• COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
  • Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos: A dupla Ratchet e Clank está de regresso para uma nova aventura na PS5, em Ratchet & Clank: Rift Apart. Não se esqueçam de ler a nossa análise!

Tomb Raider (Série) - Nostalgia

Bruno.Maia

Power Member
Nem por acaso ontem antes de me deitar peguei um pouquinho no TR 3... Encravei numa parte, e lá fiquei quase 15 minutos a tentar descobrir. (em Londres)
Quando dou por mim com a solução, volto a carregar o save, gasto quase 10 minutos de jogo com acrobacias e por ai fora, até activar o botão. Todo contente, vou para a porta desbloqueada para salvar o jogo e me ir deitar mas esqueci-me de uma ausência de plataforma, lá fui eu... Ficar a ver a Lara a cair durante 3 segundos, e o pensamento de tudo aquilo ir para os porcos foi surreal. Desliguei a playstation irritado >(
De relembrar que a TR 3 tinha aquele sistema maravilhoso de salvar o jogo por cristais, logo não posso salvar à balda :P

MugiwaraDVeigas

Power Member
Numa altura em que nem havia youtube para veres o walkthrough, completamente impensável. A mim pouco me incomoda se os gráficos são de encher o olho, se o jogo me der como experiência de jogabilidade aquilo que procuro. E as Tomb Raiders antigas, apesar de mais terem mais deficiente movimentação e tudo mais, são muito melhores. Até pq confesso, essa deficiência de jogabilidade dava mais uma pitada de dificuldade, mesmo para chegarmos a certas plataformas e tudo mais :)

Movimento melhor a personagem nos primeiros 4 TB's do que nos da Crystal Dynamics , não gostei lá muito destes com excepção do Underworld , apesar de todo bugado .

miufs85

Power Member
Eu sinto-me feliz por ter acabado o TR IV na altura em que ele saiu em 1999 na velhinha PS1. Em certas partes fiquei à deriva durante dias a fios mas nunca desisti.
O tempo que dediquei ao jogo foi brutal, o que só foi possível porque andava no 9º ano e tinha muita disponibilidade.

Hoje em dia tenho sorte se conseguir jogar 2h por semana. Mas o TR IV foi o expoente máxima da dificuldade, para mim, num videojogo.

E mais, depois de tanto trabalho, ver aquele final, foi de partir o coração!

Bruno.Maia

Power Member
Movimento melhor a personagem nos primeiros 4 TB's do que nos da Crystal Dynamics , não gostei lá muito destes com excepção do Underworld , apesar de todo bugado .

Well, depende. Claro que movimento melhor a Lara nos novos, é mais fácil para mim, principalmente com o uso dos analógicos. Mas aqueles controlos com setinhas, só isso dá logo uma nostalgia...

Oh pá, aquele final é uma miséria. Mas lá está, não vês com os teus olhos, nunca sabes o que acontece realmente.
A chronicles foi a queda do jogo na minha opinião. Quiseram fazer algo diferente, e começaram a tentar adicionar imensos factores novos, que acabou por tirar alguma piada à série.. Não deixa de ter a sua piada diga-se mas não me puxa minimamente, comparado às outras 4..
A Last Revelation, onde me lembro de ter ficado foi no City of the Dead.. eh pá, por favor, que nível HORRÍVEL! :P Depois lembro-me de ter parado de jogar e quando retomei, nunca mais me lembrei do que já tinha feito, o que não, e acabei por me perder completamente. Mas irei vingar isso, sem youtubes :P

MugiwaraDVeigas

Power Member
Well, depende. Claro que movimento melhor a Lara nos novos, é mais fácil para mim, principalmente com o uso dos analógicos. Mas aqueles controlos com setinhas, só isso dá logo uma nostalgia...

Oh pá, aquele final é uma miséria. Mas lá está, não vês com os teus olhos, nunca sabes o que acontece realmente.
A chronicles foi a queda do jogo na minha opinião. Quiseram fazer algo diferente, e começaram a tentar adicionar imensos factores novos, que acabou por tirar alguma piada à série.. Não deixa de ter a sua piada diga-se mas não me puxa minimamente, comparado às outras 4..
A Last Revelation, onde me lembro de ter ficado foi no City of the Dead.. eh pá, por favor, que nível HORRÍVEL! :P Depois lembro-me de ter parado de jogar e quando retomei, nunca mais me lembrei do que já tinha feito, o que não, e acabei por me perder completamente. Mas irei vingar isso, sem youtubes :P

Já não se fazem jogos como antes , tenho saudades dos primeiros TB's ( e não só ) . Gostava que fizessem um remake do TB 2 , que é o meu favorito da série . Só aquela música de Veneza , que nostalgia !

