TMN disponibiliza a todos os clientes voz em alta definição

Romika

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A TMN, maior operador móvel português, lançou a Voz HD na sua rede. Os clientes TMN podem agora falar em alta definição, com uma reprodução mais fidedigna da voz humana. Grande parte dos equipamentos disponíveis no portfólio TMN já suportam esta funcionalidade, incluindo o novo iPhone5 (que se encontra disponível a partir de hoje nas lojas PT Bluestation).

A funcionalidade Voz HD é conseguida através da codificação da voz numa banda de frequências mais larga, que permite a transmissão da mesma com maior fiabilidade e de forma mais límpida. As diferenças são notórias, nomeadamente em ambientes com elevado ruído de fundo (ex: bares, ruas com intenso tráfego automóvel, estações de comboio), onde se verifica uma redução desse ruído e consequente destaque da voz do interlocutor.

A TMN é o primeiro operador em Portugal a lançar esta funcionalidade, tendo já mais de trinta equipamentos voz HD disponíveis no seu portefólio.

Este é mais um exemplo da modernização que a TMN tem desenvolvido em toda a sua rede móvel, de forma a tornar a infraestrutura e a arquitetura de rede mais eficaz e de acordo com os paradigmas da nova geração. O investimento global que tem vindo a fazer nas suas redes é sintomático, assim como o reconhecimento de que, só através da robustez da rede e da liderança na cobertura, estão reunidas as condições necessárias para a democratização e o acesso massificado aos serviços móveis de dados e voz.

Fonte: Portugal Telecom
 
À partida UMTS está garantido. Em GSM precisava de um update. Mas vou tentar confirmar isto mesmo em algum dos meus telefones.

EDIT: Noto mais qualidade na chamada em GSM com um Optimus Sydney a usar o tmn. Vou tentar com um LG E900.

EDIT 2: Confere. Em UMTS e GSM estão a usar claramente AMR-WB e estou a ouvir melhor. A diferença nota-se, é significativa mas não é da noite para o dia, embora ajude e não é pouco. Parece que, de acordo com as caraterísticas da Wikipedia, estarão a usar 12,65 kbit/s.

Quem tiver o +perto SMS pode fazer um teste muito simples. Pode ligar o 1696 e, antes do AMR-WB, ouvia um ruído de fundo contínuo menos denunciado quando dizia "O seu tarifário é o mais perto sms". Agora ouve-se bastante melhor esse ruído contínuo e nota-se que a gravação era de pior qualidade do que antes.

Não faço ideia se, numa ligação da tmn para a Vodafone, o Vodafone falará como fala até agora mas ouvirá o tmn com a qualidade do AMR-WB... ou há alguma redução de qualidade para equivaler?
 
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