas de excesso de consumo de memoria no FF, o mínimo de consumo ronda os 60 megas e o máximo 90, espectacular:D

Relativamente ao TB espantosamente agora não me passa dos 40 megas está tb estável..

Agora só espero que assim continue, não quero ter um browser a consumir 400 megas ou mais tendo cerca de 4 ou 5 pagina abertas, um verdadeiro disparate, o que, com o browser opera que eu utilizava anteriormente nem lá perto chegava a esses consumos com gerenciador de mail e feeds incorporados...

Cumps
 
Tens de entender que é precisamente isso que é o cache do FF. Ele guarda as pages pré-rendidas para a navegação ser mais rápida. IMHO desperdicio de RAM nos tempos que correm, o CPU rende a página em um ou outro segundo...

Btw, se queres uma extensão util mete o cache status. Não parece grande coisa, só te diz quanto cache está a ser usado, mas acredita que é um grande amigo... Mal vês o cache a disparar em utlização sem ser libertado e a ultrapassar todos os limites que impuseste ao browser 90% das vezes sabes que vem ai o crash :)
 
Back
Topo