Tip: aternativa ao modo bridge para gerir rede de casa sem qualquer perda de velocidade

Desculpem se esta técnica já é conhecida mas não encontrei no fórum.

Para termos um router pessoal a gerir a rede de casa sem as perdas de velocidade que quase toda a gente tem no modo bridge basta colocar um IP estático no segundo router em vez de dinâmico, nas definições de WAN.

Passo a explicar.

1 - No Gigarouter: Não ativar modo bridge (não precisa).
1.1 - Opcional - porque eu gosto que a minha rede seja tudo em 192.168.1.*, no Gigarouter, altero o seu IP nas definições de lan para 192.168.2.1 ou outro IP que não esteja no intervalo que eu gosto (o 192.168.1.*).
1.2 - Desativar DHCP no gigarouter, pelo sim pelo não. Vamos ter apenas o segundo router ligado a ele e iremos colocar um IP estático por isso não precisa DHCP ativado no gigarouter.
1.3 - Desativar redes wifi se quiserem usar as do segundo router

2 - Ligar cabo ethernet do PC a uma das Lans do segundo router (não ligar ainda nada ao gigarouter)
2.1 - Se ainda não estiver, colocar a rede do segundo router com o IP que preferimos (no meu caso 192.168.1.1)
3 - Nas configurações do segundo router (varia de modelo para modelo), colocar os parâmetros da wan como IP estático com os seguintes:
- IP adress: 192.168.2.3 (é o tal IP no segmento do gigarouter, podem escolher outro desde que seja 192.168.2.*)
- Subnet mask: 255.255.255.0
- Default gateway: 192.168.2.1 (o IP do gigarouter definido em 1.1)
- Se tiverem a opção, colocarem ou não os vossos DNS preferidos (tenho pessoalmente 1.1.1.1 e 1.0.0.1)
4 - Confirmar que têm o DHCP do segundo router ativado e na gama 192.168.1.*
5 - Ligar um cabo ethernet de uma das portas LAN do gigarouter (qualquer uma) à porta WAN do segundo router.

Voilá, uma segunda rede totalmente gerida pelo vosso segundo router, sem qualquer perda de velocidade como me acontece com o modo brige (perdia quase 250Mb/s do meu pacote 500Mb/s).

Desvantagens, acho que fica um duplo NAT e DDNS não funciona, mas também não uso. Duplo NAT não tem problema, está tudo a funcionar a 100%, incluindo apps da NOS, acessos às pastas partilhadas do PC, chromecasts, streams para a smart TV, etc.


SCREENSHOTS:

definições de lan do gigarouter:

xgtBebT.png


Definições da porta WAN do segundo router (estou num DLink dir 842)

o08XAKr.png



Velocidade obtida com o método (é o contratado). Em modo bridge não me passava de 250Mbps!
Atenção que estou nos Açores, no meio do nada, e se calhar devem ter latências até mais baixas.

IglXYYH.png
 
Última edição:
Se tens duplo NAT obviamente que a rede não está a ser gerida pelo teu router, mas sim sempre limitada pelo primeiro.

Na prática é como se não tivesse qualquer limitação, no meu use case específico claro. A rede caseira em termos de conectividade entre aps e telemóveis e TV e pcs está gerida pelo segundo router. Ele faz a atribuição de IPs. Apenas a Internet mesmo é "fornecida" pelo giga router.
Por exemplo, tenho todos os dispositivos a usar os dns customizados, em vez de ter de alterar em cada dispositivo. E a net nunca mais me caiu nem nada dos problemas que o giga router me dá nos telefones xiaomi que tenho.

Em termos práticos, pra quem quer ter velocidade contratada usando um segundo router, isto funciona na perfeição.

Para casos mais específicos, sim, a dupla NAT pode trazer problemas:

When there’s double NAT on your network, you might run into issues with services that require UPnP (Universal Plug-and-Play) support or manual port forwarding. This would include online gaming on computers or consoles, remote desktop into your computers, connecting to a VPN server, or accessing security camera feeds. Services like these sometimes require certain ports to be opened in the router’s firewall and directed to a particular computer or device on the network.
 
Última edição:
É possível usar ddns - eu uso uma solução semelhante há algum tempo e tenho - põe o ip do router próprio em DMZ - fica exposto mas dá para o gasto. Eu limito os ips do meu 4 ao essencial
O ddns não uso o do 4 porque não tem o meu serviço mas um cliente no servidor faz o mesmo serviço. Se for dos poupulares o do 4 faz normalmente o serviço porque o ip público é comum. A DMZ facilita o resto
Screenshot-2020-05-04-A-minha-Net.png
 
Última edição:
O meu tem bridge ativado mas é para emergências porque o 4 em modo normal tinha a mania de ficar sem rede nas portas normais e continuava como se nada fosse no bridge até algum reboot... Desde que implementei a solução "filtro" ou "mono" como lhe chamo é só por cautela que está ativada. Não faz diferença porque só uso uma porta de rede...
A velocidade não é afetada em nenhuma das soluções mas só tenho 200.
 
Na prática é como se não tivesse qualquer limitação, no meu use case específico claro. A rede caseira em termos de conectividade entre aps e telemóveis e TV e pcs está gerida pelo segundo router. Ele faz a atribuição de IPs. Apenas a Internet mesmo é "fornecida" pelo giga router.
Por exemplo, tenho todos os dispositivos a usar os dns customizados, em vez de ter de alterar em cada dispositivo. E a net nunca mais me caiu nem nada dos problemas que o giga router me dá nos telefones xiaomi que tenho.

Em termos práticos, pra quem quer ter velocidade contratada usando um segundo router, isto funciona na perfeição.

Para casos mais específicos, sim, a dupla NAT pode trazer problemas:

When there’s double NAT on your network, you might run into issues with services that require UPnP (Universal Plug-and-Play) support or manual port forwarding. This would include online gaming on computers or consoles, remote desktop into your computers, connecting to a VPN server, or accessing security camera feeds. Services like these sometimes require certain ports to be opened in the router’s firewall and directed to a particular computer or device on the network.
Quando ligares um qualquer cliente de torrent além da limitação de não haver porta aberta... é ver toda a rede a sucumbir com o jitter a subir a números estratosféricos.
 
Quando ligares um qualquer cliente de torrent além da limitação de não haver porta aberta... é ver toda a rede a sucumbir com o jitter a subir a números estratosféricos.

? De maneira nenhuma. Abro qualquer porta na mesma, no giga router encaminho pro segundo router e neste novamente. Um inconveniente ter de fazer duas vezes mas não tem qualquer problema no qbittorrent.
 
Back
Topo