Títulos em Blu-Ray

zer0 disse:
So por curiosiadade, tive a fazer umas contas e tendo em conta:


Demora 4 horas a gravar um br de 25gb...zzzzz
E comparando com um dvd actual grava um dvd single layer em menos de um minuto, é o progresso, ainda não li foi qual o máximo possivel de velocidade que esta tecnologia permite, se chegar aos 16x como os dvd´s grava um 25gb em +\- 30m, 1h para um de 50gb que devem ser o standart para os proximos anos.


É assim. Eu não sei se tu sabes fazer contas de matemática, mas se n souberes eu ajudo-te.

Gravar a 72Mbits é o mesmo que gravar a 9Mbytes.

25 gigas é o mesmo que 25024 Megas.

25024 Megas a dividir por 9 Megas vai dár o numero de segundos que demora a gravar, neste caso o resultado é 2780 Segundos para gravar um BR single layer.

Agora para se passar para minutos, basta dividir os segundos por 60.

2780/60 = 46 Minutos. Hmmm de 46 minutos para 4 horas.. n sei não, mas vai assim uma diferença...


Os de 4x não devem faltar mto a chegar, isto no final deve ir até aos 16x onde nessa altura deve gravar um Dual Layer em 10 minutos, só falta saber se os discos aguentam.

Já agora falas ai que os gravadores já gravam um Single layer em menos de um minuto, eu n sei falo pro mim, mas o meu disco n consegue tranferir 4.7 Gigabytes de informação em menos de 1 minuto sequer, quanto mais gravar. Mas n sei como são os vossos.
 
Última edição:
Ansatsu disse:
É assim. Eu não sei se tu sabes fazer contas de matemática, mas se n souberes eu ajudo-te.

Gravar a 72Mbits é o mesmo que gravar a 9Mbytes.

25 gigas é o mesmo que 25024 Megas.

25024 Megas a dividir por 9 Megas vai dár o numero de segundos que demora a gravar, neste caso o resultado é 2780 Segundos para gravar um BR single layer.

Agora para se passar para minutos, basta dividir os segundos por 60.

2780/60 = 46 Minutos. Hmmm de 46 minutos para 4 horas.. n sei não, mas vai assim uma diferença...

Os de 4x não devem faltar mto a chegar, isto no final deve ir até aos 16x onde nessa altura deve gravar um Dual Layer em 10 minutos, só falta saber se os discos aguentam.


Já agora falas ai que os gravadores já gravam um Single layer em menos de um minuto, eu n sei falo pro mim, mas o meu disco n consegue tranferir 4.7 Gigabytes de informação em menos de 1 minuto sequer, quanto mais gravar. Mas n sei como são os vossos.


Excepto que 25GB são 25600 MB (25 x 1024 MB -1 GB- ).

E que as drives não gravam em velocidade constante (Constant Linear Velocity, ou CLV), mas sim em CAV ou P-CAV (Constant Angular Velocity ou Partial-Constant Angular Velocity), como aliás o fazem quase todas as drives de DVD/CD actuais, para aumentar a vida útil do motor eléctrico.

Se as streams de vídeo em H.264 a 1080p, por exemplo, apenas gastam cerca de 20mbits/segundo, já podes ver que o valor se refere apenas ao pico em aplicações de dados.

72mbits/segundo é o pico de velocidade, atingido apenas na parte exterior do disco.
À medida que a pickup head se vai movimentando para o centro do disco, a quantidade de dados lidos/gravados por segundo também diminui significativamente.

P-CAV é útil para ler filmes a uma velocidade constante (o motor diminui a velocidade à medida que a pickup head se afasta do centro do disco, para alinhar com a stream de vídeo em bit-rate constante), enquanto o CLV mantém o bit-rate constante através de "patamares" de velocidade.
 
Última edição:
Só um detalhe desagradável...
bluray-pioneer2.jpg


Fdz, os leitores de BD terão ventoinhas :mad: Acho que ver um filme em BD com o zumbido do leitor não será muito agradável...

http://www.anandtech.com/tradeshows/showdoc.aspx?i=2665&p=12

Ao menos parece ser uma fan de 80 mm, logo abre o leitor e mete uma silentx :lol:
 
Última edição:
pois...

O pior nisto tudo é a maravilha dos consumos, já basta os PC's a xupar p0wer cada vez mais agora são os leitores de BR a papar algumas centenas(?) de watts...

O ruido ainda resolve.se, metam fans silenciosas de origem!
 
zer0 disse:
E comparando com um dvd actual grava um dvd single layer em menos de um minuto, é o progresso...

Mas k drive é k grava 1 DVD SL em menos de um minuto?!?!?! Tipo uma 16x demora uns 5min...

blastarr disse:
E que as drives não gravam em velocidade constante (Constant Linear Velocity, ou CLV), mas sim em CAV ou P-CAV (Constant Angular Velocity ou Partial-Constant Angular Velocity), como aliás o fazem quase todas as drives de DVD/CD actuais, para aumentar a vida útil do motor eléctrico.

Se as streams de vídeo em H.264 a 1080p, por exemplo, apenas gastam cerca de 20mbits/segundo, já podes ver que o valor se refere apenas ao pico em aplicações de dados.

72mbits/segundo é o pico de velocidade, atingido apenas na parte exterior do disco.
À medida que a pickup head se vai movimentando para o centro do disco, a quantidade de dados lidos/gravados por segundo também diminui significativamente.

Eu n sei no BR mas dos DVD-R as drives de 2x e 4x eram CLV só a partir dai é k eram P-CAV
 
Zar0n disse:
Mas k drive é k grava 1 DVD SL em menos de um minuto?!?!?! Tipo uma 16x demora uns 5min...

So comparei que um br aquela velocidade gravava o equivalente a um dvd sl em menos de um minuto, mas as contas estão mal feitas...esta calc do windows é so bugs :P
 
100gb? lol. isso da qq coisa como 853 Episodios de anime/426 Episodios de series em HD/ ou qualquer coisa como 20+ jogos num dvd desses, quero ver onde vão tirar partido disso tudo lol..
 
SideWalker disse:
Uma dúvida, os gb anunciados para os bd e hd-dvd são binários ou decimais?

por acaso é uma questão interessante...
mas como ate agora as capacidades dos discos opticos têm vindo a ser binarios (ou seja, na pratica correspondem à sua capacidade real) , este não deve começar uma nova regra...
 
Com as K7s era virtualmente impossível (em termos razoáveis) vender compilações de séries por exemplo. Com os DVD passamos a ter boxsets com uns 12 DVDs. Ora muita gente aprecia ter simplesmente 1 disco 1 série. Além disso os conteúdos do futuro precisam sempre de mais espaço por min.
Nunca entendo esta visão limitada sempre que sai um formato novo. disquettes de 2,88 quem precisa disso???? CDs de 650 MB???? Quem precisa disso??? DVDs de 4,7 GB???? Quem precisa disso???? 640 KB....
 
Koncaman disse:
por acaso é uma questão interessante...
mas como ate agora as capacidades dos discos opticos têm vindo a ser binarios (ou seja, na pratica correspondem à sua capacidade real) , este não deve começar uma nova regra...

OS cd's sim, os dvd's não. Anunciam em decimal. 4,7gb decimais que correspondem a ~4.37gb "reais"/binários.
 
series num so disco? não creio...
tralvez passem a por mais episodios por disco, mas, tudo em um, seria sacrificar muito a qualidade, frente aos restantes BR.
 
Back
Topo