Tomadas RJ45...como ligá-las ?!?

kidloco

Power Member
Por acaso alguém aqui já ligou caixas (tomadas) da Legrand (Rita, Rj45) ? Comecei a fazer obras na minha casa e como tal preciso saber como se ligam estas coisas, já que nem pelo esquema lá vou :( Mais tarde meto aqui umas fotos para verem que caixas são.
 
Última edição:
Aqui vao as fotos como prometido:

img46394hf.jpg


img46405wh.jpg


img46421qa.jpg


Como se liga esta porra ? :(
 
pelo que dá para perceber só tens de ligar o numero da ficha ao número da caixa :)
por exemplo tens o fio 1(Verde) ligas ao 1 da caixa, e assim sucessivamente :) eu tenho uma coisa dessas aqui no quarto mas não fui eu que a montei nem vi mas não parece ser dificil :)
 
Pega num cabo UTP e corta um bocado da borracha/cobertura exterior e blindagem, vais reparar que os fios que estão lá por dentro estão enrolados 2 a 2 (daí o nome 'twisted pair'), e cada par é composto por um fio de uma só cor e outro fio com a mesma cor do primeiro intercalada com branco.

Os tracejados na figura que mostras, referem-se aos fios com duas cores (no caso do par verde, por exemplo, o tracejado é o fio verde/branco, par laranja, é o laranja/branco, yada yada yada) quanto aos traços sólidos, não há grandes duvidas (no caso do par verde, é o fio verde, etc e tal).

Isto ficava qualquer coisa do tipo:

No buraco com o nº1 metes o verde/branco
No buraco com o nº2 metes o verde
No buraco com o nº3 metes o laranja/branco
No buraco com o nº4 metes o azul
No buraco com o nº5 metes o azul/branco
No buraco com o nº6 metes o laranja
No buraco com o nº7 metes o castanho/branco
No buraco com o nº8 metes o castanho

Agora, se o que queres saber é como é que se prende os fios na ficha, beets me, só vendo uma na mão é que sei, mas tem jeitos de ser enfiar o fio (possivelmente descarnado) num orificio e rodar aquelas coisas que têm uma seta apontada em "clockwise rotation".
Depois respeitando a mesma ordem de ligação dos fios, podes cravar uma ficha RJ45 macho na outra ponta do cabo e liga-lo directamente a um switch, ou então ligas a outra ficha femea e usas um outro cabo UTP para ligares onde quer que queiras.
 
Última edição:
kidloco:

Deves saber mas cá vai. Dentro da parede metes cabos directos. Nunca cruzados.
Realmente ligar isso parece ser passar os cabos pelos numeros.


Kazuza onde estás:D
 
A minha dúvida nem é os pares...a minha dúvida é que como podem ver, cada entrada na tomada tem 2 buracos. Escolhe-se um buraco qualquer ? Amanha compro um cabo pequenino para cortar e experimentar. Se nao vou lá pela lógica, vou lá pela experimentação :)

FredFlores, aquilo dás meia volta e aquilo faz click e fica preso...segurando o cabo supostamente :)

Metro, por acaso ia usar descruzado, mas porque apenas o vendem assim (bobines)...nem sabia que nao se podia usar cruzado :D

Ya o Kazuza faz cá falta :p
 
porque é que não fazes como eu? eu aproveitei a tomada do telefone, fiz um furo por baixo do espelho, fica invisivel, quase, e deixei o fio a sair por lá.
essas tomadas ficam muito bonitas, mas um dia se quiseres meter um hub no local onde está essa tomada ficas lixado. isso so serve mesmo para terminais.
o metro disse uma coisa importante. dentro da parede é so cabos directos. se quiseres um crossover, basta que o cabo que liga o PC/hub à tomada, seja um crossover.

o mais que te podes enganar é por no pino 1 o pino 8, no pino 2 o pino 7 e por a´adiante... mas isso é uma coisa que trocas bem, e se estiver errado não deves estragar nada.
 
sim, escolhes um desses dois buracos de cada rosca e metes la o fio. depois rodas a rosca/parafuso com uma chave e pronto...
foi assim k fim se bem me lembro
 
Atao escolho o buraco que me apetecer...nice, nao tem que enganar entao :)

Koncaman porque raio hei-de ficar lixado quando quiser ligar um hub ? nao tou a atingir...aliás, vai tudo ficar ligado a um hub/switch...
 
ficas porque... tipo... a tomada, é isso mesmo... ou seja, so da para ligar um hub, se do hub não sair nenhum fio que volte para dentro da parede, se é que me estou a fazer entender...
 
Aqui nao vai haver problema porque sao apenas duas tomadas. É apenas pra ligar do escritorio à sala...dá pra fazer ligaçao directa entre as duas tomadas :)
 
Tomada gira... Dispensa cravar o fio nos terminais... Mas deixa-me um cadito peocupado quanto ao sinal... Não tenho aki os specs, mas duvido que abrir os fios dessa maneira obedeça aos mesmos...

Ah well... se começares a ter muitos probs de transmissão, compra outras tomadas ,)
 
ShadeX disse:
Tomada gira... Dispensa cravar o fio nos terminais... Mas deixa-me um cadito peocupado quanto ao sinal... Não tenho aki os specs, mas duvido que abrir os fios dessa maneira obedeça aos mesmos...

