Tips, Borrachas, Foams para In-Ear Phones - Qual comprar?

MMC

Colaborador Editorial
IEM: Jays q-Jays (dual drive iem)
Fonte: iPod Classic 120Gb, iPod shuffle 2nd gen, macbook pro
TIPS: Jays foam, Shure Olives, Comply TX-100, Sony Hybrid (EP-EX10A) [Novo]

Teste: Jays Foams vs Shure Olives vs Comply TX-100 vs Sony Hybrid (Actualizado 12-11-2010)


qjaystx100olivesjays.jpg



Adicionei as Sony Hybrid ao comparativo a fim de adicionar algumas considerações de como uma tip de silicone tão popular, mas rara se bate com as restantes propostas.

jayshybrid.jpg


Conforto
Comparando as Comply TX-100 com as originais da Jays e as Olive da Shure, são as mais confortáveis e as que melhor se adaptam ao ouvido. As Sony Hybrid são as melhores tips de silicone que experimentei, na parte exterior são feitas de um tipo de silicone muito suave que se adapta muito bem ao ouvido. Na parte interior são constituídas por um tipo de borracha rijo que permitem que a tip se fixe exemplarmente ao iem.
O conforto é exemplar como as comply, para quem não gosta de iems o ponto menos positivo é o vácuo, que é atenuado com as Comply.

Isolamento
As Shure têm melhor isolamento nos Jays ao ponto de causarem uma sensação claustrofóbica. Ouvindo com mais atenção, ganha em muitas coisas, mas perde na definição dos graves em relação às originais. São mais longas e a largura do tubo é menor. As Sony Hybrid (M-Verde) proporcionam um isolamento muito semelhante às Comply, desde que se consiga um fit perfeito. O isolamento das tips originais estão um pouco atrás das restantes, mesmo o modelo de silicone (a Jays entrega 7 pares de tips de silicone com os q-Jays, de 5 tamanhos, mais 2 pares de foams).

Som
As Comply, têm um som muito semelhante às originais, talvez por a abertura ser tão larga e ter um comprimento semelhante às Jays Foams. O som é mais quente e mais divertido. Há uma maior sensação de espaço, principalmente profundidade. Não se nota que o som é prejudicado com a camada na saída do tubo para protecção contra a cera dos ouvidos (Wax-Guard) e isto é que me deixa admirado. Tenho o modelo T-400 e o TX-100 e o som é igual c/ e s/ filtro, pelo menos nesta fase inicial. Após umas audições mais atentas é possível dizer que se perde em definição e rapidez de resposta. Este factor é importante neste iem, pois é onde este se destaca comparativamente com outros modelos dual-armature. A principal vantagem da Comply é a maior durabilidade dos filtros e serem menos cansativos devido à menor presença de detalhe e proporcionarem um som warm .
Ouvir os q-Jays com as Sony Hybrid, foi como regressar ao som original como da primeira vez que os ouvi sem as Comply. Volta a definição, impacto e rapidez nos graves moderadamente extensos e agudos brilhantes. Em termos de som é assim que prefiro os q-Jays. Se as Sony Hybrid proporcionarem maior duração dos filtros em relação às tips originais, são para manter, se não, volto às TX-100. O facto de as Hybrid terem uma parte interna rígida, permite que o filtro se mantenha afastado da parte externa, existindo uma distância de segurança entre as paredes do ouvido e o filtro. Tudo leva a crer que é possível conservar o mesmo filtro durante mais tempo.

Avaliação: Tips para q-Jays

Conforto: Comply TX-100>Sony Hybrid>Jays Foams>Shure Olives

Isolamento: Shure Olives>TX-100>=Sony Hybrid>>Jays Foams

Som: Sony Hybrid>Comply TX-100>Jays Foams>Shure Olives

Durabilidade: Sony Hybrid>Shure Olives>Comply TX-100>=Jays Foams [1]

Preço: Jays Foams>Comply TX-100=Shure Olives=Sony Hybrid [4]

Nota:
[1] Nunca destruí umas Comply com o uso, apesar de ter as T-400 mais gastas, funcionam ainda perfeitamente, estando limitadas pela capacidade de compressão-expanção não ser de forma tão gradual como originalmente. O modelo S é muito fácil de destruir só a colocar no iem, este tamanho não é recomendável.

