Opinião Top 10 melhores Videojogos da Década (2010-2019)

Snake Eater

Power Member
191128_DS_GamesoftheDecade_FeaturedImage.png


Top 10 Videojogos da última Década
A década está a terminar, e que maravilha que foi. Foram 10 anos de excelentes jogos! Para vocês, a nível pessoal, quais foram os 10 melhores jogos que jogaram?
Dêem a vossa opinião, não liguem a reviews nem opiniões dos outros. Está na hora de relembrar como foram estes últimos 10 anos.

Vá, façam o vosso top 10 de jogos que saíram entre 2010 e 2019 e vocês jogaram.
 
Aqui fica o meu:

1- God of War
2- The Last of Us
3- The Witcher 3
4- Red Dead Redemption
5- Demon's Souls
6- Bloodborne
7- Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
8- Spec Ops The Line
9- GTA V
10- Uncharted 4



Vou deixar algumas menções para alguns jogos que me marcaram nesta última década mas que não entram neste top.

Destiny - Uma excelente surpresa para mim visto não jogar muitos MMOS (claro que o Destiny não é bem um MMO mas é parecido). Fiquei mesmo agarrado ao jogo e joguei durante meses, meses esses onde conheci gente fantástica que guardo para a vida.
Aquela Raid do Vault of Glass será sempre para mim uma experiência no mundo dos videojogos que nunca irei esquecer.

Split/Second - Um jogo de carros que nunca me irei esquecer. O jogo é arcade mas com excelente qualidade. Foi feito pela Disney e apesar de não ter carros licenciados eu adorei esse jogo. Considero mesmo uma hidden gem, a par com o Blur.

Dark Souls 3 - Sempre adorei esta saga, e tudo começou no Demon's Souls. Mesmo depois de ter jogado todos este Dark Souls 3 marcou-me imenso.

Rainbow Six Siege - Os FPS na geração passada começaram aparecer como formigas, haviam FPS por todo lado. Foi aí que comecei a jogar Battlefield e perdi imensas horas nessa saga, até que saiu o Siege e para mim é ate hoje o melhor FPS competitivo que joguei. O verdadeiro jogo de equipa é este.

Death Stranding - Um jogo que saiu recentemente e que eu adorei. Não entra no top porque nestes últimos 10 anos joguei jogos com qualidade melhor e que decidi destacar.

Sleeping Dogs - Daqueles jogos que se calhar não foi dado o devido valor. Para quem gosta de jogos como GTA tem aqui um excelente jogo com imensa qualidade.

Dantes Inferno - Muita gente diz que este jogo é uma cópia falhada do God of War. Eu discordo totalmente com isso. Se formos a ver então o Call of Duty é uma cópia do Medal of Honor, ou o Forza é uma cópia do Gran Turismo. Dantes Inferno é um jogo excelente, com uma história linda e uma jogabilidade muito boa.
 
1- Resident evil code Veronica
2- Resident evil 7
3- Uncharted 4
4- Horizon zero dawn
5- Uncharted 3
6- Assassin’s creed origins
7- Assassin’s creed odyssey
8- Resident evil 2 remake
9- Battlefield 4
10- Detroit became human
 
#1 - The Legend of Zelda: Breath of the Wild
#2 - Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age
#3 - Dark Souls
#4 - Super Mario Odyssey
#5 - Bloodborne
#6 - Rocket League
#7 - Hollow Knight
#8 - Xenoblade Chronicles
#9 - Sonic Mania
#10 - Cuphead

O P.T. estaria no top 5 facilmente, mas como ficou apenas como playable teaser decidi não o por na lista.

Também há imensos jogos que ainda não tive o tempo ou a oportunidade de experimentar, como o NieR: Automata, portanto fiz a lista de acordo com os que gostei mais simplesmente. Estou bastante certo do top 3, agora o resto foi feito de maneira mais espontânea. É provável que me tenha esquecido de alguns jogos que me tenham marcado imenso também.

