1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

To Mac or not To Mac, that is the question

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Mies vd Rohe, 27 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 30; Visualizações: 1707)

  1. O meu primeiro computador foi um mac, dakeles que pareciam um caixote e tinham tipo 50 ou 100 Mb de disco...
    A partir daí sempre usei Windows e cheguei à fase de saturação.
    O meu portatil precisa de reforma e penso seriamente em optar por Mac. Eventualmente um Mac Book Pro.
    Antes de fazer tal opção há uma série de questões que gostava de ter mais ou menos respondidas para poder sentir-me seguro nessa mudança. Espero que me possam ajudar.

    Eu uso o computador essencialmente para as seguintes coisas : internet, aplicações de imagem e design gráfico (photoshop, corel) e arquitectura (autocad e 3dstudio)

    Se relativamente a internet e às aplicações gráficas não tenho grandes dúvidas, já relativamente ao Autocad a coisa complica-se. E o problema é que eu sem autocad não faço nada LOL

    Ja estive a ler algumas coisas neste forum sobre dual bootcamp e Parallels mas ainda não estou totalmente esclarecido. Como funciona cada uma dessas opções? Correr o Parallels implica dual bootcamp? Quais as vantagens duma situaçao em relação à outra?

    E para correr o autocad, duma forma ou doutra, que processador será o mínimo para uma boa performance? E 3dstudio? Que placa gráfica?

    As minhas perguntas devem parecer estupidas, mas de facto eu de Mac pesco quase nada...

    Obrigado desde já pela ajuda q me possam dar
     
  2. Razzo

    Razzo What is folding?

    O boot camp não tem nada a ver com o parallels.

    O primeiro faz com que a cópia do windows seja instalada como numa instalacao independente, realmente como se um pc normal se tratasse

    O parallels inicia o windows sobre o OS X, como um sistema operativo por cima de outro

    Para ter melhor desempenho, a melhor solução é sem duvida o boot camp
     
  3. Romani48

    Romani48 Power Member

    Antes de mais é o bootcamp que queres, até ai não tenhas mais nenhuma duvida, isto se fores para o mac (óbvio! :P)

    Depois.. o processador e a gráfica do mac são como os do PC Portatil neste momento! Intel + nVidia/ATI pelo que não vais ter problemas em ver o que queres.

    neste campo tens tudo num mac book pro! com o C2D não vais ter problemas de processamento, e a gráfica (Ati x1600) chega bem para Autocad :rolleyes: e tb para o 3dstudio, alias se fosses para um portátil normal, melhor só mesmo uma GF go 7900 ou uma X1900 mobile, ou mesmo uma configuração SLI, o que pensso que para o que queres não precisas!

    Portanto para ti, o Mac Book Pro encaixa que nem uma luva!

    cumps
     
  4. Thanks pla ajuda :)
    mas... expliquem-me lá então como se eu fosse muito burro...

    O bootcamp é uma espécie de partição que permite ter meio computador com um sistema operativo e outro meio com outro, certo? Ou seja, toda a m***a associada ao windows vai estar sempre presente e infestar o meu disco, mesmo que só a metade, right? E não interefere com o funcionamento do MacOs?
    O Parallels para correr nao precisa de bootcamp, é uma espécie de emulador de windows ou outro sistema operativo qualquer, right?
    Entao e a opção de só correr o autocad plo Parallels (sem bootcamp) não é viável ou é apenas pior que o bootcamp? Se é apenas pior, em que aspecto? Velocidade de processamento? Ou também definição gráfica?

    O Parallels ja percebi q é um software q um gajo compra e instala normalmente. E o bootcamp? Ha dois tipos de configuração de origem, com ou sem bootcamp? Ou um gajo é que trata disso depois em casa?

    Obrigado mais uma vez
     
    Última edição: 27 de Fevereiro de 2007
  5. Romani48

    Romani48 Power Member

    Imagina no teu pc: tenx un disco com o Windows e outro com linux... prontos é basicamente isto que vais ter com o bootcamp, a diferença é que este faz te um disco com os drivers para depois instalares no windows....

    cumps
     
  6. japhex

    japhex Power Member

    Se precisas de cad ou de 3dsmax e nao sao aplicacoes nativas em mac entao nao o compres. Bootcamp é uma opcao mas eu nao dependia profissionalmente disso para trabalhar.

    Imagino que nao vais estar constatemente a bootar windows e mac consoante a aplicacao que precisas de usar nao é ?
     
