Tomadas eléctricas no centro de entretenimento (zona da TV)

0xKubo

Power Member
Actualmente tenho imensos equipamentos que precisam de energia na zona da TV. Tenho duas extensões com várias tomadas e uma delas ainda tem uma tripla. Não é o ideal, eu sei.

Não sei se saber isto ajuda ou não, mas aqui vai tudo que precisa de uma tomada eléctrica:

- TV
- Soundbar
- Subwoofer da Soundbar
- NVIDIA Shield TV
- Nintendo Switch
- Nintendo Wii
- PlayStation 5
- NES Classic Edition
- TV Box (Vodafone)
- HDMI Switch

Como podem ver na lista acima, são 10 equipamentos que precisam de energia (acho que não me estou a esquecer de nada). Uma das extensões tem apenas 4 tomadas e têm todas um interruptor individual. É o de tenho ligado as 4 consolas e como não uso todas ao mesmo tempo, uso isto para as desligar em vez de ter tudo no modo stand by.

Agora ao que interessa...

Comprei um apartamento em construção e tenho a flexibilidade de o personalizar, e estou agora na fase das tomadas, interruptores, pontos de luz, etc.

A minha dúvida prende-se com o facto de mandar por 10 tomadas na parede atrás da televisão, ou se isto não será de mais? A alternativa é meter menos (não sei bem quantas) e continuar a usar extensões triplas em algumas delas conforme necessário.

O problema que vejo em usar extensões triplas é que isso pode obrigar que o móvel da sala fique demasiado para a frente e idealmente estaria encostado a parede o máximo possível. Por outro lado, ter 10 tomadas na parede parece-me demasiado em termos estéticos (a verdade é que vai ficar escondido).

Opiniões?
 
Actualmente tenho imensos equipamentos que precisam de energia na zona da TV. Tenho duas extensões com várias tomadas e uma delas ainda tem uma tripla. Não é o ideal, eu sei.

Não sei se saber isto ajuda ou não, mas aqui vai tudo que precisa de uma tomada eléctrica:

- TV
- Soundbar
- Subwoofer da Soundbar
- NVIDIA Shield TV
- Nintendo Switch
- Nintendo Wii
- PlayStation 5
- NES Classic Edition
- TV Box (Vodafone)
- HDMI Switch

Como podem ver na lista acima, são 10 equipamentos que precisam de energia (acho que não me estou a esquecer de nada). Uma das extensões tem apenas 4 tomadas e têm todas um interruptor individual. É o de tenho ligado as 4 consolas e como não uso todas ao mesmo tempo, uso isto para as desligar em vez de ter tudo no modo stand by.

Agora ao que interessa...

Comprei um apartamento em construção e tenho a flexibilidade de o personalizar, e estou agora na fase das tomadas, interruptores, pontos de luz, etc.

A minha dúvida prende-se com o facto de mandar por 10 tomadas na parede atrás da televisão, ou se isto não será de mais? A alternativa é meter menos (não sei bem quantas) e continuar a usar extensões triplas em algumas delas conforme necessário.

O problema que vejo em usar extensões triplas é que isso pode obrigar que o móvel da sala fique demasiado para a frente e idealmente estaria encostado a parede o máximo possível. Por outro lado, ter 10 tomadas na parede parece-me demasiado em termos estéticos (a verdade é que vai ficar escondido).

Opiniões?
Se a partida sabes que precisas no mínimo dessas tomadas e que o móvel as esconde, só se for por causa do preço, senão até metia 11 para o caso de precisar de meter uma tripla para outras coisas pontuais 😁
 
Actualmente tenho imensos equipamentos que precisam de energia na zona da TV. Tenho duas extensões com várias tomadas e uma delas ainda tem uma tripla. Não é o ideal, eu sei.

Não sei se saber isto ajuda ou não, mas aqui vai tudo que precisa de uma tomada eléctrica:

- TV
- Soundbar
- Subwoofer da Soundbar
- NVIDIA Shield TV
- Nintendo Switch
- Nintendo Wii
- PlayStation 5
- NES Classic Edition
- TV Box (Vodafone)
- HDMI Switch

Como podem ver na lista acima, são 10 equipamentos que precisam de energia (acho que não me estou a esquecer de nada). Uma das extensões tem apenas 4 tomadas e têm todas um interruptor individual. É o de tenho ligado as 4 consolas e como não uso todas ao mesmo tempo, uso isto para as desligar em vez de ter tudo no modo stand by.

Agora ao que interessa...

Comprei um apartamento em construção e tenho a flexibilidade de o personalizar, e estou agora na fase das tomadas, interruptores, pontos de luz, etc.

