[HDTV] Tom Cruise: desliguem o "Motion Smoothing"

miguelbarroso

Power Member
Muita gente não sabe, mas quando compram a sua nova TV, quase sempre ela vem com o modo de interpolação de video ligado (motion smoothing). E depois fica tudo com um movimento estranho, o chamado efeito "soap opera". Eu odeio como fica a imagem - há quem goste, mas os filmes não foram feitos para serem vistos assim.

Por isso no outro dia o Tom Cruise e o produtor do Mission: Impossible Fallout publicaram um pequeno video a apelar às pessoas para desligarem o "Motion Smoothing".

https://twitter.com/TomCruise/status/1070071781757616128

Mas nem sempre é fácil, pois cada marca usa um nome diferente para a sua interpolação, por isso peço que cada um deixe aqui em baixo a marca da sua TV, e o nome que esta tem nos menus. Eu depois vou atualizando o post inicial para referência futura.

EDIT: retirei da Wikipedia esta lista, pelo que se na vossa TV for diferente, avisem

The commercial name given to HDTV motion interpolation technology varies across manufacturers, as does its implementation.

  • Hitachi – Reel120
  • Insignia – DCM Plus, for Digital Clear Motion 120 Hz, or Insignia Motion 120 Hz
  • Kogan.com – MotionMax 100 Hz, 200 Hz
  • LG – TruMotion 120 Hz, 240 Hz, 480 Hz, MCI 120
  • AOC – Motion Boost 120 Hz
  • Bose – VideoWave III 120 Hz (Not named)
  • Loewe – Digital Movie Mode (DMM)
  • Mitsubishi – Smooth 120 Hz
  • Panasonic – Intelligent Frame Creation (IFC) 24p Smooth Film (24p material only)
  • Philips – HD Digital Natural Motion, Perfect Motion Rate
  • Samsung – Auto Motion Plus 120 Hz, 240 Hz, Clear Motion Rate 100 Hz, 200 Hz, 400 Hz, 500 Hz, 600 Hz, 800 Hz; (PAL video system), Clear Motion Rate 120 Hz, 240 Hz, 480 Hz, 600 Hz, 720 Hz, 960 Hz (NTSC video system)
  • Sharp – Fine Motion Enhanced, AquoMotion 240 Hz, AquoMotion Pro
  • Sony – MotionFlow 100 Hz, 100 Hz PRO (XBR series, Australia), 120 Hz, 200 Hz, 240 Hz, 400 Hz, 480 Hz, 800 Hz, 960 Hz.
  • Toshiba – ClearScan 120 Hz, 240 Hz
  • Vizio – SmoothMotion
  • Sceptre – MEMC (Motion Estimation/Motion Compensation)
  • Hisense – Ultra Smooth Motion Rate SMR 120
  • Westinghouse – MEMC (Motion Estimation/Motion Compensation)
 
Última edição:
A ironia da coisa é que as opções que as TVs trazem hoje em dia como algo que melhora a qualidade de imagem, a grande maioria delas é tudo para meter em OFF... :-D
 
Isso tb n é preto no branco... Cada caso é um caso.. Regra geral tenho isso desligado... Mas já houve casos k tive k ligar... Assim por alto lembro-me k o revenant sem ifc 24p smooth ligado tinha partes k até fazia impressão olhar... A imagem tinha falta de fluidez... E o dragon ball super sem IFC ligado parece ter sido feito por amadores...
 
Eu vou ser a ovelha negra e dizer o impensável...eu prefiro isso ligado. Pode parecer estranho porque estamos habituados a anos e anos de 24fps cinemáticos, mas se calhar a fluidez de jogos de pc a 60/120fps fez-me preferir isto. Por exemplo em jogos da bola é 1000 vezes melhor. Mesmo nos filmes eu aprecio o ar realista da coisa, não me tira imersão ao filme.

Sou o único? Serei eu saloio por isto?
 
Engraçado que eu no fim de semana passado fui jantar a casa de uns amigos e ele tinha estado uns dias antes em minha casa e ficou fascinado com a minha TV (até falou com a mulher para comprar uma nova TV)...
Bem...na TV (com 2/3 anos) dele comecei a fazer algumas alterações nas definições, nomeadamente o truemotion para off, passei para modo cinema etc etc (aquilo ainda estava com as configurações de "modo de loja") e ele virou se para a mulher e disse:

"Fdxxx, esta TV parece outra!!! O que fizeste?"

E eu só perdi 5 minutos a mexer naquilo... provavelmente ainda se conseguia melhor...

...mas isto para dizer que concordo a 100% com a maioria... o melhor é tudo em OFF...
 
Já dos tempos do HDTVtest, uso o blur reduction no máximo 10 e o judder desligado.

Noutras tv's sem isto separado o judder na posição 4 fica bem, sem soap opera.


Para mim o truque é fazer este ajuste nos créditos finais de um filme (os que rolam de baixo para cima), até o movimento parecer o mínimo fluido.
 
Na samsung costumo ajustar, mas depende do filme. Em deposrto é obrigatório.
Quem usao o motion ligado, ao desligar é muito dificil se habituar. É como passar de um jogo 60fps para um de 30.
 
tenho sempre desligado, ligado mesmo suave faz-me confusão e cada vez que vejo uma tv na casa de amigos ou cafés/restaurantes consigo detectar logo se tem o truemotion ligado, pois pelo menos para mim atrofia-me ver series ou filmes com movimentos "não naturais".
 
Realista do ponto de vista do criador/realizador do filme.

Para ver "ao natural" não preciso de TV, basta-me olhar pela janela. :redface:

Também convém perceber o que fazem as técnicas de interpolação: inventam frames que não existem, sejam eles a negro ou repetidos.

Se te referes a HFR aí a questão já tem outros fundamentos mas aqui debate-se a interpolação ou motion smoothing.
 
Back
Topo