  7. bootar? mas isso é tipo começar do zero sempre q se muda de sistema operativo?
     
  8. Romani48

    Romani48 Power Member

    lol, não...
    botar é arrancar ou seja encerrares um e ires para o outro (a.k.a. reiniciar o MAC)
     
  9. ajax

    ajax Banido

    Pode instalar o windows com o bootcamp numa partição própria e depois optar por correr nativamente ou pelo parallels porque já suporta fazer virtualização a partir de instalações próprias em discos físicos. Assim tem "performance" se "bootar" o windows nativamente ou facilidade via parallels sem sair do OS X para uma utilização mais light.
     
  10. Ok, got it

    ou seja, em termos praticos :

    1. sei q tenho um trabalho pa fazer no cad e q vou tar umas boas 3 ou 4 horas so nakilo..corro plo bootcamp
    2. tou a usar o MacOS, a ver umas cenas na net, mandam-me um mail com um ficheiro de cad q preciso de abrir so pa checkar qq coisa, uso o parallels e corro o cad por la

    right?
     
  11. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    atenção que mesmo que apenas queiras ver um ficheiro em cad, o desempenho em parallels é muito inferior....

    Se queres uma opinião, não vás para o mac....é excelente, etc etc....mas deixa evoluir mais....e possivelmente haver uma maior compatibilidade em autocad (esse, o calcanhar de aquiles para a grande maioria dos arquitectos...)
     
  12. kidloco

    kidloco Power Member

    É com vocês... se não houver procura, não há oferta.
     
  13. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    sim, claro ....

    Já li algures, não posso precisar onde (Desculpem...) que o AutoCad 2007 veio um bocado "fraco" porque a Autodesk tem perdido imenso tempo a fazer a versão 2008 já prepara para PC e para MAC.....

    Mas acho que era apenas um rumor, vale o que vale...
     
  14. Sox

    Sox Power Member

    Teria toda a lógica aparecer o autocad para OS X, e o interesse devia partir da própria Apple a qual, a meu ver, deveria usar a sua influencia pressionando a empresa produtora. Seria algo muito vantajoso para Apple, visto este ser um programa fundamental numa das áreas que a Apple tenta dominar.
     
  15. kidloco

    kidloco Power Member

    Lê o primeiro parágrafo do meu post anterior :zzz:
     
  16. Sox

    Sox Power Member

    xD

    Estava realmente meio a dormir, mas é bom ver que a Apple está a mexer-se correspondendo ás minhas expectativas.
     
  17. Fork

    Fork What is folding?


  18. Não tem só a ver com "perder" ou não. Tem sobretudo a ver com hábitos de trabalho e compatibilidades de ficheiros. Muitos dos cad's alternativos ao Autocad permitem importar e exportar ficheiros com extensões que são compatíveis com o autocad (por exemplo estive a ver esta lista de aplicações e existe um tal de CADintosh que permite o uso de ficheiros .dxf que são compatíveis com Autocad). Agora em termos de plataforma de trabalho as coisas são completamente diferentes. Quem usa Autocad está completamente automatizado com a linha de comandos do Autocad e com o tipo de plataforma de trabalho. É complicado dizer que o Autocad é pior ou melhor que o Archicad ou que o Microstation. Será pior para quem não o usa desde sempre, será melhor para quem pura e simplesmente não consegue atinar com outro programa. Todos têm defeitos e virtudes. Eu por exemplo na faculdade as aulas de CAD que tive foi com recurso ao Microstation. Ou seja, um ano perdido LOL. Toda a gente usava Autocad e andava a ter aulas de Microstation que acabavam por não servir para quase nada.
    Por outro lado, o facto de a grande maioria dos arquitectos usar Autocad faz com que a partilha de ficheiros que derivem do autocad seja muito mais automática, até porque por vezes as conversões a partir doutros softwares fazem perder informação, nomeadamente ao nível de layers, etc.
     
  19. Meje

    Meje Power Member

    Exacto. As várias versões do autocad trazem inovações e por vezes menus diferentes, mas as teclas de atalho (ou os comandos utilizados na linha de comandos) são sempre os mesmos, algo que não sei se será igual nesses outros softwares. Se forem iguais e não se perder informações nos ficheiros relativos a layers e outras coisas acredito que o trabalho em cad não seja obstáculo à utilização do mac os x. A verdade é que nunca trabalhei em nenhum software para além do autocad, mas vou ver se arranjo demos de outros programas para experimentar em os x.
     

Partilhar esta Página