PC/Mac/Linux To the Moon

apocalipsus

Power Member
To the Moon é um "indie game" desenvolvido por uma pequena empresa designada de Freebirdgames em que Kan Gao é a principal pessoa por trás do projecto.


A premissa do jogo é simples, contar uma história. Usando gráficos com estilo muito semelhante a 16 bits (como podem ver nas imagens abaixo) e uma música potente e marcante, este é um exemplo perfeito que a industria dos videojogos é mais que grandes orçamentos, milhões de polignos e efeitos xpto.

Com uma das histórias mais evolventes que já "vivi" e uma banda musical divinal, algumas piadas pelo meio, e referencias a uma série de livros da minha infância.

O jogador controla 2 doutores, Eva Rosalene e Neil Watts que trabalham para a empresa "Sigmund Agency of Life Generation". O objectivo desta empresa é conceder "desejos" às pessoas à porta da morte. Através duma maquina, Eva e Neil conseguem "entrar" nas memórias das pessoas e altera-las de forma a realizar o desejo do "cliente", desta forma a pessoa recorda a sua vida de acordo com aquilo que desejou.

Pelo titulo do jogo é fácil perceber que o desejo de Johnny (a pessoa à porta da morte no nosso jogo) é viajar para a lua. Mas ao entrarmos na memória desta personagem, percebemos que o motivo pelo qual ele quer ir à lua não é exactamente claro.
Começamos então a viajar pela memória desta pessoa, a reviver as suas vivências desde velho até criança. Cada "salto" pela memória requer objectos que tenha ligação entre as diferentes memórias. Pelo caminho conhecemos várias personagens, quase todas interessantes.

Perto do fim do jogo comecei a questionar a ética de tal "máquina", será que mudar as memórias duma pessoa é algo que se deveria fazer?

A partir do décimo minuto de jogo, já não o consegui largar, ansioso por saber mais deste "velhinho" e a sua vida, e desejoso por saber como vai acabar.

Eu sou um bocado sentimental, e posso dizer que chorei baba e ranho com o final. Somente no Final Fantasy VII me tinha acontecido algo semelhante. (no final do 1º cd para os nostálgicos que jogaram na Playstation - vocês sabem do que falo)

Foram 4 horas inesquecíveis que vão ficar gravadas na minha memória para sempre. Espero que no futuro não existam maquinas como a que aparece no jogo, pois eu não quero esquecer esta pérola.


Imagens:
TTM6..png
TTM-Ss3.jpg



Chegou o momento de fazer a minha confissão: Não conhecia o jogo, tinha visto no do Youtube do Yoggcast jogarem a este jogo e fiquei curioso, pelo que tive que o ir experimentar. Desconhecia a existência da demo, pelo que a forma como consegui jogar é fácil de entender para bom entendedor.
No entanto este é daqueles jogos que para mim aparecem poucas vezes na vida e como tal já está na minha conta do Steam. Mereceu o meu dinheiro.


Cumps
 
Última edição:
Cheguei agora ao fim. :'(

Então quando oiço esta musica. :014:

Já agora:

No final, mesmo no final, quando o Dr. Watts está ao pé da campa deles, o ecrã fica ligeiramente vermelho, como quando um paciente está a "reagir" e eles estão dentro da memoria.

Será que aquele mundo real, é também uma memória?

----

Em relação à historia, acho que toca a todos porque no final, é uma memoria que está a ser criada, na realidade a River faleceu antes do Johnny perceber o porquê dos coelhos em papel e a vida real foi bem diferente da memoria, no final estão os dois nas suas campas e isso acaba por ser triste, e então a musica, encaixa na perfeição.
 
Última edição:
Nestas promos de outono já tinha ficado com o jogo debaixo de olho, mas com este feedback vai ser mesmo compra certa nesta Steam Holiday.

Juntamente com o Home e o Dustforce, são os indies que quero juntar à coleção o mais rápido possível.

Quanto a este To the moon, parece ter realmente algo de muito especial.
 
Estou a dar uso do meu backlog e este foi um dos jogos que instalei para passar... Bem, mas que jogo! Já há imenso tempo que não ficava colado ao ecran, ainda por cima pela história do jogo até porque sejamos honestos, em termos de gameplay é bem fraco, até nem me importava que fosse um simples filme a usar o motor de jogo (suponho que seja o rpg maker). Normalmente não acho piada a este estilo de historia, ou seja, contada do inverso (presente>passado) mas aqui está mesmo bem construido, dá respostas mas continua a manter dúvidas que só são respondidas lá para o fim do jogo.

O meu maior medo é mesmo que não haja uma sequela (afinal é uma companhia pequena), mas se houver, mal seja lançada, compra certa. Mesmo fantástico, talvez não vá agradar a todos mas para mim é mesmo a surpresa do ano (tendo em conta que o joguei este ano).
 
Sou o único que se sente um pouco aborrecido pela jogablidade?
Quem joga isto nao joga pela jogabilidade ;) Basicamente esta la so para "encher" na minha opiniao. O jogo e mais uma historia, como um filme, so que tu estas la e o teres de andar um pouco e resolver um puzzle aqui e ali faz-te sentir mais immersed no jogo e no vais ficando cada vez mais apegado emocionalmente. Pelo menos comigo foi assim :p

E as falas sao bem engracadas. Eu parti-me todo com a "I feel sorry for anyone that can't look at the nose" ou uma coisa assim parecida haha
 
Bem, vou desenterrar o tópico dos confins para dizer que se alguém for como eu até hoje, e ainda não o tiver jogado, por qualquer razão, que o faça. A jogabilidade é um pouco secante, mas a história mais que vale por tudo o resto, e são apenas umas 5-6h. São muito poucas as vezes que posso dizer que a história está verdadeiramente fabulosa, a um nível que não me lembro de ver um jogo chegar. E sempre com a lágrima no canto do olho.
 
Sempre a querer-me fazer gastar dinheiro. Espero que a jogabilidade seja mais simpática que o anterior, senão vai ter de esperar um pouco para eu limpar isso do sistema :P
 
Ok, acabei os minisodes, e aquele segundo deixa muita pergunta no ar... Vou ter de jogar o Bird Story pois parece que o personagem desse jogo vai fazer parte do To The Moon 2, que terá o nome de "Finding Paradise".
http://freebirdgames.com/pt/2015/02/18/sigmund-minisode-2-released/

With this minisode finished, I’ll be going back to work on Finding Paradise (i.e. episode 2). The idea for it has actually been brewing for quite a while now, so I think I know exactly where it’s going.



While it does have ties to A Bird Story (the patient is the boy in ABS all grown up, after all), I don’t think it ties in a way that I’ve heard most folks speculate — and there won’t be any overlapping scenes from ABS in Finding Paradise. Sometimes I feel like A Bird Story was actually meant to be released after episode 2. . . but that’s just a passing thought; only time will tell.
 
Acabei agora mesmo de jogar o jogo depois de o ter comprado por €1.59 no Steam.

Pá, devia ter dado mais dinheiro, só porque sim. Que coisa fantástica esta história! Tenho jogado bastantes jogos com um bom ênfase na história e boa mecânica de jogo que a potencia, mas este vale apenas e só pela história. Literalmente, porque não existe nada de jogabilidade a não ser o controlo das personagens e dois mini-jogos.

Estou incrédulo e boquiaberto com a qualidade deste jogo. Manly tears.

Sem_T_tulo.png
 
Back
Topo