Opinião Tomb Raider (Série) - Discussão Geral

De qual gostaram mais?

  • Tomb Raider

  • Tomb Raider II

  • Tomb Raider III

  • Tomb Raider: The Last Revelation

  • Tomb Raider: Chronicles

  • Tomb Raider: The Angle of Darkness

  • Tomb Raider: Legend

  • Tomb Raider: Anniversary

  • Tomb Raider: Underworld


Results are only viewable after voting.
Nem sabia que existia este tópico,hoje ia comprar os tomb raider I,II e III mas a steam estava toda bloqueada com tanto tráfego que não conclui.

Também faço coleção dessas figuras,adorava as ter.
 
Boas noites, antes de mais, peço desculpa por perguntar algo que já deve ter sido respondido..
Mas, lembro-me de á muitos, muitos anos(para aí á uns 12-15 anos, se calhar mais) jogar um Tomb Raider que penso passar-se na Grécia(?) o que me lembro era que aquilo tinha um crossbow que dava para mudar as miras e penso que vários tipos de setas, fartei-me de o jogar, mas não encontro nenhuma resposta nas internets, penso que a minha mente está a embelezar os gráficos, tudo o que vejo parece o Tomb Raider que jogava na Saturn e não algo mais recente.
 
Em cheio, realmente era mais bonito na minha imaginação..
Tenho de criar uma VM com windows xp ou algo do género para estes jogos mais velhinhos.
 
A verdadeira história sobre a ascensão e a queda da primeira era do Tomb Raider (I - VI).

http://www.eurogamer.net/articles/2...aider-story-told-by-the-people-who-were-there
Alguns pontos de interesse:
  • O design de Lara Croft não foi assim tão inocente. Temos que nos lembrar que era nos primórdios dos jogos 3D e algumas características tinha que ser realçadas para se ver de longe que estavas no papel de uma mulher.
  • O primeiro Tomb Raider foi criado em 18 meses com uma equipa de apenas 6 pessoas.
  • A SEGA comprou a exclusividade temporária do jogo durante 6 semanas para a SEGA SATURN
  • O objectivo de vendas eram de 100.000 unidades. Acabaram por vender 7.5 milhões de unidades.
  • A equipa trabalhava sobre o regime de royalties, algo muito incomum na indústria. Quando mais unidades o jogo vendia, mais recebiam. No primeiro jogo, cada membro da equipa recebeu um cheque de 30.000 libras. No Tomb Raider 3, cada membro recebeu 300.000 libras.

  • Tomb Raider II foi desenvolvido em apenas 8 meses com uma equipa de 18 pessoas. A empresa aplicou a filosofia de reutilizar as ferramentas que foram utilizadas no jogo original, melhorando apenas alguns aspectos.
  • A SONY adquiriu a exclusividade da série até ao ano 2000.
  • A equipa trabalhava 24 horas sobre 24 horas, provocando desgaste físico, psicológico e até originou divórcios durante o desenvolvimento do jogo.
  • Tomb Raider II vendeu 8 milhões de cópia e tornou-se o jogo mais vendido da série até 2013 quando o reboot foi lançado ao mercado.

  • Tomb Raider III originalmente era para ser produzido em 2 anos, tempo para desenvolver um novo motor de jogo. Porém, a EIDOS forçou a produtora em manter o lançamento anual e já estava marcada a data de lançamento antes da produção do jogo.
  • Seis pessoas tentaram despedir-se durante a produção de TRIII, mas acabaram por ficar na empresa com a renegociação de royalties.
  • A equipa confessa que a partir deste momento, estavam "queimados" criativamente e estavam a produzir os jogos pelo dinheiro.
  • O terceiro capítulo também foi produzido em apenas 8 meses, tal como o seu predecessor.
 
Última edição:
Há uns tempos resolvi passar os jogos todos mas cheguei a meio do 4 e empanquei, numa zona onde uma sala começava a arder e o chão caia. Estive dois ou tres dias a tentar descobrir como se passava essa parte, desisti e instalei o 5. Logo no inicio do 5 fiquei empancado à procura de uma peça para abrir uma porta xD
 
nao sei se consideram parte da serie mas só agora ando a jogar o reboot que adiei desde 2013 a pensar que era um jogo que nao me fosse agradar e para minha surpresa estou a gostar imenso, condensa o melhor de varios generos sem ser necessariamente linear.. Sinto-me até um pouco nostalgico, aquelas tardes a acompanhar o meu irmao nas suas jogatinas de ps1 :)
 
Agora que saiu um novo filme do Tomb Raider, qual é a vossa perspectiva sobre os filmes com a Angelina Jolie?
Eu achei os filmes bastante decentes, captaram a essência da série sem ser demasiado cartonny. O pessoal esperava que eles adaptassem alguma história ou um jogo em concreto e eles fizeram o filme como uma das aventuras delas. Muitas pessoas não gostaram mas eu achei o conceito do filme legítimo.

