Para mim foram
1- The last of us ( Personagens incrivelmente bem trabalhadas, um mundo credível e cheio de detalhes, onde cada environment consegue explicar uma história precisa sem necessitar de os actors explicarem o que se passou. O jogo que meteu a barra bem alta em termos de environment story telling para jogos com The division e muitos outros.)
2- Journey ( Um direcao artistica simplista mas incrivelmente bem trabalhada, uma história com uma bela profundidade e um final majestoso e metafórico. Amei este jogo )
3- God of war ( Este god of war conseguiu amadurecer a sua personagem e storytelling como poucas franchise do seu calibre conseguiram, Santa monica arriscou-se e consegui ultrapassar as minhas esperanças)
4- The last Guardian ( nao encontrei esses problemas de camera entre outros que muitos jogadores encontraram e adorei este jogo tanto ou mais que o Shadow of the colossus, a história deixou-me com uma lágrima no olho )
5- Mass effect 2 ( a minha franchise preferida depois de Metal gear, uma das historias mais interessante que experienciei num jogo e uma amelhoracao de gameplay significante em comparação ao primeiro. que continua ainda assim a ser o meu ME preferido )
6- Sekiro ( simplesmente o melhor jogo da from Software até a data para mim, de certo inspirou uma carrada de jogo que estão para vir, da mesma maneira que o demon souls inspirou uma geração inteira de souls like game. Mesmo se o sekiro beneficiou claramente da experiência passada da from nos souls, consegue desmarcar-se o suficiente para ser considerado um gameplay proprio e unico)
7- Bioshock Infinite ( Uma história fantástica num universo genial e uma direção artística ainda hoje inigualada no seu terreno para mim tudo isso junto a um gameplay fun e imersivo)
8- Portal 2 ( Um gameplay melhorado e incrivelmente original ainda nos padrões de hoje em dia. Uma história interessante e um voice acting excelente, mas melhor ainda e o CooP que ainda hoje com jogos como left 4 dead continua a ser considerado dos melhores jogos COOP.)
9- Ori and the blind forest ( Gameplay fun fluido e preciso num level design extremamente bem pensado na onda dos melhores metroidvania de sempre. A banda sonora magistral de um jogo com uma história lindíssima e uma personagem adorável.)
10- Destiny 2 ( descobri O universo do destiny muito recentemente, e tenho de dizer que está muito perto do meu jogo de sonho, Um gameplay simple mas super afinado com mecanicas de gameplay interessante e fun claramente inspiradas no WoW. Uma das direções artísticas mais impressionante que já vi num jogo e uma replayability superando o diablo 3. Adoro este jogo mesmo como os seus problemas e deverei facilmente passar a barra das 1000h investidas naquilo )
dishonored
overwatch
Doom
Dark souls
Dead Cells
Uncharted 4
Abzu
Owlboy
Enslaved odyssey to the west
Helblade