TMC 2209 motor driver

rjSampaio

Power Member
Decidi fazer o upgrade dos controladores dos motores da minha Anycubic Mega S, basicamente o ruído passou de uma impressora matricial (para quem se lembra delas) para menos que uma impressora normal de papel.

Infelizmente um problema que já tinha de layer shift no Y agravou-se, passou de ser numa única direção para ser em ambas, pode ser um problema de corrente que neste momento tenho vRef de 0.92V.

Tudo o resto está mais que perfeito, estão neste momento em modo direto/passivo, mas vou ligalos eventualmente por UART para ter acesso a mais funções.


Mais alguem usa estes controladores, eu sei que são super recentes e como tal é coisa rara mas as capacidades vão muito alem do silencio numa troca direta.

Os que comprei foi da bigtreetech, 5 controladores por ~27€

4YXrr6V.jpg
 
Para mim ja ta marcado!
Num futuro, quando a minha linha de aprendizagem assim o pedir.

Agora as perguntas de noob.
Isso e preciso fazer upgrade do firmware e fazer ajustes por gcode certo?

Essa board nao e a stock certo?
 
tens funções avançadas que requerem alterações ao firmware.

Contudo a troca é plug and play para o funcionamento normal.
Dependendo do que comprares podes ter que virar as fichas ao contrario, na foto repara que o que não tem cabo, eu virei todas as outras, basta puxar com um alicate e virar o plastico.
Os firmware custom que eu uso tens uma variante que ja tem isso feito por software, assim não terias de virar as fichas, mas penso ser desnecessário, viras a ficha e nunca mais te priocupas com isso.
 
mas e preciso custom firmware na mesma para tirar partido certo?

ou seja 1 flashar novo firmware, depois mudar os controladores.

quanto a board essa e a de origem??

para ter thermal runaway e preciso custom firmware certo [marlin] ainda nao vih um tutorial Noob proof para eu fazer com confiança. o.O"

Ps. nao sou power member (1 msg privada por dia Pfff)
 
New mas e preciso custom firmware na mesma para tirar partido certo?

Os novos controladores são mais precisos (saltam menos) e portanto podem ser mais rápido, e são fazem os motores muito mais silenciosos, muito mesmo.
Isto é sem fazer mais nada, só trocar os mesmos, mudar o firmware é para funções avançadas dos controladores.

quanto a board essa e a de origem??

É a de origem, não justifica mudar, ainda orenitebadicionar muita coisa como bed leveling automático.
So troquei a fan de arrefecimento da board e da psu.

para ter thermal runaway e preciso custom firmware certo [marlin] ainda nao vih um tutorial Noob proof para eu fazer com confiança. o.O"

Nem sei como ela faz isso, eu tenho uma smarth plug a alimentar a impressora, ligada ao octopi, quando a temperatura exede muito o octopi manda desligar a tomada, nada mais seguro.

Quanto a actualizar o FW, é fácil é seguir os passos do github e correr uns comandos gcode.
 
ja tive a ver o FW 1.1.9 realmente parece facil e a thermal runaway cenas...

duvidas...

"Power outage support is not included" quer dizer k se a luz for abaixo a print tb vai certo?(nao e k seja problema pk ja li k e uma treta essa cena do resume on power loss pk depende de varias cenas, como a impressora tar exatamente no mesmo spot onde parou e tb dizem k perde varios layers se bem sucedido... por isso e dakelas coisas, publicidade blehh.)

"PID controlled heatbed" nao e akela cena k convem comprar e instalar um mosfet, pk faz com ke a heatbed deia cossa na MB??(ja agora usas isto, axas bom?)

desculpa ser xato so tou a fazer o TPC...
 
hehe, tenho é de pedir a um moderador para depois passar isto para um topico da anicubic, ou mudar o titulo.

A quebra de energia pode ser xato em impressões >12h, de resto se acontecer, epa é repeir, mas podes sempre ter uma UPS, o consumo medio não passa dos 150W em PLA.

O PID é so uma maneira mais inteligente de controlar a temperatura, se tiveres receio ou se acabares por fazer um tweak a fonte de alimentação que é mexer no potenciometro da saida e aumentar a voltagem de 12v para ~13v, ela aquece mais rapidamente mas aumeta o stress nos mosfets, assim potencialmente podes fazer isso.
Eu não fiz isso, se avariar troco o mosfet e o que falhar (provavelmente um diodo e resistência), mas acho que não é um update obrigatorio.
 
Encomendei uns 2209 v3 da fisect. Agora, quanto a ventoinhas vou ter de esperar k xegue para ver qual e a psu k mr vai calhar, pk ja vih k ha 3 versoes, a mais recente cabe uma ventoinha mais pequena, depois vou mesmo mandar vir 2 mosfets.
 
Back
Topo