A minha dúvida prende-se com o facto de mandar por 10 tomadas na parede atrás da televisão, ou se isto não será de mais? A alternativa é meter menos (não sei bem quantas) e continuar a usar extensões triplas em algumas delas conforme necessário.

O problema que vejo em usar extensões triplas é que isso pode obrigar que o móvel da sala fique demasiado para a frente e idealmente estaria encostado a parede o máximo possível. Por outro lado, ter 10 tomadas na parede parece-me demasiado em termos estéticos (a verdade é que vai ficar escondido).

Opiniões?
Se ainda tivesses algum equipamento que devora energia ainda faria sentido ter duas linhas individuais desde o quadro ate esse ponto, assim basta duas tomadas e partilhar com duas destas

https://www.amazon.es/dp/B000YBXU6G...e11f30&pd_rd_wg=rRpz5&pd_rd_i=B000YBXU6G&th=1

Preocupa-te sim em teres pelo menos dois pontos de rede com cat 6a ou 7, tomada de fibra e cabo coaxial.
 
Eu também estive com esse dilema, optei por colocar 11 tomadas e duas delas com portas USB e cabo de rede, fica tudo escondido pelo móvel da televisão, podes é separar a ligação no quadro, para poder desligar 2 ou 4 tomadas que não uses para não ficarem em stand by. Não te falta aí o router? Mais vale ter tomadas a mais do que a menos.
 
Minimo á data de hoje: 20 Tomadas de 220V (3 circuitos independentes ao quadro protegidos) + 2 tomadas de rede RJ45 Cat7 (2 sentidos ao quadro painel ) + 4 tomadas cabo coaxial (SAT + CATV + TDT + 1 Retorno ao quadro) + 2 Fibra optica (ao quadro painel).
 
Minimo á data de hoje: 20 Tomadas de 220V (3 circuitos independentes ao quadro protegidos) + 2 tomadas de rede RJ45 Cat7 (2 sentidos ao quadro painel ) + 4 tomadas cabo coaxial (SAT + CATV + TDT + 1 Retorno ao quadro) + 2 Fibra optica (ao quadro painel).
ao pé da TV?

eu punha 2 ou 3 tomadas e depois deixava o movel preparado para por lá as "triplas" e os trasnformadores. uma zona com abertura para passar a cablagem toda e se possivel esse compartimento dos transformadores ter umas grelhas, ou quiça, uma pequena ventoinha de pc a renovar o ar por causa do aquecimento...
 
Desculpem só responder agora, mas estive de férias...

Se a partida sabes que precisas no mínimo dessas tomadas e que o móvel as esconde(...)
Não sei se o móvel esconde ou não, e ainda não sei se vou trocar de móvel ou não (eventualmente sim, no início não).

só se for por causa do preço
O preço não é relevante, é mais a estética da coisa, apesar de estar escondido, parece-me "feio" ter imensas tomadas elétricas. E esqueci-me de referir que também vou ter alguns pontos de rede, pelo que a parede ia ter um comboio de tomadas para tudo, não me parece o ideal. Mas decidi vir aqui e pedir opiniões.

Se ainda tivesses algum equipamento que devora energia ainda faria sentido ter duas linhas individuais desde o quadro ate esse ponto, assim basta duas tomadas e partilhar com duas destas

https://www.amazon.es/dp/B000YBXU6G...e11f30&pd_rd_wg=rRpz5&pd_rd_i=B000YBXU6G&th=1
Porquê essa extensão em particular? Não percebo muito deste assunto, mas gostava de perceber mais um pouco... Algo que eu eventualmente gostava de ter é de poder ligar/desligar alguns equipamentos pelo telemóvel. Posso sempre comprar tomadas inteligentes e colocar nos equipamentos que quiser no topo dessa extensão, mas se houvesse alguma extensão com essa funcionalidade built-in, era top.

Preocupa-te sim em teres pelo menos dois pontos de rede com cat 6a ou 7, tomada de fibra e cabo coaxial.
Isso são outros 500, mas já está "planeado", só estou a ver quantas tomadas eléctricas colocar, para desenhar tudo como quero e mandar para a arquitecta. Mas já agora pergunto-te, tomada de fibra junto à TV? Para quê?

Eu também estive com esse dilema, optei por colocar 11 tomadas e duas delas com portas USB e cabo de rede, fica tudo escondido pelo móvel da televisão
Não preciso de nada com portas USB, e os pontos de rede também já estão no plano, só preciso mesmo de decidir quantas tomadas elétricas vou querer por, e se coloco extensões ou não.

Não te falta aí o router? Mais vale ter tomadas a mais do que a menos.
Não. O router tem o seu lugar dedicado no bastidor. Aqui só falo dos equipamentos no centro de entretenimento.

