Timelapse

gyzdark

Power Member
Boa noite.
Na minha empresa vamos inaugurar em breve um novo espaço comercial e para a apresentação queríamos fazer um vídeo em timelapse.
Na minha zona não há fotógrafos com o material necessário pelo que me parece uma ótima desculpa para finalmente comprar uma máquina fotográfica decente. Sou absolutamente iniciado na fotografia com apenas as noções básicas de ISO, exposição, enquadramento... Ou seja, não é preciso grande máquina, se o bicho pegar investe-se depois em material mais avançado.
...e é isso. Que material devo comprar ou procurar para conseguir montar um vídeo decente em timelapse? (depois junto as fotos num vídeo com PS à ordem de 25/30fps's)

  1. O QUÊ:
    Câmara, tripé e disparador automático (mais alguma coisa? o disparador é necessário?)

  2. POR QUANTO:
    Não sei , talvez uns €200 ou €300

  3. PARA FAZER O QUE:
    Agora interiores e futuramente fotos familiares, talvez algumas longa exposição...

  4. PARA USAR ONDE:
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.

  5. COMO ÉS:
    Casual.

  6. JÁ TENS:
    Não tenho mais que uma compacta qualquer Canon DSX...

  7. COMO É A TUA "REDE": Usam o tlm, lá ha um ou outro com uma DSLR comprada na worten porque anunciava um zoom de 2314x!!

  8. ONDE COMPRAR:
    Online na Península Ibérica (2 anos de garantia)


Desde já imensamente grato pelo tempo e atenção disponibilizados^!
 
Hmmm....vou ser franco, para esses valores é ver nos usados, não é novo com 2 anos de garantia.

Com 300€ às vezes ainda se arranja, em promoção, alguma coisa tipo Canon 4000D + lente de kit 18-55mm. Mas isto é mesmo o mais fraquinho do mais fraquinho, não é propriamente a "câmara decente" que desejarias, ele sacrifica até na qualidade de construção, ao ter um encaixe para as lentes (mount) feito em plástico.

Subindo para uns 350/400€ já consegues arranjar alguma coisa, tipo Nikon D3500 com a lente de kit (já tem estado a 350€).
Para arrancar, dá, desde que haja a noção da limitação destas lentes 18-55mm, mas pelo menos a câmara já é melhor. Tipicamente são lentes pouco luminosas, não muito apropriadas para fotografia em interiores, porque vais subir o ISO para a lua. Mas também as alternativas custam pelo menos o teu orçamento actual todo (só a lente), por isso são coisas para mais tarde.

O disparador remoto dá muito jeito, porque as câmaras desta gama não costumam ter estas funções integradas, mas isso arranjas por 10/20€ na Amazon aqueles todos xpto, com ecrã e temporizadores, são óptimos.

Para o tripé, mais uns 50 a 75€ e ficas logo com uma coisa minimamente em condições.

Se não conseguires esticar o orçamento, então será melhor veres o corpo e a lente nos usados.

NOTA: Estou a dizer isto tudo tendo como base a ideia de que vais comprar a câmara para aprender e utilizar daqui para a frente, estou a olhar para o futuro.
Quanto ao timelapse, se não puderes pagar o que custa a câmara e os seus acessórios, para vídeo a 1080p talvez até com o telemóvel possas desenrascar o assunto. As câmaras dos telefones hoje em dia têm boas resoluções, redimensionando tudo para 1080p as frames ficam bastante limpas em termos de ruído.
 
Última edição:
@m4ndr4ke não é pelo orçamento, apenas julguei que fosse suficiente mas, se o adequado é apontar para a Nikon D3500, é por aí que vou. Uma vez quando e vou gastar dinheiro, que seja em material decente e de facto útil. Era uma resposta como a tua que procurava, por tanto, o meu mais sincero agradecimento.
Mesmo muito grato pelas vossas respostas!

Mais alguma sugestão ou o ideal é mesmo a 3500?
Que dizem de uma Olympus OM-D - E-M10 Mark II + 14-42 IIR + 40-150 R que por menos de €600 trás tripé e duas objetivas ( 14-42 IR II mais 40-150mm II )?
Ou será melhor a Nikon D5300 usada (9000 disparos) com a lente do kit (18-55) + lente 18-200 a €450?
 
Última edição:
@gyzdark primeiramente tens de ver ao certo o orçamento para te puderem ajudar.
1º disseste que eram entre 200/300. Deram-te exemplos.
Agora dás ideias de 450€ e 600€...
Como deves imaginar uma coisa sao 300 outra são 600.
 
Actualiza o questionário com o valor que de facto aceitas ou podes gastar, é mais seguro assim :)

se o adequado é apontar para a Nikon D3500
É discutível, simplesmente a D3500 é uma boa câmara de entrada, diria que é uma aposta sólida como câmara de entrada abaixo dos 400€, para quem não estiver preocupado com o assunto "mirrorless".

Ou será melhor a Nikon D5300 usada (9000 disparos) com a lente do kit (18-55) + lente 18-200 a €450?
Podes perguntar se ele vende só com a 18-55, porque a 18-200 dispensa-se :biglaugh:

Se não tiveres experiência a lidar com este tipo de material e não souberes o que verificar ao comprar um usado, é mais seguro comprares novo.
 
Para fazeres o time-lapse... eu diria uma GoPro (uma Black 7 por exemplo). Mais simples é difícil, aquilo gera logo o video. Se quiseres a app da GoPro faz uma edição automática, com música a tudo, mas também podes modificar muita coisa na mesma. E fica dentro do teu orçamento.

Em alternativa a DJI Osmo Action
 
Back
Topo