[2] As Jays só servem nos Jays, devido ao tubo interno, portanto não são referência para upgrades de iems. Quanto à durabilidade, a esponja descola-se facilmente do tubo, apesar de um conjunto que recebi entretanto estar melhor, mas são inferiores às Comply e às Olives neste aspecto. A esponja também não é melhor que os restantes modelos.

[3] O que me levou a comprar as Comply TX-100, não foi o melhoramento de som, nem conforto, mas sim obter melhor isolamento em relação às foams da Jays e obter maior durabilidade do iem, com o Wax-Guard das comply, evitando estar a trocar de filtros de protecção do iem constantemente (que são caros). O filtro de protecção é diferente do filtro de som (verde) do iem, que no caso dos Jays é mesmo por baixo do filtro de protecção, daí o receio de o filtro ser degradado devido ao efeito da humidade.

[4] Shure Olives (5 pares) ~ 20€ + portes (*****, Hand Held Audio)
Comply TX100 (5 pares/3 pares) ~ $38 (c/ portes, 5 pares) / ~ 23 € (c/portes, 3 pares) (Comply)
Sony Hybrid (EP-EX10A) (4 pares, 4 tamanhos) ~ 20€ (c/portes Amazon DE)
Jays Foams (5 pares, tamanho único) ~ 12€ + portes (jaysearphones)
 
Última edição:
Sinceramente em termos de som nunca consegui notar grandes diferenças entre tips que selam bem. A única coisa que consegui notar foi que uma abertura mais pequena (ex.: Sony Hybrids) corta um pouco os agudos que uma abertura maior deixa passar (ex.: Sennheiser double flange).

Mas não é algo que seja muito óbvio.

Grandes diferenças na qualidade do som, só mesmo entre boas e más tips, no sentido de conseguirem um bom ou um mau encaixe nos ouvidos.
Neste aspecto acho as Sony Hybrids perfeitas, e por isso são as que nunca deixam nem os meus RE0 nem os meus Apple dual driver (2 tamanhos diferentes e mesmo assim o encaixe é perfeito nos dois casos).
 
Nunca experimentei as Sony Hybrid por ter preferência em foams, mas para os iems que tenho, não sei se valerá a pena investir, talvez se servirem nos q-Jays ou nos cx-500 as teste. Para os SE420 e SE210, as originais são as melhores. A minha preferência por foams é devido às Olives, que para mim são superiores às silicone da Shure, que também são muito boas.

O objectivo é encontrar a melhor tip para determinado IEM. Fico a saber e quase que adivinhava que as Sony Hybrid seriam melhores nos RE0, dado as características sonoras do próprio iem.

Claro que as diferenças sonoras não são óbvias e são quase sempre pessois.l
 
Foams só experimentei umas que vinham com os Ultimate Ears Super.Fi 3, mas não me pareceram nada confortáveis e elásticas. As Comply serão certamente bem melhores. De qualquer forma, não gostei da sensação, mas vou ver se as experimento outra vez (se encontrar os Sf.3, nem sei por onde andam, tenho que ver se os vendo porque nunca os ouço :) )
 
Playaz N3 tips vs Sennheiser single tips vs Comply T-400

IEM: Playaz N3 (Dynamic Driver)
Fonte: iPod Classic 120Gb, macbook pro
TIPS: Playaz N3 tips, Sennheiser single tips, Comply T-400 (L)

Teste: Playaz N3 tips vs Sennheiser single tips vs Comply T-400 para Playaz N3

playazn3complyt400senn.jpg



Avaliação: Tips para Playaz N3

[1] Conforto: Comply T-400>>Sennheiser single tips>Playaz

[2] Isolamento: Comply T-400>Sennheiser>Playaz

[3] Som: Comply T-400!=Sennheiser>=Playaz

[4] Durabilidade: Playaz=Sennheiser>Comply T-400

[5] Preço: (*)


[1] Não se pode dizer que os Playaz N3 são iems confortáveis devido à sua dimensão e cabo curto em J, contudo é possível adaptar o iem para que se adapte melhor ao canal auditivo e evitar que estejam sempre a cair. As Comply, apesar do maior comprimento, adaptam-se muito bem proporcionando melhor conforto e fixando melhor o iem. Com as Comply T400, o efeito de driver flex é reduzido, mas contínua a estar presente. O vácuo causado por estes iems também é atenuado. No entanto não consigo considerar os N3 confortáveis, iems dinâmicos com um driver tão grande como este e completamente fechados não fazem bem em audições prolongadas, 20 minutos para mim já é muito, 50 minutos com as Comply.