O Breath of the Wild foi de longe o meu favorito. Não só da década mas de sempre. Foi tudo aquilo que queria de um novo Zelda, uma verdadeira revolução da série. Por outro lado o Dragon Quest XI foi mais como um aperfeiçoamento de tudo o que a franquia tem feito até hoje, com algumas melhorias muito bem vindas e uma execução absolutamente impecável. Quanto ao Dark Souls acho que palavras não são necessárias, pegou naquilo que o já excelente Demon's Souls fez mais juntar algumas ideias novas e um mundo interligado e criou algo verdadeiramente especial.

O Super Mario Odyssey impressionou-me imenso, e tinha grandes expectativas para o jogo, mas o Rocket League apanhou-me completamente de surpresa quando apareceu na PS Plus. Foi sem dúvida o jogo multiplayer com que mais me diverti esta década, e numa década com Smash e Dragon Ball FighterZ é um grande elogio. O Bloodborne é talvez o trabalho melhor conseguido de Miyazaki no geral, e o Hollow Knight é bem capaz de ser o melhor indie alguma vez feito (se bem que ainda tenho de acabar o Shovel Knight, Stardew Valley, e outros também muito aclamados. O Xenoblade Chronicles foi um jogo muito importante para o género, Sonic Mania quase salvou a série sozinho e o Cuphead embora ter os seus problemas vai ser considerado um clássico certamente.

Realmente foi uma excelente década para videojogos, especialmente a segunda metade. Vamos a ver o que a próxima tem para nos oferecer.
 
Cá vai a minha lista:

Battlefield 3
Witcher 3
Civilization 5
Insurgency
X-Com 2
Spec ops the line
Batman Arkham City
Dungeon of the Endless
Prey
Life is strange: Before the storm

Mas na realidade, ainda nos faltam 2 anos para terminar a década.
 
Cá vai a minha lista:

Battlefield 3
Witcher 3
Civilization 5
Insurgency
X-Com 2
Spec ops the line
Batman Arkham City
Dungeon of the Endless
Prey
Life is strange: Before the storm

Mas na realidade, ainda nos faltam 2 anos para terminar a década.
Como assim faltam 2 anos? A década termina este ano, pro ano 2020 é o início da década 20.
 
1 - The Legend of Zelda: Breath of the Wild

2 - Xenoblade Chronicles

3 - Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age - Definitive Edition

4 - The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

5 - Yakuza 0

6 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

7 - Xenoblade Chronicles 2

8 - Super Mario Odyssey

9 - Donkey Kong Country: Tropical Freeze

10 - Pikmin 3


E já passaram 10 anos. Caramba! A escolha recai sobretudo para os jogos que se distinguiram e que me ficaram na memória. Alguns podem não constar nos melhores da história obviamente, mas todos os que estão nesta lista divertiram-me imenso. E sei que estou a deixar muitos jogos bons fora, mas é uma tarefa agreste e teria de despender algumas horas e analisar muito bem aquilo que foram os meus últimos dez anos de jogos na mão e que devem ter ultrapassado facilmente as três centenas. Portanto, aqui fica o meu singelo contributo.
 
Naturalmente, condicionado pela minha apreciação subjetiva e deixando de fora imensos outros jogos que exalam qualidade e preenchem totalmente os meus gostos, deixo aqui a minha simples lista


1 - The Last of Us

2 - Red Dead Redemption

3 - Uncharted 3

4 - The Witcher 3: Wild Hunt

5 - Uncharted: The Lost Legacy

5 - Inside

6 - God of War

7 - Thomas Was Alone

8 - Ori and The Blind Forest

9 - Rime

10 - A Plague Tale Innocence
 
Fico-me por três, a que voltarei muitas vezes:

#1 - Dark Souls
#2 - The Witcher 3: Wild Hunt
#3 - Doom (2016)

Tudo o resto entreteve, mas não foi muito além disso. Para referência, nesta década passou-me pelas mãos a Playstation 3, Playstation 4, Wii U, Switch e o PC. Também é um indicativo pessoal, confesso, da importância cada vez menor que os videojogos têm no meu lazer.

