Tirar o RAID 0

JCmendes

Power Member
Bom tentei colocar 2 discos Hitachi de 80g em RAID 0, na instalação do XP, logo na parte do Detecting Devices , ai faltando 37min para o final tive Ecrân azul.

Andando para a frente desactivei o RAID, mas agora no windows e num outro disco onde tinha préviamente instalado um outro Windows, os discos aparcem com um de tamanho de 156G e outro normal de 80G.

Como faço para ter a capacidade normal...não entendo este passo....
 
ao Jvidia tb lhe aconteceu o mesmo, penso ser da Bios....

Estão a ver o disco um tem de ser igual ao 2, como mexo nisto?

dsicos.jpg
 
liga os discos na controladora raid, tal como estavam quando tentaste instalar o windows, entra na BIOS da controladora e apaga a "array"..... a partir daí vão funcionar ok
 
por acaso ja formataste o disco de 156gb? é que convem que formates: formatação completa.

de qualquer forma, esse ecrã asul pode ser devido ao driver, ou à disckete onde tens o driver não estar em boas condições. tenta fazer um download de uma versão mais recente desse driver, e/ou usar uma diskete nova, previamente formatada.
 
o erro dá-me precisamente no mesmo sitio....já tentei outra vez.....é mesmo no instaling Devices já no XP, antes de dar-mos a key.

Não é no inicio.........

Formatação completa não fiz....
 
quando meteste em raid 0 criaste uma "array".... tens de a apagar para o primeiro disco voltar ao normal... não adianta formatar/reformatar
 
Tens de apagar a partition table, ou o raid não funciona correctamente.
As partições devem fazer-se ->depois-< de criar o raid array, não antes.
 
o que fiz no menu do raid foi criar o RAID 0, selecionei od discos e escolhi 64k, depois voltei lá e anulei..não fiz mais nada.

tb não vi lá mais nada para fazer....
 
blastarr disse:
Tens de apagar a partition table, ou o raid não funciona correctamente.

As partições devem fazer-se ->depois-< de criar o raid array, não antes.

Eu não fiz partição nenhuma, são 2 discos de 80G

Como vem tenho 2 discos de 80g e 1 de 200 particionado.

Ou para fazer o Raid tenho de desligar o de 200G ??????????????? e ligá-lo depois??

Agora lembrei-me tenhos esta board e os discos de 80 1 está ligado no SATA VERMELHO e outro no PRETO, e o de 200 no VERMELHO.

mquina001.jpg


Será que é melhor ligar os 2 no VERMELHO , desligar o de 200g e no final da instalação voltar a ligar?????
 
Última edição:
Tentei instalar com o SP1 deu-me este erro..será quando ele detecta o monitor???

ERROXP.jpg


NÃO Já vi que não tem...pois acabei de testar noutro monitor...

Estou lixado....

Para acabar vou ao menu do RAID e aparece isto:

ERROXP1.jpg
 
Última edição:
Agora percebo o teu erro.
Não se podem criar RAID 0 com 3 discos, aínda por cima sendo um deles diferente dos outros ao nível da capacidade, talvez até da velocidade, suporte ou não a NCQ/TCQ, etc, há mtas coisas que podem correr mal nessa situação...

Tens de ligar os dois discos de 80 às portas SATA ->da mesma cor<-.
O disco maior tem de ficar ->sozinho<- numa das portas da outra cor.
 
blastarr, o JCMendes não fez raid com 3 HD's fez com apenas 2 que escolheu de entre os 3 que tinha ligados à board ! Como se pode ver nesta pic :

ERROXP1.jpg


JC o meu problema é um pouco mais antes na instalação do windows ... a mim dá-me BSOD depois de escolher o driver da diskette e depois o setup lê mais uns quantos drivers do CD e quando diz "Starting windows" fica a remoer um pouco e nesta altura deveria aparecer os discos para escolher onde instalar o windows é ai que me dá :



Eu acho que estes bios 04xx dão problemas com RAID 0 ! o 0422 tb me dá o mesmo erro ! :(

JC não sei se já tens isso ok mas, já tentas-tes fazer a opção Reset Disks to Non-RAID e depois por na bios os discos como SATA normal e reinstalar o XP ?

No setup do XP já te deviam aparecer 2 discos de 80GB !

Se não der nada disto aconcelho-te a por a bios de origem ou a 0208 que vem no CD de suporte, apagas o volume do raid, rebootas, crias novo volume, e instalas o XP.

Eu fartei-me de bater com a tola na parece com cenas dessas com os bios 04xx .... voltei para a 0208 ;)
 
Última edição:
fiz isso "Reset Disks to Non-RAID e depois por na bios os discos como SATA normal" só que não reinstalei o windows no SINGLE disk.

Será que tenho de reinstalar para aparecer os 80G ????
 
Boas, como podem ver fiz um RAID 0 de quase 160G, não fiz partição. Posso fazer agora depois de tudo instalado??

Tipo 20G para o SO e restante para vários. Já agora se poder posso utilizar o partition Magic, ou se não qual outro programa?

E a questão mais importante, perdirei performance com a partição????
 
Back
Topo