Tipo de fotos para Portfólio

Já encontrei 3 "modelos" 2 raparigas e 1 rapaz. Hoje deram-me um 2 tema de trabalho quando falava na ideia que o rui deu que era como tema os 7 pecados...hehehe também não me pareçeu mal... Ando a pesquisar modos de criar fotos para os sentidos e esta dos 7 pecados quase que pede 2 trabalhos...hehehe 1 para sentidos outro para os pecados...vou ver se crio uma planificação para os 2...
 
Por acaso aqui há uns meses também ajudei uma aluna de fotografia, no mesmo sentido, mas com a temática dos 7 sentidos. Ainda devo ter as mensagens armazenadas no Forum de Fotografia. Se quiseres posso ir procurar, mas essas são um grande testamento... lol
 
7? lol Manda se puderes... tudo o que me possa ajudar a desenvolver a ideia será bem vindo...

Tenho uma pergunta a nível de luz... preferes usar luz contínua(Halogénio,Tungsténio) / descontínua(Flurescente,Discarga). Eu estou inclinado para o uso da contínua, mas a nível de estúdio o flash é o que se usa mais. Como não estou habituado a usar muito flash de estúdio vai ser a oportunidade. Tive a falar com o meu o prof. e não posso misturar as luzes... não me lembrei
desse promenor, devido ás diferenças de luz. Ou faço em contínua ou descontínua. Qual será a que dá para maior diversidade de fotografias? Good question.
Como vou fazer em médio formato tenho que escolher o tipo de rolo para a diferente luz, se valer a pena ter as duas comprarei 2 rolos diferentes para poder variar.
Como vou usar a minha d80 para backup e para pré-visualização ai poderei misturar á vontade...hehehe

Vi a venda estes artigos http://www.*****.pt/shop/index.php?main_page=index&cPath=112_84 estava interessado nos 3 artigos primeiros... será que são capazes de funcionar? nunca testei nada disto por tanto não faço minima ideia de se serão realistas ou não.
 
Última edição:
Oh Drackey, dizes que vais fazer um projecto em que irás retratar os 5 sentidos... certo?

Acontece que o meu tema de area de projecto deste ano é "os 5 sentidos" o que poderia ser engraçado utilizar as tuas fotos, se deixares e o grupo até gostar... o que dizes?

Quando o vais realizar?

cumps
 
7? lol Manda se puderes... tudo o que me possa ajudar a desenvolver a ideia será bem vindo...

Tenho uma pergunta a nível de luz... preferes usar luz contínua(Halogénio,Tungsténio) / descontínua(Flurescente,Discarga). Eu estou inclinado para o uso da contínua, mas a nível de estúdio o flash é o que se usa mais. Como não estou habituado a usar muito flash de estúdio vai ser a oportunidade. Tive a falar com o meu o prof. e não posso misturar as luzes... não me lembrei
desse promenor, devido ás diferenças de luz. Ou faço em contínua ou descontínua. Qual será a que dá para maior diversidade de fotografias? Good question.
Como vou fazer em médio formato tenho que escolher o tipo de rolo para a diferente luz, se valer a pena ter as duas comprarei 2 rolos diferentes para poder variar.
Como vou usar a minha d80 para backup e para pré-visualização ai poderei misturar á vontade...hehehe

Vi a venda estes artigos http://www.*****.pt/shop/index.php?main_page=index&cPath=112_84 estava interessado nos 3 artigos primeiros... será que são capazes de funcionar? nunca testei nada disto por tanto não faço minima ideia de se serão realistas ou não.


Luzes não podes misturar, por duas razões muito simples:
- Luz de descarga (flash) é muito mais potente.
- As temperaturas são diferentes, o que torna impossível fazer um balanço de brancos, seja com filme ou digital (eu próprio tenho tido problemas com isso no trabalho).

Pessoalmente sempre vi a luz continua como um desenrasque e nunca como solução. Acho, pela experiência que tenho, que tudo o que se faz com luz continua, também se faz com flashes, mas o contrário já não é verdade. E acho que acaba por ser essa a razão de qualquer bom estúdio usar flashes.
O chato dos flashes é que se não tiveres um fotómetro é uma dor de cabeça regular as potências.

Usares rolos diferentes é bom para criares cores "alternativas". Uns já sabes que ficas com fotos carregadas de amarelos, outras de azul, dependendo da combinação de luzes e balanço de brancos que fizeres, mas muitas vezes resultam em coisas muito engraçadas.

