Tipo de fotos para Portfólio

Drackey

Power Member
Tenho que realizar um trabalho para uma disciplina de fotografia. O Tema é livre e podemos usar qualquer tipo de máquina. A escola tem máquinas de médio formato, logo estou a pensar realizar o trabalho em médio formato. O trabalho pode ser aproveitado para portfólio, como tal gostaria de fazer algo que não fosse muito batido…

Como existe possibilidade de usar o estúdio de fotografia da escola a minha ideia consiste em arranjar pessoas para fazer retratos mas que teriam certos objectos (um copo de água por exemplo), e através da iluminação conseguir fotografias de retratos com objectos que dêem algo diferentes ás fotos de retratos…

Gostava de saber se este tipo de ideia bem feito pode ser bom para um bom portfólio ou se existe melhores opções no caso de posteriormente poder usar como curriculum…
Espero ter sido mais explícito, e peço desculpa pelo post anterior.
 
Última edição:
Não referi em cima mas os retratos podem ser de corpo inteiro ou só pormenores… Se disserem que era bom apostar na publicidade, tirando fotos só a objectos, poderei faze-lo, será uma aposta, eu queria era poder ter um trabalho, em que não seja posto de lado só por ser de Paisagens… ou só de Nuvens…(apesar de adorar….lol)
 
se queres fazer um portfolio de modelos começa por arranjar alguns
no portfolio devem constar fotos de cara, meio corpo e corpo, divididos por roupa casual, formal e se possivel lingerie/fato de banho. um mix de exteriores com estudio

acho que n estou a dizer nenhuma barbaridade, é o que me lembro de ter lido algures
 
Uma ideia é focares-te em pormenores que tenham vida própria tipo boca/expressão. Por vezes apenas com os olhos podes contar uma historia inacabada, o que poderia deixar os avaliadores a pensar no que os modelos estariam a pensar, percebes????? um canto de uma boca pode também contar uma historia, por vezes até mesmo um olho com uma sobrancelha podem contar uma historia.....pessoalmente gosto de fotografias que contam historias, e quando mais na duvida fico sobre a historia mais gosto da foto. Mas tudo isto é muito pessoal como sabes....
 
[FONT=&quot]se queres fazer um portfolio de modelos começa por arranjar alguns
no portfolio devem constar fotos de cara, meio corpo e corpo, divididos por roupa casual, formal e se possivel lingerie/fato de banho. um mix de exteriores com estudio

acho que n estou a dizer nenhuma barbaridade, é o que me lembro de ter lido algures[/FONT]

Pois... mas como é uma escola apesar de ser universitária não me vão deixar por lá pessoas ao leu...lol langeri já na dá..lol mas estou a ver em termos de conceito um pouco de tudo... sou capaz de aproveitar para conjugar tudo, tenho de ver é a nivel de construção do "Book" como é processado para não ser um album apenas....

Uma ideia é focares-te em pormenores que tenham vida própria tipo boca/expressão. Por vezes apenas com os olhos podes contar uma historia inacabada, o que poderia deixar os avaliadores a pensar no que os modelos estariam a pensar, percebes????? um canto de uma boca pode também contar uma historia, por vezes até mesmo um olho com uma sobrancelha podem contar uma historia.....pessoalmente gosto de fotografias que contam historias, e quando mais na duvida fico sobre a historia mais gosto da foto. Mas tudo isto é muito pessoal como sabes....

Cheguei a pensar nisso, em apostar num trabalho de + ao nível do pormenor… em termos de princípios, os olhos são a primeira coisa que se olha depois o resto (apesar de alguém dizer que talvez não, ou de que depende da altura, mas não quero discutir…lol).
Sou capaz de apostar mais nisto… retrato com exploração do pormenor... em médio formato o pormenor deve ter um pormenor muito bom... agora tenho que exporar bem de que forma vou contar historias infindáveis. lol
 
Última edição:
Bem, não sei se já pensaste alguma coisa em relação à estrutura do book, mas eu faria um book até cerca de 12/15 fotos, divididas por 4 ou 5 grupos de 3 fotos, sendo uma a cores "natural", outra a P&B e outra com um tratamento diferente.

Pegando por exemplo nos 5 grupos, podes abordar a temática dos sentidos, que também são 5 e encaixam perfeitamente na ideia objecto-pessoa. Podes procurar formas originais de focar pormenores do corpo e do objecto que estimula um certo sentido. Por exemplo, podes retratar meio rosto, só a área do olho, com uma lâmpada acesa ao lado e o olho a olhar para ela. Ou um close-up de uma boca a trincar um gelado, no exacto momento em que o gelado parte. Etc...
 
Bem, não sei se já pensaste alguma coisa em relação à estrutura do book, mas eu faria um book até cerca de 12/15 fotos, divididas por 4 ou 5 grupos de 3 fotos, sendo uma a cores "natural", outra a P&B e outra com um tratamento diferente.

Pegando por exemplo nos 5 grupos, podes abordar a temática dos sentidos, que também são 5 e encaixam perfeitamente na ideia objecto-pessoa. Podes procurar formas originais de focar pormenores do corpo e do objecto que estimula um certo sentido. Por exemplo, podes retratar meio rosto, só a área do olho, com uma lâmpada acesa ao lado e o olho a olhar para ela. Ou um close-up de uma boca a trincar um gelado, no exacto momento em que o gelado parte. Etc...


Gosto do teu pensamento ;-P eu é que estou á nora em termos de concepção de books... tenho que pesquisar... deve abranger 5 pessoas nesse caso ou pode ser só uma? (Eu no meu caso estava a pensar em colocar no mínimo 2 pessoas (rapariga/rapaz).
 
Gosto do teu pensamento ;-P eu é que estou á nora em termos de concepção de books... tenho que pesquisar... deve abranger 5 pessoas nesse caso ou pode ser só uma? (Eu no meu caso estava a pensar em colocar no mínimo 2 pessoas (rapariga/rapaz).

Inova. :) Tens 3 fotos por grupo, podes ir variando. Ou então misturas os dois. Podes fazer uma cena "randomizada" ou então metes o teu book com uma organização "padronizada", seguindo sempre a mesma ordem.

Também podes criar algumas associações, atribuindo, por exemplo, cores frias aos objectos e quentes às pessoas, ou frias ao rapaz e quentes à rapariga. Também objectos "técnológicos" ao rapaz e objectos "sentimentais" à rapariga.

Pessoalmente optava pelo padronizado com:
Rapaz - Tecnológico - Cores frias
Rapariga - Sentimental - Cores quentes

Na terceira imagem de cada grupo, naquela que eu disse para explorares outros tratamentos de cores, podes também explorar outras composições, de forma a "chocar" e contrastar com o resto do trabalho, trocando as coisas e colocando por exemplo a rapariga com algo tecnológico e cor fria, ou o rapaz com algo sentimental e cor quente.

Etc e tal... Acho que dá para perceber a ideia. :)

PS: Lembra-te que ao focares os pormenores, tens que ter em atenção para que se consiga diferenciar rapaz e rapariga. Na minha opinião não convém ires buscar pormenores do corpo que possam ser ambíguos.
 
Ele é uma fonte... o rui pode vender ideias...lol Por vezes é aí que vale a pena ter amigos na área porque tu tens uma ideia, o outro tem outra e as 2 juntas tornam a coisa possível e funcional... Eu esta semana tive uma coisa parecida em que no meu grupo eu era o realizador, na hora das filmagens os problemas apareciam devido às coisas não serem exactamente o que se tinha em mente mas com a ajuda de umas ideias dos restantes elementos do grupo foi possível obter algo que sozinho não o conseguiria…. agora só ficava bem colocar aqui o vídeo e depois dizerem so what? Mas o que é que está aí de interessante? …lol
Ps: O video teve por base iluminação num pequeno estúdio... por tanto não é assim muito off topic...
 
Back
Topo