tira teimas

tugagirl

Power Member
sei k para voces que entendem de computadores esta e uma pergunta absurda mas pedia vos o favor de me responderem pois e pa tirar as teimas com um colega meu.

ele insiste que apos formatar um hdd e possivel recuperar dados a mesma, que fica tudo numa pasta do hdd chamada qualquer coisa como registo ou sistema! Segundo a teoria dele uma pessoa que perceba de informatica consegue recuperar tudo o que eu tinha no meu computador mesmo depois de eu o ter formatado.

eu acho que nao!!!

alguem me pode esclarecer??

obrigada
 
ha programas que tentam "encontar" dados ja apagados.

por exemplo se apagares um ficheiro do teu disco e nao escreveres mais nada no disco, e a partir de uma pen por exemplo corres um desses programas e é possivel que ele recupere o ficheiro.

Mas na formatação e mais dificil mas as vezes tambem se consegues, e se procurares encontras empresas esspecializadas nesse tipo de trabalho
 
Isso acontece porque a formatação (se não for de baixo nível) apenas elimina as referências aos ficheiros, deixando-os intactos mas inacessíveis em condições normais.
 
entao mesmo que a formatacao seja bem feita e possivel recuperar dados??
agora fiquei desiludida, pensei que tinha razao desta vez...

''obrigada por responderem,,
 
mesmo depois de escrito por cima é possível recuperar até certo ponto mas apenas através de técnicas que não estão ao alcance monetário da maior parte.
 
sei k para voces que entendem de computadores esta e uma pergunta absurda mas pedia vos o favor de me responderem pois e pa tirar as teimas com um colega meu.

ele insiste que apos formatar um hdd e possivel recuperar dados a mesma, que fica tudo numa pasta do hdd chamada qualquer coisa como registo ou sistema! Segundo a teoria dele uma pessoa que perceba de informatica consegue recuperar tudo o que eu tinha no meu computador mesmo depois de eu o ter formatado.

eu acho que nao!!!

alguem me pode esclarecer??

obrigada
É possível recuperar os dados depois de uma formatação.
 
um dia deste, perdi perto de 200 gbs num hdd que se passou completamente, tive de o farmatar e depois usei o programa EASEUS Data Recovery Wizard Professional 4.0.1, consegui recuprar as pastas, sub pastas e os ficheiros todos, mas so aproveitei cerca de matade do que perdi,visto que a outra metade ficou a zero bites, mas ja foi uma grande ajudo pq fiquei a saber o que perdi e nao andar a adivinhar o que se perdeu.

cumpz.
 
sei k para voces que entendem de computadores esta e uma pergunta absurda mas pedia vos o favor de me responderem pois e pa tirar as teimas com um colega meu.

ele insiste que apos formatar um hdd e possivel recuperar dados a mesma, que fica tudo numa pasta do hdd chamada qualquer coisa como registo ou sistema! Segundo a teoria dele uma pessoa que perceba de informatica consegue recuperar tudo o que eu tinha no meu computador mesmo depois de eu o ter formatado.

eu acho que nao!!!

alguem me pode esclarecer??

obrigada


Sim é possível recuperar os ficheiros. Mas eles não ficam numa pasta chamada registo ou sistema.

Simplesmente é apagada a "referencia" de cada ficheiro como já foi dito.

Daí que demore muito mais tempo a instalar um programa do que a remove-lo.
Ao instalar são criados fiheiros, ao remover apenas as referencias são apagadas.
 
Hoje em dia há cada vez mais empresas e programas especializados em recuperação de dados sendo alguns muito eficazes.
É claro que ficheiros encriptados e protegidos são mais difíceis de recuperar mas por muito que os recuperes é ainda mais difícil ver o seu conteúdo. (lógico! xD)
 
Como disse o Flame, o que o tal indivíduo defende é impossível. Os ficheiros NÃO ficam guardados numa pasta particular. É sim possível recuperá-los, com mais ou menos dificuldade, mas não da maneira que ele defende.
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Disk_formatting
Recovery of data from a formatted disk

As with regular deletion, data on a disk is not fully destroyed during a high-level format. Instead, the area on the disk containing the data is merely marked as available (in whatever file system structure the format uses), and retains the old data until it's overwritten. If the reformatting is done with a different file system than previously existed in the partition, some data may be overwritten that wouldn't be if the same file system had been used. However, under some file systems (e.g., NTFS; but not FAT), the file indexes (such as $MFTs under NTFS, "inodes" under ext2/3, etc.) may not be written to the same exact locations. And if the partition size is increased, even FAT file systems will overwrite more data at the beginning of that new partition.

From the perspective of preventing the recovery of sensitive data through recovery tools, the data must either be completely overwritten (every sector) with random data before the format, or the format program itself must perform this overwriting; as the DOS FORMAT command did with floppy diskettes, filling every data sector with F6h bytes.
 
Back
Topo