MSR

Power Member

Subscrevo! Que bela m***** esse nível>(>(

Bruno.Maia

Power Member
Já não se fazem jogos como antes , tenho saudades dos primeiros TB's ( e não só ) . Gostava que fizessem um remake do TB 2 , que é o meu favorito da série . Só aquela música de Veneza , que nostalgia !

Subscrevo completamente. Apesar de achar que há coisas intocáveis, ver a Tomb Raider 2 com os gráficos actuais, minha nossa :drooling:
Agora, ficaria interessado em saber como fariam o design do nível "Floating Islands"... Nível mais estranho de sempre xD

Subscrevo! Que bela m***** esse nível>(>(

Muito estranho esse nível, muito estranho... Aquele ambiente escuro e sinistro, dá logo um hate estranho :P

el Bosco

Power Member
Evitando o blabla de fanboy (que fui até ao chronicles) o melhor momento da série para mim foi o primeiro "confronto" com os touros no the last revelation que é para mim, e de longe, o melhor jogo da série.

adolfo dias

Power Member
desculpem lá o dig, mas não sabia onde colocar a questão
ando a mirar 2 estatuetas de tomb raider e gostava de saber que médias de preços são aceitáveis

nomeadamente o busto e a figura inteira do novo tomb raider (2013)
não tenho interesse nas figuras articuladas, apenas nestas duas

que preços são aceitáveis, compensa mandar vir do ebay ou bem procurado até se arranja disto por cá?

22-07-13.jpg

já agora alguem tem? que tal a qualidade? as caras parecem-me algo estranhas..

David.S

Banido
Nem sabia que existia este tópico,hoje ia comprar os tomb raider I,II e III mas a steam estava toda bloqueada com tanto tráfego que não conclui.

Também faço coleção dessas figuras,adorava as ter.

senso

Banido
Boas noites, antes de mais, peço desculpa por perguntar algo que já deve ter sido respondido..
Mas, lembro-me de á muitos, muitos anos(para aí á uns 12-15 anos, se calhar mais) jogar um Tomb Raider que penso passar-se na Grécia(?) o que me lembro era que aquilo tinha um crossbow que dava para mudar as miras e penso que vários tipos de setas, fartei-me de o jogar, mas não encontro nenhuma resposta nas internets, penso que a minha mente está a embelezar os gráficos, tudo o que vejo parece o Tomb Raider que jogava na Saturn e não algo mais recente.

senso

Banido
Em cheio, realmente era mais bonito na minha imaginação..
Tenho de criar uma VM com windows xp ou algo do género para estes jogos mais velhinhos.

IndieGuy

Power Member
A verdadeira história sobre a ascensão e a queda da primeira era do Tomb Raider (I - VI).

http://www.eurogamer.net/articles/2...aider-story-told-by-the-people-who-were-there
Alguns pontos de interesse:
  • O design de Lara Croft não foi assim tão inocente. Temos que nos lembrar que era nos primórdios dos jogos 3D e algumas características tinha que ser realçadas para se ver de longe que estavas no papel de uma mulher.
  • O primeiro Tomb Raider foi criado em 18 meses com uma equipa de apenas 6 pessoas.
  • A SEGA comprou a exclusividade temporária do jogo durante 6 semanas para a SEGA SATURN
  • O objectivo de vendas eram de 100.000 unidades. Acabaram por vender 7.5 milhões de unidades.
  • A equipa trabalhava sobre o regime de royalties, algo muito incomum na indústria. Quando mais unidades o jogo vendia, mais recebiam. No primeiro jogo, cada membro da equipa recebeu um cheque de 30.000 libras. No Tomb Raider 3, cada membro recebeu 300.000 libras.

• Tomb Raider II foi desenvolvido em apenas 8 meses com uma equipa de 18 pessoas. A empresa aplicou a filosofia de reutilizar as ferramentas que foram utilizadas no jogo original, melhorando apenas alguns aspectos.
  • A SONY adquiriu a exclusividade da série até ao ano 2000.
  • A equipa trabalhava 24 horas sobre 24 horas, provocando desgaste físico, psicológico e até originou divórcios durante o desenvolvimento do jogo.
  • Tomb Raider II vendeu 8 milhões de cópia e tornou-se o jogo mais vendido da série até 2013 quando o reboot foi lançado ao mercado.

• Tomb Raider III originalmente era para ser produzido em 2 anos, tempo para desenvolver um novo motor de jogo. Porém, a EIDOS forçou a produtora em manter o lançamento anual e já estava marcada a data de lançamento antes da produção do jogo.
  • Seis pessoas tentaram despedir-se durante a produção de TRIII, mas acabaram por ficar na empresa com a renegociação de royalties.
  • A equipa confessa que a partir deste momento, estavam "queimados" criativamente e estavam a produzir os jogos pelo dinheiro.
  • O terceiro capítulo também foi produzido em apenas 8 meses, tal como o seu predecessor.

Última edição: