1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tipo de foto como fazer?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Xinky, 23 de Agosto de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 923)

1. Xinky

Xinky Power Member

Boas pessoal, é o seguinte, tenho visto por ai algumas fotos em que por exemplo, a foto está em BW, mas existe um certo objecto, ou parte especifica da foto que fica a cores (exemplo os olhos) sabem explicar como fazer isso? ou isso apenas pode ser feito em algum programa?

2. edumad

edumad I fold therefore I AM

Eu lembro-me de ver na net uma maquina que fazia isso, mas tipicamente e feito no computador.
    Para esse exemplo dos olhos selecionas a area que queres que fique a cores e fazes uma copia. Fazes BW na fotos mas nao na area copiada.
    Por alto e isto, mas na practica ha que manter uma boa transiccao entre as duas areas.
    Alguem mais sabio em PS que ilucide sff.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Penso que mais simples e eficaz é duplicar a foto para outra layer, converter essa layer para P&B e aplica uma simples mask (depois na mask "pintas" a branco o que queres que fique a P&B, ou a preto o que queres que fique a cores).

4. burnspirit

burnspirit Folding Member

Boas,

Aprendi a fazer isso através do youtube :D
    É muito facil fazer, tens aqui o link
    Espero que ajude.
    Cumps

5. Xinky

Xinky Power Member

isso mesmo:D perfeito! Obrigadão a todos

6. Warlord

Warlord [email protected] Member

algumas P&S fazem isso, escolhes uma cor e o k estive presente na foto fica a PB excepto o k for dessa cor. a A540 faz isso por exemplo.

7. Swordfish

Swordfish Power Member

Faz uma procura por "Selective Color Tutorial", tens vários tutoriais de como fazer em photoshop.
    Exemplo: Selective Color

8. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu modo mais simples, desculpem lá pois penso q é mais simples q andar a criar X layers e dupplicar mais não sei que :) , é no photoshop simplesmente selecionar o que queres q fique a cores, após isso, invertes a selecção e metes isso a bW e puff já tá :)

9. helius

helius Power Member

sorry jamiro, mas essa não é a forma mais fácil :P esta é que é:

crias uma black&white adjustment layer (ou chanel mixer, no CS2 só dá com este)
    ajustas o B&W como quiseres e clicas ok, é criada automáticamente uma layer mask
    depois é só agarrar na brush, escolher a cor foreground para preto, e pintar na mask o que queres que fique a cores.

cumps

10. Warlord

Warlord [email protected] Member

a forma do jamiro parace-me mais simples, mas a tua permite ajustes posteriores mais facilmente.

11. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

achas mais simples?

eu só com as palavras q usas quem não perceber muito acho q fica perdido só pelas adjustment layer e tal xD

mas não duvido! todos nós habituamos a fazer algo duma maneira eheh

eu por acaso habituei assim mas se calhar a tua forma é a mais simples mas quando embirramos no nosso modo é dificil alterar lool qualquer dia quando voltar a fazer isso tento se lembrar porque já é algo q faço alguns 5 anos eheh

(sempre aprender :D )

edit_ warlord todos os ajustes a nível de cor ou outro género podes fazer antes ou depois de passar a PB voltas a inverter a selecçao, tá sempre a selecção q queres para o q queres mexer ;)

12. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a forma mais simples é mm usar o color replacement para pintar o que e quer a preto e branco
    n há cá layers, nem masks nem nd. mao firma e resolve-se a coisa apenas com uma passagem do brush

13. helius

helius Power Member

tenta esta forma que vais ver que é bastante simples e rápida, o facto de ter estes nomes técnicos não quer dizer que seja difícil..

não usando layers e adjustment layers, perdes um dos pontos mais fortes do photoshop, que é controlo com precisão, possibilidade de alterar de forma não destrutiva, que te permite sempre voltar a alterar sem qualquer perda de qualidade.. enfim são um sem número de pontos a favor, mas cada um trabalha como quiser..

eu sou um pouco entusiasta da pós-produção como parte da própria fotografia em si, então o photoshop é imprescindivel para mim..

cumps

14. Olá... tenho algumas fotos com essa particularidade publicadas na minha galeria do olhares (www.olhares.com/edzz). Tenho usado o photoshop e basicamente consiste na selecção da área pretendida com a ferramenta "lasso tool" (não esquecer de o fazer em zoom elevado pois desta forma é mais fácil de fazer uma selecção pormenorizada). Depois disto, ir ao menu "select" e escolher o comando "inverse" (desta forma passará a estar seleccionada a área a dessaturar. Depois executar o comando "dessaturate" do menu "image > Adjustments". A partir daqui é só ir melhorando o acabamento final...

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A forma mais simples, acreditem ou não, é mesmo a que eu e o helius usamos.

O trabalho todo que vocês têm a seleccionar coisas com o lasso tool, é muito mais simples criar a layer e espetar-lhe com um brush em cima. Tal como ele disse, não se assustem com os nomes.

16. Xinky

Xinky Power Member

desde já obrigado a todos novamente, mas sem ser photoshop, não existe outro programa freeware que seja igualmente fácil de utilizar e que faça o mesmo efeito?

17. adolfo dias

adolfo dias Power Member

Partilhar esta Página