[2] Neste modelo só experimentei o tamanho L das comply, sendo as tips originais e as da sennheiser M. Nenhum dos modelos em comparação proporcionam um isolamento exemplar, as Comply contudo são melhores, sendo o tamanho L, preenchem melhor o espaço e sendo mais longas o isolamento é bastante superior. As Sennheiser isolam ligeiramente melhor que as originais devido à borracha ser mais maleável.

[3] No som estava à espera que o som fosse muito prejudicado por as Comply serem tão longas, o som é sim diferente. O som fica mais "warm" sem prejudicar a definição. Dá a ideia de um palco mais profundo. Tudo parece mais controlado.
Nota: Não posso dizer que os agudos ou os médios deixam de ser definidos, ou são mais potentes em 10%, etc. Dentro das limitações dos N3 posso destacar que o som não sai prejudicado, o som é simplesmente mais quente, mas não é abafado.

[4] Nada a dizer aqui, apesar da minha experiência ser positiva com as Comply, as foams degradam-se rapidamente. As originais e as Sennheiser duram até se perderem.

(*)[5] Quanto ao preço, é absurdo umas tips da Comply custarem tanto como o próprio iem. Se se justifica, depende do que gostarem do iem. Se acharem que não há nada melhor que os N3, são um bom investimento essencialmente pelo conforto que proporcionam. As Sennheiser não sei onde se adquirem em pós-venda, já recebi umas de substituição gratuitamente por ter perdido as originais. Não recomendo a aquisição das Playaz originais da própria Playaz (primeiro modelo).


Nota: Se as Sony Hybrid chegarem esta semana e forem compatíveis com os N3 actualizo o teste.
 
Última edição:
Xears TD100 tips vs Sennheiser single tips vs Comply T-400

IEM: Xears TD100 (Dynamic Driver)
Fonte: iPod Classic 120Gb, macbook pro
TIPS: Xears TD100 tips, Sennheiser single tips, Comply T-400 (L,M,S)

xearstd100.jpg



Teste: Xears TD100 tips vs Sennheiser single tips vs Comply T-400 para Xears Td100

Avaliação: Tips para Xears TD100

[1] Conforto: Comply T-400>=Sennheiser single tips>Xears

[2] Isolamento: Comply T-400>Sennheiser>Playaz

[3] Som: Sennheiser>=Xears>Comply T-400

[4] Durabilidade: Xears=Sennheiser>Comply T-400

[5] Preço: (*)

[1] Os TD100 sofrem dos mesmos problemas de conforto dos Playaz N3. Nos TD100 não gosto das Comply devido ao comprimento que o conjunto case+tip atinge, que associado ao maior peso do iem (TD100) faz com que este tenha tendência a cair. "Com as Comply T400, o efeito de driver flex é reduzido, mas contínua a estar presente. O vácuo causado por estes iems também é atenuado. No entanto não consigo considerar os TD100 confortáveis, iems dinâmicos com um driver tão grande como este e completamente fechados não fazem bem em audições prolongadas, 20 minutos para mim já é muito, 50 minutos com as Comply."

[2] Neste modelo experimentei todos os tamanhos da comply, sendo as tips originais e as da sennheiser M. Nenhum dos modelos em comparação proporcionam um isolamento exemplar, as Comply contudo são melhores, sendo o tamanho M, o mais equilibrado em termos de conforto/isolamento.

[3] O som no caso dos TD100 sai muito prejudicado com as comply. O efeito warm introduzido pelas T-400 associado à extensão dos graves dos TD100, tornam o som muito escuro e abafado. O soundstage contínua a ser profundo. No geral o som fica mais calmo, os graves não têm tanto impacto.

[4] Nada a dizer aqui, apesar da minha experiência ser positiva com as Comply, as foams degradam-se rapidamente. As originais e as Sennheiser duram até se perderem.