Minimo á data de hoje: 20 Tomadas de 220V (3 circuitos independentes ao quadro protegidos) + 2 tomadas de rede RJ45 Cat7 (2 sentidos ao quadro painel ) + 4 tomadas cabo coaxial (SAT + CATV + TDT + 1 Retorno ao quadro) + 2 Fibra optica (ao quadro painel).
Tens mesmo isso tudo atrás da TV? Parece-me exagerado... Precisas disso tudo na tua zona de entretenimento? O que ligas nessas 20 tomadas? E o que ligas na fibra óptica?

eu punha 2 ou 3 tomadas e depois deixava o movel preparado para por lá as "triplas" e os trasnformadores.
Possivelmente vou seguir por aí, talvez seguindo a sugestão do @Illusion4u.

uma zona com abertura para passar a cablagem toda e se possivel esse compartimento dos transformadores ter umas grelhas, ou quiça, uma pequena ventoinha de pc a renovar o ar por causa do aquecimento...
Isso não preciso. Apesar de ter imensos equipamentos, poucos estão ligados em simultâneo, não há demasiado calor. E os equipamentos estão num móvel aberto, o calor já dissipa...
 
Se acharmos que é mais "bonito" e eficaz eletricamente ter extensões e triplas....então não será necessário ter tomadas, basta 1!
1 TV
2 BOX TV
3 Outra box
4 Recetor satelite
5 Receiver / Sistema de Som / Barra de Som
6 Subwoofer...ou não!
7 Movie player ou Box para Filmes
8 Router se for necessário instalar ou ligar perto ou então 1 Switch
9 Iluminação traseira da tv ou fita led
10 Aspirador :-)
11...20 para o que for necessário no futuro

A fibra optica será o cabo de rede no futuro....
Assim é sempre necessário 1 tomada caso a 1º entrada em casa e ligação ao router seja proximo da TV (imagino que não metem um router dentro de uma caixa de ATI/ITED pois não???)

Isto é como tudo, opiniões todos podem dar...esta é a minha!
 
Se acharmos que é mais "bonito" e eficaz eletricamente ter extensões e triplas....então não será necessário ter tomadas, basta 1!
1 TV
2 BOX TV
3 Outra box
4 Recetor satelite
5 Receiver / Sistema de Som / Barra de Som
6 Subwoofer...ou não!
7 Movie player ou Box para Filmes
8 Router se for necessário instalar ou ligar perto ou então 1 Switch
9 Iluminação traseira da tv ou fita led
10 Aspirador :-)
11...20 para o que for necessário no futuro

A fibra optica será o cabo de rede no futuro....
Assim é sempre necessário 1 tomada caso a 1º entrada em casa e ligação ao router seja proximo da TV (imagino que não metem um router dentro de uma caixa de ATI/ITED pois não???)

Isto é como tudo, opiniões todos podem dar...esta é a minha!
Olha que quando arrendei o apartamento e pus o meo. Quando o senhor chegou lá tinha o antigo router da Vodafone dos antigos inquilinos dentro da caixa dos disjuntores lol. Deve ser essa caixa ATI que eu não pesco nada disso
 
Assim é sempre necessário 1 tomada caso a 1º entrada em casa e ligação ao router seja proximo da TV (imagino que não metem um router dentro de uma caixa de ATI/ITED pois não???)
Eu percebo que em muitas casas/apartamentos, principalmente mais antigos, seja necessário (ou até mesmo obrigatório) ter o router na zona da sala. Mas para construções novas, isso não faz qualquer sentido. Acho que cada caso é um caso, e se para uns ter apenas um router dentro da caixa ATI for suficiente, não vejo qualquer problema nisso. Para mim, faz mais sentido isso (assumindo que a pessoa não tem grandes equipamentos para ligar), e passar respectivos cabos de rede do router aos pontos que for preciso, do que ter uma coisa feia como um router na zona da TV.

É a minha opinião, contudo, pouco interessa, porque no meu caso vou ter um bastidor em vez do ATI, onde irão ficar todos os meus equipamentos principais, como router, switch, NAS, etc. Ou seja, no meu caso, aquilo que preciso de ter na zona da TV, são somente equipamentos relacionados com entretenimento, TV, boxes, consolas, som, e pouco mais.

Acho que vou seguir mais ou menos o conselho acima do @Illusion4u, 2 tomadas, 2 extensões daquelas, chega e sobre. Mais 2 espelhos com 2 pontos de rede cada, e fico com 4 espelhos na parede, mais coisa menos coisa. E já não tenho a parece cheia de "buracos".
 