Menções especiais para o Bloodborne (na verdade para os jogos da From Software em geral) e para o Divinity Original Sin 2.
 
Fica aqui o meu top 10:

1- The last of us
2- God of war
3- The witcher 3
4- The last Guardian
5- Uncharted 4
6- Red Dead Redemption 2
7- Horizon Zero Dawn
8- Spiderman
9- Ratchet and Clank
10- Life is strange

Outros que para mim vem logo a seguir são estes, sem uma ordem específica:

GTA V, Wolfenstein 2, Resident evil 2 remake, Death Stranding, Nier automata, Devil may cry 5 etc.

Houve um pequeno update.
 
Última edição:
1- The Last os Us Remastered
2- Ratchet and Clank
3- The Legend of Zelda: A Link Between Worlds 3D
4- Journey
5- Uncharted Collection (2 e 3)
6- The Witcher 3 the Wild Hunt + DLC
7- God of War
8- Ori and the Blind Forest
9- The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
10- Persona 5
 
Sem nenhuma ordem em específico...

BioShock Infinite
Witcher 3: Wild Hunt
Assassin's Creed Revelations
Mass Effect 3(aqui se calhar era overkill meter o 2).
The Walking Dead: Season One
Detroit:Become Human
Red Dead Redemption
Gears of War 3
Spider-Man
GTA4
Spec Ops:The Line/The Last of Us(meto estes dois na categoria de "a história e personagens são prejudicados pela gameplay).


Em retrospectiva podia meter mais coisas como Halo 4,God of War,Metro:Last light,Forza Horizon,The Darkness 2,Enslaved:Odissey to the West,God of War,The Wolf Among Us,Life is Strange,Tales From The Borderlands e muitos outros.
 
Nesta "década" (2010-2019), como a única consola caseira que possui foi a PS3, muitos jogos que já foram listados não joguei.
Mesmo grandes jogos da PS3, como o The Last of Us, ainda não joguei.
Isto porque tenho uma lista grande de jogos para jogar, e muitos jogos da era PSOne e PS2 joguei neste período.

No entanto dos que joguei fica aqui o top:

1-Dragon Quest XI: Gostei muito deste jogo. História e personagens muito boas.

2-Persona 5: Gosto muito dos jogos da série Persona, este é o mais polido da série. Artwork excelente.

3-The Witcher 3: Jogo épico de grande escala. Gostei de praticamente tudo no jogo. Visuais deslumbrantes, bom gameplay, personagens e
locais interessantes.

4-Mass Effect 2: Um misto de RPG com TPS, na altura algo invulgar e resultou muito bem.

5-Kingdom Hearts Birth by Sleep: Grande jogo da PSP. Gameplay muito bom (não ao nível do KH2).

6-Ratchet and Clank Tools of Destruction e A Crack in Time: Para não ocupar dois lugares e como são jogos semelhantes ficam na mesma posição. Excelente gameplay, gostava muito de desbloquear novas armas e explorar os mundos. Tom leve e divertido.

7-Telltale Games: Destaco o Walking Dead 1/2, Tales from the Borderlands e o The Wolf Among Us. Jogos que marcaram por várias razões, o Tales mais virado para a brincadeira, o Walking Dead mais sério.

8-Sleeping Dogs: Jogo ao estilo GTA mas com um ambiente muito próprio. Muito divertido.

9-Rocket League: Jogo com grande potencial de diversão logo desde a primeira vez que se joga.

10-WoW Classic: Conta :) Provavelmente até é o meu jogo favorito da lista, mas deixei nesta posição pois o jogo é quase a mesma versão de 2004.

Menção honrosa: Kerbal Space Program - Muito divertido explorar todas as possibilidades que o jogo oferece. A simulação de foguetes e aviões tem um alto nível de detalhe.

Ao ver os tops dos outros elementos, penso que só joguei um dos que não inclui na lista.

EDIT: Não perdi muito tempo a fazer a lista, posso até estar a esquecer-me de algum jogo. Provavelmente os primeiros 5 são esses de qualquer maneira, o resto depende do dia :)
 
Última edição:
Back
Topo