PS: Vou ver se encontro os tais testamentos sobre os 7 pecados. ;)

Edit: Já seguiu. Depois conta aqui da desgraça.. :D
 
Última edição:
Oh Drackey, dizes que vais fazer um projecto em que irás retratar os 5 sentidos... certo?

Acontece que o meu tema de area de projecto deste ano é "os 5 sentidos" o que poderia ser engraçado utilizar as tuas fotos, se deixares e o grupo até gostar... o que dizes?

Quando o vais realizar?

cumps

Boas, vai ser para fazer até finais de janeiro. Mas queria começar entretanto. Para agora vou usar só digital e depois uso o médio formato. Podemos combinar isso. ;-P Isto se as fotos sairem minimamente apresentáveis.lol
 
Luzes não podes misturar, por duas razões muito simples:
- Luz de descarga (flash) é muito mais potente.
- As temperaturas são diferentes, o que torna impossível fazer um balanço de brancos, seja com filme ou digital (eu próprio tenho tido problemas com isso no trabalho).

Pessoalmente sempre vi a luz continua como um desenrasque e nunca como solução. Acho, pela experiência que tenho, que tudo o que se faz com luz continua, também se faz com flashes, mas o contrário já não é verdade. E acho que acaba por ser essa a razão de qualquer bom estúdio usar flashes.
O chato dos flashes é que se não tiveres um fotómetro é uma dor de cabeça regular as potências.

Usares rolos diferentes é bom para criares cores "alternativas". Uns já sabes que ficas com fotos carregadas de amarelos, outras de azul, dependendo da combinação de luzes e balanço de brancos que fizeres, mas muitas vezes resultam em coisas muito engraçadas.

PS: Vou ver se encontro os tais testamentos sobre os 7 pecados. ;)

Edit: Já seguiu. Depois conta aqui da desgraça.. :D


Tks pelo file. Estava bem pensado. E bem puxado...hehehe Eu estou decidido a fazer dos sentidos já tenho 5 fotos possíveis, amanhã quero ver se tenho 15 pensadas para tentar fazer a primeira sessão esta semana. Como disse no post anterior vou seguir no digital e o médio formato será utilizado talvez depois. Assim posso brincar com as luzes á vontade. Mas em principio será flash em geral.
 
Book pessoal? Pessoal de quem? Para ti ou para a modelo? É muito subjectivo.
As pessoas chamam book a tudo, mas book é um caderno de apresentação de um modelo, por isso tem um tipo de fotos e uma constituição quase padrão. Além disso é feito com um objectivo determinado em mente, tal como um portfólio.
Se é para fazeres um album pessoal para a modelo, não há um objectivo concreto além de tirar fotos que ela goste, a não ser que ela própria diga qual é. Se é para fazeres um album pessoal para ti, idem, só muda o objectivo para tirar fotos que tu gostes.
 
para mim
hipoteticamente falando, se eu me quisesse dirigir a uma agencia para mostrar trabalho que tipo de fotos deveria apresentar

possivelmente teria que mostrar mais que um/a modelo, mas a questão é apenas o tipo de fotos
 
Infelizmente isso é algo que está a cair em desuso, já que o que mais lhes interessa são as fotos básicas e há sempre alguém que lhes desenrasca isso (vê a temporada 7 do America's Next Top Model, há um episódio em que elas vão correr agências e as fotos que os gajos tiram é uma polaroid, com a parede por trás e flash directo).

Fora isto o tipo de fotos são essêncialmente fotos onde se vejam bem as "features" da modelo. Começa com as fotos básicas (rosto, perfil, meio corpo e corpo inteiro) com uma luz frontal e simples num fundo neutro. Depois podes entrar em cenas mais criativas, mas depende dos objectivos das modelos. Se é uma modelo de rosto, focas-te em fotos onde se veja bem o rosto com diversas expressões. Se é de mãos, a mesma coisa mas onde se vejam bem as mãos. E por aí fora... Isto tudo em termos de produção com duas ou três cenas, não mais que isso. Mas se é para ti, enquanto portfólio, quanto mais diversidade e versatilidade, melhor.