(*)[5] Quanto ao preço, é absurdo umas tips da Comply custarem tanto como o próprio iem. Se se justifica, depende do que gostarem do iem. Se acharem que não há nada melhor que os TD100, são um bom investimento essencialmente pelo conforto que proporcionam. As Sennheiser não sei onde se adquirem em pós-venda, já recebi umas de substituição gratuitamente por ter perdido as originais. Não recomendo a aquisição das Xears originais da própria Xears (primeiro modelo).


Nota: Se as Sony Hybrid chegarem esta semana e forem compatíveis com os N3 actualizo o teste.
 
Última edição:
Sennheiser tips vs Comply tips

IEM: Sennheiser CX500 (Dynamic Driver)
Fonte: iPod Classic 120Gb, macbook pro
TIPS: Sennheiser single tips, Comply T-400

(Reservado)
 
Na minha opinião e experiência com modelos T e TX, as Comply só se justificam em iems com maior precisão, normalmente associada a balanced armature IEMS. Estas foams são as que normalmente equipam Iems universais High End de preços dez vezes superiores aos TD100 e N3.

Para mim não existe melhor que as Shure Olives, em termos de som/conforto/isolamento. Aqui não se aplica a lei de foams="som capado em algumas frequência".* É pena serem igualmente caras e não serem compatíveis com muitos modelos.

*Nota: Após ter estado a fazer testes com as triple flanges, concluo que as Olives alteram o som, cortando principalmente nas frequências mais altas, no entanto o som que produzem é muito característico, daí a signature da Shure, com bons médios, mas com corte nas frequências altas. Esta situação é igual para as tips de silicone, devido a terem um canal estreito. A única diferença que consegui obter foi mesmo com as triple flanges, que fornecem a melhor fixação e isolamento que já experimentei, para além de devolverem os agudos de que tanta gente se queixa de os Shure não terem.
 
Última edição:
whoomp.png


Whoomp! Earbud Enhancers

Comply™ Whoomp!™ Earbud Enhancers are the answer. Simply snap the Whoomp!™ onto your iPod®/iPhone™ earbuds and instantly enjoy a stay-in-ear fit, amazing comfort and improved audio performance. You won’t believe your ears!

The unique shape seals the entrance to the ear and funnels pure sound directly into the ear. New one-size-fits-all open-cell foam design is ultra soft, enhances bass and stays in place while you are active. The perfect earphone accessory for those who listen to music while on the go! Whoomp!™ are compatible with all standard round Apple iPod®/iPhone™ earbuds (not in-ear design) and most other round earbuds 16-17mm in diameter. (Earbuds not included.) * Note when using with the Blue Ant Z9/Z9i Bluetooth headset - Whoomp!™ attaches to the stock Blue Ant large size rubber earpiece only.

Já alguém experimentou este mod?

Se por algum motivo tiver de encomendar novas tips da Comply, mando vir e faço o teste.
 
sonyhybridwhite.jpg

O teste para os q-Jays está completo com as Sony Hybrid.

Alguém consegue colocar as Sony Hybrid originais nos TD100, ou nos N3? Parece impossível colocar as tips sem as danificar.
 
sonyhybridwhite.jpg

O teste para os q-Jays está completo com as Sony Hybrid.

Alguém consegue colocar as Sony Hybrid originais nos TD100, ou nos N3? Parece impossível colocar as tips sem as danificar.

A diferença do tamanho s para o xs é quase nada. Estou para comprar o pack, embora só precise mesmo do xs.
 
A diferença do tamanho s para o xs é quase nada. Estou para comprar o pack, embora só precise mesmo do xs

É muito difícil arranjares originais a um bom preço. Só consegui mandando vir pela Amazon DE e foram 20€ com portes. Subiu esta semana de preço.
A maioria dos vendedores do marketplace acrescentam um valor de portes muito alto, em que na maioria dos casos vai para 40€. Mandar vir dos EUA é difícil e os portes de envio são ainda mais altos.

Se conseguires arranjar um negócio de troca, ou venda individual, é melhor.

Se encontrares um sítio mais em conta, avisa.
 
