TMN Com Ligação Automática e Gratuita a Wi-Fi Através do Telemóvel

azulandre

Power Member
A TMN reforça uma vez mais a sua liderança no acesso à Internet sem fios e implementa uma nova tecnologia, denominada EAP-SIM, que possibilita autenticar automaticamente a ligação ao serviço Wi-Fi através do telemóvel. Com esta funcionalidade, que permite uma maior rapidez e acessibilidade ao serviço, a TMN posiciona-se como operador pioneiro no lançamento do EAP-SIM a nível mundial, sendo o segundo operador da Wireless Broadband Alliance (WBA) – a principal organização internacional promotora do serviço Wi-Fi – a permitir aos utilizadores do Wi-Fi entrar na Internet, através das credenciais do SIM-CARD do telemóvel, sem terem de introduzir user name e password.


Serviço Wi-Fi no telemóvel


Em resultado da implementação de uma nova funcionalidade de autenticação do Wi-Fi, os clientes da TMN podem a partir de hoje aceder à Internet através do telemóvel, em qualquer um dos mais de 1500 hotspots Wi-Fi, só com um simples clique, sem terem de introduzir username e password, dados até à data obrigatórios na ligação à Internet sem fios. Uma vez assegurada de forma automática a autenticação e sendo a ligação feita apenas através de um clique, o acesso à Internet sem fios no telemóvel é agora mais fácil.


A facilidade apresentada pela TMN consiste na introdução na rede Wi-Fi de uma tecnologia inovadora – designada 802.1x, que permite proceder à autenticação do utilizador através das credenciais do SIM-CARD do telemóvel (EAP-SIM) –, a qual vem reforçar a segurança no acesso ao serviço, não só por dispensar a utilização de passwords, mas ainda por assentar num protocolo de segurança mais evoluído.

Esta nova funcionalidade passou a impor-se como uma necessidade da oferta da TMN à medida do crescimento, cada vez mais acentuado em todo o Mundo, do número de equipamentos com tecnologia Wi-Fi. A TMN propõe-se alargar o âmbito de utilização do serviço Wi-Fi à maioria dos seus terminais, com maior incidência nos smartphones e nas placas de Banda Larga móvel, com vista a que a breve trecho qualquer cliente Banda Larga TMN ou Sapo possa aceder ao serviço Wi-Fi em regime de plug and play.

Serviço Wi-Fi no PC portátil


Adicionalmente, os clientes Sapo ADSL, Telepac ADSL e Meo vão poder continuar a aceder gratuitamente à Internet (até 2GB/mês de tráfego realizado em Portugal), até 31 de Dezembro de 2009, nos locais públicos com cobertura Wi-Fi da PT. Para aderir a esta campanha, não sujeita a fidelização, basta aceder à Área de Clientes SAPO ADSL, disponível em http://clientes.sapo.pt , a http://clientes.telepac.pt, no caso dos clientes Telepac ADSL, e a http://www.meo.pt , para clientes Meo.

A TMN, que integra o serviço Wi-Fi disponibilizado pelo Grupo PT, apresenta uma cobertura internacional com 30.000 Zonas de Internet sem Fios (HotSpots) e uma cobertura nacional formada por mais de 1500, distribuídas de Norte a Sul do país e abrangendo diversos espaços públicos.

Para além de o serviço Wi-Fi estar incluído nos tarifários Banda Larga móvel da TMN, mantendo-se a gratuidade do acesso ao Wi-Fi para clientes Sapo ADSL, Telepac ADSL e Meo, a TMN possibilita agora o acesso ainda mais rápido e fácil ao serviço através do telemóvel, reforçando a sua liderança a nível nacional e o seu pioneirismo a nível mundial na massificação do acesso à Internet sem fios.

Fonte: Wintech
 
Não se esqueçam do plafond de tráfego disponível. É semelhante ao existente nos acessos de dados 3G e GPRS...ou seja se tiverem como tarifário de dados, o acesso diário, podem usufruir de 10MB por dia. Questionei isto no SAC, só não me lembrei de questionar o que acontece após ter atingido os 10MB, visto que o acesso wi-fi é supostamente gratuito...

Edit: voltei a ligar e já se pagava X euros por hora, dps tive que lhe dar conta da notícia em questão...pq ele nao parecia saber do que eu estava a falar...foi falar com alguém e aparentemente a ultima versão é que é FREE FOR ALL..sem limite de tempo e tráfego...

Se assim fôr é uma boa opção para contornar os 2GB de tráfego atribuidos aos clientes SAPO e MEO, para acessos PT WIFI...
 
Última edição:
Atenção que não é o que está no site:
http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/m...10VgnVCM1000005401650aRCRD&vgnextfmt=default4

E a notícia não refere nada sobre a gratuitidade do acesso, apenas do serviço de autenticação. O título é que é um pouco enganador.

Temho aqui a noticia com algumas variantes..nomeadamente da autenticação gratuita.. acho estranho é que não haja ainda pormenores sobre os custos associados, se é que os há...

"A TMN acaba de apresentar um serviço pioneiro a nível mundial. Resultado da implementação de uma nova funcionalidade de autenticação do Wi-Fi, a partir de hoje, os clientes TMN podem aceder à internet através do telemóvel, em qualquer um hotspots Wi-Fi, com um simples clique


A operadora de comunicações móveis da PT reforça, uma vez mais, a sua liderança no acesso à internet sem fios e implementa uma nova tecnologia. Chama-se EAP-SIM e permite autenticar a ligação ao serviço Wi-Fi através do telemóvel, de forma automática e gratuita.

A TMN posiciona-se como o primeiro operador a lançar EAP-SIM a nível mundial e é o segundo operador da Wireless Broadband Alliance (WBA) – a principal organização internacional promotora do serviço Wi-Fi – a permitir aos utilizadores de Wi-Fi entrar na internet, através das credenciais do cartão SIM do telemóvel, sem terem de introduzir username e password. "

Fonte: Intranet PT
 
"Chama-se EAP-SIM e permite autenticar a ligação ao serviço Wi-Fi através do telemóvel, de forma automática e gratuita."

Nesse caso, o tráfego disponível será os tais 2 GB da praxe. Só não estou a ver como é que vão linkar o meu nº de telemóvel á conta PT-WIFi da Sapo...
 
Essa é que é exactamente a questão. Isso vai ter de ser feito algures. Logo, fazendo a autenticação "manualmente" ou previamente de alguma forma ainda não descrita, a diferença em termos de tempo não será por aí além... fora as questões de acesso automático sem intervenção do utilizador.
 
Back
Topo