Ah well... se começares a ter muitos probs de transmissão, compra outras tomadas ,)

Eu tenho dessas fichas e não tive até agora problemas.
 
Metro, ter probs não significa não funcar. Vai desde graves probs a pequenos erros de transmissão. Muita cablagem/tomadas que por ai há funca, mas se fosses a analisar, tava com probs, ie, não estava a 100% nem lá próximo.
 
Desculpem la desenterrar este topico...mas o meu problema é mais ou menos o mesmo....MAS:

- É assim a tomada do meu telefone eu saquei-a pra fora e tem apenas 2 fios brancos de cobre ligados a dois parafusinhos ao lado da entrada rj-11...!
- Eu estou a remodelar o meu quarto e tenho la pra colocar uma tomada de telefone pra qual eu ja puxei o fio de telefone que existe na 1ª tomada que falei...ou seja tenho la dois fios brancos...
- ...o que acontece é que a tomada que comprei e o unico tipo que havia da legrand "valena" era esta mesma que aparece nas imagens...eu fikei :wow: e agora??

Eu nao consigo perceber como é que os dois fios alimentam a tomada rj-11 sendo que akilo tem la uma serie de contactos 6 axo eu...mas o que é certo é que o telefone funciona mt bem!
Alguem por ventura sabe onde eu tenho de conectar os fios brancos nos burakinhos de 1 a 6...talvez seja preciso fazer pontes entre os buracos nao sei...MAS QUERIA QUE ALGUEM ME DISSE-SE POR FAVOR!

Obrigado!!
 
Desculpem la desenterrar este topico...mas o meu problema é mais ou menos o mesmo....MAS:

- É assim a tomada do meu telefone eu saquei-a pra fora e tem apenas 2 fios brancos de cobre ligados a dois parafusinhos ao lado da entrada rj-11...!
- Eu estou a remodelar o meu quarto e tenho la pra colocar uma tomada de telefone pra qual eu ja puxei o fio de telefone que existe na 1ª tomada que falei...ou seja tenho la dois fios brancos...
- ...o que acontece é que a tomada que comprei e o unico tipo que havia da legrand "valena" era esta mesma que aparece nas imagens...eu fikei :wow: e agora??

Eu nao consigo perceber como é que os dois fios alimentam a tomada rj-11 sendo que akilo tem la uma serie de contactos 6 axo eu...mas o que é certo é que o telefone funciona mt bem!
Alguem por ventura sabe onde eu tenho de conectar os fios brancos nos burakinhos de 1 a 6...talvez seja preciso fazer pontes entre os buracos nao sei...MAS QUERIA QUE ALGUEM ME DISSE-SE POR FAVOR!

Obrigado!!


a tomada que tu tens é uma RJ45, tenho uma igual, tens que ligar os fios ao 4 e ao 5 se não me engano k são os dois pinos do meio, depois e só ligar e testar que funciona na boa de certeza.
e não precisa de mais nada =)
 
Mto Obrigado Soldi3r^^ ja resolvi o meu problema e graças a tua resposta!

Com a tua resposta fikei a saber que era possivel e que deviam ser o 4 e o 5...mas nao eram..e fikei fdd...voltei a ler o teu topico e tinhas dito "SE NAO ME ENGANO" foi entao que triste estive analisar a tomada antiga na luz e ék reparei que ao lado dos parafusinhos e gravado na parte plastica preta tinha uns numeros...e ao lado dos parafusos onde ligavam os fios estavam o 3 e o 4....o 4 ja estava foi so mudar o 5 po 3....e fikou a dar!!

Mt obrigado mais 1 vez pq sem a tua resposta embora te tenhas enganado no 5 (no big deal) foi-me possivel encontrar a soluçao senao ja tinha desanimado ha mt tempo...=)

PS - Este forum é 1 espectaculo! Oh Oh!
 
Já agora.....

Eu andei a passar cabos UTP CAT 5e em casa, nas tomadas, e o electricista montou-me isso tudo direito.
Todos os cabos tem uma dentro do escritório, e depois daí vão para os quartos e para a sala. No escritório ficaram as pontas soltas, sem tomada, para ligar directamente ao switch, o problema é que o electricista não sabe fazer as pontas.

Tenho agora os cabos e as seguintes pontas.

imagen.php



Alguém sabe como é que se montam estas pontas?

Cumpz jpsfs
 
Mto Obrigado Soldi3r^^ ja resolvi o meu problema e graças a tua resposta!

Com a tua resposta fikei a saber que era possivel e que deviam ser o 4 e o 5...mas nao eram..e fikei fdd...voltei a ler o teu topico e tinhas dito "SE NAO ME ENGANO" foi entao que triste estive analisar a tomada antiga na luz e ék reparei que ao lado dos parafusinhos e gravado na parte plastica preta tinha uns numeros...e ao lado dos parafusos onde ligavam os fios estavam o 3 e o 4....o 4 ja estava foi so mudar o 5 po 3....e fikou a dar!!

Mt obrigado mais 1 vez pq sem a tua resposta embora te tenhas enganado no 5 (no big deal) foi-me possivel encontrar a soluçao senao ja tinha desanimado ha mt tempo...=)

PS - Este forum é 1 espectaculo! Oh Oh!


lol de nada eu disse mesmo se não me engano porque tive a ver a minha tomada é um pouco diferente lol mas é sempre os 2 numeros k correspondem aos 2 pinos do meio :P
 
Back
Topo