Alguém consegue colocar as Sony Hybrid originais nos TD100, ou nos N3? Parece impossível colocar as tips sem as danificar.
Eu coloquei, não custa muito, entra à primeira e parece não deformar o silicone.
Uso as Hybrids nos Apple IEM, nos quais ficam ligeiramente largas, e tinha receito de, depois de as usar nos TD100, já nem se segurassem, mas não, continuam com o mesmo encaixe, ou pelo menos assim parece.

É muito difícil arranjares originais a um bom preço. Só consegui mandando vir pela Amazon DE e foram 20€ com portes. Subiu esta semana de preço.
A maioria dos vendedores do marketplace acrescentam um valor de portes muito alto, em que na maioria dos casos vai para 40€. Mandar vir dos EUA é difícil e os portes de envio são ainda mais altos.

Se conseguires arranjar um negócio de troca, ou venda individual, é melhor.

Se encontrares um sítio mais em conta, avisa.
Comprei as minhas Hybrids neste vendedor do Ebay, sao originais e não chegaram a €10 já com portes.
 
Eu coloquei, não custa muito, entra à primeira e parece não deformar o silicone.
Uso as Hybrids nos Apple IEM, nos quais ficam ligeiramente largas, e tinha receito de, depois de as usar nos TD100, já nem se segurassem, mas não, continuam com o mesmo encaixe, ou pelo menos assim parece.


Comprei as minhas Hybrids neste vendedor do Ebay, sao originais e não chegaram a €10 já com portes.

Obrigado pela informação. Também reparei nessa loja 1to3 shop, fiquei na dúvida se o produto seria original.

Enviam a versão preta das sony hybrid?

Cumps
 
Eu coloquei, não custa muito, entra à primeira e parece não deformar o silicone.
Uso as Hybrids nos Apple IEM, nos quais ficam ligeiramente largas, e tinha receito de, depois de as usar nos TD100, já nem se segurassem, mas não, continuam com o mesmo encaixe, ou pelo menos assim parece.


Comprei as minhas Hybrids neste vendedor do Ebay, sao originais e não chegaram a €10 já com portes.

Bem, encomendei as Sony Hybrid em preto. O vendedor enviou-me um aviso a avisar que poderia ter problemas na alfândega, a ver se as consigo receber dentro de um prazo aceitável.

Por mais que tente não consigo colocar as Hybrid nos Xears nem nos CX500 com um nozzle com um diâmetro mais pequeno. Talvez haja diferenças entre os modelos branco e preto, o que me parece muito estranho.
 
Por mais que tente não consigo colocar as Hybrid nos Xears nem nos CX500 com um nozzle com um diâmetro mais pequeno. Talvez haja diferenças entre os modelos branco e preto, o que me parece muito estranho.
Por acaso as que coloquei eram as brancas, que já tinha. Agora é que comprei as pretas, ainda não vi se essas servem, mas acredito que sim.

Para facilitar a colocação, vira o silicone para a frente, para ficares a ver a parte rígida. Depois agarra bem nas borrachas e empurra a parte rígida, na diagonal, pelo nozzle dos Xears. Roda/empurra para um lado e para o outro e ves que acaba por entrar.
 
Boas,

Sou utilizador de uns VB mas desde do 1º dia que tenho tido problemas com as tips, não se seguram no ouvido o que não me permite ouvir o som decentemente :x por essa razão ando tentado a comprar as Hybrid da Sony, até pelo preço que face às outras tips é bastante atractivo. Agora tenho é as seguinte dúvidas, estas tips funcionam bem nos VB? Acham que devido à variedade de tamanhos encontrarei o certo (nos VB com as tips médias aquilo quase que safa, era só um pouco mais apertadas!)? Tendo tudo isto ponderado será que outras tips farão melhor o trabalho?

Obrigado desde já ; )

cumPs.
 
mg8721.jpg


Tens aqui um exemplo de como ficam umas tips nos Hippo VB, não sei como ficará o som, nunca experimentei.

Com as Sony Hybrid conseguem um seal muito bom com a generalidade dos iems devido ao material muito maleável, que também é suave.

Se não resultar, tens as Comply, em esponja que consegues sempre um bom seal. O custo de substituição é que é mais elevado.

Já consegui colocar as tips tamanho L nos CX500. Strikereg,obrigado pelas indicações. Depois tento concluir o teste aos CX500.
 
Back
Topo