 
Após 15 anos, a versão original do videojogo Tomb Raider 10th Anniversary Edition está disponível online. Para quem não se recorda, esta versão originalmente estava a ser desenvolvida exclusivamente para a PSP pela Core Design (produtora dos TR1 até ao Angel of Darkness) em simultâneo com o Tomb Raider: Legend. Porém, quando a Crystal Dynamics se apercebeu que a produtora anterior também estava a produzir jogos Tomb Raider, apresentou uma melhor proposta à editora Eidos, para manter a exclusividade de produção de videojogos Tomb Raider, que se veio a materializar em Tomb Raider Anniversary em 2007. Nesta proposta a Crystal Dynamics usou como argumento, a utilização do motor de jogo de Tomb Raider: Legend que foi aclamado pela critica com destino a todas as plataformas disponíveis no mercado, ao contrário da proposta da Core Design que se destinada apenas para a Playstation Portable devido à sua limitação de recursos.

Pouco depois a Core Design foi vendida para a Rebellion, que tentaram converter no material produzido em um jogo do filme National Treasure com Nicolas Cage mas sem sucesso.

Um usuário conhecido como Tomb of Ash, que tem contacto directo com a equipa da extinta Core Design, teve acesso a uma build do jogo no ano passado e solicitou à Square Enix a sua divulgação como Abandonware; pois a PSP é uma plataforma descontinuada e a Core Design legalmente já não existe. Após inúmeros pedidos, a editora não se pronunciou e Ash lançou a build online no dia 01 de Janeiro. Em apenas 24 horas, fãs de todo o mundo tornaram a build jogável (mas com algumas limitações como a ausência de inimigos).

Entretanto, já se encontra em produção um Port da build para a Xbox 360 e Xbox One.

Podem ter acesso ao conteúdo aqui:

https://www.tomb-of-ash.com/trae-indy-build/
 
Artigo BGamer, Os 100 Melhores Videojogos, 2007


GzXRjDN.jpg


Artigo Tomb Raider a História, MultiConsolas nº26, Janeiro 2003


2ReUHOK.jpg


Espaço Old School, Smash nº9, Janeiro 2010
AuCwrjU.jpg


Artigo Revista Os 50 Melhores Jogos de Sempre, 2008


Tomb Raider I

Making of Tomb Raider 1, Retro Gamer Ultimate 90s Retro Gaming Collection







Tomb Raider II
Análise a Tomb Raider II, Mega Score, nº27 Dezembro 1997






Material sobre os restantes jogos da série em posts futuros
 
Video Game History Month - Tomb Raider

Análise Revista Oficial PlayStation nº39-40, Natal 1998








Análise a Tomb Raider III, BGamer nº6, Dezembro 1998







Análise Tomb Raider: The Last Revelation, Revista Oficial PlayStation nº52, Dezembro 1999












Análise a Tomb Raider Chronicles, Revista Oficial PlayStation nº65, Dezembro 2001









Análise Tomb Raider: Chronicles, MultiConsolas nº2, Dezembro 2000




 
Memórias...
Era um miúdo em 1998/99 quando os meus irmãos velhos lá convenceram o meu pai a comprar um Cartão de Memória para a Psx

O primeiro jogar a ser gravado foi o Tomb Raider 1, a consola esteve todo o dia ligada (já bem avançados no jogo) e o meu pai lá chegou do trabalho com uma pequena embalagem amarela e cinzenta (acho eu!), era o Cartão e nós prontos para fazer Save naqueles cristais!

Mais tarde, boas memórias também em Veneza no Tomb Raider 2!
 
Belos artigos! Faz lembrar os tempos viciantes quando se passava os grandes enigmas nesses jogos!

Sem dúvida uma das melhores séries de jogos que joguei e que fica na memória:)
 
Back
Topo