PS: Em relação ao portfólio, pouco lhes interessa se é sempre a mesma modelo ou não. Eles querem é saber se fotografas bem e não se tens muitas amigas. :p Para te dar um exemplo, o pessoal na faculdade quando usa modelos, são quase sempre os mesmos. Quase que só muda se o próprio trabalho pedir uma coisa diferente.
 
Última edição:
pelo que dizes deduzo então que bastava chegar lá com meia duzia de boas fotos de uma modelo em poses cliche, os gajos pensavam "epa este gajo até percebe qq coisa disto" e as portas abriam-se...
 
Nop, os gajos pensavam "Mais um... Next!". Eu falei em poses cliché? Julgo que não. Pelo contrário, falei em "cenas criativas". E como é óbvio, não interessam apenas "meia dúzia de fotos boas", interessam fotos excelentes. Fotos em que mesmo que a modelo seja a coisinha mais banal do mundo, na pose mais cliché à face da terra, eles fiquem a pensar "este tipo é do caraças".

E nada disto te garante portas abertas. Pode é dar-te a oportunidade de fazer uns trabalhos para eles. Só depois de eles verem como trabalhas e a tua consistência é que aí sim, podem-se abrir portas. Porque também podes tirar fotos do outro mundo, se eles não gostarem da forma como trabalhas, mais rapidamente te metem na rua do que um contrato nas mãos.
 
Última edição:
já que o que mais lhes interessa são as fotos básicas

o tipo de fotos são essêncialmente fotos onde se vejam bem as "features" da modelo. Começa com as fotos básicas (rosto, perfil, meio corpo e corpo inteiro) com uma luz frontal e simples num fundo neutro.

PS: Em relação ao portfólio, pouco lhes interessa se é sempre a mesma modelo ou não. Eles querem é saber se fotografas bem

Eu falei em poses cliché? Julgo que não. Pelo contrário, falei em "cenas criativas".

falaste acima de tudo de "fotos básicas"
 
falaste acima de tudo de "fotos básicas"

Tu tens uma fixação com os "clichés"... Fotos básicas são isso mesmo: básicas. Não há pose, logo não há clichés nenhuns. É como uma foto tipo passe, não é um cliché, é um padrão que serve um determinado propósito. Neste caso são várias fotos básicas, que servem apenas para a agência ver bem o modelo sem qualquer tipo de produção.
 
Tu tens uma fixação com os "clichés"... Fotos básicas são isso mesmo: básicas. Não há pose, logo não há clichés nenhuns. É como uma foto tipo passe, não é um cliché, é um padrão que serve um determinado propósito. Neste caso são várias fotos básicas, que servem apenas para a agência ver bem o modelo sem qualquer tipo de produção.

fotos basicas para mim são fotos cliché.
a minha pergunta era somente se ha alguma linha a seguir para o fotografo com poses/cenários como há para o/a modelo (rosto, meio corpo, corpo / 3 tipos de roupa / mix de estudio e exterior) ou se bastaria chegar la com meia duzia de "polaroids" na praia, no jardim, com decote e close up
 
Linha a seguir para o fotógrafo... Bom, convém mostrares-lhe que sabes fazer o que eles pretendem, portanto não precisas de ter tantas fotos básicas, mas convém mostrares que "sabes o que eles procuram".
Quanto ao resto, não há linhas a seguir. Cada fotógrafo tem o seu estilo, a sua forma de fotografar, bla bla bla. Desde que tenhas em mente que o objectivo final é sempre "vender" o modelo e que as tuas fotos têm que causar uma muito boa impressão (fartos de polaroids na praia da amiga com um belo decote estão eles). Aqui entra a parte do conhecimento sobre outros trabalhos. É importante veres muitas fotos, para veres como pessoas diferentes ficam bem de formas diferentes, etc. Também para veres o que é possível ou não fazer-se (ex: há quem diga que fotografar em estúdio com o belo do ciclorama branco é sempre a mesma coisa, só dá meia dúzia de fotos diferentes, no entanto há quem tenha feito carreiras baseadas nisso, portanto...).
 
Última edição:
volto então a deduzir que ao contrário de um/a modelo o fotografo faz o seu book/portfolio como bem entender, desde que mostre que sabe dirigir modelos (posa-los bem) e que sabe de iluminação.
ha apenas a necessidade de apresentar fotos dentro do que a agencia procura (desde alguem que va para um catalogo de chapeus a uma supermodelo)

é isso?
 
Back
Topo