2 tomadas parece-me pouco, 20 um exagero, porque vão estar muito provavelmente interligados entre si.., não estou a ver a vir 20 passagens ao quadro :P Tenho 3 tomadas e com bom rigor 4 seria o ideal, e também tenho uma régua extensão com 6 e o router está no "ATI", mas tenho um switch junto à TV pois TV+Box operador + Box Android + outro dispositivo ethernet, tenho ligado por cabo de rede, não gosto do Wi-Fi para altos débitos e também não me apetece estar a passar mais 3 cabos de rede.

Colocaria uma de 4 em espelho único, ou 2 conjunto de 2, ou se a zona estiver muito bem definida, nem precisa ficar tudo centralizado no mesmo lugar, no meu caso tenho 2 + 1 em "extremos" da TV.
ef90940t-mltp3-espelho-quadruplo-animato-90940-efapel-logus-90.jpg
 
Última edição:
@Pretender Entre ter 2 tomadas e 2 extensões (uma para cada), e 4 tomadas e uma extensão, acho que prefiro a primeira hipótese. Gosto de consistência em tudo na vida, e se tiver 4 tomadas e extensão em apenas uma delas, não vou ser o que ligar a onde 😅 Problemas de primeiro mundo, eu sei.

Gostava de ver a imagem que partilhaste, mas a loja é censurada... Podes fazer upload da mesma para o Imgur e partilhar de novo por favor?
 
Concedo que 20 tomadas sejam um exagero, mas 10 para mim já não será (até porque nem chegaria). Talvez 12 (3 ligações de 4 ao quadro) seja o equilibrado, isto para quem não queira fazer gestão com corrente de ups para certos equipamentos em caso de falha ;-)

O que não entendo é como em termos esteticos se "acha feio" um router ou uma fila de tomadas na parede, mas extensões e triplas em catatadupa já é lindo e sobretudo eletricamente recomendavel...
 
A questão é que na maioria dos móveis com menos ou mais DIY dá para fixar uma extensão e com spiroband ou parecido até disfarçar melhor que ir à parede cada dispositivo e também porque maioria os dispositivos não consomem assim tanta energia (e não têm aqueles picos de arranque de indução tipo compressores não inverter, máquinas lavar etc)...

Olhando para o meu espaço era capaz de colocar 4 + 4 :) e se me apetecer é só fazer, prolongo o corte do gesso cartonado nas tomadas existentes e coloco 2 de 4, mas lá está tenho a extensão bem camuflada.
 
Última edição:
O que não entendo é como em termos esteticos se "acha feio" um router ou uma fila de tomadas na parede, mas extensões e triplas em catatadupa já é lindo e sobretudo eletricamente recomendavel...
Extensões ficam escondidas, e quando não forem precisas, tira-se, e a parede fica limpa, com poucas tomadas. Não percebo onde está a duvida... E quanto ao router, já me prenunciei sobre esse assunto.
 
Um router, sobretudo de wifi precisa de "ar", estar á vista para difundir o sinal....e não estar fechado dentro de uma "caixa", ate pelo aquecimento...é perguntar a quem sabe.

Agora quanto ás tomadas...seja 1 ou 10, quantas se vêm atras de um movel de TV? e quantas tomadas se "admiram" numa parede vazia atras de uma tv?

E ja agora quantas tomadas têm na cozinha nas paredes, por baixo e em cima da bancada ou atras dos armários? ou são extensões...?
Antigamente nas casa antigas havia 1 ou 2 e era uma sorte. Actualmente uma cozinha moderna não tem menos de umas 12 ou 14.
E ainda assim se ligam uma triplas porque dá sempre jeito ligar a torradeira e a maquina do café na mesma tomada... Ah e já agora a chaleira eletrica...ah e a sanduicheira, ah e a Bimby.....ja agora uma TV fixa na parede....
 
O teu problema é que estás a assumir algo, como se toda a gente tivesse os mesmos equipamentos e os mesmos problemas, e fazeres disso o ponto central dos teus argumentos... O meu router não emite Wifi, não tenho esse problema, logo o lugar do router, para mim, é no bastidor.

Quanto ao móvel, um dia mais tarde decido trocar de móvel e tenho 20 tomadas eléctricas na parede e mais umas 5 para pontos de rede, que lindo que aquilo vai ficar. Acho que nem 8 nem 80, e 20 tomadas + pontos de rede é 80. Mas pronto pah, se 20 tomadas funciona para ti, óptimo, cada um faz o que quer na sua casa. Eu acho um exagero, e depois de ver todas as sugestões neste tópico, prefiro ter 2 extensões que enfio dentro do móvel da TV e não fica nada a vista.
 
Back
Topo