Guia Tirar riscos de um LCD

casser

Power Member
Infelizmente no outro dia a minha sobrinha na brincadeira andou a riscar o meu LCD: ficou mesmo horrivel, tinha riscos com 5cms cruzados...mais uma dezena de riscos de 2/3cms espalhados pelo ecrã, alguns riscos eram tão profundos que com o ecrã apagado via-se o branco da outra camada do LCD a 3 metros de distancia.


Como já estava desesperado com a situação, comecei a procurar medidas "diferentes"...e após algumas procuras no google..encontrei 3 maneiras "homemade":


-Pasta de dentes..resultou muito pouco nos riscos mais pequenos, mas ainda se notava..


-Borracha (de escrever/papel/lápis)..não resultou.


-Vaselina, funcionou perfeitamente! basta meter um pouco de vaselina em cima do risco e com um cotonete espalha-se de modo leve, de forma a que a vaselina cubra totalmente o risco. Mesmo os riscos mais profundos desapareceram e com o monitor apagado já não vejo o branco. Os riscos que não desapareceram totalmente (apenas 2 pequenos), ficaram bem mais toleráveis..quase invisiveis.

A única explicação que encontrei foi esta
This works because the optical density more closely matches the LCD face than air.
Gostava de ter umas fotos do antes e depois, mas não tenho máquina fotográfica e como revirei a Techzone à procura de sugestões...resolvi deixar a dica.
 
Última edição:
Será que esta dica funciona em visores de telemoveis?!!! Tenho ali um que precisa de uma reparação tipo essa ;) Vou experimentar e depois posto o resultado :)
 
Bem, digamos que utilizar vaselina não é totalmente estranho visto que já me disseram ser possível tirar riscos de ecrãs com cascas de banana:-D. Será que o processo da vaselina funciona numa Nintendo DS?
 
Pois, eu com as bananas no CD do sim city 4 não deu... tive de comprar outro:(
Eu queria era para os pixeis do portátil (Toshiba satellite pro 4200) ... algo que funcione, que aquilo está mesmo em mau estado. Acho que vou tentar a vaselina (lol)




PS (Jeixarf) : Tava a ver que não descobrias:D
 
obvio que a vaselina n servira para reparar ecras de telemoveis nem psp's. o que faz com os lcds nao é propriamente reparar, apenas remenda, ou seja o risco apenas desaparece a vista. ora mesmo que a psp tivesse o msm tipo de protecçao de um lcd (que obviamente n tem ja que a podes meter no bolso sem que fique com os cristais partidos a primeira.. no entanto se mandares uma pancadinha equivalente num lcd podes n ter a msma sorte) ao a pores no bolso irias remover a vaselina logo o dito efeito era anulado.. mas de qlqr das formas n deve funcionar nem para ter em cima da mesa pq que eu saiba o material que cobre os cristais é mais do genero de um plastico rijo..

n conhecia esta tecnica mas se funciona é realmente brutal:D de qlqr das formas espero nunca vir a precisar:P

cumps:D!
 
ajax por acaso n é mt boa ideia.. alias nos manuais msm avisam para n utilizar esse tipo de produtos que pode danificar o ecra retirando o brilho, deixando manxas etc..

cumps!
 
Ora bem... estou aqui de lágrima no canto do olho a olhar pro meu monitor... :005:
Andava aqui a fazer limpezas e sem querer ao desligar o rato enquanto o mudava de sitio, bati com a ficha usb no ecrã do monitor!! (stupid!!! ehrrrrr -_-)

Resultado, ficou um pequeno ponto esbranquiçado no meio do ecrã, uma pequena saliência, tipo como se estivesse picado... se passar o dedo sinto um "buraquito"!
Estou à cerca de meia hora a esfregar com um pano macio e a coisa não melhorou!

Estou a desesperar... é o lcd dum portátil... nem me passa pela cabeça ter que mudar de ecra! Deve ficar uma fortuna!

Que soluções acham que pode realmente resultar??
O que posso fazer para salvar isto?
 
Última edição:
Back
Topo